
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
22 Ago 2025 | 14:32 |
Em antevisão ao duelo do Benfica frente ao Tondela, que marca o regresso dos encarnados ao Estádio da Luz, Beuno Lage marcou presneça na sala de imprensa, onde fez a antevisáo do encontro frente aos beirões, onde falou de temas relacionadas com as escolhas da equi+pa.
Benfica teve um arranque de temporada com cinco jogos sem sofrer golos. Como justifica estes números? Tondela pode desafiar este registo?
"Já não falávamos há imenso tempo, há 36 horas... Vamos ver se há muito assunto. Vou começar com um chavão. É o jogo mais importante. O próximo. Digo isto com toda a sinceridade. A Liga dos Campeões é importante, traz prestígio aos jogadores e ao clube, financeiramente também muito importante. Até tenho aqui algumas notas do ano passado. Chegámos aos oitavos-de-final, batemos recordes de receitas, fomos o clube que mais pontos fez em Portugal"
Já falou do Aktürkoglu. Neste arranque, exceto na Supertaça, a primeira opção foi o Schjelderup. Agora, parece que o Kerem vai ficar e entretanto passou ele para a titularidade. Enquanto treinador, como gere isto?
"O mais importante é sermos claros numa coisa: quem toma as decisões sobre a equipa sou eu e tenho de olhar para o rendimento dos jogadores dentro e fora de campo. É perceber tudo o que anda ao redor, o contexto, a dinâmica da equipa. E há uma coisa que também é muito importante, que é a estratégia para o jogo, escolher o melhor onze. Em cinco jogos, dois jogou o Kerem, em três o Schjelderup. Que sejam competitivos para que eu possa tomar as melhores decisões"
Quando os resultados não aparecerem e quando as exibições não forem do seu agrado, como vai justificar?
"O que temos de falar é de cada momento. Vou usar mais um chavão. Roma e Pavia não se fez num dia. Temos de convencer e, depois, vamos ter tempo. Fomos elogiados até mesmo por vós a determinados momentos. Neste momento, o resultado está em primeiro lugar e tenho total confiança. Fizemos um arranque muito positivo e, agora, estamos satisfeitos. Sabemos que temos de dar todos muito mais. Primeiro vencer, depois teremos tempo para convencer".
Posto isto, mantém a ideia de que não precisa de criativos?
"O Pavlidis até disse algo que tínhamos comentado depois do jogo, que foi dar a projeção do próximo: sermos mais agressivos. Começámos muito bem o jogo e tivemos logo uma boa oportunidade. Foi nesse sentido que ele fez esse comentário. Lembra-se da última época em que o Benfica iniciou assim? Com quatro jogos, quatro vitórias e zero golos sofridos? É a primeira vez, por isso é que não se lembra. Este grupo de jogadores está a fazer isto sem ter férias, sem pré-época... Quatro vitórias sem golos sofridos, cinco seguidos sem sofrer golos e venceu a Supertaça. Se quiser olhar para o número de golos... Se olhar a 60, 70 anos, em duas épocas está um treinador português".
Em que é que precisa de melhorar já?
"A equipa tem de continuar a trabalhar. Olhar para o que tem feito de forma muito boa e dar continuidade, ter a consistência que precisamos. Estamos em agosto, temos cinco ou seis semanas de trabalho e temos de dar muito mais de todos nós para atingir objetivos. O que garanto é que sinto a equipa muito motivada. Sabe que pode crescer. Há jogadores que só arranjaram casa há dois ou três dias, alguns andavam em hotéis. Estamos a fazer tudo ao mesmo tempo e estamos satisfeitos. Sabemos da exigência dos adeptos".
Numa altura como esta, seria mais fácil se já tivesse o plantel fechado? Continua a querer esse jogador?
"Como lhe disse, faremos a análise do mercado no final. O que lhe posso garantir é que nenhum plantel está fechado até o mercado fechar".
Luís Filipe Vieira disse que mudou a sua essência como treinador... Quer responder?
"Não tenho qualquer intenção de responder a nenhum candidato, desde que não seja ultrapassada a tal linha vermelha que falámos aqui da primeira vez. Essa linha não foi ultrapassada e não tenho qualquer intenção de falar sobre isso".
Com esta densidade competitiva, espera rodar a equipa frente ao Tondela?
"Espero apresentar o onze em melhores condições. Aproveito a questão para agradecer publicamente ao Besiktas, porque nos deu a possibilidade de treinar no seu centro de treinos. É uma corrida contra o tempo, acabámos por treinar ontem em Istambul, fomos muito bem recebidos. É perceber como os jogadores vão recuperar e, amanhã de manhã, decidir".
Aktürkoglu foi titular diante do Fenerbahçe. Vai sê-lo frente ao Tondela?
"É uma possibilidade de jogar. Ele ou outro. Desde que treinem em condições, podem ser opção para qualquer jogo".
Em relação ao Aktürkoglu, consegue garantir que vai ficar no Benfica?
"Acho que já respondi a essa pergunta diversas vezes... Está muito feliz, está de cabeça, corpo e alma no Benfica. Se assim não fosse, não tinha feito o início de época que fez e o jogo que fez com o Fenerbahçe. Há uma proposta e está nas mãos do presidente. O que sinto é que o jogador está de cabeça, corpo e alma no Benfica e quer ajudar a vencer jogos".
Confira as palavras de Bruno Lage na conferência de antevisão ao Benfica - Tondela:
Equipa encarnada viajou até Turim para disputar o primeiro encontro da fase liga da prova continental. O resultado não foi o melhor para as águias
07 Out 2025 | 19:40 |
O futebol feminino do Benfica perdeu com a Juventus, por 2-1, em partida disputada esta terça-feira, 7 de outubro. Em jogo da primeiro jornada da Liga dos Campeões feminina, que decorreu no Juventus Stadium, as águias arrancaram a participação na prova continental contra um adversário complicado. Veja AQUI como decorreu o encontro.
O primeiro tempo teve muita história para contar. O Benfica entrou por cima, e marcou logo aos seis minutos do encontro, por Lúcia Alves. A Juventus respondeu aos 22', com Salvai a igualar o encontro. Aos 38', Bonansea voltou a introduzir a bola na baliza encarnada, mas o golo foi anular por fora-de-jogo, e o intervalo chegou mesmo com 1-1 no marcador.
No segundo tempo, o jogo foi de maior equilíbrio. A Juventus entrou por cima, tal como tinha terminado o primeiro tempo, mas as jogadoras do Benfica conseguiram dar a volta a essa tendência, e somar algumas ocasiões de golo. No entanto, a cinco minutos do tempo regulamentar, as italianas saltaram de novo para a frente do marcador, depois de um pontapé de canto. Não houve mais momentos de destaque e a partida terminou com 2-1 para as italianas.
Com esta derrota – a primeira da temporada 2025/26, em cinco jogos disputados –, o futebol feminino do Benfica não soma qualquer ponto na fase liga da Liga dos Campeões, após o primeiro jogo da presente edição da prova. As águias vão, agora, esperar pelos restantes encontros para saberem a sua classificação no final da jornada inicial.
O futebol feminino do Benfica volta a entrar em ação no próximo domingo, 12 de outubro, na visita ao Valadares Gaia. O jogo, relativo à quarta jornada da Liga BPI, está agendado para as 11h00, no reduto adversário, e a turma de Ivan Batista pretende voltar às derrotas depois do desaire em Turim.
Antigo ponta-de-lança do Clube da Luz, e elemento da lista de João Noronha Lopes na corrida à Presidência dos encarnados, falou aos microfones da Sporttv
07 Out 2025 | 19:07 |
João Noronha Lopes apresenta, esta terça-feira, dia 7 de outubro, as listas dos seus candidatos aos Órgãos Sociais e Comissão de Remunerações. Quem esteve presente na cerimónia foi Nuno Gomes, vice-presidente para o futebol da lista de Noronha Lopes, que falou aos microfones da Sporttv acerca das eleições do Clube da Luz.
"Acima de tudo estamos prontos, temos trabalhado nos últimos meses para estarmos prontos se João Noronha Lopes vencer as eleições", começou por explicar o antigo ponta-de-lança do Benfica, que chegou a fazer parte da Direção de Rui Costa.
O antigo jogador do Benfica prosseguiu: "É uma lista com Órgãos Sociais muito competentes, com pessoas cheia de liderança, que acho que o Benfica precisa já há algum tempo. Gente também com muita experiência, como disse: estamos mais que preparados".
"Os resultados, as pessoas que vão votar não vão olhar para os resultados, naturalmente que ninguém está contente com os resultados, mas convido os sócios a votarem em consciência, com uma análise ao mandato dos últimos quatro anos. Uma gestão de um clube é muito mais do que aquilo que depois se vê dentro do relvado", explicou, ainda, Nuno Gomes.
A terminar, falou das sondagens que apontam possível vitória para Noronha Lopes - que também falou do assunto recentemente: "Na minha opinião, é gratificante e um indicador, mas as sondagens são o que são e não estamos a trabalhar olhando para elas, mas para estarmos preparados para começar a trabalhar no Benfica a partir de dia 26. É importante haver outras listas para discutir o futuro do Benfica e o mais importante é que no dia 26 os benfiquistas possam ter um novo presidente, de preferência João Noronha Lopes".
Treinador encarnado começou a temporada a serviço do Fenerbahçe, mas trocou a Turquia pelo Clube da Luz, onde substituiu outro técnico português
07 Out 2025 | 18:06 |
José Mourinho tornou-se no 17º treinador a regressar ao comando técnico do Benfica depois de já ter passado pelo Clube da Luz. O treinador encarnado 'imitou' Bruno Lage, que se tinha tornado no 16º técnico a fazê-lo, antes de ser substituído pelo Special One.
Para além de José Mourinho, surgem nomes grandes da história do Benfica nesta lista. Bruno Lage é outro dos técnicos, mas também José Antonio Camacho, Toni, Sven-Göran Eriksson, John Mortimore, Otto Glória, Fernando Riera, Bella Guttman, Jorge Jesus, Nélson Veríssimo ou Fernando Chalana.
José Mourinho regressou ao Benfica 25 anos depois da sua primeira passagem pelo Clube da Luz. O Special One conta com passagens por gigantes europeus como o Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid, AS Roma, Manchester United, antes do último desafio que teve, no Fenerbahçe.
Durante o seu percurso profissional nos últimos 25 anos, José Mourinho conquistou 26 títulos. Entre estes destacam-se múltiplas edições da Premier League, a La Liga, o campeonato italiano, bem como dois troféus da Liga dos Campeões, e outro da Liga Conferência.
Relembrar que Rui Costa - que está a contas com um caso na justiça - despediu Bruno Lage, que começou a temporada 2025/26 no comando técnico das águias. O treinador português não aguentou uma sucessão de resultados negativos no mês de setembro, e acabou por ser substituído por José Mourinho.