
Futebol
Mind games? Mourinho sacode pressão antes do Fenerbahçe - Benfica: "Por uma questão de princípio..."
20 Ago 2025 | 07:52
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Ago 2025 | 08:54 |
Xabi Alonso ficou muito agradado com os estreantes do Real Madrid, onde se inclui Álvaro Carreras, antigo jogador do Benfica. O treinador espanhol comentou a vitória dos blancos no final do encontro e deixou uma palavra especial para os jogadores que, tal como ele, realizaram o primeiro jogo na La Liga. Relembrar que o lateral espanhol tinha ouvido algumas 'bocas' dos antigos colegas recentemente.
"A camisola não lhes pesou, nem o Bernabéu. Os quatro tiveram uma exibição positiva. Nada nervosos, bem no geral. Eu muito feliz por estar aqui, neste novo Bernabéu", começou por dizer Xabi Alonso, acerca de Álvaro Carreras, Franco Mastantuono, Trent Alexander-Arnold e Huijsen.
O treinador destacou, depois, um dos estreantes no Real Madrid - Osasuna, o jovem argentino, reforço do emblema da capital espanhola: "Mastantuono tem boa pinta. Tem muita vontade e às vezes a parte emocional pesa mais do que o trabalhado. Teve um impacto positivo. É uma boa notícia".
"Não se passa nada. O Mundial de Clubes foi um contexto diferente que já passou. Conto com ele, é apenas um jogo, algo pontual. Se daqui a três meses continuar com estes minutos, então será outra coisa", atirou, de seguida, Xabi Alonso, acerca da situação de Rodrygo, que tem sido apontado à porta de saída do Real Madrid.
Por último, destacou Mbappé e a exibição no Real Madrid - Osasuna: "Sinto que quer mais. Nota-se. Não sei se é pela camisola 10, mas nota-se". Terminou, ao explicar que a vitória da "tranquilidade" aos blancos, apesar de ainda existirem "aspetos a melhorar" uma vez que "o caminho é longo".
Treinador português fez a conferência de imprensa de antevisão ao encontro com as águias, a contar para o play-off da Liga dos Campeões
20 Ago 2025 | 08:39 |
José Mourinho aproveitou a conversa com os jornalistas para abordar o tema de Kerem Akturkoglu. O extremo do Benfica está a ser insistentemente apontado ao Fenerbahçe e, antes dos dois clubes se defrontarem na noite desta quarta-feira, 20 de agosto, o treinador português falou do assunto em conferência de imprensa de antevisão ao play-off da Liga dos Campeões.
José Mourinho sobre Akturkoglu: "Se jogar amanhã, joga pelo Benfica. E se jogar em Lisboa na próxima semana, joga pelo Benfica"
"Se jogar amanhã, joga pelo Benfica. E se jogar em Lisboa na próxima semana, joga pelo Benfica. Portanto, a mim não faz sentido absolutamente nenhum estar a pensar no Kerem como um jogador do Fenerbahçe, porque não o é. Tenho que pensar nele como jogador do Benfica que é e com a possibilidade de que ele jogue contra nós", começou por explicar, não querendo abrir o jogo.
José Mourinho prosseguiu, e lembrou o jogo da Eusébio Cup (3-2 para o Benfica): "Eu mudei, o Bruno mudou, muitas substituições, pouco foco naquilo que era o resultado. Quisemos experimentar coisas, dar forma aos jogadores. Não me parece que haja alguma ilação a tirar desse jogo. Foco-me muito mais no jogo de liga e nos dois jogos contra o Nice do que nesse jogo na Luz".
José Mourinho joga, contra o Benfica, o primeiro apuramento para o quadro principal da Liga dos Campeões em mais de cinco anos. O treinador português não disputa a prova milionária desde 2019/20, quando orientava o Tottenham e caiu nos oitavos-de-final. Antes de terminar a conferência, relembrou os tempos em que treinou em Portugal.
"Ganhava sempre ao Benfica porque as minhas equipas eram melhores do que o Benfica. O meu FC Porto era muito melhor do que o Benfica, o meu Manchester United era melhor do que o Benfica, o meu UD Leiria naquela altura... não era tão bom quanto o Benfica... bom, se calhar, era melhor do que o Benfica, e por isso é que as minhas equipas ganhavam muitas vezes ao Benfica", rematou, desta forma, José Mourinho.
Portugueses e turcos entram em campo esta quarta-feira, dia 20 de agosto, para jogar o acesso à prova milionária, que pode render muito dinheiro
20 Ago 2025 | 08:26 |
50 milhões de euros. Este é, sensivelmente, o valor que o Fenerbahçe e Benfica perseguem no play-off de apuramento para a Liga dos Campeões. A prova milionária não tem essa alcunha por acaso, e para além de todo o prestígio associado ao troféu, as equipas jogam na Champions os maiores encaixes financeiros da temporada.
Depois de eliminar o Nice na terceira pré-eliminatória, o Benfica defronta o Fenerbahçe no play-off, o último passo antes de ver confirmada a presença na Liga dos Campeões. As contas são difíceis, mas vale a pena referir que, em 2024/25, as águias arrecadaram quase 47,9 M€ só por estarem presentes na fase liga da Champions.
No total, o Benfica levou para casa cerca de 71,44 milhões de euros, durante a edição 2024/25 da Liga dos Campeões. A juntar ao valor já referido - calculado através de cálculos entre prémio de presença e 'value pillar', que combina 'market pool' e ranking histórico - as águias conseguiram ainda cinco vitórias, dois empates, o 16º lugar na fase liga e o apuramento para os quartos-de-final da prova.
Para a edição 2025/26 da Liga dos Campeões, a UEFA guardou mais de 2,400 milhões de euros, a ser distribuídos pelos participantes da fase liga. 670M serão partilhados pelos 36 emblemas presentes nessa ronda, ao que acresce, ainda, o 'value pillar', para o qual estão guardados 853M - que não serão entregues irmãmente entre os clubes.
Por último, a UEFA tem ainda 914 milhões de euros para distribuir pelos participantes consoante a performance durante todo o torneio. Caso o Benfica acabe eliminado pelo Fenerbahçe no play-off da Liga dos Campeões, o organismo que tutelo o futebol europeu vai entregar 4,29M às águias.
Cresceu como jogador no Seixal Campus, e deixou a Luz para embarcar em experiência no estrangeiro. Agora, explica o porquê de não ter regressado
20 Ago 2025 | 08:05 |
Nélson Semedo revelou que existiram contatos para um possível regresso ao Benfica este verão. O defesa-lateral, formado no Seixal Campus, terminou contrato com o Wolverhampton, e rumou ao Fenerbahçe, onde vai ser adversário das águias. Fez, com José Mourinho, a conferência de imprensa de antevisão ao encontro, e admitiu que podia ter voltado a casa nesta janela de transferências.
"Houve contactos, mas sempre fui muito transparente com as pessoas com quem falei, com o meu agente e sempre disse o que pensava. Era cedo para voltar a Portugal", começou por explicar Nélson Semedo, apontado para o timing como o maior entrave ao regresso ao Benfica.
O lateral prosseguiu, com mais explicações sobre a sua decisão: "Tenho 31 anos mas tomo bem conta do meu corpo e tenho alguns anos pela frente. Havia a possibilidade de vir para o Fenerbahçe, um clube com dimensão incrível. E o míster Mourinho estar aqui foi muito importante na minha decisão. Estou muito contente".
O ex Benfica falou, também, da influência do antigo treinador na Premier League: "O míster Vítor Pereira foi muito importante para mim. Tivemos conversas sobre o Fenerbahçe e lembro-me de termos falado da experiência dele aqui na Turquia. Disse-me coisas boas e, inconscientemente, abriu-me as portas para que viesse para cá".
"O Benfica é uma equipa muito boa, mas faremos tudo para estar na Champions. Temos muitos argumentos e um conjunto forte de jogadores. A equipa e o clube merecem entrar na fase de liga da Champions e a nossa vontade pode ser determinante", atirou, a terminar, Nélson Semedo, que saiu da Luz em 2017, depois de se sagrar bicampeão, e rumou ao Barcelona. Eventualmente, seria vendido para a Premier League.