![Bruno Lage aborda saída de Niklas Beste do Benfica: "Foi sempre..."](/storage/media-items/image/2025/02/benfica-jan-niklas-beste_20250201114342.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de ter saído do Benfica, e já como reforço do Friburgo, Jan-Niklas Beste voltou a abordar o regresso à Alemanha, tendo dando conta das mudanças que ocorreram na sua vida. O antigo lateral-esquerdo do plantel de Bruno Lage destacou a "decisão cem por cento acertada" que tomou neste último inverno.
Foi depois da estreia como jogador do Friburgo que o lateral alemão falou aos jornalistas sobre a vida fora das quatro linhas. "Foi extremamente importante voltar a ter este ambiente familiar na minha vida privada, esta calma, que se aprecia de uma forma completamente diferente quando se esteve noutro lugar", disse Beste, num primeiro momento.
Jan-Niklas Beste: Foi uma decisão cem por cento acertada
O ex-jogador do Benfica abordou, de seguida, o processo de transferência, recordando um pouco sobre como tudo aconteceu no último defeso. "Tivemos algumas conversas prévias e eu também tinha o Eren Dinkci [companheiro de equipa] como pessoa que poderia contactar, pelo que pude perguntar-lhe uma ou duas coisas. Mas, depois da primeira conversa com os responsáveis e com o treinador, a minha perspetiva desportiva era muito boa", acrescentou.
"Olhando para trás, foi uma decisão cem por cento acertada e estou extremamente feliz por estar aqui", completou Jan-Niklas Beste. O jogador alemão, refira-se, rendeu 8 milhões de euros aos cofres do Benfica, depois de ter estado ligado aos encarnados por apenas seis meses.
Jan-Niklas Beste, recorde-se, chegou ao Benfica no passado mercado de transferências de verão, oriundo do Heidenheim, emblema da Bundesliga. Os encarnados pagaram qualquer coisa como 8 milhões de euros pelo ala alemão, que tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.
Estrela brasileira, que já pertenceu ao Al Hilal, de Jorge Jesus, foi peça determinante em novela de mercado, que incluía futebolista de Bruno Lage
|
Benjamín Rollheiser está de saída do Benfica, estando já de malas feitas para o Santos, e, face a esta reviravolta de mercado, sabe-se, agora, o 'trunfo' utilizado pelo emblema, conhecido por Peixe. Neymar foi o 'agente' das negociações para a mudança do extremo argentino para o clube brasileiro.
Segundo avança o jornal português A Bola, tanto o treinador do Santos, Pedro Caixinha, e o antigo jogador do Al Hilal, de Jorge Jesus, entraram em contacto com o ainda camisola 32 do Benfica. A mesma fonte adianta que Neymar e o técnico do Peixe explicaram o projeto do clube, sendo que Benjamín Rollheiser se mostrou bastante recetivo e satisfeito com a ideia de se mudar para o país sul-americano e reforçar o antigo emblema de Marcos Leonardo.
Destaca-se ainda que Neymar acabou por ser mesmo determinante. A fonte acima mencionada refere que as dúvidas dissiparam-se após a estrela brasileira ter mostrado vontade de contar com Benjamín Rollheiser nos quadros do Santos. Após esta chamada do jogador canarinho, o (ainda) jogador do Benfica ficou decidido e aprovou a saída do Clube da Luz para o emblema do Brasileirão.
Vale a pena referir que, de acordo com informações já avançadas por Fabrizio Romano, jornalista especialista em questões de mercado, o Santos fechou negócio junto da direção de Rui Costa, em troca de 11 milhões de euros por 85% dos direitos económicos. Recorde-se que, o Botafogo tinha conseguido assegurar um acordo por 10,5 milhões de euros por 90% dos direitos económicos, mas o Peixe avançou com uma melhor proposta, garantindo, assim, a contratação de Benjamín Rollheiser.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Benjamín Rollheiser – atualmente com um valor de mercado fixado nos 10 milhões de euros – marcou presença apenas em 18 encontros: seis na Liga dos Campeões, nove na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Nos 373 minutos disputados dentro das quatro linhas, o extremo argentino somou um golo e ainda uma assistência, ambos na partida com o Gil Vicente.
Com Bruno Lage atento, uma vez que está 'obrigado' a mexer na formação, futebolista das águias quer recuperar terreno no onze inicial do Glorioso
|
Manu Silva vai falhar a deslocação do Benfica ao reduto do Monaco, na próxima quarta-feira, 12 de fevereiro. Nesse sentido, Florentino salta à vista como a alternativa mais certa para o lugar do médio, que se lesionou diante do Moreirense, depois de ter assumido a titularidade.
A solução mais clara para a vaga deixada por Manu Silva é o 'polvo' do Benfica, que já conhece bem o terreno, sendo um dos habituais titulares. Com a chegada do reforço vindo do Vitória de Guimarães, o camisola 61 acabou por 'perder' um pouco essa titularidade indiscutível, ainda assim, deverá regressar a esse papel, uma vez que Manu Silva não deverá jogar o resto da época.
Apesar de Florentino ser a opção mais esperada, a verdade é que existem outras alternativas. Leandro Barreiro é uma delas. Conhecido pela sua versatilidade, o atleta luxemburguês poderá ocupar o lugar de Manu Silva, mas não só. Leandro Barreiro já foi utilizado, por Bruno Lage, à direita, no duelo contra o Braga, quando Alexander Bah teve de sair mais cedo. Embora tenha acontecido, o jornal A Bola aponta o reforço de verão como uma solução para o meio-campo.
Orkun Kokçu é outra alternativa, com o internacional turco a poder recuar no campo para ocupar a posição de '6'. No plantel de Bruno Lage, existe ainda Renato Sanches, que poderia ocupar a vaga de Manu Silva. Isto estaria dependente da sua condição física, sendo que não se conhece o atual ponto de situação da lesão do internacional português. Apesar destas soluções, o Glorioso 1904 sabe, em exclusivo, que Bruno Lage vai optar por apostar em Florentino Luís.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente com um valor de mercado fixado nos 20 milhões de euros – marcou presença em 28 embates: 16 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal e sete na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 2.229 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente).
Lateral-direito lesionou-se, gravemente, no jogo contra o Moreirense, no Estádio da Luz, e 'dor de cabeça' no flanco voltou a surgir no plantel encarnado
|
Uma das maiores 'dores de cabeça' do Benfica 'renasce' face à lesão de Alexander Bah. Depois de um mercado de inverno em que Rui Costa não garantiu uma alternativa ao único lateral-direito no plantel de Bruno Lage, o treinador encarnado está obrigado a adaptar já para o encontro contra o Monaco. No entanto, eis que surge uma solução, além de Tomás Araújo. Trata-se de Álvaro Carreras.
O titularíssimo da ala contrária poderá ser 'recambiado' para a direita, à semelhança do que Bah fez no jogo contra a Juventus, mas no sentido inverno. O jornal A Bola dá conta de Álvaro Carreras como uma das possíveis alternativas ao flanco direito do onze do Benfica. A brilhar do lado esquerdo, o camisola 3 encarnado é visto como uma solução, principalmente, depois de Alexander Bah ter sido utilizado como lateral-esquerdo em Turim. Neste sentido, será uma 'troca' de laterais.
Esta alternativa surge, também, tendo em conta que Rui Costa garantiu um segundo lateral-esquerdo, no último defeso de transferências. Após saída de Beste, veio Samuel Dahl e o jovem de 21 anos poderá, então, ser utilizado já diante do Monaco no respetivo flanco para que Álvaro Carreras possa ser utilizado como alternativa a Bah no flanco direito do Benfica. Além do internacional sub-21 espanhol, existem já as conhecidas alternativas: Aursnes e Tomás Araújo.
O diário desportivo português destaca, então, o nome do médio norueguês, que já foi adaptado a essa posição, inicialmente, por Roger Schmidt. A polivalência de Fredrik Aursnes poderá colocá-lo tanto à esquerda, como à direita, podendo, então, ser usado aqui como alternativa ao habitual lugar de Álvaro Carreras, para que este possa rumar à direita. No entanto, a opção mais utilizada por Bruno Lage tem sido Tomás Araújo.
Neste sentido, pode-se esperar que António Silva entre em ação ao lado de Nicolás Otamendi, com o treinador do Benfica a adaptar o camisola 44 do plantel encarnado ao flanco direito. Recorde-se que, esta lesão de Alexander Bah coloca o número 6 da equipa da Luz fora dos relvados por largos meses, expectando-se que não jogue mais na atual época.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 18 milhões de euros – marcou presença em 33 encontros: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 2.865 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou três golos e fez quatro assistências, sendo uma das figuras do conjunto orientado por Bruno Lage.