Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Benfica defronta o Sporting, em Alvalade, na próxima quinta-feira, em jogo a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Os comandados de Roger Schmidt querem quebrar 'enguiço' com mais de 60 anos e bater o grande rival, fora de casa, numa eliminatória da prova rainha.
Num total de 17 dérbis lisboetas realizados na casa dos leões a contar para a Taça de Portugal, os encarnados perderam... 14 vezes, tendo vencido somente em três ocasiões... a última das quais há mais de 60 anos: em 1962/1963.
Naquela temporada, na qual as águias acabaram por ser vice-campeãs europeias depois de dois triunfos consecutivos no velho continente nas temporadas anteriores, o Benfica venceu por 1-0 em Alvalade, sendo que acabaria eliminado, após derrota por 2-0 na Luz.
As duas vitórias anteriores remontam à década de 40, que viu triunfos por 3-2 e 2-1 no reduto leonino, sendo que apenas na primeira ocasião (1942/1943) o Glorioso ultrapassou o rival na eliminatória, tendo sido eliminado em 1944/1945.
O histórico desfavorável na Taça de Portugal contrasta, no entanto, com o registo para o Campeonato Nacional, onde o Benfica conta com um maior número de vitórias que o Sporting em Alvalade, após o triunfo de 2021/2022, por 2-0, com golos de Darwin Núñez e de Gil Dias.
Craque do plantel de Bruno Lage esteve em evidência, recentemente, de águia ao peito e foi alvo de largos elogios fora de Portugal
|
0O golaço de Ángel Di María diante do Santa Clara deixou o mundo rendido aos pés do camisola 11. O craque do Benfica voltou a ser destaque internacional, após ter sido peça crucial para a vitória da turma de Bruno Lage, na Taça da Liga.
Por exemplo, o jornal espanhol AS destaca o golo como algo "difícil de esquecer", sendo obrigatório ver e rever o tento do antigo internacional albiceleste. "O argentino, no seu regresso ao seu primeiro clube, voltou a deixar um selo com este remate em vólei que ficará na memória coletiva dos adeptos do Benfica", pode-se ler no diário desportivo.
Ainda na imprensa do país vizinho, temos o jornal Marca a referir que Ángel Di María está "como o vinho". À semelhança do diário AS, os espanhóis da Marca afirmam que o golo do craque do Benfica é "digno de ser mostrado em qualquer escola de futebol.
Já o diário argentino Olé não esconde a admiração pelo camisola 11, que chegou à Luz há dois verões. "Ángel Di María não faz golos, faz golaços", pode-se ler no jornal sul-americano, que destaca o remate certeiro que desbloqueou o nulo no marcador do encontro.
Em França, o canal de televisão RMC Sport não 'fecha os olhos' à exibição do extremo argentino. "Ángel Di María é como um bom vinho", lê-se, num primeiro momento, mas os franceses ainda acrescentaram: "O avançado marcou um dos feitos do ano na Península Ibérica. Sublime, de todos os ângulos".
Em território italiano, a história não foi diferente e Ángel Di María correu meio mundo graças ao remate certeiro, que inaugurou o marcador no Benfica - Santa Clara. "Di MarÍa é uma sensação, está na final four da Taça da Liga", pode-se ler no Tutto Mercato WEB.
Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – na presente temporada, marcou presença 11 encontros: sete na Liga Portugal Betclic e três na Liga dos Campeões e um na Taça da Liga. Nos 686 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou três golos (Santa Clara, Atlético de Madrid e Santa Clara) e fez duas assistência (Gil Vicente e Rio Ave).
Ao todo, com a camisola do Benfica, Ángel Di María contabiliza 184 partidas disputadas, 35 tiros certeiros e 40 assistências. O antigo internacional argentino conquistou um Campeonato Nacional (2009/10) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).
Chegada do técnico português mudou as estatísticas da equipa principal, que não entrou com o pé direito esta temporada
|
0O Benfica reencontrou, com a chegada de Bruno Lage, o instinto matador que já andava desaparecido, desde o final da época anterior, ainda sob as ordens de Roger Schmidt. As estatísticas mostram que os pupilos do técnico português já contam com muitos mais golos em comparação com os primeiros jogos do Glorioso, no arranque da época. Ao todo, nos noves jogos de Bruno Lage no banco, as águias têm uma média de 3,2 golos, dados muito superiores à média de 1,3, registada nos quatro primeiros duelos do Campeonato.
Recorde-se que o Benfica iniciou a época com uma derrota em Famalicão (2-0). Seguiram-se os triunfos por 3-0 contra o Casa Pia e diante do Estrela Amadora pela margem mínima. No entanto, o encontro contra o Moreirense, empate a uma bola, marcou a despedida do timoneiro alemão, que deixou os encarnados com apenas cinco golos em quatro jornadas.
Com Bruno Lage, a história é completamente diferente. O técnico de 48 anos herdou uma equipa pouco inspirada, mas que, logo no seu primeiro encontro, mostrou que precisava apenas de um pequeno empurrão para encontrar mais vezes o fundo das redes adversárias. Nos nove duelos, o timoneiro natural de Setúbal viu os seus pupilos celebrar em 29 ocasiões. “O Benfica de Schmidt praticava um um jogo mais rendilhado de pé para pé e pelo meio. Já o [Benfica] de Lage joga pelas linhas e mais vertical, sendo mais objetivo”, afirmou João Peixe, antiga glória do Clube da Luz.
A esta estatística, juntam-se outros números igualmente impressionantes para a equipa encarnada. Nos seis encontros realizados na Catedral, o Benfica conta com 22 tentos certeiros e lidera a estatística de mais golos marcados na condição de anfitrião, deixando para trás os rivais Sporting (15) e o Porto (18).
Nesta temporada, o Glorioso já conta com 13 duelos oficiais, registando 10 vitórias, um empate e duas derrotas. Até ao momento os encarnados celebraram em 34 ocasiões e concederam nove golos.
Treinador alemão foi apontado a colosso, depois de ter saído do comando técnico dos encarnados, agora assumido por Bruno Lage
|
0Há novidades quanto ao processo de negociações entre o Benfica e Roger Schmidt. Depois do Borussia Dortmund ter 'colocado a vista em cima' do ex-treinador das águias, sabe-se agora que o Clube da Luz continua a ser 'obrigado' a pagar os milhões da indemnização.
Segundo adianta o jornal O Jogo, esta sexta-feira, 1 de novembro, mesmo que Roger Schmidt chegue a um acordo para assumir o comando técnico do Borussia Dortmund, o Benfica terá, na mesma, de pagar os 10 milhões que estão em cima da mesa para a indemnização. Nesse sentido, o emblema da Luz está 'obrigado' a ter de abrir os cordões à bolsa de forma a saldar os milhões que estão a ser apontados como o valor final para a indemnização da rescisão de contrato com o antecessor de Bruno Lage.
A quantia a ser dada a Roger Schmidt só seria 'travada' caso o próprio treinador quisesse que tal acontecesse. Ou seja, se o timoneiro alemão interrompesse essa indemnização, o Benfica já não seria obrigado a pagar os 10 milhões. Neste caso, Roger Schmidt poderá seguir para o Borussia Dortmund com um novo contrato e ainda os 10 milhões de euros do Benfica no 'bolso'.
Nas duas temporadas que passou como treinador do Benfica, Roger Schmidt comandou as 'tropas' em 115 partidas, somando 80 vitórias, 20 empates e 15 derrotas. No comando técnico do Glorioso, o treinador alemão conquistou uma Liga Portuguesa (2022/2023) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/2024).
Recorde-se que, depois de terem sido vários nomes nacionais e estrangeiros apontados ao leme do Benfica, Rui Costa optou por fazer regressar Bruno Lage. O treinador, que foi o 'obreiro' da Reconquista', assinou um contrato válido até 2026.