Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
17 Set 2024 | 12:17 |
Na passada quinta-feira, dia 12 de setembro, Luís Filipe Vieira deu uma entrevista exclusiva à CMTV e as críticas à atual direção do Benfica não deixaram de se fazer sentir. Pedro Brinca, comentador do Glorioso 1904, comentou a intervenção do antigo líder dos encarnados e analisou candidatura de João Diogo Manteigas.
“Luís Filipe Vieira voltou à ribalta num programa na CMTV em que rasgou Rui Costa de alto a baixo. Diz que o Benfica está numa verdadeira crise financeira e desportiva. Desde o estilo de liderança à (falta) de gestão da parte empresarial, das transações de jogadores à manutenção do treinador para este ano, não houve nada que não merecesse a crítica apurada do ex-presidente do Benfica”, começa por dizer.
“Não deixa de ser estranho que apesar de criticar Rui Costa, elogia as escolhas que fez, nomeadamente a de Stock da Cunha para a SAD , e, pasme-se, até afirma que teria o perfil certo para suceder ao próprio Rui Costa. Uma vez que também afirmou que não é alternativa para as eleições do ano que vem, Luís Filipe Vieira é passado e continuará a ser passado, num clube em que a preocupação com o futuro nunca foi tão importante”, continuou Pedro Brinca.
Já no “Presente”, o cronista aborda o regresso de Bruno Lage, afirmando-se que agora há “muito mais alma, muito mais coração”: “Mas antes do futuro vem o presente, que neste momento é dominado pelo efeito Lage. Que começa como começou na épica época de 2018/19, em casa, com o adversário a marcar primeiro mas depois a perder o jogo com quatro golos sofridos. Os adeptos nas bancadas não desistiram e ajudaram à remontada. Acima de tudo viu-se muito mais alma, muito mais coração, ainda que com pouca cabeça.”
Em apontamentos para o futuro, Brinca aborda as eleições presidenciais do próximo ano e o nome de João Diogo Manteigas surge: “Do presente para o futuro. Que parece ir ser dominado pelo processo eleitoral do próximo ano. João Diogo Manteigas apresentou-se à luta. Com uma carreira de sucesso na advocacia e formação específica na área desportiva, terá um ano para partilhar a sua visão e projeto para o clube”, afirmou.
“De rotura com a atual direção de quem disse que a ser eleito, não ficaria um. A existência de alternativas é um sintoma da saúde associativa e parece-me que poucas eleições serão tão saudáveis como as próximas. Teremos debates, novas ideias, discussão sobre diferentes caminhos e uma responsabilização dos sócios que usarão o seu voto para decidir o que querem. Seria um sinal de falta de vitalidade associativa se assim não fosse”, terminou Pedro Brinca.
Avançado italiano é desejo de José Mourinho para reforçar ataque das águias no mercado de transferências de inverno, mas tarefa não será fácil
06 Jan 2026 | 03:00 |
O Benfica mantém um interesse muito forte na contratação de Lorenzo Lucca, mas o negócio não se afigura nada fácil. Conforme revelamos neste Exclusivo Glorioso 1904, a administração encarnada deparou-se com um obstáculo de peso nas negociações: a elevada cobiça pelo ponta de lança, que pode inflacionar consideravelmente o montante final.
O internacional italiano tem muito mercado. O gigante transalpino conta com abordagens de campeonatos financeiramente poderosos, como o inglês ou o alemão. Esta disputa internacional promete dificultar bastante a tarefa de Rui Costa para garantir o reforço.
Apesar das dificuldades, o Clube da Luz ainda não atirou a toalha ao chão. A intenção da estrutura é oferecer o goleador a José Mourinho, satisfazendo o desejo do treinador setubalense. Contudo, a operação financeira exige um esforço significativo, obrigando as águias a uma engenharia negocial complexa para superar os rivais.
Caso falhe a aquisição do alvo prioritário, os responsáveis vermelhos e brancos têm outras alternativas referenciadas. Clayton, do Rio Ave é um dos nomes em cima da mesa. O avançado agrada, mas os valores exigidos pelo seu passe complicam qualquer abordagem imediata, mantendo Lorenzo Lucca como a opção número um.
Nesta temporada, vestindo a camisola do Napoli, Lorenzo Lucca – avaliado em 25 milhões de euros – realizou 20 jogos: 14 na Serie A, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Itália, um na Supertaça. Nos 570 minutos em que esteve em campo, o alvo do Benfica marcou dois golos.
Depois de já ter sido associado a Roma e Juventus, extremo de 21 anos surge agora na mira de um outro emblema histórico do futebol italiano
05 Jan 2026 | 23:23 |
O nome de Andreas Schjelderup continua a ganhar destaque no mercado de inverno, desta vez com o interesse do Parma, clube histórico da Série A que já venceu duas Ligas Europa. Depois de já ter sido associado a Roma e Juventus, o extremo surge agora na mira dos crociati, que estarão dispostos a avançar com uma proposta de empréstimo.
Segundo informações avançadas pelo jornalista italiano Gianluca Di Marzio, o técnico do clube italiano, Carlos Cuesta, vê no pupilo de José Mourinho um reforço com potencial para acrescentar qualidade ao seu ataque, sobretudo num clube que luta pela permanência.
Também o Besiktas está na corrida para garantir os serviços do extremo e pretende um empréstimo com opção de compra, que passa a obrigatória mediante o cumprimento de determinados objetivos. A SAD encarnada poderá receber 18 M€, em caso de acordo.
Pouco utilizado nesta altura, o atleta voltou a não sair do banco diante do Estoril e pretende rumar a outras paragens neste defeso, a poucos meses do Mundial. Os encarnados também não descartam uma negociação, dando preferência a uma venda, ainda que não descartem o empréstimo.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup – avaliado em 14 milhões de euros – realizou 21 jogos: 11 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 969 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou dois golos e fez três assistências.
Veja a publicação:
Em duelo da 17.ª jornada, encarnados ainda estiveram na frente do marcador, mas permitiram a igualdade ao rival azul e branco nos últimos 15 minutos
05 Jan 2026 | 20:11 |
A equipa B do Benfica empatou frente ao Porto B (1-1), esta segunda-feira, dia 5 de janeiro. Em duelo da 17.ª jornada, os jovens encarnados ainda estiveram na frente do marcador, mas permitiram a igualdade ao rival azul e branco nos últimos 15 minutos do encontro.
Num encontro disputado no Seixal, e depois da vitória frente ao Académico de Viseu no último encontro, as águias estiveram por cima na primeira parte. O Clube da Luz dominou os primeiros 45 minutos, desperdiçando algumas ocasiões para inaugurar o marcador.
Na etapa complementar, o Benfica chegou ao 1-0. João Fonseca foi pisado na grande área, tendo sido assinalada grande penalidade. Jelani Trevisan (58') disparou para o meio da baliza e bateu João Costa. A partir daí, o jogo tornou-se mais intenso e com mais duelos a meio-campo. Os dragões conquistaram um livre perigoso. Dinis Rodrigues cruzou para a área e Gabriel Brás (74') fez o 1-1.
Com este empate - o nono em 19 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de Nélson Veríssimo estão no nono lugar da tabela classificativa com 22 pontos. Leixões (16) e Portimonense (18) estão agora nos últimos lugares e em zona de descida (12 pontos). Já o Porto no 16.º posto (zona de playoff de descida) com 18.
A equipa B do Benfica vira agora atenções para a Premier League International Cup. Os encarnados vão enfrentar os sub-21 do Chelsea. O encontro, diante da formação da capital inglesa, está marcado para quarta-feira, dia 7 janeiro, às 19h00, em solo britânico.