Tozé Santos e Sá
Biografiado Autor

21 Nov 2025 | 03:00

Icon Comentário 0
Tozé Santos e Sá

Mourinho, que Rui Costa usou para ganhar eleições, não resolve a falta de 1 jogador? Claro que sim! Pelo menos até janeiro fica.


Já temos desculpas para juntar às arbitragens e aos outros reais e imaginários vilões. Dodi Lukebakio está lesionado. O Choradinho começou, não viesse do topo. Agora o Benfica depende de um jogador que veio no final do defeso, lesionado, lembre-se. Ao que chegamos! 130 milhões (450 milhões em 4 anos), afinal, serviram para quê?


Não se excitem muito com Rafa, que, se abandonar o futebol, poda ter de ficar vários meses sem poder jogar como profissional de novo. Para continuar a carreira, ou rescinde com justa causa ou chega a acordo com os clubes. O problema não será o dinheiro, mas o costume, comissões.


Rui Costa está tranquilo, já tem mais 4 anos para desaparecer e aparecer para se vitimizar ou reerguer o Clube. Mourinho, que Rui Costa usou para ganhar eleições, não resolve a falta de 1 jogador? Claro que sim! Pelo menos até janeiro fica, antes da indemnização tem de meter a pata numas comissões.

Por falar nisso e porque falta a bola a rolar. Os agentes da FIFA podem cobrar comissões pelos seus serviços, mas a FIFA impôs limites percentuais às suas taxas para proteger os jogadores. Há, desde logo, os casos em que, quando se assina um contrato com um clube, o agente fica com a exclusividade na venda e coloca uma cláusula, com assentimento do clube, de 10% de comissão numa futura venda. Quando se quer um jogador, às vezes é difícil não o fazer. Concedo.

Quem contrata um agente é que, supostamente, lhe tem de pagar. Os limites de comissão da FIFA estão estabelecidos. O que parece esquecido são os clubes que pagam. A comissão máxima do agente está ligada ao salário do jogador, com o objetivo de alinhar os interesses de todas as partes. Assim, nos salários abaixo de US$ 200.000/ano, a comissão pode ser de até 5% do salário anual. Nos salários acima de US$ 200.000/ano, a comissão máxima é de 3% do salário anual. Há ainda a dupla representação, em que o agente pode representar o jogador e o clube comprador ao mesmo tempo e na mesma transação, desde que por acordo prévio e por escrito.

Por fim, a cereja. O agente que representa o clube (a entidade que cede o jogador) pode cobrar até 10% do valor da transação, e o agente que representa o clube (a entidade que compra o jogador) pode cobrar até 10% do valor da transação.

Somaram? Façamos um exercício: imaginemos que um clube vai comprar ou vender um jogador e, a meio do processo, o seu uber de serviço, a mando do líder, aparece com um agente, a representar e mandatado pelo clube que vai cobrar 10%. Esses 10% acrescem ao negócio e são pagos pelo clube. O clube paga mais. O tal agente recebe e depois reparte pelo uber e pelo grande líder, agora só líder. Antes, no tempo do grande líder, usavam-se figuras nacionais para o esquema. Agora, com o líder, aparecem italianos. Não se vá pensar em coincidências só porque por Itália andou com o número 10.

Parece que o líder é mais esperto que o grande líder. Internacionalizou-se e fica mais difícil ao MP. Nos relatórios e contas aparecem os valores, e pouco mais, muito superiores aos dos rivais. A vender 750 milhões e a comprar 450 milhões de jogadores em 4 anos, façam as contas e saberão o mesmo que o escriba. A frase visionária do século é de Rui Costa: “Perdemos um dos nossos meninos, João Neves, mas recuperámos outro, Renato Sanches”.

Saudações Benfiquistas, Viva o Sport Lisboa e Benfica!

+ opinião
Tozé Santos e Sá
Bernardo Alegra

29 Dez 2025 | 08:12

Icon Comentário0

Estavam à espera de diferente?

Diretor do Glorioso 1904 questiona novamente o rumo que está a ser feito pela Direção, liderada por Rui Costa, temendo que o pior ainda está por acontecer

+ opinião
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

APONTAMENTO – Vermelho e Branco: QUEM MANDA NO BENFICA?

Levamtam-se dúvidas a respeito do trabalho que Rui Costa tem vindo a realizar, frisando que o Presidente dos encarnados tem demonstrado muita incompetência

02 Jan 2026 | 03:00

Icon Comentário0
Nuno Campilho
Nuno Campilho

Quando o erro deixa de ser acaso e passa a método

Em causa estão as polémicas associadas ao encontro entre Braga e Benfica, que ficou marcado por inúmeros lances que não foram devidamente ajuizados

31 Dez 2025 | 03:00

Icon Comentário0
Bernardo Alegra
Bernardo Alegra

Estavam à espera de diferente?

Diretor do Glorioso 1904 questiona novamente o rumo que está a ser feito pela Direção, liderada por Rui Costa, temendo que o pior ainda está por acontecer

29 Dez 2025 | 08:12

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER