Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Orkun Kokçu, que foi aposta de Bruno Lage numa zona mais dianteira do campo no onze inicial, foi considerado o Homem do Jogo, no final do duelo entre o Benfica e o Santa Clara. Em declarações à BTV, o médio turco analisou o triunfo encarnado.
"Não começámos bem, sofremos o primeiro golo. Continuámos à procura da abordagem correta para o jogo e penso que depois dos 25 minutos começámos a ter bola e a jogar o nosso jogo", começou por afirmar o camisola 10 da turma de Bruno Lage.
"É um novo ciclo, um novo treinador, nova energia para todos"
"É um novo ciclo, um novo treinador, nova energia para todos. Tentámos fazer o melhor para o clube. Também pudemos ver uma boa atmosfera, os adeptos apoiaram-nos hoje. Foi um bom jogo", referiu o meio-campista turco.
Kokçu completou a sua intervenção, relembrando o próximo jogo do Benfica, que já é a contar para a Liga dos Campeões. "Todos queriam jogar de novo, queríamos mostrar que não estávamos bem antes das seleções... Estavam todos com energia para dar tudo. Estamos felizes porque fizemos um bom jogo e agora total foco na Champions", concluiu o internacional pela Turquia.
É de referir que Orkun Kokçu brilhou no encontro entre o Benfica e o Santa Clara com um bis de assistências. Num primeiro momento, o médio contratado ao Feyenoord cruzou para golo de Kerem Akturkoglu, que se estreou a marcar de águia ao peito, e bateu o canto que António Silva aproveitou para fazer o 3-1.
Na temporada 24/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 27 milhões de euros – alinhou em cinco embates, tendo feito, nos 327 minutos totalizados, o gosto ao pé e assistido os colegas em três ocasiões. Em 2023/24 o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Ao todo, nos 2.713 minutos que disputou, Orkun Kokçu apontou sete golos e fez 11 assistências. Recorde-se que Kokçu chegou ao Benfica no início da temporada 2023/24, oriundo do Feyenoord, a troco de uma verba a rondar os 25 milhões de euros, tornando-se a contratação mais cara da história do Clube da Luz.
Futebolista atingiu, recentemente, um marco de águia ao peito, tendo já prestado declarações aos meios do Clube da Luz
|
0Orkun Kokçu já leva três jogos consecutivos a marcar e, depois de ter tido um pequeno conflito com Roger Schmidt na temporada passada, parece estar em altas no Benfica. Foi contra o Boavista que o médio somou o seu 50.º jogo com o Manto Sagrado, numa partida que chegou mesmo a fazer o 'gosto ao pé'.
"Estou muito feliz por ter feito tantos jogos. Espero que possa fazer muitos mais e vencer títulos juntos. Estamos todos juntos. Carrega, Benfica", atirou o camisola 10 das águias, em entrevista aos meios do Clube da Luz.
"Estamos todos juntos"
Desde a sua estreia oficial pelo Benfica, em agosto de 2023, na Supertaça Cândido de Oliveira contra o Porto, o médio tem vindo a contribuir de forma decisiva para o sucesso da equipa. Nesse jogo, foi ele quem fez a assistência para o primeiro golo, ajudando as águias a conquistar o troféu com uma vitória por 2-0. Desde então, Kokçu participou em 43 jogos na temporada 2023/24, terminando o ano como um dos pilares do conjunto orientado por Roger Schmidt.
Ao longo dos 50 jogos disputados pelo Benfica, o número 10 marcou 10 golos e fez 14 assistências, A estreia a marcar aconteceu logo em setembro de 2023, contra o Vitória de Guimarães, com um golaço no Estádio da Luz. A cada partida, Orkun Kokçu tem mostrado ser um dos principais motores da equipa, ajudando o Benfica a lutar por títulos e a manter-se competitivo em todas as competições.
Na temporada 24/25, ao serviço do Benfica, Orkun Kokçu – avaliado em 27 milhões de euros – alinhou em sete embates, tendo feito, nos 505 minutos totalizados, o gosto ao pé por três vezes e assistido os colegas em três ocasiões. Em 2023/24, o craque participou em 43 encontros: 27 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira.
Orkun Kokçu chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, a troco de 25 milhões de euros, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Presidente do Clube da Luz analisou as movimentações de mercado e falou sobre a saída do médio, que rumou ao Celtic
|
0Rui Costa cumpriu a promessa e explicou as movimentações do Benfica no mercado de transferências de verão. As saídas de Paulo Bernardo e Jevsenak acabaram por ser analisadas pelo Presidente das águias, que garantiu que o Clube não pretendia "cortar as pernas" aos atletas.
"Uma vez que os jogadores não estão a ser utilizados pelo Benfica, não cortamos as pernas aos jogadores e deixamo-los seguir as carreiras"
"Foram feitas as operações para poderem prosseguir as carreiras. O Paulo Bernardo à imagem do que fizemos com o Jota há dois anos, com o mesmo clube [Celtic], reservando mais-valia futura. É uma operação mais baixa que o Jota, mas muito semelhante. Uma vez que os jogadores não estão a ser utilizados pelo Benfica, não cortamos as pernas aos jogadores e deixamo-los seguir as carreiras. O mesmo acontece com Jevsenak [Pisa]", atirou o Presidente do Benfica.
Em 24/25, Paulo Bernardo foi aposta em sete jogos: um na Liga dos Campeões, quatro na liga escocesa e dois na Taça da Liga, tendo somado 289 minutos. Na temporada 2023/24, o médio – atualmente avaliado em 3,5 milhões de euros – contou com 33 encontros realizados pelo Celtic: 22 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões e cinco na Taça da Escócia. Ao todo, o médio formado no Benfica marcou quatro golos e fez três assistências.
Pelo Benfica, onde o médio fez todo o processo de formação, Paulo Bernardo realizou 26 partidas e registou um passe para golo, 24 destes na temporada 2021/2022. Antes do empréstimo ao Celtic, o futebolista passou seis meses no Paços de Ferreira, onde fez 13 jogos, dois golos e duas assistências.
Antigo árbitro analisou o lance polémico que envolveu o capitão das águias na noite de sábado, 17 de setembro, no Estádio da Luz
|
0Ittirualde González analisou os casos polémicos da quinta jornada da Liga Portugal Betclic, em particular, o golo de Florentino Luís, que surgiu na sequência de uma falta de Otamendi, no encontro entre o Benfica e o Santa Clara.
O especialista em arbitragem considera que o golo deveria ter sido anulado, indo ainda mais longe ao apontar para a expulsão do defesa-central argentino, explicando os motivos para a anulação do remate certeiro de Florentino Luís.
"Quando é uma falta para vermelho como esta, há que anular o golo sempre, passe o tempo que passar. Quando é cartão vermelho, é por ser jogo brusco e grave, que é o caso aqui. O VAR tinha de intervir, anular o golo e expulsar o jogador, porque é uma entrada com os pitons", começa por avaliar.
"Esteve mal o árbitro por não expulsar o jogador e muito mal o VAR por não chamá-lo. Era livre, vermelho e o golo teria de ser anulado"
"Se fosse uma jogada para amarelo, não podia anular o golo por passar algum tempo. Mas se for para vermelho, há que anular mesmo que passem três minutos. Esteve mal o árbitro por não expulsar o jogador e muito mal o VAR por não chamá-lo. Era livre, vermelho e o golo teria de ser anulado", completa o antigo árbitro internacional espanhol.
É de recordar que o Benfica goleou o Santa Clara por 4-1. Apesar de ter começado a partida a perder, na sequência de um erro defensivo de Otamendi, aproveitado por Vinícius, que rematou para golo, as águias deram a volta ao marcador, com tentos apontados por Kerem Akturkoglu, Florentino, António Silva e Ángel Di María.
Vale destacar que o foco dos encarnados está agora na estreia na Liga dos Campeões. A turma de Bruno Lage desloca-se à Sérvia para enfrentar o Estrela Vermelha. O encontro está marcado para a próxima quinta-feira, 19 de setembro, às 17h45.