Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

‘Querido, mudei a SAD?’ Rui Costa faz mudanças profundas no Benfica

Equipa administrativa dos encarnados sofreu remodelações e tem novos nomes

Rui Costa planeia mudanças na equipa de administração da SAD do Benfica e já conta com novos nomes
Rui Costa planeia mudanças na equipa de administração da SAD do Benfica e já conta com novos nomes

  |

Icon Comentário0

Depois da saída de Luís Mendes, a pasta das finanças ficou vazia e o gestor Nuno Catarino é o nome mais provável de entrar no Conselho de Administração da SAD do Benfica e assumir tal cargo, segundo adianta o jornal Record. Descrito como fervoroso Benfiquista, de acordo com a mesma fonte, Catarino assumirá também a posição de CFO, integrando a Comissão Executiva, que atualmente conta com Rui Costa e Lourenço Pereira Coelho. José Gandarez é outro nome, desta vez para passar de vice-presidente suplente a administrador.


 Uma das prioridades de Rui Costa é reforçar e alargar a comissão executiva do Benfica e Nuno Catarino, que esteve ligado à McKinsey, uma das mais prestigiadas consultoras mundiais, é a aposta do Presidente para a área financeira. Com formação no Instituto Superior Técnico e MBA pela Harvard Business School, Nuno Catarino é considerado o homem certo para assumir uma pasta fundamental e que foi interinamente entregue a Paulo Alves, um financeiro da estrutura do Benfica, quando Mendes decidiu sair, o ano passado.


 Após a demissão, o Benfica recorreu a uma empresa de recrutamento para preencher o lugar vazio. Depois de avaliados e selecionados os nomes e apesar de nada estar garantido, a escolha poderá assim recair em Catarino. Lembre-se que Luís Mendes integrou a lista que venceu as eleições de 2021 e que depois rescindiu funções quer na Direção do clube, quer no Conselho de Administração da SAD.


 Ultimamente, a sociedade desportiva tem somado baixas. A comissão executiva perdeu Domingos Soares de Oliveira e depois o sucessor, Luís Mendes, mas nunca houve qualquer entrada. Em 2023, também a administradora Gabriela Rodrigues Martins deixou as funções. Recentemente, o Benfica perdeu igualmente o diretor jurídico, Gustavo Silva. Tudo isto obriga, agora, a uma reorganização da equipa que trabalha lado a lado com Rui Costa.

 Todas estas mudanças a nível interno poderão refletir-se nas mais diversas áreas e não só em entradas para a comissão executiva da SAD. Todas as alterações devem ser em breve oficializadas e comunicadas à Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários.



Futebol

Negócio iminente! Rui Costa entrou em cena e concorrente de Bah chega ao Benfica a preço de saldo

Lateral-direito está praticamente fechado no Clube da Luz, que já garantiu a contratação de Zeki Amdouni

Rui Costa garantiu concorrente de Bah no Benfica por 'pechincha'
Rui Costa garantiu concorrente de Bah no Benfica por 'pechincha'

  |

Icon Comentário0

Zeki Amdouni está aí a 'rebentar', porém não é o único reforço a caminho do Benfica. Segundo informa, esta terça-feira, o jornal Record, o acordo por Zakaria El Ouahdi, lateral-direito do Genk, está iminente, com o defesa marroquino a estar a um passo do Clube da Luz. 


De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, os dirigentes do Benfica já terão um entendimento com os responsáveis do Genk, pelo que o negócio deverá rondar os 8 milhões de euros, fixos, mais 2 milhões em função de objetivos. Apesar do emblema belga estar a apontar a venda para os 10 milhões, Rui Costa arregaçou as mangas e conseguiu convencer o clube a abrir mão do atleta por menos 2 milhões. 


Depois de não querer dar sequer 8 milhões, o Benfica acabou por se aproximar das exigências do Genk, após vários capítulos na 'novela', com o negócio a estar agora praticamente fechado. 


Recorde-se que, no que toca ao 'ataque' ao mercado, com Amdouni aí a chegar e com  El Ouahdi quase fechado, fica apenas a faltar 'na lista de compras' de Rui Costa um guarda-redes e um extremo. Com a saída de João Mário, as águias poderão ir buscar também mais um médio. 

Na temporada passada, Zakaria El Ouahdi – atualmente avaliado em 4,5 milhões de euros – marcou presença em 26 partidas ao serviço do Genk: 23 na Liga da Bélgica, duas na Taça da Bélgica e uma na Liga Conferência. Nos 2.126 minutos totalizados, o lateral apontou quatro assistências.


É de referir que, o atleta marroquino mudou-se para o Genk no início da temporada transata, chegando do Molenbeek, a troco de 2,5 milhões de euros, equipa que representou por duas temporadas. Durante o seu processo de formação, Ouahdi também jogou ao serviço do FC Rupel-Boom, da Bélgica.


Futebol

E esta? Reforço do Benfica é ‘sonho de menino’ de Roger Schmidt

Treinador alemão já pensava no futebolista há um ano

Roger Schmidt já pensava no reforço do Benfica há um ano
Roger Schmidt já pensava no reforço do Benfica há um ano

  |

Icon Comentário0

Zeki Amdouni já tem vinda oficial marcada. O ponta-de-lança suíço chega esta quarta-feira, dia 28 de agosto, à capital para assinar com o Benfica. O acordo está assente num empréstimo, cuja cedência pelo Burnely custará 4 milhões de euros ao cofres do Clube da Luz, com opção de compra. Mas Amdouni já poderia ter vindo mais cedo se dependesse de Roger Schmidt, uma vez que o técnico já estava de olho no craque há um ano. 


Segundo o jornal Record, Amdouni já esteve nos planos do Benfica no verão passado e é um desejo antigo de Schmidt. Mesmo neste mercado de transferências, as águias ‘correram’ para a contratação do avançado móvel, logo após a saída de David Neres. Assim que o brasileiro rumou a Nápoles, as negociações entre Benfica e Burnley intensificaram-se, com os detentores do passe de Amdouni a mostrarem intransigência. Tudo isto porque os ingleses queriam uma transferência em definitivo, com intenção de encaixar 18 milhões de euros. Os encarnados não se seduziram com a uma possível compra por tais valores.


Assim que soube que era cobiçado pelo Benfica, Amdouni revelou-se rapidamente interessado com a possibilidade de se mudar para a Luz e pela oportunidade de se estrear na Liga dos Campeões. Nos últimos dias, Amdouni pressionou e sensibilizou os dirigentes do Burnley. Rui Costa continua, mesmo assim, a sondar o mercado querendo mais um guarda-redes, um lateral-direito e um extremo.


 Em 2024/2025, Zeki Amdouni – avaliado em 12 milhões de euros – disputou duas partidas, jogando apenas 33 minutos, que bastaram para registar um remate certeiro, com a camisola do Burnley. Na época transata, o avançado alinhou em 37 encontros, somando seis golos e uma assistência.

Zeki Amdouni mudou-se para o emblema inglês, que na altura competia na Premier League, num negócio a rondar os 18 milhões de euros, abandonando o Basileia. O avançado já representou clubes como o Lausanne Sport, o Stade Lausanne e o Etoile Carouge, da Suíça.



Clube

Com Rui Costa a ver e 49 milhões à cabeça, grupo norte-americano tenta 'caçar' SAD do Benfica

Lenore Sports Partners é a empresa de investimento que quer tentar adquirir 16% da Sociedade encarnada

A Lenore Sports Partners quer 16% da SAD do Benfica, detida também pelo conhecido "rei dos frangos"
A Lenore Sports Partners quer 16% da SAD do Benfica, detida também pelo conhecido "rei dos frangos"

  |

Icon Comentário0

Com intenções de reunir 49 milhões, o grupo de investimento norte-americano quer comprar a parcela da SAD do Benfica que é detida, atualmente, por José António dos Santos, o conhecido por “rei dos frangos”. A informação é adiantada pela agência Bloomberg, este sábado. 


 Jean-Mark Chapus é o cofundador da empresa de capital privado Crescent Capital, um dos nomes que pertencem ao grupo de investidores, que detém participações na equipa de basebol Milwaukee Brewers e no clube de futebol Norwich City. O próximo investimento norte-americano pode ser na sociedade dos encarnados. Ellliot Hayes e Omar Imtiaz, conhecidos por serem antigos detentores de posições no Nice, e Alex Pomeroy, responsável pela Quail Hill Holdings, são outros dos investidores.


Recorde-se que o “rei dos frangos” já tinha sido anteriormente ligado a uma tentativa de negociação, mais precisamente em 2021, com o norte-americano John Textor, que já é investidor noutros clubes de futebol. De acrescentar, também, que as ações do Benfica dispararam 12,5% e fecharam ontem nos 3,60 euros. A intenção do Lenore Sports Partners era adquirir 16,38 por cento da SAD do Benfica.


 Até ao momento, esta iniciativa é apenas uma declaração de intenções, não tendo sido formalizada qualquer proposta oficial. Os responsáveis encarnados ainda não vieram a público comentar o interesse dos norte-americanos. O grupo pretende obter um financiamento de 49 milhões e, inclusive já contactou José António dos Santos, o maior acionista individual das águias. O grupo estava disposto a pagar 13 euros por ação, quatro vezes mais do que valiam antes de ser revelado o seu interesse.

 A 23 de dezembro do ano passado, José António dos Santos admitiu, ao jornal Record, vender a sua participação da SAD encarnada. O empresário revelou mesmo ter recebido uma intenção de compra das suas ações por parte de um investidor, mas o negócio não se concretizou. "Como se diz na gíria, tudo se compra e tudo se vende, depende do preço", referiu.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Tic tac! Southampton pode dar 'mãozinha' a Rui Costa e ajudar a 'despachar' atleta do Benfica
Futebol

Tic tac! Southampton pode dar 'mãozinha' a Rui Costa e ajudar a 'despachar' atleta do Benfica

 

Icon Comentário0
Última hora! Zeki Amdouni chega hoje ao Benfica e já opção de compra definida
Futebol

Última hora! Zeki Amdouni chega hoje ao Benfica e já opção de compra definida

 

Icon Comentário0
Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa já tomou decisão sobre futuro de Tomás Araújo no Benfica
Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa já tomou decisão sobre futuro de Tomás Araújo no Benfica

 

Icon Comentário0