
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
É oficial: Elizabete Cardoso é o novo reforço para a administração do Benfica. Com o comunicado enviado à CMVM, o Clube da Luz anunciou o novo rosto, que vai integrar o Conselho de Administração, esta segunda-feira, 24 de fevereiro.
Foi no site oficial do Benfica que o Clube também deu conta deste reforço, dando a conhecer um pouco mais sobre a administradora. "Elizabete Cardoso é doutorada em Gestão pela Universidade de Bath do Reino Unido, onde atualmente leciona nas áreas de Desporto, Gestão e Estratégia, sendo igualmente professora convidada na Nova SBE", pode-se ler na nota oficial do Glorioso.
Elizabete Cardoso vai, assim, assumir funções, que pertenciam a Jaime Antunes. Recorde-se que, o ex-dirigente anunciou a renúncia ao cargo, no início do presente ano de 2025. Regressando ao novo rosto da SAD do Benfica, o Glorioso partilhou o comunicado à CMVM na nota oficial a dar conta do reforço de Elizabete Cardoso (o documento poderá será consultado, na íntegra, AQUI).
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (“Benfica SAD”) informa, nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 6.º, n.º 1, al. (a) do Regulamento da CMVM n.º 1/2023 e demais disposições legais e regulamentares aplicáveis, que Elizabete Margarida Figueiredo Cardoso foi hoje cooptada para integrar o Conselho de Administração da Benfica SAD. Esta cooptação surge na sequência da cessação de funções, por renúncia, de Jaime Rodrigues Antunes", pode-se ler no comunicado enviado à CMVM.
Recorde-se que, o Benfica anunciou a saída de Jaime Antunes através de um comunicado partilhado por intermédio dos meios de comunicação. Os encarnados apontaram para "razões pessoais" para a saída do antigo vice-presidente do Clube da Luz.
Clube da Luz partilhou um comunicado, onde deu conta da data para mais uma Assembleia Geral Extraordinária, tendo em conta a aprovação do documento
|
O Benfica partilhou um comunicado, no site oficial, esta segunda-feira, 24 de fevereiro, onde convoca para a última sessão da Assembleia Geral Extraordinária de Revisão Estatutária. Através de uma nota escrita por José Pereira da Costa, presidente da MAG, os encarnados apontam para o dia 8 de março como data para a nova reunião.
"A Mesa informa que foi marcada para o dia 8 de março de 2025, com início às 9h30 e encerramento às 22h30, a última sessão da Assembleia Geral Extraordinária de Revisão Estatutária, que terá como ponto único da ordem de trabalhos a votação da proposta final de revisão dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica", pode-se ler no primeiro ponto do comunicado oficial do Clube.
Sport Lisboa e Benfica: A Mesa informa que foi marcada para o dia 8 de março de 2025, com início às 9h30 e encerramento às 22h30, a última sessão da Assembleia Geral Extraordinária de Revisão Estatutária
As águias aproveitam para esclarecer que a proposta final está publicada no site do Clube (podendo ser consultada AQUI). Além disso, o Benfica deu conta do cumprimento de todos os formalismos, à margem das notícias que apontavam para ilegalidades na proposta dos Estatutos.
"Ao longo do processo de revisão dos Estatutos, certamente o mais participado da história do nosso Glorioso Clube, a Mesa assegurou o cumprimento de todos os formalismos, quer os legais, quer os estatutários, quer os que constam na metodologia aprovada em 16 de junho de 2024, no respeito integral pela vontade dos sócios do Sport Lisboa e Benfica, tendo sido garantida a participação de todos os que entenderam colaborar na formulação da proposta final", escreveu José Pereira da Costa no comunicado.
"Neste enquadramento, sublinhamos um facto que resulta evidente do processo que caminha para o seu epílogo: os sócios do Sport Lisboa e Benfica, enquanto "poder constituinte" primário e secundário, no respeito pelo modelo associativo que vigora em Portugal, são soberanos nas opções que tomam, cabendo, nesta fase, passar ao momento deliberativo final", concluiu, assim, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica.
Confira, na íntegra, o comunicado do Benfica:
"1. A Mesa informa que foi marcada para o dia 8 de março de 2025, com início às 9h30 e encerramento às 22h30, a última sessão da Assembleia Geral Extraordinária de Revisão Estatutária, que terá como ponto único da ordem de trabalhos a votação da proposta final de revisão dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica;
2. A proposta final encontra-se publicada no site do Clube, tendo sido, depois de votada na generalidade e na especialidade, objeto de consulta pública durante 30 dias – que terminaram no passado dia 16 de fevereiro;
3. Ao longo do processo de revisão dos Estatutos, certamente o mais participado da história do nosso Glorioso Clube, a Mesa assegurou o cumprimento de todos os formalismos, quer os legais, quer os estatutários, quer os que constam na metodologia aprovada em 16 de junho de 2024, no respeito integral pela vontade dos sócios do Sport Lisboa e Benfica, tendo sido garantida a participação de todos os que entenderam colaborar na formulação da proposta final;
4. Neste enquadramento, sublinhamos um facto que resulta evidente do processo que caminha para o seu epílogo: os sócios do Sport Lisboa e Benfica, enquanto "poder constituinte" primário e secundário, no respeito pelo modelo associativo que vigora em Portugal, são soberanos nas opções que tomam, cabendo, nesta fase, passar ao momento deliberativo final.
José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica"
Presidente dos leões tinha reagido inicialmente o comunicado publicado pelo Clube da Luz, mas foi visto num momento caricato com líder encarnado
|
O Benfica, tal como o Sporting, representados pelos seus presidentes, Rui Costa e Frederico Varandas, marcaram presença na cerimónia que consumou a tomada de posse de Pedro Proença como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol. No entanto, à margem do evento, o líder leonino, tal como o dirigente das águias, protagonizaram um momento que está a dar que falar.
Surgiram imagens, depois do discurso do líder leonino, em que deixou duras críticas aos rivais, no meio do público, a rir-se com Rui Costa. A situação tornou-se viral e já houve reações. “No dia anterior o Benfica fez um comunicado a rasgar, no dia seguinte é isto! O mais engraçado é que o lampiões e lagartos comem esta palha toda. Isto não são dois Presidentes, são dois bananas”, escreveu uma internauta, na rede social X, criticando a postura dos dois dirigentes.
Na cerimónia que se realizou esta segunda-feira, 24 de fevereiro, na Cidade do Futebol, em Oeiras, houve vários discursos durante a tomada de posse do novo dirigente. Entre eles, o de Frederico Varandas que, durante a sua oratória, aproveitou a ocasião para responder aos comunicados emitidos pelo Benfica e Porto, que visavam o Sporting em relação à arbitragem.
Enquanto discursava, o dirigente leonino terá dito o seguinte: “Vejo com alguma satisfação, se calhar passado muitas décadas, Benfica e Porto preocupados com o estado do Sporting. Apesar do Sporting estar muito condicionado, com muitas lesões. Vejo que continuam muito preocupados com o clube, o que é um ótimo sinal”, começou por dizer, em resposta aos dois rivais.
No entanto, quando se concentrou no comunicado do Glorioso, o dirigente verde e branco acusou as águias de terem uma comunicação que prefere iludir as outras pessoas, “Sobre o comunicado do Benfica, é o que tem sido a sua comunicação, o modo normal de comunicar do nosso rival, a atirar areia para os olhos das pessoas, a tratá-las como estúpidas”, atirou Varandas.
Confira aqui o momento em questão:
Jurista e candidato à Presidência do Clube da Luz concedeu uma entrevista, onde abordou as mais recentes novidades sobre o documento e apresentou duas hipóteses
|
As eleições no Benfica só irão decorrer durante o mês de outubro, no entanto, já existem vários movimentos nos bastidores, de forma a tentar alcançar uma certa vantagem antes do início oficial da corrida eleitoral. Entre os candidatos, está João Diogo Manteigas, jurista e conhecido benfiquista, que falou sobre a alegada ilegalidades nos Estatutos.
Em entrevista ao jornal ‘A Bola’, o candidato à Presidência do Benfica falou sobre a sua candidatura e aproveitou também para falar sobre a discussão dos estatutos, um tema muito aceso no universo das águias. Questionado sobre uma notícia, divulgada pelo Correio da Manhã, onde é conhecida a nova proposta para os estatutos, a mesma indica a existência de uma certa irregularidade.
Perante a situação, o Benfiquista esclareceu o cenário: “O Benfica tem uma de duas hipóteses. Pode convocar uma assembleia geral para aprovação dos estatutos, mesmo tendo a noção de que existe esta ilegalidade, aprovam-se os estatutos, e o Benfica manda o documento para a Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo parecer meramente consultivo. A PGR analisa ilegalidades e irregularidades, devolve ao Benfica, que pode agendar nova assembleia geral, corrigir o que deve ser corrigido e submeter a aprovação, com base no parecer da PGR”.
Porém, o mesmo apresenta uma solução. “Há uma segunda via, a hipótese que eu defendo. O Benfica deve convocar uma assembleia geral para debater incongruências e potenciais ilegalidades e sanar imediatamente essas ilegalidades e irregularidades em assembleia Geral. Nos dias seguintes, Mesa da Assembleia Geral (MAG) e Presidente da MAG (José Pereira da Costa) podem reformular a redação final dos estatutos, deixando-a limpa, e submeter o documento a consulta dos sócios no prazo de 30 dias. Assembleia geral para corrigir, submeter a consulta dos sócios e depois a votação. Temos tempo, não há pressa, ninguém tem objetivos políticos, são os estatutos do Benfica e têm de ser bem feitos”, acrescentou João Diogo Manteigas.
Perante a ‘ilegalidade’ o candidato aponta o dedo à estrutura. “A Direção de Rui Costa cria uma comissão de revisão estatutária, ficou responsável pela mesma Jaime Antunes, que era vice-presidente. A comissão apresentou uma proposta global que teve alterações posteriores por parte da Direção do Benfica. Houve uma proposta consensual apresentada pela comissão, mas essa proposta foi editada pela Direção”, frisou, em entrevista ao jornal ‘A Bola’.