
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Marco Pedroso foi videoanalista e adjunto do Benfica e esteve por detrás de seis dos últimos sete títulos do emblema da Luz. Em entrevista ao jornal A Bola falou da sua carreira na equipa técnica do clube e de como foi trabalhar com Jorge Jesus, Rui Vitória e Bruno Lage.
Quando questionado sobre como foi trabalhar como Jorge Jesus afirmou que "não é fácil pela exigência dele, pela forma que ele tem de trabalhar, autoritário, é o perfil dele, é um líder que tem um caminho e as ideias bastante bem definidas, as pessoas são levadas a segui-las como uma espécie de doutrina, porque a verdade é mesmo essa. A informação para os jogadores é muito bem definida, detalhada no espaço, detalhada no momento, nos momentos do jogo, na comunicação também, para que seja fluída".
Aproveitando o momento, o entrevistador perguntou-lhe também sobre Rui Vitória e o adjunto afirmou: "Tem um perfil diferente do de Jesus, é quase uma personalidade holística, um manager, à semelhança do que foi por exemplo Ferguson no Manchester United, quase um pai para o jogadores. Ele próprio queria essa empatia, essa forma de estar positiva e procurava envolver dessa forma os vários departamentos, procurando causar bem-estar e positividade no dia a dia para lhe permitir estar num trajeto fluído e consistente. Tinha as suas ideias, é lógico, mas defendia uma partilha integrada, pedia também a opinião aos jogadores, tem um lado mais equilibrado na tomada de decisão e na forma de estar. Ideias diferentes, caminhos diferentes, mas todos eles nos podem levar ao sucesso".
Finalmente, questionado sobre Lage, disse: "A grande mais valia que teve foi também ter dado continuidade ao trabalho de Rui Vitória; uma das ideias-base que tinha era a promoção de jovens, tinha essa noção de formação e as vivências e o conhecimento sobre os atletas e os jovens promissores, a integração acabou por ser fácil para ele, conseguiu chegar aos jogadores e criar empatia e um contexto diferente... foi uma lufada de ar fresco, por vezes também é necessário, os jogadores têm ciclos, como os treinadores, o discurso dos treinadores é aceite por uns, por outros nem tanto e essas empatias com o tempo vão-se desvanecendo e acreditar na ideia é fundamental, é imperativo que o treinador consiga levar os jogadores a acreditarem na sua ideia de jogo".
O antigo funcionário do Benfica ainda descreveu a sua função como videoanalista. "Tem a missão de pesquisar informação, de analisar, de tratar a informação, procurar os padrões e as tendências dos adversários para ser um suporte para as equipas técnicas. É ele o responsável por criar bases de informação, seja das outras equipas ou da própria equipa, de forma a tornar a informação disponível para que a equipa técnica a possa utilizar dentro dos seus pressupostos metodológicos, ter esse suporte de vídeo para preparar jogos", completou.
Jogador é apontado ao lugar de Di María, que abandonou a Luz, neste verão, e partilha ligação próxima com reforço de inverno
|
Roger Fernandes vive uma vida nova no Braga, embora tenha sido apontado ao Benfica. O jovem internacional sub-21 português vai passar a envergar um novo número, que pertencia a...Bruma. Ao abordar essa passagem de testemunho, o jogador apontado como possível sucessor de Di María na Luz relembra o antigo atleta dos guerreiros, que rumou à Catedral, no inverno.
"Sou o mesmo menino que chegou com 13 ou 14 anos, muito querido por muitos. Mas, agora com uma responsabilidade maior e mais ambição para esta época, como sempre venho tendo. Desta vez com uma crença ainda maior, pois tenho um número de camisola novo. Não falei com o Bruma, porque ele estava no Mundial de Clubes, mas, como é meu amigo, vai deixar sempre [risos]", começou por dizer, aos meios de comunicação do Braga.
Roger Fernandes: "Não falei com o Bruma, porque ele estava no Mundial de Clubes, mas, como é meu amigo, vai deixar sempre"
"Significa muito, porque é o número do maior dos meus ídolos, que gosto desde os tempos na Guiné, por causa do Cristiano Ronaldo e mais recentemente também pelo Bukayo Saka", completou o alvo apontado ao Benfica, no início do atual mercado de transferências, tendo abordado ainda a experiência de ter representado a Seleção Nacional no Europeu sub-21.
"Sempre quis, pois muitas vezes havia as paragens para as seleções e eu ficava aqui, por isso sonhava estar entre os escolhidos. No dia da convocatória, fui o último a ser chamado e ainda pensei que não era agora. Mas fiquei muito orgulhoso, só queria chegar à Cidade do Futebol, vestir o equipamento e respirar fundo. Quando fiz isso, pensei que todo o trabalho tinha valido a pena", concluiu Roger Fernandes.
Em 2024/2025, com a camisola do Braga, Roger Fernandes - avaliado em 22 milhões de euros - marcou presença em 48 partidas: 28 na Liga Portugal Betclic, 14 na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e duas na Taça da Liga. Ao todo, o novo alvo do Benfica registou 3.019 minutos, com cinco golos marcados e quatro assistências realizadas.
Médio argentino, que passou pelos quadros da Luz, apontou alguns pontos negativos da prova a horas de disputar a final frente ao PSG
|
Enzo Fernández está a preparar-se para entrar em campo e disputar a final do Mundial de Clubes ao serviço do Chelsea frente ao PSG. A horas do jogo, o antigo jogador do Benfica não deixou de apontar algumas críticas à organização da competição e, em particular, o local escolhido para a realização da prova deste ano.
"Honestamente, o calor é incrível. No outro dia, fiquei um pouco tonto durante uma jogada. Tive de me deitar no relvado. Jogar com este tempo é muito perigoso. A velocidade do jogo não é a mesma, tudo torna-se muito lento", começou por dizer o ex-camisola 13 da formação do Benfica, depois do fim do último treino do Chelsea antes do duelo com o PSG.
Enzo Fernández: "Jogar com este tempo é muito perigoso"
Com o Mundial de seleções a ser jogado nos EUA, Canada e México, Enzo Fernández ainda deixou uma 'dica' à FIFA sobre a próxima edição da prova intercontinental de clubes: "Vamos esperar que no próximo ano eles possam mudar o calendário, para que continue a ser um lindo espetáculo de futebol, certo?".
Já relativamente ao encontro frente ao PSG, o capitão do Chelsea fez uma breve antevisão: "As finais são sempre importantes, gosto de as disputar. Tive a sorte de ganhar a maioria delas, é apenas mais uma final. Obviamente, vou aproveitá-la. Não como a final do Mundial, mas vou aproveitá-la quase da mesma forma".
Enzo Fernández: "É apenas mais uma final"
"Se o PSG é a melhor equipa do mundo? Acho que sim, pelo que conquistaram e pela forma como jogam, acho que sim", afirmou Enzo Fernández, ex-Benfica, que vai encontrar um rosto conhecido dos tempos na Luz, como o caso de Gonçalo Ramos, confirmando, no entanto, o favoritismo do lado dos franceses.
Rui Costa já conhece a verba que terá de avançar para fechar contratação, que surge como prioridade para a SAD encarnada
|
O Benfica já sabe quanto é que precisa de gastar para garantir a contratação de Enzo Barrenechea. O médio argentino surge como prioridade para as águias, que vão ter de avançar com 10 milhões de euros de forma a garantir o passe do jogador apontado como alternativa a Florentino Luís no meio-campo encarnado.
O jornal A Bola dá conta do valor que o Aston Villa está à espera com a saída de Enzo Barrenechea. Apesar de não integrar o médio argentino nos planos da próxima temporada, o emblema da Premier League ainda espera algum rendimento financeiro com a despedida do atleta, que entra na lista de reforços a negociar pelo Benfica nos próximos dias.
Sabe-se que os responsáveis da Luz, com Rui Costa à cabeça, querem fechar as negociações junto dos ingleses o mais rápido possível e garantir Enzo Barrenechea como reforço para Bruno Lage a tempo de integrar a pré-temporada do Benfica. Para garantir a contratação, o Glorioso terá de abrir os cordões à bolsa e pagar 10 milhões de euros pela transferência do compatriota de Otamendi.
Refira-se que, Enzo Barrenechea integra o lote de alvos que o Benfica pretende garantir para Bruno Lage. Juntamente com Thiago Almada, internacional argentino, e João Félix, avançado formado no Seixal, é esperado que o médio do Aston Villa se mude para a Luz ao lado dos outros dois alvos referenciados pelos dirigentes encarnados neste verão.
Na temporada desportiva de 2024/2025, com a camisola do Valencia, Enzo Barrenechea - atualmente avaliado em 10 milhões de euros - marcou presença em 32 partidas: 30 na La Liga e duas na Copa do Rei. Ao todo, o médio apontado ao Benfica para o lugar de Florentino registou 2.247 minutos, contando com um golo marcado e duas assistências concretizadas.