Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Faz esta quarta-feira, dia 22 de março, o aniversário de 20 anos da despedida do antigo Estádio da Luz,tal como o Museu Benfica - Cosme Damião partilhou nas redes sociais.
Este dia fica assinalado pela última partida disputada na Catedral original, que viu o Benfica bater o Santa Clara, com um golo de Simão Sabrosa, num jogo a contar para a Liga Portuguesa.
As memórias do primeiro Estádio da Luz ecoam fortemente entre a massa adepta Benfiquista, que deixou na publicação comentários de afeto e antigas recordações de momentos que viveram na arena.
O antigo Estádio da Luz foi substituído pelo novo devido às condições que já apresentava e à necessidade de reconstrução dos estádios portugueses para a receção ao Euro 2004.
https://twitter.com/museubenfica/status/1638461763434983424
Antigo número 2 da SAD encarnada saiu do Clube da Luz em junho e agora explica as razões que o levaram a apresentar a demissão
|
0O antigo vice-presidente da SAD do Benfica, Luís Mendes, que deixou o clube em junho de 2024, veio a público explicar os motivos que o levaram a pedir demissão, lançando duras críticas à atual administração liderada por Rui Costa, afirmando que a sua saída foi motivada por discordâncias profundas em relação ao modelo de governança e às políticas desportivas e económicas do clube.
"Ter gente não executiva a tomar decisões estratégicas no Clube é como regressar ao tempo dos dinossauros"
"Saí do Benfica, em primeiro lugar, porque estava em desacordo com o modelo de governança que estava a ser implementado. Quando uma organização, que deve ser liderada por gestores profissionais, começa a ser liderada por dirigentes, isso inevitavelmente leva à criação de pequenos feudos, ao seguimento de interesses particulares e políticos, e à perda de ligação entre os vários departamentos", começou por afirmar Luís Mendes, num discurso crítico à forma como a estrutura do clube tem sido conduzida.
Luís Mendes não hesitou em classificar a atual direção como um retrocesso: "Ter gente não executiva a tomar decisões estratégicas no Clube é como regressar ao tempo dos dinossauros. Estamos a falar de pessoas que passam no clube das 17h às 19h, sem dedicação total. O Benfica exige uma gestão profissional a tempo inteiro. Além disso, discordo profundamente do rumo económico e da política desportiva que estão a ser seguidos".
"Saí devastado, porque acreditava que poderia contribuir para uma gestão mais eficiente e transparente"
O antigo dirigente revelou ainda que a sua decisão de saída foi ponderada e surgiu após sentir-se isolado dentro da estrutura: "Manifestei a vontade de sair em maio. Na altura, tínhamos lançado com sucesso o empréstimo obrigacionista e implementado as primeiras bases para o controle da execução orçamental do Grupo Benfica, algo que não era feito antes. Também renegociei vários contratos com prestadores de serviços. Contudo, comecei a sentir-me isolado e percebi que já não tinha condições para continuar", explicou Luís Mendes, sublinhando que não se arrepende do momento da sua decisão.
Apesar de reconhecer que não há um "timing" perfeito para sair, Luís Mendes acredita que foi a decisão certa, mesmo que tenha sido emocionalmente difícil. "Senti que era o momento. É essencial mantermos os nossos princípios, mesmo que isso nos custe pessoalmente. Saí devastado, porque acreditava que poderia contribuir para uma gestão mais eficiente e transparente, ajudando a tornar o Benfica mais vencedor".
Por fim, Luís Mendes abordou a questão da liderança na SAD, destacando a sua oposição a Rui Costa ser apenas uma figura decorativa: "Sempre concordei que Domingos Soares Oliveira fosse o CEO da SAD, mas não permiti que Rui Costa fosse afastado da co-liderança. Se isso tivesse acontecido, o presidente passaria a ter um papel meramente simbólico, como a Rainha de Inglaterra. Para o bem do Benfica e do próprio Rui Costa, era importante que ele mantivesse um papel ativo", finalizou.
Comentador analisou demissão do Presidente da Mesa Assembleia Geral do Clube da Luz e apontou dedo ao líder máximo das águias
|
0Rui Santos culpa Rui Costa pela demissão de Fernando Seara de Presidente da Mesa Assembleia Geral do Benfica. Num comentário na CNN Portugal, o jornalista afirmou que a imagem do líder máximo dos encarnados não é a melhor e que esse terá sido um dos fatores para a saída do advogado.
"Não estava a ver que apenas insultos levassem Fernando Seara a demitir-se"
“Na década de 90, também fui vítima de alguns enxovalhos. Na nossa profissão, também passamos por esses momentos. Não estava a ver que apenas questões relacionadas com insultos levassem Fernando Seara a demitir-se”, começou por afirmar Rui Santos.
“Do meu ponto de vista, há uma leitura política que está relacionada com tudo o que está à volta do Benfica neste momento. Do ponto de vista da dignidade, gostava de dar conta deste sinal, que é um bocadinho resultado de uma imagem que Rui Costa criou de não ser um líder”, continuou Rui Santos.
"Estas coisas ferem a dignidade das pessoas"
“Houve uma imagem que circulou na internet que está relacionado com o banco do bananistão. Estas coisas ferem a dignidade das pessoas e Fernando Seara sentiu-se visado com esta situação porque o que se quer dar a entender é que os interesses do Benfica acabam por capturar e influenciar o posicionamento de determinadas figuras. Isto está relacionado com dignidade”, finalizou Rui Costa.
Importa lembrar que, na última Assembleia Geral do Benfica, e perante o clima tenso que se vivia no pavilhão, Fernando Seara acabou mesmo por se demitir. Até ao momento, o advogado ainda não deu qualquer esclarecimento sobre a sua decisão.
Confira as declarações de Rui Santos sobre a demissão de Fernando Seara de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica:
Reduto das águias foi palco de jogos emocionantes
|
0Faz hoje 68 anos que foi inaugurado o antigo Estádio da Luz, que foi a casa do Benfica durante quase 50 anos, antes de ser substituído pelo atual Estádio da Luz, que foi inaugurado a 25 de outubro de 2003, para o Campeonato da Europa de 2004, realizado em Portugal.
https://twitter.com/museubenfica/status/1598245880226025473?s=20&t=fBwrH6KoAewL3w38ZMgLdA
A ‘Antiga Catedral’ foi inaugurada logo com um ‘Clássico’ frente ao Porto, com uma vitória para os dragões, por 3-1. Já na despedida, o Benfica recebeu o Santa Clara, com o último golo no antigo Estádio a ser marcado pelo ícone Simão Sabrosa, naquele que foi o único remate certeiro da partida, com um tiro da marca de grande penalidade.
Foi palco para muitas estrelas e lendas do Clube encarnado, com os holofotes a caírem sobre Eusébio, Mário Coluna, José Águas, Germano, entre tantos outros, que brilharam neste magnífico reduto, que tantos jogos icónicos acolheu.