Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

MOSTRA-ME O DINHEIRO! – BENFICA NÃO CAI NO CANTO DE SEREIA DE PEDRO PROENÇA

Sem garantias de receita, não há acordo para centralização dos direitos televisivos. Exclusivo Glorioso 1904

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

“Show me the money!”, “Louder!”, “Show me the money!”. Cuba Gooding Jr. fala, grita e dança. Do outro lado da linha está Tom Cruise, a fazer de agente desportivo, desesperado para manter a representação do seu último atleta. Fomos ao filme e voltámos à Liga portuguesa. Pedro Proença pressiona, exaspera e também desespera com a centralização dos direitos televisivos, mas, segundo apurou o Glorioso 1904, o Benfica nem ata nem desata, enquanto não puder dar ponto com nó. A Direção encarnada quer que Proença se deixe de conversas e mostre o dinheiro, onde está o dinheiro, aquele aumento de receita mirífico que a centralização dá e que cabe na projeção do Excel da Liga, mas não se vê sinais dela para lá do quadriculado da folha de cálculo. A questão que se coloca é: Como é que o bolo (que é de 180 milhões de euros, segundo relatório da EY para a época de 2021-2022) se for melhor dividido, garante que todos ‘comem’ ou mais ou pelo menos o mesmo (no caso dos três grandes)? Matematicamente impossível. Exceto, se o tamanho do bolo aumentar, claro. E como é que ele aumenta se os três grandes viram as suas receitas de direitos televisivos crescerem em mais de 100% nos seus últimos contratos? E, pelo que se sabe, as operadoras não querem voltar a investir nada próximo desses valores no futuro próximo. Para se ter uma ideia, para Benfica, Porto e Sporting ficarem parecidos com o que têm hoje, e usando a nova fórmula que está prevista para dividir o jackpot (50% de distribuição equitativa, 25% por performance e 25% pelo impacto social de cada clube), o valor do bolo teria de ser superior a 300 milhões de euros, a cada ano. Como se passa de 180 milhões, já de si difíceis de segurar, para mais de 300 milhões? Pedro Proença explica. Esta semana, depois do sucesso que foi o Thinking Football Summit, no Porto, o Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional respondeu assim à Eleven: "A centralização dos direitos audiovisuais, que acontecerá daqui a um curto espaço de tempo, será um passo muitíssimo importante para cuidar daquilo que é o nosso produto. Muitas vezes fala-se na riqueza que se pode criar trabalhando de maneira centralizada, mas muito mais importante do que isso é a forma como cuidamos do nosso produto e patrocinamos os nossos verdadeiros valores. Os valores estão na qualidade do nosso talento. O jovem jogador português e no treinador que tem capacidade de fazer com tão pouco aquilo que nós fazemos". Esclarecidos? Até hoje não é conhecido qualquer plano que sustente esta ideia vaga explanada nesta declaração. Daí que o Benfica aguarde e diga: “Mostra-me o dinheiro!”. Saímos de Hollywood, mas Hollywood não sai de nós. https://www.youtube.com/watch?v=FFrag8ll85w


Fotografia de Liga Portuguesa de Futebol Profissional




Clube

Com eleições do Benfica à perna, imprensa revela candidatura inédita

Nas últimas horas, comunicação social noticiou que surgiu uma nova hipótese a ser avaliada no ato eleitoral de 25 outubro

A lista de candidatos para as eleições ganhou mais um nome, contudo, esta lista é inédita na história do Benfica
A lista de candidatos para as eleições ganhou mais um nome, contudo, esta lista é inédita na história do Benfica

  |

Icon Comentário0

A poucos meses do dia decisivo para eleger o novo presidente do Benfica, hoje foi conhecida mais uma candidatura. No entanto, este caso é histórico, visto que se trata de um nome a ser apontado à liderança da Assembleia Geral. Segundo o que foi apurado, o Sócio João Leite aponta para o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que também vai a votos no dia 25 de outubro.


Pelo que escreve o jornal A Bola, esta acaba por ser uma candidatura histórica uma vez que, até à entrada dos novos Estatutos do Clube da Luz, não era possível haver este tipo de candidatura separada. À luz dos Estatutos, aprovados em março, é possível, de forma independente, um Sócio encabeçar uma lista que vise um cargo de órgão social, seja ele na MAG, Conselho Fiscal ou Direção.


João Leite, de 49 anos, é advogado e Sócio do Clube da Luz desde 1984. É também membro fundador do Movimento Servir o Benfica. Por isso, o mesmo irá representar este movimento Benfiquista na sua candidatura à liderança da Mesa da Assembleia Geral, atualmente ocupada por José Pereira da Costa.


Filho da conhecida política social-democrata, Manuela Ferreira Leite, que exerceu funções como ministra das finanças e da educação, acompanhou de perto todo o processo que serviu para rever os Estatutos do Benfica. Esta vai ser a segunda vez que o Movimento Servir o Benfica entras nas eleições, depois de Francisco Benítez ter concorrido em 2020 contra Luís Filipe Vieira.

No que diz respeito às eleições ao cargo de Presidente da Direção, até ao momento existem cinco nomes já oficializados, começando por Rui Costa, que anunciou a sua recandidatura, João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer, Cristóvão Carvalho. Luís Filipe Vieira pode vir a ser o sexto candidato indicado à liderança dos vermelhos e brancos.



Clube

Última hora! Benfica dá novidades relativas ao processo de Jorge Jesus

Clube da Luz emitiu esta sexta-feira, 11 de julho, uma nota oficial, onde dá conta de pormenores sobre o processo movido pelo treinador

Última hora: o Benfica partilhou esta sexta-feira, 11 de julho, um comunicado onde dá conta de uma atualização relativa ao processo de Jorge Jesus
Última hora: o Benfica partilhou esta sexta-feira, 11 de julho, um comunicado onde dá conta de uma atualização relativa ao processo de Jorge Jesus

  |

Icon Comentário0

É notícia de última hora: o Benfica deu esta sexta-feira, 11 de julho, novidades relativas ao processo de Jorge Jesus. Através de um comunicado, o Clube da Luz revelou já ter chegado a acordo com o treinador português, que de momento se encontra sem comandar nenhum emblema, para o pagamento do valor em dívida.


"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a um entendimento com o seu antigo treinador, Jorge Jesus, relativamente a um acerto fiscal de IRS e que lhe era devido contratualmente", pode ler-se na nota partilhada pelo Clube da Luz esta sexta-feira.


No mesmo comunicado, o emblema liderado por Rui Costa dá conta que o processo que envolve o treinador português está concluindo, acabando por agradecer a disponibilidade de Jorge Jesus para acelerar a resolução do dossiê.


Recorde-se que em causa está um alegado incumprimento do Benfica no que toca ao contrato de Jorge Jesus a rondar os 500 mil euros. O treinador português deixou o comando técnico encarnado, em 2021, antes de rumar ao Fenerbahçe - onde atualmente está José Mourinho. Na altura, o timoneiro, que está muito perto de reforçar o 'leme' do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, tinha contrato com as águias até 2023.

À data, num comunicado enviado à CMVM, o Benfica anunciou que iria cumprir com "todas as obrigações contratuais até ao término do vínculo laboral existente ou até que Jorge Jesus e a sua equipa técnica assumam novo compromisso profissional". No entanto, de acordo com o processo avançado por Jorge Jesus, tal não aconteceu, motivando esta ação judicial por parte do técnico.


Confira aqui o Comunicado do Benfica na íntegra:

"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou a um entendimento com o seu antigo treinador, Jorge Jesus, relativamente a um acerto fiscal de IRS e que lhe era devido contratualmente.

O Clube agradece a colaboração de Jorge Jesus e dos seus representantes na resolução de todo este processo que, desta forma, se encerra em definitivo"


Clube

Martim Mayer reage à recandidatura de Rui Costa no Benfica: "Só peca por..."

Candidato, que oficializou a presença nas eleições do Benfica na passada quarta-feira, comentou sobre a decisão do dirigente máximo das águias

Martim Mayer reage com naturalidade a decisão de Rui Costa se recandidatar às eleições presidenciais do Benfica
Martim Mayer reage com naturalidade a decisão de Rui Costa se recandidatar às eleições presidenciais do Benfica

  |

Icon Comentário0

Martim Mayer apresentou a candidatura oficial na passada quarta-feira, dia 9 de julho, no Teatro Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa. O empresário reagiu com naturalidade à decisão de Rui Costa de se recandidatar às eleições marcadas para 25 de outubro e considera que só "peca por tardio", deixando, ainda, uma 'bicada'. 


Martim Mayer: "[Rui Costa] foi um excelente número 10 mas um mau presidente"


"Recebo com perfeita naturalidade a decisão de Rui Costa se recandidatar à presidência do Sport Lisboa e Benfica, um anúncio que só peca por tardio. Exige-se responsabilidade porque não se podem tomar decisões com objetivos eleitorais, que possam colocar em causa o futuro do clube", afirmou o candidato.


Martim Mayer, que, na apresentação oficial da sua candidatura, já havia referido que Rui Costa "foi um excelente número 10 mas um mau presidente", comentou sobre o processo eleitoral: "Estamos num processo democrático que deve ser vivido com elevação, clareza e rigor. Da minha parte, continuarei a apresentar aos sócios uma proposta assente em decência, competência e paixão — com a ambição de devolver ao Benfica a exigência desportiva, o respeito institucional e o protagonismo europeu que perdeu nos últimos anos. O projeto será verdadeiramente importante, mas é crítico quem o irá liderar e executar".

A candidatura de Martim Mayer conta com o forte apoio da lenda do Benfica, António Simões, jogador mítico e campeão europeu ao lado de Eusébio. A antiga glória dos encarnados afirmou que está do lado do empresário devido à ligação familiar com Duarte Borges Coutinho, um dos maiores presidentes da história do clube, que é avô do candidato.


Recorde-se que o Benfica já conta com seis candidatos para as eleições presidenciais: João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer, Cristóvão Carvalho, mais recentemente, Rui Costa e, apesar de ainda não o ter confirmado, Luís Filipe Vieira vai também avançar. O ato eleitoral está marcado para 25 de outubro, mas falta ainda debater e votar o regulamento. 


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Com eleições no horizonte, António Simões deixa apelo: “O Benfica precisa…”
Clube

Com eleições no horizonte, António Simões deixa apelo: “O Benfica precisa…”

 

Icon Comentário0
João Noronha Lopes deixa bicada a Rui Costa: "Futuro do Benfica exige..."
Clube

João Noronha Lopes deixa bicada a Rui Costa: "Futuro do Benfica exige..."

 

Icon Comentário0
João Diogo Manteigas reage a anúncio de Rui Costa: “Saudamos…”
Clube

João Diogo Manteigas reage a anúncio de Rui Costa: “Saudamos…”

 

Icon Comentário0