Futebol
José Mourinho comenta caso Andreas Schelderup e revela posição do Benfica
20 Nov 2025 | 14:18
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Nov 2025 | 15:43 |
A Seleção colombiana foi alvo de uma tentativa de ataque criminoso nos Estados Unidos da América. O médio do Benfica, que se encontrava concentrado com a sua equipa nacional em solo norte-americano, terá vivido momentos da pânico, até que a situação fosse resolvida pela polícia local.
A informação é avançada pelo jornalista colombiano Ricardo Orrego, do Blog deportivo, um programa da Blu Radio. A Seleção da Colômbia esteve nos Estados Unidos da América, a realizar um estágio de preparação para o Mundial 2026. Disputaram dois encontros em solo norte-americano, sendo que o ataque aconteceu num dos dias de folga, entre o par de jogos disputados pela equipa de Richard Ríos - que foi elogiado recentemente, em Portugal.
Nesse dia de folga, alguns jogadores da Seleção colombiana aproveitaram para passear em Miami, e fazer algumas compras na cidade norte-americana. Foi nesta altura que terão sido perseguidos por um grupo de atividade criminosa, que teria como objetivo assaltar os sul-americanos.
A polícia acabou por intervir, e resolver a situação, para bem do grupo onde se inseria o jogador do Benfica. A situação foi descrita da seguinte forma: "Colombianos, ilegais e indocumentados que aparentemente fazem parte de um bando de criminosos que tentaram roubar jogadores da seleção colombiana em Fort Lauderdale. Com um longo histórico de crimes nos Estados Unidos".
"Vários jogadores saíram para fazer compras no dia em que tiveram folga na concentração da Colômbia e foram a um shopping center muito próximo. Compararam vários iPhones e, quando iam para uma clínica, um jogador, cujo nome não foi divulgado, relatou que estavam a ser seguidos. Os seguranças chamaram a polícia, intercetaram o veículo na estrada e encontraram armas, objetos para roubo e luvas", pode ler-se, ainda, no artigo que denunciou a situação.
Treinador das águias foi questionado sobre diversos temas, nomeadamente Schelederup, Rafa, Lukebakio, Sudakov, Manu Silva, Barreiro e… Duarte Gomes
20 Nov 2025 | 14:59 |
José Mourinho fez, esta quinta-feira, 20 de novembro, a habitual antevisão do encontro do Benfica, desta feita diante do Atlético CP, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. O técnico abordou diversos casos, com destaque para Schelederup, Rafa, Lukebakio, Sudakov, Manu Silva, Barreiro e Duarte Gomes, arrasando as declarações deste último.
Caso Andreas Schelederup: “Não pode esquecer o que fez”
“Schjelderup errou. Foi a tribunal. Não é uma condenação que o impede de exercer a sua atividade profissional. E quem errou, quem aceitou perfeitamente a condenação, é um passo importante para ele próprio sentir que não pode esquecer o que fez. E a condenação faz com que não se esqueça. Tem de continuar com a sua vida, sendo menos ingénuo do que no passado, aprendendo com uma experiência negativa que marca e marcará sempre”
Interesse do Benfica em Rafa Silva: “Não posso falar”
"Não posso falar de jogadores de outros clubes. Posso, mas não quero. E o Rafa é jogador do Besiktas. Não vou fazer qualquer tipo de comentário. Alguns colegas seus já fizeram o desenho, inclusive a dizer que não gosto dele, do feitio. Quem sou eu para não gostar do feitio de alguém que nem conheço?”
Lesão de Dodi Lukebakio: “Se chorei? Não. Joga outro”
“Joga outro. É tão simples quanto isso. Não há muito a dizer. O único mercado que está aberto amanhã e que conheço é o Mercado do Livramento em Setúbal. Se me perguntar se estou contente com a lesão do Lukebakio, não estou contente. Se me perguntar se chorei ontem à noite toda, não chorei nada. Não joga ele, joga outro"
Polémica em torno de Sudakov: "Está convocado e vai a jogo"
“Posso adiantar que o Benfica tem um departamento médico. E é com esse departamento que trabalha. É no departamento médico do Benfica que tenho confiança total. Se um dia essa confiança total se tiver de transformar em parcial, também lhes direi e vice-versa. Hoje voltei a reforçar todas as perguntas antes de fazer a convocatória. E a explicação é muito clara da parte deles: o jogador tem zero risco. Há zero risco relativamente a essa hipotética lesão muscular. Está convocado e vai a jogo”
Leandro Barreiro de fora: “É o único que me preocupa"
"O único que fez dois jogos completos foi o Leandro Barreiro. E é o Leandro Barreiro o único que me preocupa e por esse motivo não vai começar o jogo. Além disso, vou começar a equipa que nos pode ajudar a ganhar o jogo"
Declarações de Duarte Gomes sobre penálti de António Silva: “É melhor acabarmos com o VAR”
“Ouvi as explicações do doutor Duarte Gomes em relação à atuação do VAR e tenho de as respeitar. Mas é melhor acabarmos com o VAR. Se não pode dizer nada quando há um erro daquela dimensão... O que é que o VAR faz?”
Manu Silva: “Treinar é uma coisa, jogar é outra”
"O Manu Silva, neste momento, treina sem limitações. Faz do primeiro ao último minuto o treino com a equipa completamente integrado. Mas uma coisa é treinar, outra é jogar [Não está convocado]”
Técnico dos encarnados comentou declarações do diretor técnico da Federação Portuguesa de Futebol relativamente ao lance de António Silva
20 Nov 2025 | 14:42 |
José Mourinho não concorda com a opinião de Duarte Gomes sobre a alegada grande penalidade cometida por António Silva no Benfica – Casa Pia. Na antevisão da deslocação ao reduto do Atlético CP, o técnico das águias - que abordou o interesse em Rafa Silva - afirmou que, se for para o VAR não intervir nestes lances, então mais vale que o mesmo acabe.
José Mourinho e as declarações de Duarte Gomes: “O melhor é acabarmos com o VAR”
“Ouvi as explicações do doutor Duarte Gomes em relação à atuação do VAR [no lance de António Silva, no Benfica – Casa Pia]. Tenho de as respeitar. Mas então é melhor acabarmos com o VAR. Se não pode dizer nada quando há um erro daquela dimensão, o que é que o VAR faz?”, atirou José Mourinho, abordando o polémico lance de António Silva.
Questionado sobre a reunião entre os responsáveis do Porto e o Conselho de Arbitragem, José Mourinho foi claro: “Não estou a analisar os jogos do Porto para dizer efetivamente a verdade. Desde que jogaram contra o Benfica, não voltei a ver o Porto. A próxima vez que jogaremos com o Porto, eventualmente, será na Taça da Liga. Não se aproxima esse jogo e não estou nada preocupado em ver o Porto jogar. Essas alegações nem são problema meu”.
“A gestão é simples: é um jogo que temos de ganhar. Queremos continuar na competição. A denominação tomba-gigantes, não sei quem a inventou, mas estava num momento brilhante e é exatamente esse o significado da Taça. É muito raro haver uma jornada sem um tomba-gigantes. Temos de respeitar o Atlético”, finalizou José Mourinho.
O Atlético CP – Benfica está agendado para a próxima sexta-feira, 21 de novembro, às 20h30, no Estádio do Restelo. O jogo diz respeito à quarta eliminatória da Taça de Portugal e terá transmissão na RTP 1. As águias chegam a esta fase depois de terem deixado pelo caminho o Chaves (2-0, com bis de Vangelis Pavlidis).
Timoneiro do futebol das águias abordou novela em torno do extremo de 32 anos, que tem sido colocado na rota do Clube da Luz
20 Nov 2025 | 14:31 |
José Mourinho não quis comentar o alegado interesse do Benfica em Rafa Silva, mas fez questão de deixar uma bicada aos comentadores desportivos. Na antevisão da partida diante do Atlético CP, o técnico das águias revelou que não conhece o jogador e que, portanto, não pode não gostar do seu feitio.
José Mourinho: "[Rafa Silva no Benfica?] Não posso falar de jogadores de outros clubes"
"Não posso falar de jogadores de outros clubes. Posso, mas não quero. E o Rafa Silva é jogador do Besiktas. Não vou fazer qualquer tipo de comentário”, começou por afirmar José Mourinho, abordando o interesse do Benfica no antigo internacional português, que tem dado muito que falar nos últimos dias.
“Alguns colegas seus já fizeram o desenho, inclusive a dizer que não gosto do Rafa Silva, do feitio. Quem sou eu para não gostar do feitio de alguém que nem conheço?", finalizou José Mourinho, comentando alguns das informações que vinham circulando sobre a sua alegada relação com o extremo do Besiktas.
Rafa Silva – avaliado em 7 milhões de euros – representou o Benfica durante oito temporada (2016/17 a 2023/24), tendo custado aos cofres das águias 16 milhões de euros. Ao todo, o antigo internacional português contabilizou números impressionantes com o Manto Sagrado: 326 jogos, 94 golos, 67 assistências e oito títulos, entre os quais três Campeonatos Nacionais.
O Atlético CP – Benfica está agendado para a próxima sexta-feira, 21 de novembro, às 20h30, no Estádio do Restelo. O jogo diz respeito à quarta eliminatória da Taça de Portugal e terá transmissão na RTP 1. As águias chegam a esta fase depois de terem deixado pelo caminho o Chaves (2-0, com bis de Vangelis Pavlidis).