
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
É oficial, o Benfica é o maior clube do mundo no que diz respeito ao número de Sócios inscritos. Há muitos anos que o Clube da Luz e o Bayern Munique, histórico clube alemão, têm estado taco a taco no que diz respeito à popularidade, no entanto, na semana passada, as águias voltaram a superar e deixaram os alemães a ‘comer pó’. O que deixou os bávaros estupefatos com o novo recorde.
Através de uma reportagem realizada na Alemanha, por um portal de notícias desportivas local, a ‘Fussball.news’, o emblema da Baviera ostenta de forma orgulhosa, o título de clube mais popular do mundo, contudo, esse reinado chegou ao fim. Na peça assinada pelo jornalista alemão, Daniel Michel, é possível ver vários frames do site oficial do clube alemão, onde é possível ler a seguinte nota informativa: “Com 382.000 sócios, é o clube desportivo com o maior número de sócios do mundo”.
A mesma reportagem, registou também o momento em que o Clube da Luz superou os bávaros no número de associados. “Esta semana ficou a saber-se que o Benfica derrubou o Bayern do seu trono. Os portugueses têm 392.202 membros e estão atualmente a ganhar cerca de 3.000 seguidores por mês”, refere o jornalista, ao mesmo tempo, pretende perceber como é que o Glorioso consegue alcançar tamanha adesão.
No entanto, o Bayern Munique está a contar com a possibilidade de conseguir igualar, ou até superar o Benfica, o que na perspetiva alemã, pode até acontecer até ao final da presente temporada. O Allianz Arena, reduto dos bávaros, está sempre esgotado, uma vez que apenas os sócios é que podem adquirir ingressos. No entanto, os alemães estão a contar com um fluxo maior, pelo facto da final da Liga dos Campeões ser em Munique.
As mesmas observações feitas ao estatuto do Bayern, também podem ser aplicadas ao Clube da Luz. Tal como o Allianz Arena, a Catedral também conta com lotação quase sempre esgotada e os Sócios encarnados têm maior facilidade em adquirir os bilhetes, ao contrários dos adeptos sem esse vínculo. Feitas as contas, é estimado que o Benfica conta com uma lista de espera de cerca de 17 mil pessoas para obter o Red Pass, o que significa bilhetes para toda a época.
Além da forte adesão ao reduto encarnado e à quantidade de Sócios em Portugal, o Glorioso conta com uma enorme popularidade em todo o mundo, desde África até à América do Norte. Outra razão que influência estes números, tem a ver com o enorme fluxo migratório de portugueses para os vários cantos do mundo e que levam consigam a paixão e lealdade ao Benfica.
Possível candidato à corrida eleitoral do Clube da Luz apresentou queixa, depois da divulgação de duas mensagens nas redes sociais
|
No último domingo, 16 de fevereiro, Marco Galinha, possível candidato às eleições para a presidência do Benfica, partilhou na sua conta oficial, na rede social X, uma mensagem onde informa os seus seguidoras que, tanto a sua conta nessa mesma rede, como na rede social Facebook, foram alvos de ataques informáticos. O Benfiquista apontou ainda os atos como um ‘ataque de ódio’ à instituição que é o Clube da Luz.
Marco Galinha - As minhas contas no X e no FB estão sob ataque informático
Na longa mensagem que partilhou na internet, o empresário, que no final do mês passado, durante uma entrevista à Renascença, admitiu a possibilidade de se candidatar, começou por denunciar os atos criminosos. “As minhas contas no X e no FB estão sob ataque informático de gente sem escrúpulos que aproveitaram a morte de uma pessoa para um ataque cobarde e manipulador, a dignidade humana acima de tudo. O ódio doentio ao Sport Lisboa e Benfica e a ultrapassagem de limites legais e éticos em alguns momentos da sua vida mancham a sua carreira enquanto dirigente”, começou por escrever.
Em causa, está a divulgação, durante o dia de domingo, 16 de fevereiro, de alegadas duas mensagens do candidato à corrida eleitoral do Benfica, onde deixa rasgados elogios a Pinto da Costa, falecido presidente do Porto, rival do Clube da Luz. Após a divulgação das mesmas mensagens, Marco Galinha afirmou que se tratou de um "ataque cobarde", aproveitando o acontecimentos atuais.
No final da mensagem que deixou na rede social X, o Benfiquista afirmou que os ataques estão a ser investigados, para se apurar o culpado ou culpados.“Respeito sim, vassalagem não. É muito grave o aproveitamento soez que foi feito com toda esta situação. Não vale tudo! Estamos a investigar a autoria destes ataques e respetiva participação às entidades competentes”, concluiu Marco Galinha.
Confira aqui a publicação feita por Marco Galinha:
Aquando do falecimento do ex-presidente dos dragões, tanto o Clube da Luz como o Sporting mantêm o silêncio perante a situação
|
Os clubes da capital, Benfica e Sporting, são, neste momento, os únicos emblemas da Liga que ainda não se pronunciaram relativamente à morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do Porto, que faleceu no passado sábado, dia 15 de fevereiro, aos 87 anos de idade. Dada a ocasião, António Tavares, presidente da mesa da Assembleia Geral do Porto, comentou a falta de reação dos dois clubes.
António Tavares – É evidente que lamento uma falta de reação
“É evidente que lamento uma falta de reação. Lembro que o Porto, já com Pinto da Costa, quando desapareceram alguns símbolos desses clubes, como João Rocha, Fernando Martins ou Chalana, o Porto teve sempre a sua posição oficial, soube sempre distinguir entre aquilo que é institucional e aquilo que é pessoal”, criticou António Tavares.
O presidente da Assembleia Geral do Porto desde a eleição do atual líder, André Villas-Boas, recordou ainda que “os treinadores de Sporting e Benfica reagiram, ainda que de forma comedida" à morte de Pinto de Costa, mas afirma que falta um comentário oficial dos dois clubes da capital. De recordar que ambos Bruno Lage e Rui Borges pronunciaram-se, após os seus respetivos jogos que realizaram no sábado, a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
"Temos de saber distinguir entre as pessoas e as instituições e acima de tudo, quer se queira, quer não, Pinto da Costa deixará para sempre o seu nome marcado na história do futebol português. O que se esperava do Benfica e do Sporting é que estivessem à altura daquilo que é o comportamento de muitos dos seus sócios já tiveram, pelo menos em relação a mim, de me telefonarem a darem os seus sentimentos e é pena que não o tenham feito de forma institucional", concluiu o presidente da mesa da AG do Porto.
Antigo presidente do Porto faleceu, no passado sábado, 15 de fevereiro, aos 87 anos de idade, perdendo a luta contra o cancro
|
Jorge Nuno Pinto da Costa faleceu, no passado sábado, aos 87 anos. Apesar de Bruno Lage ter reagido à morte do ex-presidente do Porto, na conferência com o Santa Clara, o Benfica não se pronunciou relativamente ao falecimento, algo que não caiu bem a André Villas-Boas. O atual líder dos azuis e brancos, em declarações à chegada ao Aeroporto Sá Carneiro, revelou não achar normal o silêncio dos encarnados, uma vez se considera tratar-se de "uma pessoa que marcou o futebol nacional e internacional e uma referência para o Porto".
Villas-Boas - Não achamos normal este tipo de comportamento
"Amanhã há uma cerimónia solene e vamos aguardar alguma resposta. Não achamos normal o tipo de comportamento que faz esquecer uma pessoa que marcou o futebol nacional e internacional, uma referência para o Porto", começou por mencionar o atual presidente do emblema nortenho, que revelou que também o Sporting, à semelhança do Benfica, preferiu não se pronunciar.
"Custa-nos constatar este tipo de comportamento, principalmente quando após a minha eleição tentámos pautar-nos pelo encontro a três grandes, quatro ou cinco, no sentido de melhorar o produto, estabelecer novas relações e elevar o bom nome do futebol português. É uma perda enorme para a nação portista não podemos deixar de lamentar que, até este momento, nem a mim nem ao Porto tenham sido endereçadas as condolências", acrescentou André Villas-Boas.
"Amanhã é o dia da despedida ao maior presidente do Porto e aguardaremos para vermos se teremos alguma representação institucional por parte dos dois clubes de Lisboa. Se assim for, achamos que é o mínimo de todas as formas", concluiu o líder máximo do Porto.
Villas-Boas - Aguardaremos para vermos se teremos alguma representação institucional por parte dos dois clubes de Lisboa
Jorge Nuno Pinto da Costa morreu, no passado sábado, 15 de fevereiro, aos 87 anos. O antigo presidente do Porto lutava contra o cancro há vários anos, acabando por não resistir a doença prolongada. Pinto da Costa foi líder do emblema nortenho durante 42 anos, tendo visto o seu percurso ficar marcado por títulos e alguns casos judiciais, com destaque para o ‘Apito Dourado’, que foi um dos mais mais mediáticos.