Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirBasquetebol
|
0Depois de ter conquistado a Taça Vítor Hugo e a Supertaça, a equipa feminina de basquetebol do Benfica voltou a somar novo triunfo. As encarnadas venceram, por 103-41, o Basquete Barcelos no passado domingo, dia 6 de outubro, no Pavilhão Fidelidade, na primeira jornada da primeira fase da Liga Betclic Feminina.
Eugénio Rodrigues, treinador do Benfica, escolheu Inês Faustino, Milica Ivanovic, Evelyn Ovner, Raphaella Monteiro e Isabela Quevedo para iniciar o encontro, enquanto Inês Viana, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Catarina Frederico, Leonor Peixinho e Mariana Silva começaram o encontro no banco.
Ao que ao jogo diz respeito, a equipa de basquetebol feminina não encontrou grandes problemas para alcançar o triunfo. No primeiro quarto, as águias já venciam com o parcial de 20-8, tendo chegado ao intervalo a vencer por 52-22. Na segunda metade continuou o domínio das encarnadas que triunfaram no 3º quarto por 81-34, sendo que no final do encontro as águias acabariam por terminar com o parcial de 103-41. Mariana Silva (23), Isabela Quevedo (16), Evelyn Ovner (15), Milica Ivanovic (12), Leonor Peixinho (9), Raphaella Monteiro (7), Inês Faustino (5), Diana Baptista (5), Marcy Gonçalves (5), Inês Viana (4) e Catarina Frederico (2) foram as responsáveis por garantir os três pontos.
No final da partida, Eugénio Rodrigues, comentou o encontro, tendo aproveitado para falar sobre as questões relacionadas com os vistos de trabalho: “Nós não temos responsabilidade nenhuma nestas situações, aliás, também somos afetados nestas questões. A melhor forma de dignificar a modalidade, o Campeonato, sobretudo o Benfica, é jogar a este nível. São desníveis muito grandes enquanto não estiverem determinadas jogadoras, mas não temos responsabilidade nenhuma e jogámos do minuto 0 até ao 40 de forma séria e profissional."
Já Mariana Silva, extremo/poste das encarnadas, também falou após o triunfo das águias. “Tanto a nossa equipa, como a delas, não estava completa, mas foi um bom teste. Jogámos bastante bem. Quinta-feira temos um jogo importante para a EuroCup Women”, referiu a jogadora.
Depois desta vitória, a equipa feminina do Benfica volta a entrar em ação para a Liga Betclic Feminina no próximo domingo, dia 13 às 12h00, na deslocação ao reduto do União Sportiva. Vale recordar que, antes disso, as águias voltam a entrar na quadra na próxima quinta-feira, 10 de outubro, pelas 20h30, no Pavilhão Fidelidade, diante do Basket Namur Capitale, em jogo da 1.ª jornada do Grupo K da EuroCup Women.
Encarnados voltaram a somar um triunfo no Campeonato Nacional, numa partida bem disputada em casa do adversário
|
0A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, este sábado, 7 de dezembro, o Ovarense. Os encarnados acabaram por vencer, por 98-77, em jogo da 7.ª jornada da Liga Betclic. Os parciais do duelo foram: 23-17 | 52-38 | 74-58 e 98-77.
O técnico das águias, Norberto Alves, apostou em Betinho Gomes, José Barbosa, Trey Drechsel, José Silva e Nico Carvacho na formação inicial. Makram Ben Romdhane, Raivo Butirins, Ahmaad Rorie, Daniel Relvão, Eduardo Francisco e Tyler Stone foram os suplentes eleitos pelo timoneiro luso.
Já o adversário foi a jogo com Nuno Morais, Ivan Pavicevic, Lua Rahama, Alexander Thompson e Antonio Woods. O duelo foi disputado na Arena de Ovar, casa da formação oponente de hoje.
A equipa do Benfica entrou com tudo na jornada do Campeonato Nacional, no entanto, o primeiro quarto foi muito bem disputado (23-17). Depois desse parcial mais renhido, a turma de Norberto Alves colocou o pé no acelerador e voou até mais uma vitória, com uma maior vantagem. O Benfica chegou ao intervalo a vencer por 52-38.
Os encarnados regressaram para a segunda parte do encontro e voltaram a mostrar todo o seu poderio diante do adversário, voltando a triunfar no terceiro quarto por 74-58. No derradeiro período, as águias de Norberto Alves continuaram com o pé no acelerador e acabaram por triunfar por 98-77 e seguir invictos no Campeonato Nacional, líderes na competição.
Depois do encontro desta noite, o Benfica volta a jogo para medir forças com o ICL Manresa, em jogo a valer para a Liga dos Campeões. O encontro está marcado para a próxima terça-feira, 10 de dezembro, às 20h30, em casa das águias.
Selecionador nacional de basquetebol não está surpreendido com o sucesso que o português tem tido em 'terras do Tio Sam'
|
0Quando se fala de basquetebol em Portugal é agora inevitável não mencionar o mais recente ‘fenómeno’, Neemias Queta. O poste, que já defendeu as cores do Benfica no court, é o primeiro português do basquetebol nacional a ser profissional na NBA e também o primeiro atleta luso a alcançar o tão cobiçado anel de campeão da liga norte-americana. O destaque do atleta foi analisado por Mário Gomes.
Contudo, o sucesso de Queta é seguido com atenção em terras lusitanas, entre os olhares atentos no português, está o timoneiro da seleção nacional de basquetebol que, neste momento se encontra muito próximo de assegurar uma presença inédita no europeu da modalidade, a acontecer em 2025. Caso Portugal carimbe o passaporte, o treinador das quinas espera vir a contar com a presença de Queta na prova.
Em entrevista ao jornal Record, Mário Gomes aceitou falar sobre o camisola 88 dos Boston Celtics. O técnico português começou por relembrar a primeira vez que conheceu o jovem Neemias Queta. “Falei a primeira vez com ele, numa Festa do Basquetebol, quando ele tinha 14 anos e fiquei impressionado com a conversa porque não era normal naquela altura, nem hoje, para um miúdo daquela idade", começou por contar. “Chegou a dizer-me, por exemplo, que não sabia se podia ir para o Centro de Treino, porque durante o dia era ele quem tomava conta da casa e das irmãs, porque os pais trabalhavam”, recordou o treinador.
Mário Gomes – Merece que lhe aconteça tudo de bom, chegará onde quer. Para além do jogador que é… é um ser humano espetacular
Mário Gomes falou também do caráter do poste luso e afirmou que a força mental do atleta dos Celtics tem sido a grande resposta para o sucesso de Queta: “Sempre pensou pela cabeça dele e foi muito determinado. Para além do talento que tem… também tem cabeça. Não vai avariar como sucede com outros, por estar no meio onde está e do sucesso que está a ter”.
Além disso, Mário Gomes acrescentou que o atleta sabe bem o que quer para a carreira: “Sabe bem onde quer chegar e qual o caminho que tem de fazer, mas nunca se esquece de onde é que veio”.
Poste português atuou durante 12 minutos e foi essencial para que os Celtics vencerem os Bucks
|
0Na madrugada deste sábado, dia 7 de dezembro, em Boston, a equipa da casa, onde atua o português Neemias Queta, que conta com passagem pelo Benfica, recebeu no TD Garden os Milwaukee Bucks, e derrotou os forasteiros por por 111-105, sem ter de recorrer ao tempo extra. A formação dos irlandeses contou com o poste luso durante 12 minutos, dividido nos quatro períodos de jogo.
Neemias Queta, que começou no banco de suplentes, alcançou o registo de 2 pontos e 2 ressaltos, que foram uma ajuda adicional para que os Celtics arrancassem um triunfo difícil em casa. Jason Tatum foi o MVP do encontro depois de concretizar um duplo-duplo de 34 pontos, 10 ressaltos e 5 assistências. Do lado adversário, Damian Lillard (31p, 5r, e 4a) e Giannis Antetokounmpo (30p, 11r e 1a), foram os mais inconformados com a derrota.
O duelo entre os atuais campeões da NBA e ao antigos vencedores da liga norte-americana de basquetebol foi duro e renhido. No primeiro período, os Celtics levaram a melhor, num parcial que registava 29 – 27 a favor do conjunto da casa. Os Bucks responderam bem à desvantagem no marcador e venceram o segundo período por 30 – 24 e foram para o intervalo da partida com uma vantagem de 4 pontos (57-54).
O terceiro período o encontro foi bastante equilibrado e ambos os conjuntos terminaram em igualdade pontual de 25 pontos, porém, a formação de Milwaukee continua com os 4 pontos de vantagem, obtidos antes do intervalo e o ativo no TD Garden registava 82-78 a favor do Bucks. No quarto e último período da partida, os campeões puxaram dos galões e deram a volta ao encontro. No último quarto a equipa da casa registou um parcial favorável de 33-23 e a diferença de 10 pontos conseguiu inverter a vantagem a favor da equipa do antigo Benfiquista que, terminou o encontro com uma vantagem de 6 pontos e o resultado final ficou em 111 – 105.
Com este triunfo, os Boston Celtis somam agora na fase regular 19 vitórias e 4 derrotas, no segundo lugar da classificação e dentro da zona de qualificação para os playoffs. Além disso, encurtaram a distância para os Cleveland Cavaliers que estão na liderança da conferência este, com 20 vitórias e 3 derrotas. Na mesma conferência, os Bucks caíram para o sétimo lugar e registam até ao momento 11 triunfos e 11 desaires.