
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
João Diogo Manteigas, antigo comentador da BTV, falou na Assembleia Geral Ordinária do Benfica, que aconteceu no Estádio da Luz, no passado sábado. Com o ambiente tenso (Saiba mais AQUI), o Benfiquista foi muito pouco meigo com Rui Costa, apontando a mira ao Presidente do Clube da Luz.
"O que é que o senhor andou a fazer na SAD durante este tempo todo? Reconheço-lhe mais competência em campo. Relativamente ao orçamento, quero congratular ter sido um trabalhador da SAD a apresentar um orçamento e não um elemento da direção", começou por afirmar o advogado.
"Dizem que o futebol feminino tem um custo elevado e tem de se tirar do clube, mas esquecem-se que o clube tem uma dívida à volta de 80 milhões para com a SAD e agradeçam ao antigo presidente por isso. Dívida essa que nos vão explicar com um contrato de reembolso à volta de 25 anos", referiu João Diogo Manteigas.
"A auditoria foi entregue em maio deste ano? A auditoria acabou o ano passado, essa mesma auditoria que, obviamente, não deixa ninguém agradado. Foi entregue no dia anterior para ninguém ter hipóteses de levantar dúvidas", analisou o adepto do Benfica.
"Não sei o resultado do orçamento, o que tenho a dizer-vos, meus caros amigos, é: 'Boa sorte para a próxima época, pois será a sorte de todos nós. Sorte para uma coisa que não foram capazes de fazer nos últimos 3 anos: competência, uma competência que não é coincidente com a história do Benfica. Se querem resolver problemas internos, tragam-no cá para dentro, falamos perante a nossa família, não se resolve na comunicação social, resolve-se na nossa casa", disse o Sócio do Benfica.
"Já sei que todos os anos, na AG de prestação de contas ou orçamento, vêm sempre dizer que assumem responsabilidade. Por isso, exijo-vos coragem, sobretudo a si senhor presidente. O que andou a fazer nos 13 anos em que foi administrador da SAD, desde 2008 até julho de 2021? Tinha mais competência dentro de campo do que fora dele. Digo isto com alguma mágoa, pois é alguém que estava todos estes anos na SAD, cabia-lhe a si defender os nossos interesses dentro da SAD. Era visto como um de nós, mas parece que perdeu o fio à meada a partir de outubro de 2021", acrescentou João Diogo Manteigas, antigo comentador da BTV.
"A auditoria incide sobre 51 contratos, os agentes receberam comissões superiores ao previsto. Em 15 casos, não se percebe os destinatários finais do dinheiro; em 10 casos, o agente tinha conflito de interesses com o jogador e o Benfica aceitou isso tudo. Já sei que vai defender que a auditoria não identificou situações em que a SAD tenha sido lesada pelos seus membros. Mas afinal de contas o que é que o Rui Costa andava a fazer na SAD todo este tempo? Acha que os sócios estão satisfeitos com esta análise feita por uma empresa que é parceira estratégica da Liga desde 2018? Acha que faz sentido dar poderes a um ex-diretor de comunicação do Benfica para tratar da transferência de Taarabt?", questionou o adepto encarnado.
"Tenha coragem de auditar as 12 empresas relacionadas com o clube. Insisto, tenha coragem. Vai precisar dela para dizer não a Pedro Proença. Assuma e comporte-se como um verdadeiro presidente. Imponha a fé e visão do Benfica lá fora. Imponha o Benfica à FPF e à Liga, eles é que têm de andar atrás de nós, não nós atrás deles. Façam do Benfica a força motriz deste país", concluiu João Diogo Manteigas.
Segundo informações apuradas, apesar de estarem fora de Portugal, Direção encarnada continua a trabalhar no processo relacionado com o antigo Presidente
|
Com a temporada a terminar, faltando apenas concluir a participação no Mundial de Clubes, Rui Costa, juntamente com a restante Direção do Benfica está a avaliar uma decisão final em relação a Luís Filipe Vieira. Pelo que foi apurado, a estrutura encarnada pondera encontrar uma solução em relação aos atos que o antigo dirigente teve enquanto desempenhava funções de Presidente.
Segundo o que foi revelado pelo canal de notícias NOW, este sábado, com a ajuda de um instrutor externo, que foi nomeado para avaliar a complexidade da situação, Rui Costa, com o apoio dos restantes dirigentes, pondera expulsar Luís Filipe Vieira, por causa dos comportamentos que teve numa Assembleia Geral, em 2019.
O mesmo canal, durante o dia de hoje, 21 de junho, adiantou que o dito encontro só se irá realizar na próxima segunda-feira, 23 de junho. Tal como tinha sido referido anteriormente, o único ponto de trabalho será o debate sobre a expulsão do ex Presidente que, nessa altura, a 27 de setembro de 2019, agrediu um Sócio das águias, ao apertar-lhe o pescoço.
A mesma fonte também explica que o atraso da reunião está relacionado com o facto de muitos dos elementos da Direção encarnada, a par de Rui Costa, se encontrarem nos Estados Unidos da América, para acompanharem de perto a participação do Benfica no Mundial de Clubes.
Vale a pena recordar que a equipa encarnada, orientada por Bruno Lage, derrotou na última noite os neozelandeses do Auckland City por seis bolas a zero. No entanto, apesar do triunfo gordo, o mesmo ficou manchada por uma tensa altercação protagonizada entre o setubalense e Orkun Kokçu, depois do turco ter sido substituído à passagem do minuto 61.
Através das redes sociais, candidato à Presidência do Glorioso deixou juras de amor às águias e um pedido para todos os adeptos dos vermelhos e brancos
|
Tal como Mauro Xavier, João Noronha Lopes também se encontra em Miami para acompanhar o Benfica na sua participação no Mundial de Clubes. Rodeado de Benfiquistas, o empresário e candidato às eleições, agendadas para 25 de outubro, deixou um apelo a todos os adeptos do Clube da Luz.
Noronha Lopes: “Os Benfiquistas merecem um Benfica mais próximo dos seus Sócios”
Em modo campanha eleitoral, João Noronha Lopes aproveitou a viagem até a Miami, não só para apoiar o Glorioso, mas também para confraternizar com os adeptos presentes em terras americanas. Numa publicação feita na sua conta de Instagram, começou por falar do seu amor ao Clube: “Passei muitos anos fora de Portugal por motivos profissionais, e foi à distância que o meu amor pelo Benfica se fortaleceu”
Noronha Lopes: “Foi à distância que o meu amor pelo Benfica se fortaleceu”
Na mesma publicação, o candidato à Presidência dos encarnados mostrou-se rendido ao amor e união que os Benfiquistas têm vindo a demonstrar nos EUA: “Estes dias em Miami, com Benfiquistas que viajaram de Portugal e emigrantes que nos receberam de braços abertos, foram mais uma prova da força única desta família, unida por uma mística que resiste ao tempo e à distância”.
Depois de ter passado bons momentos na companhia de muitos Sócios das águias, Noronha Lopes deixou uma promessa aos seus apoiantes e aos indecisos: “Regresso com a convicção reforçada de que os Benfiquistas merecem um Benfica mais próximo dos seus Sócios, mais participativo e fiel aos seus valores”.
Noronha Lopes: “Venham refletir connosco sobre o futuro do associativismo no nosso Clube”
Por fim, o empresário anunciou que vai realizar um evento para debater ideias para o futuro do Glorioso e apelou para que os Sócios se inscrevam: “No próximo sábado, em Campo Maior, damos mais um passo nesse caminho. Inscrevam-se no primeiro fórum Benfica em Discussão e venham refletir connosco sobre o futuro do associativismo no nosso Clube”
Confira aqui a publicação de João Noronha Lopes:
Encarnados emitiram, este domingo, 15 de junho, um comunicado, através dos meios de comunicação oficiais, onde se queixaram das decisões dos juízes
|
É notícia de última hora! Depois da equipa de futsal do Benfica ter batido o Sporting nas grandes penalidades, o Clube da Luz emitiu um comunicado onde se queixou da arbitragem do Dérbi desta tarde. As águias consideram que foram prejudicadas, em beneficio dos leões, saindo em defesa da "verdade desportiva".
"Favorecimento da equipa do Sporting"
"A vitória conquistada pela equipa de futsal do Benfica, no Pavilhão João Rocha, não pode apagar tudo o que a antecedeu e que voltou a evidenciar uma total desigualdade de tratamento dos clubes, por parte da equipa de arbitragem", começaram por escrever os encarnados na nota emitida.
Em seguida, as águias apontaram os erros da equipa de arbitragem, tendo como destaque a continuidade de Zicky na partida: "Critérios disciplinares díspares e com prejuízo do Benfica, uma grande penalidade cometida sobre Raúl Moreira, que nem o visionamento das imagens permitiu que fosse assinalada – daria expulsão do jogador adversário Zicky –, e um golo do Sporting, antecedido de uma grosseira cotovelada do jogador que o marcou, foram lances que tiveram sempre a mesma consequência: o favorecimento da equipa do Sporting".
"Infelizmente, estes comportamentos das equipas de arbitragem não são novos e refletem uma tendência para alterar a verdade desportiva que não são consentâneos com uma competição onde todos os clubes devem ser tratados de uma forma igual", acrescentaram os encarnados, que à semelhança de João Diogo Manteigas se pronunciaram sobre as decisões dos juízes.
"Infelizmente, estes comportamentos das equipas de arbitragem não são novos"
Por fim, a Direção do Benfica deixou um apelo ao Conselho de Arbitragem: "A Direção do Sport Lisboa e Benfica apela ao Conselho de Arbitragem para que exerça uma influência positiva sobre os árbitros, de forma a que os próximos jogos da final do Campeonato possam decorrer com normalidade e sem razões de queixa dos clubes que a disputam. A bem da verdade desportiva e da credibilidade da competição".