
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
“Show me the money!”, “Louder!”, “Show me the money!”. Cuba Gooding Jr. fala, grita e dança. Do outro lado da linha está Tom Cruise, a fazer de agente desportivo, desesperado para manter a representação do seu último atleta. Fomos ao filme e voltámos à Liga portuguesa. Pedro Proença pressiona, exaspera e também desespera com a centralização dos direitos televisivos, mas, segundo apurou o Glorioso 1904, o Benfica nem ata nem desata, enquanto não puder dar ponto com nó. A Direção encarnada quer que Proença se deixe de conversas e mostre o dinheiro, onde está o dinheiro, aquele aumento de receita mirífico que a centralização dá e que cabe na projeção do Excel da Liga, mas não se vê sinais dela para lá do quadriculado da folha de cálculo. A questão que se coloca é: Como é que o bolo (que é de 180 milhões de euros, segundo relatório da EY para a época de 2021-2022) se for melhor dividido, garante que todos ‘comem’ ou mais ou pelo menos o mesmo (no caso dos três grandes)? Matematicamente impossível. Exceto, se o tamanho do bolo aumentar, claro. E como é que ele aumenta se os três grandes viram as suas receitas de direitos televisivos crescerem em mais de 100% nos seus últimos contratos? E, pelo que se sabe, as operadoras não querem voltar a investir nada próximo desses valores no futuro próximo. Para se ter uma ideia, para Benfica, Porto e Sporting ficarem parecidos com o que têm hoje, e usando a nova fórmula que está prevista para dividir o jackpot (50% de distribuição equitativa, 25% por performance e 25% pelo impacto social de cada clube), o valor do bolo teria de ser superior a 300 milhões de euros, a cada ano. Como se passa de 180 milhões, já de si difíceis de segurar, para mais de 300 milhões? Pedro Proença explica. Esta semana, depois do sucesso que foi o Thinking Football Summit, no Porto, o Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional respondeu assim à Eleven: "A centralização dos direitos audiovisuais, que acontecerá daqui a um curto espaço de tempo, será um passo muitíssimo importante para cuidar daquilo que é o nosso produto. Muitas vezes fala-se na riqueza que se pode criar trabalhando de maneira centralizada, mas muito mais importante do que isso é a forma como cuidamos do nosso produto e patrocinamos os nossos verdadeiros valores. Os valores estão na qualidade do nosso talento. O jovem jogador português e no treinador que tem capacidade de fazer com tão pouco aquilo que nós fazemos". Esclarecidos? Até hoje não é conhecido qualquer plano que sustente esta ideia vaga explanada nesta declaração. Daí que o Benfica aguarde e diga: “Mostra-me o dinheiro!”. Saímos de Hollywood, mas Hollywood não sai de nós. https://www.youtube.com/watch?v=FFrag8ll85w
Fotografia de Liga Portuguesa de Futebol Profissional
Timoneiro dos vermelhos e brancos, que está a preparar a receção aos lobos, tem ponderado os prós e contras sobre esta situação
|
Bruno Lage vai avançar com um processo contra John Textor, empresário norte-americano e dono de clubes como o Lyon e Botafogo, onde o atual treinador do Benfica chegou a comandar. O caso está a ser avançado por várias agências de comunicação social, que informam que o setubalense exige uma indemnização.
O diário britânico, ‘The Telegraph’ é um dos meios que dá conta do caso entre o técnico do Glorioso e o dono do atual campeão brasileiro. Na última sexta-feira, 11 de abril, o jornal inglês deu conta do processo de Bruno Lage e informou que o timoneiro do Benfica exige que John Textor lhe pague 7 milhões de euros, ou mais preciso, cerca de 6,92 milhões de euros.
Segundo o ‘The Telegraph’ em causa está uma alegada quebra de contrato que foi celebrada pelas duas partes. Ou seja, na natura em que o setubalense assumiu o comando técnico do Botafogo, terá ficado estipulado que o português, mais tarde, poderia vir a assumir o banco do Lyon ou do Crystal Palace.
O alegado acordo terá sido celebrado em 2023, pouco tempo depois de Bruno Lage ter rumado ao Brasil. No entanto, o técnico do Benfica só esteve no Rio de Janeiro durante três meses, acabando por não cumprir os seis meses iniciais que estavam indicados no contrato. Segundo o diário britânico, caso assumisse o comando técnico do emblema inglês ou francês, a ligação seria de pelo menos dois anos.
Em torno deste caso entre as duas partes, o ‘The Telegraph’ deixa a seguinte explicação sobre os acontecimentos: “O processo alega também que o acordo entre as duas partes incluía uma cláusula que obrigava Bruno Lage a pagar 3,18 M€ a Textor caso o treinador assumisse funções noutro clube que não Crystal Palace ou Lyon, no período compreendido entre janeiro e julho de 2023. Após ser demitido [do Botafogo], Lage permaneceu sem trabalhar durante o suposto período de restrição, antes de rumar ao Benfica em setembro”.
Contudo, segundo a mesma notícia partilhada pela imprensa britânica, John Textor já teve conhecimento do processo jurídico avançado por Bruno Lage. A Eagle Football Holdings já emitiu um comunicado a informar que está ciente da ação tomada pelo atual treinador do Benfica.
Após alegados negócios com Rui Costa, que geraram polémica, eis que o Clube da Luz lança comunicado a saudar o novo presidente da Liga Portugal
|
Reinaldo Teixeira foi eleito como o novo presidente da Liga Portugal, sucedendo a Pedro Proença, e o Benfica já reagiu. Em comunicado oficial, o Clube da Luz saudou a decisão final, confirmando a confiança no novo dirigente máximo do organismo desportivo português.
"O Sport Lisboa e Benfica saúda Reinaldo Teixeira pela sua eleição como presidente da Liga Portugal, realizada esta manhã com o apoio da maioria dos clubes profissionais em Portugal", começaram por escrever as águias na nota oficial, publicada, esta quinta-feira, no site do Clube.
"Acreditamos e confiamos que o presidente agora eleito, em articulação com todos os agentes desportivos, saberá enfrentar com determinação os desafios que se colocam ao futebol profissional português", acrescentou o Benfica, em comunicado sobre a eleição de Reinaldo Teixeira.
"O Sport Lisboa e Benfica reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentado do futebol nacional, reiterando a sua total disponibilidade para contribuir ativamente na construção de soluções que promovam um futebol mais próspero, mais profissional, mais competitivo e mais próximo dos adeptos", destacou, ainda, o Clube encarnado.
As águias terminaram com um voto de confiança em Reinaldo Teixeira, que foi eleito, esta sexta-feira. "O Sport Lisboa e Benfica deseja as maiores felicidades para o mandato que agora se inicia", completou o emblema da Catedral, no comunicado oficial.
Recorde-se que, a polémica com Reinaldo Teixeira ganhou força quando o Porto, com André Villas Boas à cabeça, atacou Rui Costa com um comunicado. O Benfica não hesitou em responder aos dragões, defendendo com 'unhas e dentes' o Presidente encarnado, lançando uma nota oficial em forma de comunicado, dando início a esta 'luta' entre os eternos rivais em vésperas do Clássico da jornada 28 do Campeonato Nacional.
Confira o discurso de Reinaldo Teixeira:
Azuis e brancos acabaram por ser multados depois do Clássico entre as águias e os dragões, que terminou com a vitória do Clube da Luz
|
O Benfica queixou-se de não ter luz suficiente no balneário do Porto, após a vitória das águias por quatro bolas a uma, e parece que os encarnados tinham mesmo razão. No mapa de castigos do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ficou estipulado que os azuis e brancos têm de pagar qualquer coisa como 1.020 euros.
Assim, a 'vingança' dos portistas acaba por 'sair cara' ao emblema de André Villas-Boas. "Na chegada ao estádio verificámos que o balneário visitante não tinha iluminação suficiente, tendo de imediato alertado o diretor de campo que justificou com problema eléctrico e que iriam resolver de imediato. No entanto a situação não se alterou até à verificação de final do jogo feita pelo Delegado da Liga", pode ler-se no comunicado.
O Conselho de Disciplina da FPF acaba por acusar ainda o Porto de "inobservância de outros deveres – deveres do promotor do espetáculo desportivo – Incumprimento de dever de correção e respeito relativamente a outras sociedades desportivas.
Importa recordar que, depois do Clássico, o Clube da Luz ter-se-á queixado pelo facto do balneário do Dragão não estar bem iluminado, com um dos responsáveis do Benfica a 'sacar' dos holofotes, reportando a situação aos delegados da Liga. Os azuis e brancos terão desmentido a acusação das águias, apontando para a luz na fotografia publicada pelo Glorioso nas redes sociais. No entanto, acabaram por 'perder a batalha'.
Vale destacar que, depois do triunfo no Dragão, o Benfica passou a somar 68 pontos, tendo atualmente mais dois que o Sporting (66). Assim sendo, os encarnados de Bruno Lage lideram a Liga Portugal Betclic, enquanto o Braga surge no terceiro lugar, fechando o pódio, com 57 pontos.