
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
25 Abr 2024 | 11:49 |
Em dia de liberdade, Manuel Alegre, conhecido adepto do Benfica, concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, na qual falou da sua história antes e depois da revolução e de como o país mudou após 25 de abril de 1974. Nela menciona também como foi no seu exílio político que percebeu a importância da Eusébio e Mário Coluna a construir pontes com as ex-colónias.
O escritor e político esteve exilado pelo Estado Novo em França e maioritariamente na Argélia desde 1964 foi aí que Eusébio se revelou: "Eu estava no exílio e foi lá que percebi a importância do Eusébio. Ele conseguia estabelecer uma ponte, onde as pontes estavam todas a ser quebradas pela Guerra Colonial. Assisti, pela televisão, em Argel a jogos da Seleção Nacional em que militantes do MPLA, do PAIGC e da FRELIMO torciam por Portugal, em grande parte por causa do Eusébio e do Coluna."
A obsessão de Salazar com as colónias foi impactante na carreira de Eusébio: "Salazar tinha uma obstinação, que era aguentar as então províncias ultramarinas. Mas era pouco subtil e pouco científico. Aliás, não deixar sair o Eusébio para o estrangeiro comprova-o. Mas quem fez a Guerra Colonial percebeu bem a importância do futebol português. Porque se havia um Benfica-Sporting ou um Benfica-Porto, a guerra parava e trocavam-se bilhetes sobre o jogo. Aconteceu comigo a caminho de Nambuangongo, antes das sete curvas, e esse também foi um momento bastante complicado."
O antigo candidato à presidência partilha a experiência de ver os habitantes das colónias a torcer por Portugal: "[Durante o exílio] vi o Mundial de 1966. Era lá que se juntavam os exilados nacionais, mas também angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos, e todos puxavam por Portugal, como já disse muito por causa do Eusébio, do Coluna, esse grande capitão, um verdadeiro pilar, e do Hilário..."
A influência dos dois craques do Benfica levou Alegre, que foi atleta na Académica a mudar de clube: "Passei a ser do Benfica na emigração, quando percebi a dimensão e a importância do clube. O que representavam Eusébio e Coluna para os emigrantes era fenomenal. Outros clubes também eram relevantes, mas o Benfica era mais", afirmou
"É isto que me manda a verdade dizer. Um jogo do Benfica era uma ligação ao País, era uma forma de estar aqui. Mas também via, estando no exílio, a Seleção Nacional no estrangeiro", rematou Manuel Alegre.
Argentino foi um dos alvos do Presidente do Clube da Luz para reforçar o plantel de Bruno Lage, acabando por ser contratado por um 'gigante' alemão
02 Set 2025 | 17:23 |
Ezequiel Fernández foi um dos alvos de Rui Costa, com o intuito de reforçar o meio-campo do Benfica. No entanto, a transferência acabou por nunca acontecer e os encarnados optaram pela contratação de Enzo Barrenechea e Richard Ríos como reforços para o meio-campo de Bruno Lage. À procura de um novo destino, o jogador de 23 anos acabou por rumar ao Bayer Leverkusen.
Ezequiel Fernández: "Quero avançar na minha carreira na Europa"
"Quero avançar na minha carreira na Europa, num clube internacionalmente conceituado", começou por dizer Ezequiel Fernández, que assinou um contrato válido com o Bayer Leverkusen até 2030.
O internacional olímpico mencionou ainda o facto de ter presente no plantel dos farmacêuticos três argentinos: "O Leverkusen tem atualmente três compatriotas no plantel: Exequiel Palacios, Alejo Sarco e Claudio Echeverri. Eles falaram-me sobre a cultura do clube e as elevadas exigências desportivas aqui em Leverkusen".
Ezequiel Fernández: "Conquistaremos vitórias importantes"
Por fim, Ezequiel Fernández mostrou-se desejoso para vencer com a camisola do Bayer Leverkusen, equipa quer terminou a última edição da Bundesliga no segundo lugar, apontando a novas conquistas: "Estou muito confiante de que, juntos, conquistaremos vitórias importantes".
Esta é a primeira experiência futebolística de Ezequiel Fernández na Europa, após ter somado passagens pelo Boca Juniors, Tigre e Al Qadisiyah. No último emblema, onde o jogador atuou na época passada, o futebolista registou um golo e quatro assistências em 37 jogos.
Futebolista partilhou balneário com o reforço de última hora do Clube da Luz, afirmando que será um bom acrescento ao plantel dos encarnados
02 Set 2025 | 16:11 |
Dodi Lukebakio foi a contratação surpresa da reta final do mercado de transferências do Benfica. O jogador, proveniente do Sevilha, partilhou balneário com Anthony D'Alberto na formação do Anderlecht, bem como no Charleroi. O jogador, que também atuou no Braga, Moreirense e Torreense, falou do reforço das águias, afirmando que é uma grande adição ao plantel de Bruno Lage.
Anthony D'Alberto: "Tem um nível muito bom para fazer grandes coisas no Benfica"
"Na minha opinião, vai ter impacto na equipa. É um jogador muito bom, muito forte no um contra um, não sente a pressão por estar num grande clube ou a jogar contra quem for. Tem um nível muito bom para fazer grandes coisas no Benfica. Ele já mostrou em vários clubes, como no Sevilha ou até na seleção belga, que é um jogador de muito alto nível. Tem tudo para ter um papel importante no Benfica", começou por dizer Anthony D'Alberto em declarações ao jornal Record.
Recordando a altura em que partilhou balneário com Dodi Lukebakio no Anderlecht, Anthony D'Alberto afirma que o talento do extremo já era notório desde cedo, atribuindo-lhe uma falha: "Sinceramente, quando joguei com ele no Anderlecht, nas camadas jovens, já se percebia que era um jogador diferente e de muito talento. Tinha muita qualidade, mas no lado mental, não era um jogador tão focado".
Anthony D'Alberto: "A mentalidade mudou, muito mais humilde"
O belga voltou a cruzar caminho com o compatriota fora do Anderlecht e revelou que no reencontro, Lukebakio era um jogador diferente: "Quando o reencontrei três anos depois, no Charleroi, percebi que a mentalidade mudou, muito mais humilde. E acabou por conseguir mostrar essas qualidades todas. Depois foi um percurso natural. Esteve muito bem na Alemanha, chegou à seleção".
Por fim, Anthony D'Alberto atribuiu a mudança de mentalidade de Lukebakio à devoção religiosa do jogador de 27 anos: "Era já um jogador diferente, muito religioso, tinha conhecido a mulher e vi grandes mudanças na mentalidade. Foi isso que o ajudou a tornar-se num jogador de topo".
Atleta do Clube da Luz era uma figura central no plantel e tinha contrato até 2027, mas acabou por sair rumo à Arábia Saudita, onde atua o craque português
02 Set 2025 | 16:09 |
É oficial. O Benfica anunciou a saída de Andreia Faria do plantel e a jogadora irá rumar até à Arábia Saudita, para reforçar o Al Nassr, clube onde Cristiano Ronaldo atua. A médio não treinou com os encarnados no passado dia 1 de setembro e já se encontra no país do médio oriente.
Quem avança com a informação é o jornal Record, que acrescenta ainda que a atleta será oficializada pelo Al Nassr em breve. Já a saída de Andreia Faria foi confirmada nas redes sociais do Benfica, onde foi publicado um vídeo de despedida com a seguinte descrição: "Obrigado e boa sorte, Andreia Faria!".
Andreia Faria chegou ao Benfica com 18 anos, tendo vindo a afirmar-se no plantel ao longo dos anos. Agora com 25 anos, a jogadora tinha contrato válido com as águias até 2027, sendo que o montante da transferência da centrocampista ainda não é conhecido.
Além de Andreia Faria, Carole Costa e Nycole Raysla também podem abandonar o Benfica e já existem conversações em curso entre o trio do futebol feminino do Clube da Luz e os responsáveis Fundo de Investimento Público do país (PIF). As águias podem mesmo vir a faturar uma verba muito assinalável com estas operações.
As encarnadas vão iniciar a defesa do título nacional feminino de futebol frente ao Racing Power. A primeira jornada da próxima edição de 2025/26 da Liga BPI irá ocorrer no fim de semana de 13 e 14 de setembro, com as águias vão receber o sexto classificado da prova na época anterior.
Confira o vídeo de despedida do Benfica a Andreia Faria: