Futebol
Mais de três meses depois, Mourinho confirma que lesionado do Benfica "vai para jogo"
12 Fev 2026 | 10:54
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Set 2024 | 19:25 |
Em entrevista à BTV, Rui Costa esclareceu as movimentações do Benfica no passado mercado de transferências de verão. O Presidente das águias abordou a saída de João Neves para o PSG, revelando que o médio "não queria sair, mas há números que para o Clube e para ele se tornam inevitáveis".
"Quando se fala de um jogador da formação, com o carisma do João, é sempre uma dor perder um jogador como este. Fomos rejeitando propostas para ele, de menor volume e que chegaram mais cedo, fomos fazendo subir as propostas e chegámos a valor que para um e outro lados era inevitável. Ele não queria sair, mas há números que para o clube e para ele se tornam inevitáveis", começou por referir o Presidente das águias.
"Ele não queria sair, mas há números que para o clube e para ele se tornam inevitáveis"
"60 milhões que poderão chegar aos 70 milhões... há que ter em atenção; em primeiro lugar, um jogador do carisma e do valor do João, todos achamos que ele não tem preço. Mas acontece que temos de olhar para o mercado e ver como ele está a funcionar. Não quero mentir, mas este foi o mercado mais baixo desde 2016/17, o primeiro que não teve transferências acima dos 100 milhões de euros", afirmou Rui Costa.
"A mais cara neste mercado foi de um campeão do mundo que vai para o Atlético de Madrid por 75 milhões. Na atualidade, e essa é uma das preocupações do mercado, a transferência de 60 milhões mais 10 do João está no top cinco das mais altas e se chegar aos 70 será a segunda mais alta perdendo apenas por 5 milhões. Não queremos bater recordes, o nosso desejo não é vender, mas é um valor alto e dai termos aceitado. Mas custa sempre ver partir um dos nossos meninos, mas são necessidades que não podemos dizer que não", concluiu o Líder máximo do Benfica.
Em 24/25, pelo PSG, o médio formado no Seixal soma cinco encontros pela turma de Luis Enrique, sendo que nos 375 minutos em campo, o craque realizou cinco assistências. Na temporada 2023/24, ao serviço do Benfica, João Neves – avaliado em 55 milhões de euros – realizou 55 encontros: 33 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.304 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez uma assistência.
Ao todo, desde que se estreou com o Manto Sagrado, João Neves contabilizou 75 partidas, quatro golos, duas assistências e dois títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24).
Na manhã desta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, treinador das águias alertou para a necessidade de pontos para continuar na luta pelo título
12 Fev 2026 | 12:09 |
José Mourinho lançou o encontro frente ao Santa Clara, que será jogado no Estádio de São Miguel. Na manhã desta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, o treinador do Benfica alerta para a necessidade de pontos para continuar na luta pelo título confirmou um regresso importante aos convocados. Confira tudo o que o Special One disse.
Que jogo espera?
"Eles precisam de pontos, mas nós precisamos mais do que eles. Eles têm uma boa equipa. Obviamente, estão naquela situação, mas vão sair. Não me parece que seja uma equipa para ter problemas. Nós, sim, precisamos muito de pontos, para podermos olhar para cima. Se olhássemos para baixo, a distância que nos separa do quarto classificado é significativa, mas nós olhamos para cima, e, olhando para cima, somos nós que desesperadamente precisamos de pontos. O campo é, seguramente, um problema. Há estádios na I Liga em que os 'standards' são verdadeiramente baixos para uma Liga que se quer de alto nível, e também com as condições climatéricas das últimas semanas, é possível que esteja ainda pior do que aquilo que normalmente está. Mas, pronto, também trabalhámos, esta semana, a pensar nisso, no melhor modo de podermos ultrapassar essas dificuldades extra. Viajamos para os maravilhosos Açores com o objetivo de lutar muito, trabalhar muito, para podermos voltar com os pontos de que precisamos".
Benfica cada vez mais perto da liderança
"Foi sempre uma coisa que disse que fazia parte da minha própria cultura e ética profissional, que vai de acordo com aquilo que é a cultura do Benfica, que é, independentemente das classificações, dos objetivos e de o momento ser melhor ou pior, há coisas que não são negociáveis nem aceitáveis, e uma delas é baixar os níveis de motivação, concentração e trabalho porque o momento não é bom. O facto de, agora, nos termos aproximado ligeiramente do primeiro e do segundo classificados não nos motiva a trabalhar. Esta equipa trabalha sempre muito. Desde que cheguei, tem sido uma das coisas com a qual não tenho tido absolutamente nenhum problema. A equipa trabalha bem, tem uma atitude quase sempre boa, e, agora, temos um período com dois jogos importantíssimos para o campeonato, este e o AVS, em Lisboa, intercalados com mais dois Benfica - Real Madrid, que são uma alegria de jogar".
Boletim clínico
"O Lukebakio vai para jogo, já passou aquele período em que... O Bah e o Ríos estão. O Lukebakio vai para jogar, o Ríos e o Bah iniciaram aquele período que se alongará por mais uma ou duas semanas. É bom, porque, neste momento, já estão a trabalhar com a equipa. Banjaqui e José [Neto] estão integrados, sem qualquer tipo de problema, mas, esta semana, temos Santa Clara, nos Açores, e Felgueiras, aqui, no sábado. Temos de pensar bem para onde é que vamos, porque a nossa equipa B também nos interessa. Dedic está melhor. Estamos a falar antes do treino, onde vamos avaliar todas estas pequenas coisas. Já dei a garantia do Lukebakio, porque já está numa fase do processo em que treina sem nenhuma limitação. Vamos ver".
Em antevisão ao encontro respeitante à 22.ª jornada da Liga, técnico encarnado abordou o momento da equipa, deixando alguns aspetos bastante claros
12 Fev 2026 | 12:08 |
José Mourinho acredita que existem certos aspetos que não são contestáveis no Benfica. Na antevisão ao jogo com o Santa Clara, onde foi claro relativamente ao principal objetivo, o treinador encarnado foi questionado acerca das recentes exibições.
José Mourinho: "Há coisas que não são negociáveis e aceitáveis"
"Foi sempre uma coisa que disse que fazia parte da minha própria cultura e ética profissional e que vai de acordo com a cultura do Benfica. Independentemente das classificações, objetivos, há coisas que não são negociáveis e aceitáveis, e uma delas é baixar os níveis de concentração e trabalho porque o momento não é bom", começou por dizer, exclusivamente à BTV.
Além das águias estarem mais perto dos rivais na tabela, o Special One foca-se apenas no jogo frente aos insulares: "O facto de nos termos aproximado ligeiramente não é isso que nos motiva. Esta equipa trabalha sempre muito. Desde que cheguei, é uma das coisas com as quais nunca tive problemas. A equipa trabalha bem."
José Mourinho: "Houve um ou outro jogo em que não gostei da atitude"
Ao concluir, José Mourinho destacou a sua opinião face ao recente espírito da equipa: "Houve um ou outro jogo em que não gostei da atitude, mas de um modo geral a atitude é sempre boa e temos um período com dois jogos importantíssimos para o campeonato, intercalados com os dos Real Madrid, que é sempre uma alegria."
Recorde-se que, além do embate desta sexta-feira frente ao Santa Clara, que se jogará às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores, o Benfica já tem o primeiro encontro marcado com o Real Madrid. O gigante duelo europeu tem data e hora marcada para a próxima terça-feira, dia 17 de fevereiro, no Estádio da Luz, pelas 20h00. Disputando-se assim, a primeira mão do 'play-off' de acesso aos oitavos da UEFA Champions League.
Treinador português, em antevisão ao encontro desta sexta-feira, destacou objetivo dos encarnados com clareza e também algumas possíveis dificuldades
12 Fev 2026 | 11:24 |
José Mourinho foi direto quanto ao objetivo traçado para a partida frente ao Santa Clara. Na antevisão, onde lançou o duelo contra os açorianos, o treinador do Benfica - que confirma regresso de atleta lesionado - sublinhou que apenas a vitória interessa, revelando que o próprio relvado adversário trará problemas aos encarnados.
José Mourinho: "Santa Clara precisa de pontos mas nós precisamos de mais"
"Precisam de pontos mas nós precisamos de mais. Obviamente que estão naquela situação mas vão sair, não me parece que possam ter problemas. Nós sim, precisamos de pontos para olhar para cima. Olhando para cima, somos nós desesperadamente que precisamos de pontos", começou por dizer o Special One, exclusivamente à BTV.
Ao destacar o reduto dos açorianos, José Mourinho sabe que os encarnados terão um desafio pela frente: "O campo é seguramente um problema. Há estádios na Liga em que os standards são verdadeiramente baixos para aquilo que se quer. Tendo em conta as condições climatéricas, é possível que esteja pior."
José Mourinho: "Viajamos para os Açores com o objetivo de lutar"
Contudo, o técnico sublinha que a equipa está preparada: "Trabalhámos a pensar nisso, na forma como ultrapassar as dificuldades extra. Viajamos para os maravilhosos Açores com o objetivo de lutar e trabalhar para voltar com os pontos de que precisamos".
Recorde-se que o emblema encarnado entra em campo nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Petit jogar-se-á às 18h30, no Estádio de São Miguel, nos Açores.
Mais de três meses depois, Mourinho confirma que lesionado do Benfica "vai para jogo"
12 Fev 2026 | 10:54
A um dia do Santa Clara - Benfica, Mourinho vê opções no plantel a aumentarem
12 Fev 2026 | 10:15
Dois lesionados regressam aos treinos em vésperas do Santa Clara - Benfica
12 Fev 2026 | 09:40