Futebol
Fernando Tavares não poupa nas críticas ao dérbi entre Benfica e Sporting: "Pouca ambição"
22 Dez 2025 | 14:52
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
22 Dez 2025 | 17:18 |
Janício Martins não tem dúvidas em relação às qualidades de Sidny Cabral. O antigo internacional por Cabo Verde, que se destacou em Portugal ao serviço do Vitória de Setúbal, deixou rasgados elogios ao polivalente lateral, que está a ser negociado pelo Benfica para ser o primeiro reforço de janeiro.
Janício Martins: "O Sidny merece e vai estar no topo da nossa Liga, nos clubes grandes"
"O Sidny joga nas duas alas, bate livres, cantos… um dia vai jogar em Inglaterra", começou por dizer o antigo futebolista cabo-verdiano, em declarações ao jornal A Bola, onde não se mostrou surpreendido com o forte interesse de clubes como o Benfica.
"O Sidny merece e vai estar no topo da nossa Liga, nos clubes grandes, porque sei que é mesmo craque. É diferenciado. Não tenho dúvidas, este menino vai ganhar muito dinheiro", apontou por fim Janício Martins, acreditando que Rui Costa será uma peça ativa neste negócio.
Apesar de já ter dado o pontapé de saída nas negociações com o Estrela da Amadora para a contratação do camisola 55, o Benfica está ciente do forte interesse que tem surgido em torno da estrela maior da seleção de Cabo Verde. Além disso, os tricolores voltaram a colocar um obstáculo na eventual transferência.
Esta temporada, com a camisola do Estrela da Amadora, Sidny Cabral — avaliado em 2 milhões de euros — realizou 16 jogos: 15 na Liga Portuguesa e um na Taça de Portugal. Nos 1.358 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa, que pode alinhar à direita e à esquerda, marcou cinco golos e fez três assistências.
Na contagem decrescente para o duelo entre os dois rivais de Lisboa, técnico encarnado tem mais razões para sorrir em relação às opções à sua disposição
22 Dez 2025 | 16:37 |
José Neto e Daniel Banjaqui são os mais recentes reforços para Nélson Veríssimo. A dupla, que conquistou o mundo com a seleção de sub-17, integra as opções do técnico encarnado a poucas horas do encontro diante do Sporting, no dérbi que vai colocar frente a frente as equipas secundárias do Benfica e do conjunto leonino.
Depois de se estrearem no plantel principal dos encarnados em ocasiões diferentes, os dois defesas vão somar minutos na equipa B das águias e serão duas mais-valias para o embate com o Sporting, que vai decorrer no Benfica Campus, ao final da tarde de segunda-feira, dia 22 de dezembro, a contar para a Liga Portugal Meu Super.
Segundo revelou o jornal Record, na edição de hoje, 22 de dezembro, Nélson Veríssimo deve apostar na titularidade dos dois jogadores. Assim, José Neto e Daniel Banjaqui vão ficar encarregues de fechar os corredores a qualquer eventual ataque da parte da equipa leonina.
Vale a pena recordar que José Neto, depois da sua estreia pelo plantel secundário diante da Oliveirense (2-0), somou os primeiros minutos na equipa de José Mourinho ao ser lançado nos encontros frente ao Nápoles e Moreirense, estando perto de acertar uma renovação. Daniel Banjaqui, por sua vez, fez a sua estreia na Taça de Portugal, contra o Farense.
Nesta temporada, com a camisola do Benfica, José Neto — avaliado em 3 milhões de euros — realizou 16 jogos: oito na Liga Revelação, três na UEFA Youth League, dois na Segunda Liga, um na Liga dos Campeões, um na Liga Portugal Betclic e um no Campeonato Nacional de Juniores. Nos 939 minutos que esteve em campo, o atleta fez quatro assistências.
Em entrevista à imprensa nacional, conhecido advogado esclareceu o ponto de situação em relação ao caso do antigo futebolista do Clube da Luz
22 Dez 2025 | 15:56 |
José Sampaio e Nora não vê qualquer impedimento para Rafa Silva avançar com uma rescisão. Porém, segundo o advogado, especialista em direito do desporto, o antigo craque do Benfica pode vir a ter alguns problemas caso tome essa decisão em relação ao seu percurso profissional.
José Sampaio e Nora: "Eu não aconselharia a rescindir por esse motivo"
Numa entrevista concedida ao jornal Record, o advogado deu a sua opinião profissional sobre o caso de Rafa Silva. "Eu não aconselharia a rescindir por esse motivo. Considero que não é motivo que objetivamente dê justa causa para rescisão", explicou o mesmo, referindo-se às críticas feitas por Sergen Yalçin, treinador do Besiktas.
"Entendo que não há nada mais do que a relação normal entre o jogador e o treinador", apontou Sampaio e Nora, quando questionado sobre o seu posicionamento em relação ao que o antigo camisola 27 dos vermelhos e brancos deve fazer.
José Sampaio e Nora: "Nada impede que possa rescindir e sair livre, mas sem justa causa, pelo que pode ter a obrigação de indemnizar o Besiktas"
"Parece-me claro que este comentário não visa que o jogador rescinda o seu vínculo, mas até pode significar o contrário, que é procurar que se passe a empenhar mais", acrescentou o especialista em direito do desporto, apontando uma das possibilidades.
"Nada impede que possa rescindir e sair livre, mas sem justa causa, pelo que pode ter a obrigação de indemnizar o Besiktas", acrescentou, por fim, Sampaio e Nora. Vale a pena recordar que o Benfica está atento à situação de Rafa Silva; contudo, as águias só vão avançar caso o jogador cesse o seu contrato com o Besiktas.
Segundo foi revelado pela imprensa nacional, os encarnados contam com um arranque de 2026 muito turbulento e complicado.
22 Dez 2025 | 15:31 |
O arranque de 2026 vai ser bastante duro para o Benfica. Pelo que foi revelado, a equipa encarnada, liderada por José Mourinho, vai andar com a bagagem às costas durante duas semanas, uma vez que, no início do mês de janeiro, as águias não vão pisar o relvado do Estádio da Luz.
Segundo revelou o jornal Record, os encarnados começam o novo ano com quatro partidas consecutivas fora de casa, cinco caso se qualifiquem para a final da Taça da Liga. Todos os encontros em questão serão essenciais para o futuro desportivo dos encarnados.
Até lá, o Benfica defronta esta segunda-feira, 22 de dezembro, o Famalicão e termina as contas de 2025 com uma visita à Pedreira, em Braga. O intervalo entre os jogos irá permitir ao plantel de José Mourinho ter algum tempo de descanso. 2026 começa com a receção ao Estoril, a 3 de janeiro, mas depois é que começa a doer.
O ciclo infernal começa com nova partida diante do Braga, a 7 de janeiro, desta vez para a meia-final da Taça da Liga. Caso vença os minhotos, o Benfica joga a final três dias mais tarde, contra o vencedor do Sporting–Vitória de Guimarães. As partidas vão decorrer em Leiria. No dia 14, as águias viajam até à Invicta para o jogo da Taça de Portugal, frente ao Porto. Quatro dias mais tarde, é altura de visitar o Rio Ave, em Vila do Conde.
No entanto, a viagem não fica por aqui e, três dias mais tarde, a 21 de janeiro, o Clube da Luz embarca num avião com destino a Turim, para a realização da 7.ª jornada da Liga dos Campeões. Praticamente 22 dias depois, as águias regressam a casa para a receção ao Estrela da Amadora e fecham o mês com um duelo frente ao Real Madrid, a 28 de janeiro. Vai ser um arranque de ano de loucos para José Mourinho e companhia.
Fernando Tavares não poupa nas críticas ao dérbi entre Benfica e Sporting: "Pouca ambição"
22 Dez 2025 | 14:52
Antes do Benfica - Famalicão, momento de forma de Sudakov dá que falar
22 Dez 2025 | 14:26
Com Sporting e Porto na jogada, Benfica recebe má notícia sobre Sidny Cabral
22 Dez 2025 | 13:49