
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Por esta ninguém esperava: Rui Silva, que chegou a ser apontado ao Benfica neste mercado, confirmou o interesse de Rui Costa e a possibilidade de ter rumado à Luz, apesar dessa mudança nunca se ter concretizado.
"Já jogo num grande clube. Estou muito feliz no Betis, um clube histórico de Espanha, mas em Portugal, desde pequeno, sonhamos sempre em defender uma das equipas mais importantes", começou por revelar, em declarações ao jornal espanhol AS, que o confrontou com o interesse dos encarnados.
"É verdade que houve opções para regressar ao meu país no verão passado"
"É verdade que houve opções para regressar ao meu país no verão passado", confirmou, de seguida, dando ainda que falar, embora o mercado de verão ter chegado ao fim no passado dia 2 de setembro, tendo admitido ainda que quis ficar em Espanha, apesar de ser um sonho representar um dos grandes em Portugal.
Importa recordar que o Benfica esteve até 'à última' para garantir uma alternativa a Anatoliy Trubin, que assume o lugar de titular. No último dia do defeso de transferências, os encarnados definiram as prioridades de garantir um extremo e um guarda-redes. Quanto à primeira, Rui Costa contratou Kerem Akturkoglu; relativamente à posição de guardião, o facto de não terem conseguido arranjar uma solução para Samuel Soares fez com que o Benfica desistisse de tentar a contratação de um outro guarda-redes.
Vale, ainda, referir que Ricardo Velho, também, surgiu na rota das águias. Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o guardião renovou contrato com o Farense até 2028. Existiu ainda um guardião da Bundesliga que esteve quase a assinar pelos encarnados. Marvin Schwabe foi um pedido de Roger Schmidt, quando este ainda orientava o Benfica, contudo o guarda-redes do Colónia acabou mesmo por não rumar à Luz.
Na temporada 2024/25, ao serviço do Bétis, Rui Silva conta já com 630 minutos, nos sete encontros disputados: cinco na La Liga e dois na Conference League, sendo titular absoluto do emblema espanhol. Na temporada transata, o guardião português, que tem contrato até junho de 2026, realizou 37 partidas, tendo sofrido 46 golos.
Ao todo, com a camisola do Bétis, Rui Silva - atualmente avaliado em 8 milhões de euros - contabiliza uns impressionantes 104 encontros, indo para a quarta temporada com a camisola do clube espanhol, isto depois de ter estado ao serviço do Granada por cinco épocas (2016 a 2021) e ter realizado 128 jogos.
Futebolista foi peça importante na conquista de três campeonatos ao serviço das águias e agora tomou decisão importante sobre futuro
|
Jéssica Silva confessou que não vai renovar o contrato com o Gotham FC, dos Estados Unidos, clube que representa desde o ano passado, após ter saído do Benfica com três épocas ao melhor nível. A avançada não revelou, no entanto, qual será o próximo passo da carreira, agora que vai deixar de representar o emblema norte-americano.
"Não vou renovar com o Gotham e não sei se vou voltar aos Estados Unidos", admitiu em entrevista às rádios do grupo BMAP (Rádio Comercial, M80, Smooth FM e Cidade FM), no seguimento do Media Day da Seleção Nacional Feminina de Futebol, que defronta a Nigéria esta segunda-feira, dia 23 de junho, num jogo particular de preparação para o Euro’2025.
"Agora estou muito focada na Seleção, sempre tive as minhas metas bem delineadas. É importante tomar decisões de uma forma tranquila, portanto não estou muito preocupada com o futuro. Estou preocupada e focada em fazer o meu melhor para poder ajudar a Seleção. Quero ser feliz aqui e o resto logo saberão", sublinhou a internacional portuguesa, que vai representar Portugal no Euro'2025, competição que inicia dia 3 de julho, num encontro frente à poderosa Espanha.
Jéssica Silva rumou aos Estados Unidos em setembro de 2024 e teve uma passagem muito conturbada. No período em que representou o Gotham FC, a avançada teve de passar por uma cirurgia para retirar um mioma e sofreu uma lesão grave no olho, que a deixou fora dos relvados por mais de um mês. Por esse motivo, a internacional portuguesa fez apenas 11 jogos, e apontou um golo e duas assistências.
A passagem pelo Benfica foi a fase mais vitoriosa da jogadora. Jéssica Silva sempre teve o desejo de representar os encarnados e, foi na Luz, que venceu mais títulos, tendo sido uma peça fundamental nos três anos em que esteve ao serviço das águias. Foram 76 jogos, 37 golos e 15 assistências ao longo de três temporadas, que colmataram na conquista de 3 Campeonatos Nacionais, 2 Taças da Liga, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça.
Setubalense tem vindo a limar estratégias para enfrentar gigante alemão, mas luta contra um registo histórico que não favorece de todo aos encarnados
|
A pouco mais de 24 horas do pontapé de saída do encontro frente ao Bayern Munique, o Benfica vai preparando da melhor forma possível para contrariar a tendência que tem pautado o histórico entre dois dos mais emblemáticos clubes a nível mundial. Até à data, Bruno Lage vai tentar algo que nem Jorge Jesus ou Rui Vitória conseguiram à frente das águias.
O colosso bávaro, o mais recente campeão da Bundesliga, é a verdadeira definição de ‘besta negra’ para os encarnados. O encontro a contar para o Mundial de Clubes vai ser o 14.º jogo entre as duas partes, com um registo praticamente negativo a favor do Benfica, que apenas somou três empates frente ao Bayern Munique. já nem falando no saldo de golos (36 contra 9) a favor dos alemães.
No entanto, a última década foi, de longe, a mais penosa para a nação Benfiquista. Entre 2018 e 2024, o Glorioso sofreu cinco derrotas consecutivas às mãos da equipa alemã, onde sofreu 17 golos e apenas bateu Manuel Neuer em três ocasiões. O pior resultado desse período infernal aconteceu na fase de grupos da Liga dos Campeões, em pleno Allianz Arena, onde as águias foram massacradas por cinco bolas contra uma.
No entanto, apesar de um cenário bastante negativo frente ao Bayern Munique, não existem impossíveis no futebol e Bruno Lage sabe disso. A preparar o duelo frente aos alemães, o setubalense tem a perfeita noção que é possível ultrapassar a montanha que são os bávaros e conta no plantel com um grupo de atletas com essa experiência.
Com encontro marcado para o final do dia de amanhã, às 20h00, o Benfica vai tentar assegurar a qualificação para os oitavos de final do Mundial de Clubes, dependendo apenas de si. Para alcançar esse objetivo, as águias precisam de concretizar apenas um dos dois cenários em cima da mesa, vencer ou empatar com o Bayern Munique.
Centrocampista do conjunto bávaro gerou algum furor nas redes sociais, depois de fazer um comentário numa publicação de um atleta dos verdes e brancos
|
Atualmente a participar no Mundial de Clubes, com as cores do Bayern Munique, João Palhinha protagonizou um momento caricato ao comentar na publicação de Francisco Trincão, extremo do Sporting. O médio internacional português, que também tem sido associado ao Benfica, brincou com a fotografia do camisola 17 dos leões.
João Palhinha: “Estavas a tentar ver o nosso amigo Daniel Bragança”
Terminada a participação na Liga das Nações, onde Portugal conquistou o seu segundo troféu da competição, Francisco Trincão tem aproveitado os últimos dias para ir de férias, de forma a recarregar as suas baterias antes do arranque oficial da pré-temporada da equipa do Sporting, orientada por Rui Borges.
Através da sua conta de Instagram, o camisola 17 da turma de Alvalade partilhou uma fotografia onde aparece, de binóculos nas mãos, a observar leões num safari. Aproveitando a ocasião, João Palhinha decidiu brincar com a situação às custas do seu antigo companheiro de equipa leonina: “Estavas a tentar ver o nosso amigo Daniel Bragança”.
Associado como um possível reforço para o plantel do Clube da Luz para a época de 2025/26, o cenário ficou mais distante depois do Bayern Munique revelar quanto é que pretende receber para libertar o internacional português. Segundo as informações recolhidas, os bávaros estão dispostos a ouvir propostas que comecem a partir dos 35 milhões de euros.
Na temporada desportiva 24/25, ao serviço do Bayern Munique, João Palhinha - atualmente avaliado em 30 milhões de euros - foi aposta em 24 encontros: cinco na Liga dos Campeões, 17 na Bundesliga e dois na DFB Pokal. Nos 941 minutos em que esteve em campo, o alvo do Benfica para o centro do terreno, não somou qualquer golo ou assistência.