![Trubin dedica vitória a dupla do Benfica, após 'levar nas orelhas' dos adeptos](/storage/media-items/image/2025/02/benfica-moreirense-anatoliy-trubin_20250209093631.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica venceu o Moreirense, no passado sábado, por três bolas a duas, encurtando distâncias para o Sporting no Campeonato Nacional. Duarte Gomes, Jorge Faustino e Marco Ferreira, especialistas, analisaram os vários lances do encontro entre as águias e a turma de César Peixoto, considerando que não existiu grande penalidade por assinalar contra o Glorioso, no lance com Florentino. O técnico dos cónegos, recorde-se, teve uma opinião contrária.
"Cruzamento da esquerda de Joel Jorquera foi intercetado, de forma algo atabalhoada, pelo corpo e braço esquerdo de Florentino. Em nenhum momento o médio recorreu a volumetria desnecessária ou cometeu gesto deliberado. Lance bem analisado na área do Benfica", afirmou o antigo juiz, Duarte Gomes, ao jornal A Bola.
Duarte Gomes - Em nenhum momento o médio recorreu a volumetria desnecessária ou cometeu gesto deliberado
Também Jorge Faustino, em declarações ao jornal Record, considerou que Bruno Costa esteve bem em não assinalar grande penalidade. "Cruzamento de Romero foi intercetado por Florentino com a coxa, tendo a bola também batido no seu braço esquerdo que estava encostado à perna. Sem motivo para penálti. Boa decisão", afirmou o especialista em questões de arbitragem.
Jorge Faustino - Sem motivo para penálti. Boa decisão
Por fim, Marco Ferreira, também em análise ao diário pertencente ao grupo Cofina, acabou por dar a 'machadada final' no assunto, destacando a "boa decisão" do árbitro Bruno Costa. "Lance na área do Benfica com a bola a bater no corpo/braço de Florentino sem infração. O jogador tem o braço junto ao corpo num movimento natural. Boa decisão", referiu.
Marco Ferreira - Lance na área do Benfica com a bola a bater no corpo/braço de Florentino sem infração
Depois de ter batido o Moreirense, as atenções do Benfica de Bruno Lage voltam-se agora para a Liga dos Campeões. Os encarnados deslocam-se a casa do Monaco, na próxima quarta-feira, 12 de fevereiro. A partida é referente à primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da prova milionária e o pontapé de saída está marcado para as 20h00.
Argentino e capitão do Clube da Luz tem atravessado uma ótima fase da temporada e, no encontro frente aos cónegos, voltou a deixar a sua marca na partida
|
Parece que o novo ano trouxe vida nova para Nicolás Otamendi. O capitão das águias, tal como Vangelis Pavlidis, encontrou novamente o caminho dos golos e depois de ter faturado frente ao Estrela Amadora, o camisola 30 do Benfica voltou a fazer o mesmo, desta vez no triunfo frente ao Moreirense, por 3-2, em partida a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Tal como tinha acontecido frente aos tricolores, o Glorioso entrou a todo o gás e apontou os três tentos ainda na primeira parte, algo que também já tinha acontecido frente ao Barcelona e outros encontros anteriores. Mas mais concretamente, no caso de Otamendi, o argentino voltou a fazer o gosto ao pé e marcou mais um golo de águia ao peito, passando a somar 10 tiros certeiros, em mais de 200 encontros oficiais, somando assim um feito inédito.
Depois de quebrar o enguiço frente aos amadorenses, na ronda anterior do Campeonato Nacional, ao abrir o marcador, logo aos 7 minutos, o defesa de 38 anos marcou pelo segundo encontro consecutivo, ao apontar aos 42 minutos, o terceiro e último golo das águias frente ao Moreirense. Além dos 10 tentos, o argentino conseguiu, pela segunda vez, marcar em encontros consecutivos.
Quem também está de pé quente desde o novo ano é Vangelis Pavlidis. O camisola 14 das águias parece ter encontrado, por fim, a confiança e acima de tudo, o faro para os tentos, algo que tinha demonstrado ao serviço dos neerlandeses do AZ Alkmaar, que motivou o Benfica a pagar 20 milhões de euros pelos seus serviços. Só nos últimos cinco encontros em todas as provas, o helénico faturou mais do que tinha registado durante a temporada toda. Em cinco partidas, Pavlidis já registou sete disparos certeiros e duas assistências.
Depois de quatro temporadas e meia ao serviço do Benfica, Nicolás Otamendi alcançou recentemente a marca redonda dos 200 jogos com o Manto Sagrado, sendo que enverga a braçadeira de capitão praticamente desde que assinou contrato com os encarnados, por opção de Jorge Jesus, treinador encarnado na altura. Com o Glorioso, o camisola 30 já levantou um Campeonato Nacional, uma Supertaça Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga.
Saída do futebolista, que está esquecido por Bruno Lage no plantel das águias, continua a ganhar força, estando na lista de compras do Fenerbahçe
|
O Santos desistiu da corrida por Benjamín Rollheiser, mas nem por isso a saída do camisola 32 do Benfica perde força. O Botafogo, que já demonstrou estar atento ao extremo argentino, é agora o clube que está melhor colocado na aquisição dos serviços do albiceleste, fazendo frente ao Fenerbahçe de José Mourinho, que também está de olho no craque.
O jornal desportivo Record revela que o emblema de Rio de Janeiro está a insistir na contratação de Rollheiser neste mercado de transferências de inverno. Depois de ter colocado uma proposta de empréstimo em cima da mesa do Benfica, os canarinhos estarão a equacionar avançar com uma oferta onde garantem o craque a título definitivo.
A mesma fonte assegura que o facto do Santos ter deitado a toalha ao chão, por estar 'farto' da indecisão do Benfica, poderá jogar a favor do Fogão. Bruno Lage não conta com o extremo compatriota de Di María, que ficou ontem de fora da receção ao Moreirense, pelo que, após perder um pretendente, deverá facilitar agora as negociações com o Botafogo.
Na corrida pelo atacante das águias, que chegou a ser adaptado ao miolo, por Bruno Lage, está também o Palmeiras, Boca Juniors, Fenerbahçe de José Mourinho, Galatasaray, Corinthians e Atlético Mineiro. Apesar de estar vinculado com o Benfica até junho de 2029, a saída do avançado é cada vez mais uma realidade, somando muito poucos minutos na era do técnico setubalense.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Benjamín Rollheiser – atualmente com um valor de mercado fixado nos 10 milhões de euros – marcou presença apenas em 18 encontros: seis na Liga dos Campeões, nove na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Nos 373 minutos disputados dentro das quatro linhas, o extremo argentino somou um golo e ainda uma assistência, ambos na partida com o Gil Vicente.
Guardião do Clube da Luz foi assobiado pelas bancadas, depois de conceder mais dois golos e de ter demorado mais do que o costume na reposição de bola
|
O Benfica deu continuidade aos triunfos na Liga e aproveitou da melhor maneira os deslizes cometidos pelos rivais, Sporting e Porto, que empataram entre si, no clássico que abriu a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. As águias receberam e venceram, por 3-2, o Moreirense e encurtaram a distância para os leões, ficando agora a quatro pontos. No final do encontro, Anatoliy Trubin reagiu ao triunfo.
O guarda-redes do Benfica foi um dos protagonistas que, depois do apito final, recorreu às redes sociais para deixar uma reação ao que tinha acontecido na partida frente aos cónegos. Na sua conta de Instagram, o jovem ucraniano deixou uma curta publicação, onde destacou o triunfo e dedicou-o aos dois companheiros que saíram lesionados, Alexander Bah e Manu Silva.
Trubin - Esta vitória é para vocês, Manu Silva e Alexander Bah
Na mesma publicação, Anatoliy Trubin, além de dedicar os três pontos aos dois atletas que saíram durante a primeira parte, um a seguir ao outro, rendidos por António Silva e Florentino, o titular da seleção ucraniana ainda exaltou a vitória do Benfica frente à equipa de César Peixoto. “Podemos sempre ser melhores, mas o mais importante são os três pontos. Esta vitória é para vocês, Manu Silva e Alexander Bah”, airou o guardião das águias, afirmando que o Glorioso pode fazer mais e melhor.
Numa partida que ficou muito envolta em incertezas, mais próximo da reta final do encontro, Trubin foi assobiado pelas bancadas do Estádio da Luz, por conservar a bola durante muito tempo, uma vez que, aos 85 minutos, o Moreirense ainda reduziu a desvantagem e ameaçava com o empate. No final do duelo, Bruno Lage foi questionado em relação aos apupos dirigidos ao Benfiquista, mas o timoneiro do Glorioso preferiu ‘aplaudir’ a atitude tomada pelo camisola 1 do Benfica.