![Compatriota de Bah reage à lesão no Benfica - Moreirense: “É a coisa mais…”](/storage/media-items/image/2025/02/benfica-moreirense-bah_20250209110234.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Fonte, atualmente avançado do Paços de Ferrira, aos 34 anos, não assistiu ao jogo Benfica-Moreirense no último sábado, pois esteve em campo a ajudar a vencer o Penafiel fora de casa, com um golo marcado. O pai do jogador contou-lhe o que se tinha passado no Estádio da Luz com Bah e Manu Silva e o atleta sabe bem o que eles irão passar.
O jogador esteve à serviço do Clube da Luz por quatro temporadas e sofreu por uma lesão semelhante a essas por duas vezes. O ponta de lança sofreu duas roturas de ligamento cruzado anterior (LCA) no joelho direito e quando estava no Braga, em 2016, sofreu novamente a mesma lesão, porém, desta vez na outra perna.
Em declarações ao jornal A Bola, Rui Fonte disse: “No início o choque é grande. Talvez ainda mais para o Manu, com expectativas altas e no primeiro jogo como titular na Luz. Não é fácil aceitar”
Rui Fonte: Eles estão num grande Clube
“Mas eles estão num grande Clube. Recuperei com profissionais muito competentes, o Benfica providencia tudo. Recebi tratamentos fantásticos e estive sempre otimista, (eles) compreenderão que será difícil, mas que vai passar. Se há sítio em que vai passar é ali.”, Rui Fonte ainda completou. "Será mais desafiante para a frente, quando começar a bater a saudade e sentirem que o regresso está próximo e perceberem que o protocolo de recuperação ainda não foi cumprido”, afirmou o ex-Benfica.
Rui Fonte: Não há uma fórmula que sirva para todos
O avançado com apenas um jogo no Benfica principal ainda terminou por dizer como os jogadores passarão por dificuldades. “No início haverá dúvidas, haverá dores, dias em que estão cansados, dias passados a fazer tratamentos e fisioterapia, noites mal dormidas. Não há uma fórmula que sirva a todos, cada um fará o seu caminho. Sempre tive a capacidade de pôr as coisas em perspetiva, tinha a consciência do privilégio de recuperar no Benfica e de que outras pessoas passavam por situações bem piores. Sempre olhei em frente a acreditei que voltaria melhor. Foi assim nas três vezes. E muitos voltam ainda melhor, por trabalharem outros aspetos do corpo”, completou Rui Fonte, em declarações ao jornal A Bola.
Antiga futebolista do Clube da Luz marcou presença em mais um jogo da liga feminina espanhola, que terminou bem para o lado do emblema da Catalunha
|
No passado domingo, dia 9 de fevereiro, a equipa de Kika Nazareth e companhia regressaram às vitórias no campeonato espanhol feminino, após vencerem o vizinho, Espanyol, por duas bolas a zero. Num jogo a contar para a 18.ª jornada, a antiga jogador do Benfica foi titular, tendo sido substituída aos 65 minutos.
Depois de uma primeira parte, onde as duas balizas se mantiveram invioláveis, o Barcelona chegou do intervalo com fome de vencer. Apesar de manter o seu bom rendimento ao serviço da equipa catalã, Kika Nazareth saiu para dar lugar à neerlandesa Esmee Brugts. Pouco tempo depois, o clube da Catalunha quiseram arrumar o jogo.
Partindo da assistência dos pés da substituta de Kika, a camisola número 10, Carolina Graham, colocou o primeiro prego no caixão do Espanyol aos 73 minutos. Aos 76 minutos, a também suplente utilizada, Salma Paralluelo, aumentou a vantagem para a equipa visitante. Recorde-se que a turma da ex-média do Clube da Luz vinha de uma derrota surpreendente frente à equipa oriunda de Valencia, o Levante, a contar para o campeonato espanhol, por duas bolas a uma (2-1). Levante esse que ocupa a décima quinta posição na liga espanhola feminina e que, no passado sábado, dia 8 de fevereiro, acabou por perder para o eterno rival do Barcelona, o Real Madrid (1-2).
Kika Nazareth, esta época, tem 833 minutos ao longo de 17 jogos a contar para o campeonato espanhol e conta com dois golos e duas assistências para a sua cota pessoal. Ao todo, tem 1387 minutos no decorrer de 28 jogos, onde marcou por seis vezes e assistiu oito. A portuguesa ex-benfiquista está a fazer a sua primeira época fora de Portugal e ao serviço do Barcelona.
Após este resultado, a equipa catalã continua na liderança confortavelmente. Encontra-se neste momento a 5 pontos de diferença do segundo classificado, o Real Madrid. O próximo jogo de Kika Nazareth está marcado para esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, a contar para as quartas-de-final da Taça de Espanha contra o Madrid CFF.
Avançado formado no Clube encarnado está, atualmente, emprestado ao Arouca e, sabe o nosso Jornal que, direção das águias analisou dossiê do jovem madeirense
|
Estando emprestado ao Arouca pelo Benfica, Henrique Araújo poderá ter o regresso praticamente assegurado. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta da decisão tomada pela direção de Rui Costa, com o 'aval' de Bruno Lage.
Ao que conseguiu apurar o Glorioso 1904, Bruno Lage está a acompanhar o percurso do ponta-de-lança formado no Seixal, que apesar de ter estado ausente devido a lesão, tem sido uma figura chave no plantel dos lobos. Posto isto, sabe o nosso Jornal que Henrique Araújo é o 'primeiro reforço' escolhido pelo técnico setubalense para atacar a temporada 2025/26.
Apesar de não se ter conseguido afirmar de águia ao peito, no tempo de Roger Schmidt, o jovem atacante deverá conseguir arranjar espaço na equipa das águias. Ao todo, na equipa principal do Benfica, Henrique Araújo já contabilizou 20 encontros, nos quais conseguiu um total de cinco finalizações certeiras: Vizela, Paços de Ferreira (2), Midtjylland e Maccabi Haifa. O avançado português de 23 anos, que enverga agora a camisola 39 no Arouca, tem a porta aberta da Catedral graças a Bruno Lage, estando vinculado com os encarnados até junho de 2027.
Recorde-se que Bruno Lage, depois do encontro com o Arouca, abordou o crescimento do craque. "Aquilo que vejo é que ele continua com essa qualidade e com essa competência. Por isso, acredito que todas as competências estão lá e, agora, é tudo questão de ter uma oportunidade. Tem vindo a fazer um trabalho por fora já em vários clubes, foi para o Championship em Inglaterra, já esteve aqui em Portugal, agora, está no Arouca. Tem de continuar a fazer o trabalho dele, olhar para ele e perceber o que pode melhorar, porque nós estamos atentos a todos os jogadores que estão emprestados", referiu o técnico das águias.
Na atual temporada, com a camisola do Arouca, Henrique Araújo - atualmente com um valor de mercado fixado nos 2 milhões de euros - conta com 15 jogos: dois na Taça de Portugal e oito13 na Liga Portugal Betclic. Nos 707 minutos disputados, o avançado apontou quatro golos, tendo estado de fora no começo da época durante algumas semanas por lesão.
Extremo da Luz é o mais novo reforço de inverno dos encarnados e irá levar a águia ao peito, mas já vestiu a camisola dos rivais no passado
|
Quando falamos de rivalidade, os jogadores que passam por uma equipa não costumam ser bem-vistos no rival, porém, caso troque um clube pelo seu maior inimigo, passa a ser idolatrado por um e odiado pelo outro. Assim é o caso de tantos jogadores que passaram por Benfica e Sporting nos últimos anos e Bruma entra nesta lista 'restrita'.
O mais recente deles é Bruma - avaliado em 8 milhões-, que foi formado na academia de Alcochete, mas migrou para Luz agora no último mercado de inverno. Além dele, existem outros nove jogadores que vestiram ambas as cores nos últimos anos, são eles: João Mário, Fabio Coentrão, Nuno Santos, João Vieira Pinto, Lazar Markovic, André Carrilho, Carlos Martins, Simão Sabroza e Yannick Djaló.
Antes do extremo que veio do Braga, o mais recente era João Mário. O médio fez o caminho direto de Alvalade par o Estádio da Luz, sendo aclamado pelo Benfiquistas e odiado pelos sportinguistas. O jogador sofreu duras críticas quando tomou a decisão e em todos os dérbis que ocorreram com ele em campo, eram notórias as vaias por parte dos leões.
Quem fez o caminho inverso foi Nuno Santos, o lateral esquerdo foi campeão com os dois emblemas de Lisboa, mas certamente perdeu o carinho dos adeptos do Benfica quando rumou ao Sporting. O ala canhoto também é considerado um traidor para os encarnados e não manteve uma boa relação com as bancadas da Catedral.
Além dos nomes citados acima, existe um outro famoso no futebol português que traiu um clube de Lisboa, mas desta vez de forma mista. O treinador Rúben Amorim foi campeão no Benfica enquanto jogador e no Sporting enquanto treinador, por isso existe aquela mistura de sentimentos por parte de ambas as torcidas, onde os verdes e brancos ainda estão magoados com a forma que ele saiu do clube, e os encarnados pelo fato dele ter ido treinar o rival mesmo admitindo ser adepto das águias.