Futebol
Craque do Benfica apresenta números impressionantes graças a José Mourinho
08 Dez 2025 | 09:43
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
04 Out 2024 | 08:37 |
Nuno Travassos considera que parte do sucesso de Bruno Lage no Benfica deve-se ao novo papel de Di María. Na opinião do jornalista de A BOLA, o técnico tem adaptado a equipa ao internacional argentino.
Nuno Travassos: "Evolução de uma equipa também pode começar no particular e influenciar o geral"
“Ouvimos tantas vezes que um coletivo forte potencia as individualidades que acabamos por desvalorizar (injustamente) a outra perspetiva. Caímos no erro de esquecer que a evolução de uma equipa também pode começar no particular e influenciar o geral. Talvez esse seja o segredo do (re)arranque de Bruno Lage no Benfica, que já superou o de 2019, com cinco vitórias em igual número de jogos”, começa por afirmar Nuno Travassos.
“Ainda agora, no rescaldo da estrondosa vitória sobre o Atl. Madrid na Liga dos Campeões, o sucessor de Roger Schmidt insistiu na palavra mais importante para qualquer treinador – equipa –, mas lá pelo meio da análise ao jogo também recuperou uma ideia deixada na antevisão: ter «a melhor versão de cada um». Disse-o na sequência de uma pergunta sobre o posicionamento de Di María, e não terá sido por acaso”, atira Nuno Travassos.
Nuno Travassos: "Nunca esteve em causa o compromisso de Fideo"
“Lage já admitiu passar o argentino para o lado esquerdo, mas, sem o fazer, tem conseguido contornar uma das maiores barreiras táticas de Schmidt: o papel do campeão do mundo no momento defensivo. Nunca esteve em causa o compromisso de Fideo, antes a insistência do técnico alemão para que o esquerdino cumprisse tarefas que o deixam vulnerável, em prejuízo de ações em que faz verdadeiramente a diferença”, referiu Nuno Travassos.
“Lage tinha noção que era essencial libertar Di María. Talvez o plano já passasse por Aursnes, mas a primeira solução foi Rollheiser, até que o norueguês voltou de lesão e provou ser a peça certa para completar o puzzle. Para que não tivesse de correr atrás do argentino, como chegou a dizer o treinador, o norueguês começou por ter a tarefa de formar a primeira linha defensiva, junto a Pavlidis, embora sabendo que também seria preciso fechar o lado direito frequentemente”, defende Nuno Travassos.
Nuno Travassos: "Benfica adotou uma estratégia diferente para o Atlético, com Di María mais perto de Pavlidis"
“Mas agora, com possibilidade de pensar mais em detalhe, sem desconsiderar a dinâmica de cada adversário, o treinador do Benfica adotou uma estratégia diferente para o Atlético, com Di María mais perto de Pavlidis e Aursnes a preencher o lado direito. Do outro lado o equilíbrio foi garantido por Akturkoglu, que em Belgrado já tinha sido fundamental no apoio a Kaboré, e que agora teve de ser muitas vezes o quinto elemento da linha mais recuada”, considera Nuno Travassos.
“É nestes ajustes, neste detalhe, que encontramos explicações para a subida de rendimento de Kokçu, para o regresso de Florentino aos golos, para a confiança crescente de Carreras. Não é o individual que resolve, mas é a resolver problemas individuais que o coletivo cresce”, finaliza Nuno Travassos.
Antigo extremo e criativo dos vermelhos ebrancos somou mais uma exibição de luxo antes do seu iminente regresso ao Estádio da Luz
08 Dez 2025 | 11:30 |
O Nápoles venceu antes da deslocação ao reduto do Benfica. Na noite do último domingo, 7 de dezembro, o conjunto napolitano, que contou com David Neres — em modo endiabrado — recebeu, em casa, a grande rival Juventus, vencendo a vecchia signora por 2-1.
Na antecâmara do embate europeu, que vai contar com arbitragem eslovena, o conjunto napolitano conseguiu superar um desafio complicado, contando com David Neres, que encheu todo o campo, fazendo uma assistência para um dos golos de Rasmus Højlund, que mostrou um faro bastante afinado.
A jogar em casa, no mítico Estádio Diego Armando Maradona, o pesadelo da Juventus começou logo aos 7 minutos de jogo, quando o antigo craque do Benfica encontrou o ex-Manchester United, que finalizou na cara do guarda-redes adversário.
No segundo tempo, a vecchia signora, orientada por Luciano Spalletti — curiosamente um antigo técnico do Nápoles — conseguiu reagir e, à passagem do minuto 59, empatou a partida após um golo de Kenan Yildiz. Porém, Rasmus Højlund ainda tinha mais um 'aviso' a deixar ao Benfica. Já na reta final, aos 78 minutos, o avançado dinamarquês foi mais forte e selou o resultado final em 2-1.
O triunfo deixa os napolitanos embalados para o embate na Liga dos Campeões e permitiu à equipa de Antonio Conte recuperar a liderança. Com mais três pontos somados, o Nápoles segue no primeiro lugar da Serie A, com 31 pontos. A Juventus, por sua vez, ocupa a sétima posição, com 23 pontos.
Águias regressaram ao Seixal com vista a partida contra o emblema napolitano, mas houve um detalhe que saltou à vista de todos
08 Dez 2025 | 10:53 |
O Benfica regressou ontem, 7 de dezembro, aos trabalhos, com vista à partida com o Nápoles. No entanto, nas redes sociais, o destaque do treino não foi o trabalho em si, mas o acessório que o plantel encarnado utilizou. Pelo vídeo que foi divulgado, foi possível ver os jogadores das águias a usarem… fones.
É caso para dizer que foi uma situação caricata que não passou despercebida pelos internautas, que interagiram com o vídeo, e a situação acabou por gerar algum burburinho na internet. No entanto, segundo revela o jornal Record, na edição desta segunda-feira, uma fonte próxima das águias explicou que se tratava de uma campanha de marketing.
Vale a pena recordar que o Benfica voltou a marcar presença no Seixal durante o dia de ontem, 7 de dezembro, depois de ter aproveitado um dia de folga na sequência do dérbi com o Sporting. Na legenda do vídeo, é possível ler o seguinte: “De regresso ao trabalho, focados. Só dá Benfica”. Na multimédia divulgada, é possível ver os craques a comer, a fazer musculação e a treinar no relvado com fones na cabeça.
Trata-se de uma partida considerada decisiva para as aspirações do Benfica na Liga dos Campeões. Um triunfo na receção aos napolitanos permitirá às águias continuarem a sonhar com uma presença no playoff. Contudo, em caso de desaire, a tarefa fica cada vez mais complicada.
Recorde-se que o duelo está agendado para a noite de quarta-feira, 10 de dezembro, às 20h00, no Estádio da Luz. No dia anterior, as duas equipas vão realizar os seus derradeiros treinos de preparação e José Mourinho, tal como Antonio Conte, fará a antevisão ao duelo europeu. Slavko Vincic é o árbitro nomeado pela UEFA.
Confira aqui o vídeo partilhado pelo Benfica:
Escolha do juiz acaba por suscitar reações positivas no universo encarnado, mas deixa um certo sabor amargo para José Mourinho
08 Dez 2025 | 10:21 |
Slavko Vincic é o árbitro escolhido para a partida entre o Benfica e o Nápoles. A informação foi avançada pelo Clube da Luz depois de ter recebido uma notificação da parte do organismo que tutela o futebol europeu. A nomeação do esloveno de 46 anos é motivo para sorrir para as águias, mas não tanto para José Mourinho.
"O Comité de Arbitragem da UEFA nomeou o árbitro esloveno Slavko Vincic (46 anos), internacional desde 2010, para apitar o jogo da 6.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões entre o Benfica e o Nápoles", pode ler-se na nota emitida pelo Glorioso no site oficial.
Além do juiz esloveno, o Benfica também revelou os nomes da restante equipa de arbitragem. Tomaz Klancnik e Andraz Kovacic serão os assistentes de Slavko Vincic. As funções de 4.º árbitro ficarão à responsabilidade de David Smajc. No VAR, foram nomeados o alemão Christian Dingert e o inglês Stuart Attwell (AVAR).
Este será o segundo encontro do Benfica, na presente temporada, a ser dirigido por Slavko Vincic. O juiz esloveno, recorde-se, esteve na partida em que o Clube da Luz garantiu a presença na Liga dos Campeões, ao derrotar, na 2.ª mão do playoff, o Fenerbahçe (1-0), que, na altura, era orientado por José Mourinho, atual técnico dos encarnados.
A partida entre o Benfica e o Nápoles está agendada para a próxima quarta-feira, 10 de dezembro, no Estádio da Luz, com pontapé de saída marcado para as 20H00. No dia anterior, 9 de dezembro, as águias vão realizar o derradeiro treino de preparação e José Mourinho fará o lançamento do jogo, como está estipulado no programa de imprensa.