Futebol
PAOK quer levar avançado do Benfica por empréstimo, mas águias preferem vender
26 Jun 2026 | 15:38
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jun 2026 | 15:57 |
O Benfica oficializou a saída de Carole Costa, colocando um ponto final numa ligação de seis temporadas marcada por títulos. A jogadora com mais internacionalizações da seleção portuguesa tinha proposta de renovação, mas decidiu outro passo na carreira.
A defesa central, de 36 anos, termina contrato no próximo dia 30 de junho e seguirá um novo rumo na carreira, deixando a Luz como uma das principais figuras da era mais vitoriosa das encarnadas. Integrante do grupo de capitãs, Carole foi uma das seis jogadoras presentes em todos os seis campeonatos nacionais conquistados consecutivamente pelo clube entre 2020/21 e 2025/26.
Chegada ao Benfica em 2020/21, depois de três épocas no Sporting e sete no futebol alemão, a atleta natural de Braga somou ainda duas Taças de Portugal, cinco Taças da Liga e duas Supertaças pelas águias, num percurso recheado de conquistas.
Em termos individuais, Carole Costa despede-se com 188 jogos oficiais e 35 golos marcados. Na última temporada, assinou mesmo 10 golos na Liga, terminando como a melhor marcadora da competição, com o mesmo número de golos de Malu Schmidt, do Braga
Na mensagem de despedida divulgada pelo Clube, o Benfica destacou o "forte carácter competitivo e o espírito de ambição desportiva" da atleta, sublinhando o impacto que teve na construção de um legado que ajudou a transformar o futebol feminino em Portugal. "Termina a ligação profissional ao Glorioso, mas permanece uma marcante história comum", escreveu o Clube, encerrando a homenagem com um simples, mas significativo: "Obrigado, Carole!".
Veja publicação:
Arranque da nova era na Luz ficou marcado por decisões internas que estão a gerar atenção nos bastidores do Clube encarnado
26 Jun 2026 | 16:35 |
O Benfica deu início à preparação para a temporada 2026/27 com Marco Silva a assumir o comando técnico, sucedendo a José Mourinho no banco das águias. O primeiro dia de trabalhos no Seixal ficou marcado por várias novidades, mas também por ausências que estão a dar que falar nos bastidores do Clube.
O treinador português contou com cerca de 30 jogadores no arranque da pré-temporada, embora condicionado pela ausência de seis internacionais ainda em competição no Mundial. Entre esses nomes estiveram Tomás Araújo, Fredrik Aursnes, Andreas Schjelderup, Richard Ríos, Dodi Lukebakio e Amar Dedic, todos integrados em compromissos das suas seleções.
No entanto, o maior destaque vai para o grupo de jogadores que não se apresentou no Seixal por decisão interna do Benfica. Rafa Obrador, Diogo Prioste, João Veloso, Nuno Félix, Gustavo Varela e Henrique Araújo não fizeram parte do primeiro dia de trabalhos, numa clara indicação de que o Clube está a redefinir o plantel.
Este conjunto de decisões enquadra-se na estratégia da SAD de reorganização do plantel principal, com vários jovens a serem avaliados para empréstimo ou eventual saída. Casos como os de Diogo Prioste e João Veloso apontam para possíveis cedências dentro da Primeira Liga - algo avançado no mais recente Exclusivo - , de forma a garantir maior competitividade e evolução desportiva.
No capítulo das saídas, Rafa Obrador continua a ser um dos nomes mais falados. O lateral espanhol, que esteve cedido ao Torino na segunda metade da última época, continua a ser seguido pelo emblema italiano, que tenta renegociar os valores da transferência. Já Gustavo Varela e outros jovens também surgem na lista de possíveis saídas, numa lógica de rentabilização de ativos.
Na mensagem de despedida nas redes sociais, futebolista recordou importância que emblema encarnado teve ao longo da sua evolução
26 Jun 2026 | 16:32 |
Marta Filipe confirmou a saída do Benfica, encerrando uma ligação de quatro temporadas ao Clube. A ponta de lança de 18 anos chegou à formação encarnada em 2022, proveniente do Marinhense, tendo evoluído pelos escalões jovens das águias e pela equipa B. Esta época, não fez qualquer golo pela equipa secundária das águias.
Na mensagem de despedida, a futebolista recordou a importância que o Benfica teve na sua evolução, tanto a nível pessoal como desportivo: "Meu querido Benfica, o clube que me acolheu, que me viu crescer e que me ajudou a tornar na mulher e na jogadora que sou hoje. Foram quatro anos de vivências, aprendizagens, evolução e muitos sorrisos, com todas as emoções que fazem parte de um caminho verdadeiro".
Marta Filipe explicou ainda que chegou o momento de iniciar uma nova etapa na carreira: "Chegou a hora de encerrar um ciclo e iniciar outro. Despeço-me do Benfica com a maior gratidão e com a certeza de que dei tudo para honrar este símbolo que levei ao peito — sempre com responsabilidade, respeito e entrega."
A jovem fez também questão de agradecer a todas as pessoas que a acompanharam ao longo da passagem pelo Seixal: "Às minhas colegas, treinadores e a todo o staff, deixo um eterno obrigada por cada memória e por todo o crescimento diário. Foram equipa, foram casa e tornaram-se família."
A terminar, Marta Filipe deixou uma reflexão: "Perguntaram-me a certa altura: 'E quando acabar, o que fica?' Na altura não soube responder, mas hoje sei. Ficam as pessoas. Ficam as memórias. Sejam felizes ou difíceis, são elas que nos constroem. Cabe-nos aproveitar e desfrutar ao máximo de cada momento, preparando-nos todos os dias para quando a oportunidade chegar e não apenas quando a oportunidade aparecer! Obrigada, Sport Lisboa e Benfica. Foi um privilégio. E Pluribus Unum".
Veja a publicação:
Jogador formado nas águias tinha o futuro em aberto, mas o desfecho esperado acabou por ser confirmado nas últimas horas pelo seu novo clube
26 Jun 2026 | 16:11 |
O Benfica conseguiu a venda definitiva de Gustavo Marques. O defesa central brasileiro vai continuar a representar o Red Bull Bragantino, que exerceu a opção para garantir o jogador em definitivo. O vínculo entre as duas partes é válido até 2030 e, segundo a imprensa brasileira, o negócio rende cerca de 3,5 milhões de euros aos encarnados.
Depois de não conseguir afirmar-se na equipa principal do Benfica, Gustavo Marques convenceu o Red Bull Bragantino a avançar para a sua contratação em definitivo. O central chegou à Luz na temporada 2022/23 para integrar a equipa B, inicialmente por empréstimo do América Mineiro, depois de uma passagem pelo Torreense.
Na época 2023/24, o brasileiro realizou 32 jogos pela equipa B, somando um golo e uma assistência. O bom desempenho valeu-lhe a estreia pela equipa principal orientada por Roger Schmidt, entrando aos 88 minutos da vitória do Benfica frente ao Famalicão, por 3-0, em encontro da 15.ª jornada da Liga.
Sem espaço para se afirmar no plantel principal, Gustavo Marques regressou ao Brasil, onde acabou por mostrar evolução ao serviço do Red Bull Bragantino. Apesar de também ter estado envolvido numa polémica relacionada com um comentário sexista, o central manteve um rendimento consistente dentro das quatro linhas.
Os números acabaram por convencer os responsáveis do emblema brasileiro. Em 2025 marcou um golo em 16 partidas e, já em 2026, elevou o nível ao somar três golos e uma assistência em 29 encontros. Essas exibições levaram o Red Bull Bragantino a fechar a contratação definitiva do central canarinho de 24 anos.
PAOK quer levar avançado do Benfica por empréstimo, mas águias preferem vender
26 Jun 2026 | 15:38
Amar Dedic fora do Mundial? Selecionador explica situação clínica do ala do Benfica
26 Jun 2026 | 13:40
Rosado diz ser normal que craque do Benfica sinta que é alvo de "perseguição"
26 Jun 2026 | 12:55