Futebol
Exclusivo Glorioso 1904 – Alexander Bah já tem data para regressar ao ativo no Benfica
18 Dez 2025 | 12:51
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Nov 2025 | 15:17 |
Dodi Lukebakio está suspenso e por isso vai falhar a partida frente ao Atlético CP. Segundo foi revelado pelo Benfica, o internacional belga está a contas com uma suspensão que recebeu, quando ainda era jogador do Sevilha. Assim, o camisola 11 dos encarnados vai ser uma baixa importante para o embate na Taça de Portugal.
Segundo foi noticiado pelo jornal A Bola, na edição desta terça-feira, 18 de novembro, o Clube da Luz emitiu um comunicado a esclarecer a situação desportiva do futebolista belga. "O Sport Lisboa e Benfica informa que o atleta Dodi Lukebakio terá de cumprir um jogo de suspensão frente ao Atlético Clube de Portugal, esta sexta-feira, para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal", pode ler-se no ínicio da informação.
"O jogador foi expulso pelo Sevilla Fútbol Club, a 24 de abril deste ano, na visita ao Club Atlético Osasuna, na jornada 33 da edição 2024/25 da La Liga, tendo sido punido pela justiça desportiva com um jogo de suspensão", explicou o Benfica, revelando os contornos da suspensão de Lukebakio.
No mesmo comunicado, as águias ainda exlicam que o emblema espanhol recorreu da decisão: "O Sevilla Fútbol Club, porém, acabou por recorrer à justiça civil e obter a suspensão preventiva do castigo, com o SL Benfica a ser agora notificado de que o jogador terá de cumprir a pena no próximo jogo oficial para o qual estiver habilitado".
Por fim, o Clube da Luz revela que a situação de Lukebakio - que se junta ao lesionado Sudakov - já era conhecida na altura da sua transferência: "Mais se informa que o SL Benfica foi devidamente informado pelo Sevilla Fútbol Club sobre este processo, aquando da transferência do jogador".
Dos sete antigos árbitros, cinco consideram que João Pinheiro e o VAR erraram, mas há quem defenda que houve mesmo grande penalidade sobre Hjulmand
19 Dez 2025 | 10:33 |
O penálti fantasma no Santa Clara – Sporting continua a dar muito que falar e os especialistas em arbitragem são quase unanimes na análise ao lance. Dos sete antigos árbitros, cinco (Pedro Henriques, Marco Ferreira, Jorge Faustino, Marco Pina e José Leirós) defendem que a decisão foi errada, enquanto dois (Jorge Coroado e Fortunato Azevedo) aplaudem João Pinheiro e o VAR.
No jornal A Bola, Pedro Henriques foi muito claro: “Contacto da mão esquerda no pescoço e cara de Hjulmand existe, mas é no salto, de perto, normal para o movimento, sem intensidade, consequência, ou seja, não há de todo motivo para infração. Um pontapé de penálti mal assinalado com responsabilidades divididas entre o VAR e o árbitro”.
Os especialistas do jornal Record – Marco Ferreira e Jorge Faustino – também consideram que não havia qualquer motivo para assinalar grande penalidade por falta sobre Morten Hjulmand. No que ao grupo Media Livre diz respeito, Marco Pina, na CMTV, foi da mesma opinião.
Por sua vez, no jornal O Jogo, José Leirós é o único que defende que João Pinheiro e o VAR estiveram mal ao assinalar penálti no Santa Clara – Sporting. Jorge Corado e Fortunato Azevedo vão conta a corrente e defendem que a decisão da equipa de arbitragem foi correta.
Recorde-se que Rui Costa, já depois da reação oficial do Benfica ao sucedido, já comentou o penálti fantasma alegadamente cometido por Morten Hjulmand: “Boa noite a todos. As minhas desculpas por este pequeno atraso, mas estive lá fora a ver mais um escândalo do futebol português e estive à espera que o árbitro desse penálti”.
No discurso da festa de Natal do Clube da Luz, Presidente das águias não se escusou a comentar o escândalo na partida entre leões e açorianos
19 Dez 2025 | 10:16 |
Rui Costa ‘gozou’ com o penálti fantasma assinalado no Santa Clara – Sporting. Nas primeiras palavras no discurso da festa de Natal do Sport Lisboa e Benfica, o Presidente dos encarnados justificou o atraso com o facto de ter estado à espera que João Pinheiro assinalasse grande penalidade favorável aos leões.
“Estive lá fora a ver mais um escândalo do futebol português”
“Boa noite a todos. As minhas desculpas por este pequeno atraso, mas estive lá fora a ver mais um escândalo do futebol português e estive à espera que o árbitro desse penálti”, começou por afirmar Rui Costa, já depois de, em comunicado, o Clube da Luz ter reagido ao sucedido.
O lance que originou a grande penalidade favorável ao Sporting diante do Santa Clara aconteceu já no período de descontos, aos 90+’1. Após a cobrança do livre, o jogador dos açorianos tem um contacto perfeitamente normal com Morten Hjulmand, mas João Pinheiro, chamado pelo VAR, decidiu assinalar grande penalidade.
“Não vale a pena esta densidade no calendário se as competições forem decididas antes de começarem”
“Mais um episódio escandaloso. O que se passou neste jogo da Taça de Portugal nos Açores é inqualificável e inaceitável para a credibilidade do futebol português. 12 minutos para encontrarem um penálti para beneficiar a mesma equipa de sempre, vez após vez”, atirou o Benfica, numa publicação nas redes sociais.
“É preciso que alguém seja responsável por este descrédito total que está a matar o futebol português. Não vale a pena esta densidade no calendário se as competições forem decididas antes de começarem”, finalizou o Benfica, exigindo uma reação de Pedro Proença, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Clube da Luz emitiu comunicado arrasador nas redes sociais criticando equipa de arbitragem e pedindo intervenção urgente da entidade federativa
19 Dez 2025 | 10:05 |
O Sport Lisboa e Benfica - que segurou um Campeão Nacional - recorreu às plataformas digitais para manifestar profunda revolta com a equipa de arbitragem liderada por João Pinheiro. As águias criticaram duramente o juiz e o VAR (João Casegas e Tiago Leandro) pela grande penalidade assinalada no duelo entre Santa Clara e Sporting, por uma falta fantasma sobre Morten Hjulmand. A estrutura exige medidas imediatas a Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
"Fenómenos que acontecem sempre que o Sporting não está a ganhar"
Na extensa e dura nota oficial divulgada na noite da passada quarta-feira, pode ler-se: “Mais um episódio escandaloso. O que se passou neste jogo da Taça de Portugal nos Açores é inqualificável e inaceitável para a credibilidade do futebol português. 12 minutos para encontrarem um penálti para beneficiar a mesma equipa de sempre, vez após vez”.
O texto prossegue comparando critérios díspares aplicados no mesmo recinto desportivo: “No mesmo campo onde o ano passado uma grande penalidade clara e evidente contra o Sporting nem mereceu a atenção do VAR e onde, já esta época, venceu com um canto fantasma. Fenómenos que acontecem sempre que o Sporting não está a ganhar”.
"Não vale a pena esta densidade no calendário se as competições forem decididas antes de começarem"
A mensagem termina com um apelo veemente à responsabilização de quem tutela o futebol português, ou seja, Pedro Proença: “É preciso que alguém seja responsável por este descrédito total que está a matar o futebol português. Não vale a pena esta densidade no calendário se as competições forem decididas antes de começarem”.
Importa recordar que o Sporting já tinha vencido anteriormente o Santa Clara, para a Liga Portugal Betclic, num cenário igualmente polémico. O golo do triunfo surgiu nos descontos, através de um canto que, na realidade, deveria ter sido pontapé de baliza para os insulares.