Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
30 Jan 2023 | 07:00 |
O caso da renovação ou saída de Grimaldo, do Benfica, parece não ter fim. Há meses que se fala na situação contratual do jogador, havendo informações que o atleta pediu mesmo mais 10 milhões de euros de prémio de assinatura para ficar no Clube. Nuno Campilho, comentador do Glorioso 1904, explicou-nos a sua posição relativamente à eventual exigência do camisola 3 das águias, que termina contrato no final da época.
“Não lhe dou o que ele quer”Ao nosso Jornal, o Benfiquista Nuno Campilho começou por abordar os limites do Clube, explicando que Rui Costa deverá manter “o equilíbrio ao nível da componente desportiva”, sem esquecer, contudo, a “componente económico-financeira” do Glorioso. Isto porque, conforme explicou o comentador, “há um determinado limite para os contratos, para os pagamentos de salários e para os prémios de assinatura, que o Benfica entende não ultrapassar”, afirmando que isso lhe “parece muito bem”. Tal como já tínhamos referido anteriormente (Saiba mais AQUI), contas feitas, com impostos incluídos, o Clube da Luz teria de fazer um investimento a rondar os 34 milhões (10 de prémio de assinatura mais 24 em salários durante quatro épocas), para cumprir as alegadas exigências do craque de Roger Schmidt, que já é um dos atletas mais bem pagos do plantel. Nuno Campilho disse e é verdade, “ainda não sabemos o que vai acontecer”, mas garante “não lhe dou o que ele quer”, uma vez que considera não só existirem limites do Clube, como também “muitos outros interesses aí pelo meio”, referindo-se aos empresários e agentes do jogador e outras pessoas que “influenciam nos negócios” e na vontade de cada atleta.
Depois de Enzo, GrimaldoEnzo Fernández e Grimaldo ganharam uma nova semelhança. Se, por um lado, o argentino e o espanhol foram – e no caso do segundo, ainda está a ser – atores principais de autênticas novelas no Benfica, por outro, tal como recordou Nuno Campilho, também Grimaldo “bateu no símbolo após o golo e fez uma publicação muito emotiva, nas redes sociais, após o jogo [com o Paços de Ferreira, na passada quinta-feira]”. “Parece muito convicto”, ‘chutou’ o comentador, que considera que se a renovação acontecesse “todos ficariam satisfeitos”. Quanto a valores, Nuno Campilho afirma que “[Grimaldo] sabe que isso é um exagero. Ele sabe quanto ganham os colegas e por quanto assinaram. Um ‘tipo’ que pede 10 milhões não tem aquele comportamento, não bate no peito, não faz aquele tipo de publicações”, concluindo que, apesar de estar só a interpretar a situação, acharia “um bocadinho hipócrita” da parte do espanhol, se exigisse tal coisa.
Grimaldo deixa um “amargo de boca”Quanto a este impasse, o nosso comentador garante que fica com um “amargo de boca”, uma vez que Grimaldo está a fazer uma época brilhante ao serviço das águias, tornando-se num dos jogadores “mais influentes da equipa”, algo difícil de alcançar para alguém que atua como lateral. Como Nuno destaca, “as influências são muito evidentes nos médios, nos avançados, nos extremos” e no caso do espanhol, “é notável” o contributo que tem dado ao Glorioso. Para o comentador, há ainda outro “amargo de boca adicional”, que se prende com a dificuldade em arranjar um lateral “que nos dê o que Grimaldo nos dá”, por 10 milhões, – caso o Benfica não queira exceder o teto salarial do espanhol – mesmo que Rui Costa ataque o mercado, concluindo que este é “aquele tipo de conversa que nunca mais acaba” e que divide as opiniões dos apoiantes encarnados.
Pensar no agora para evitar males futurosContudo, para o apoiante das águias, “não podemos ficar reféns desse comportamento dele e dessa mais-valia que ele traz à equipa, para cometer loucuras”. No entender de Nuno Campilho, o Benfica não deve criar um “precedente que pode vir a ser muito desagradável no futuro”, uma vez que outros jogadores poderão usar-se desta exigência, para almejar mais do Clube, financeiramente falando, e aí, “ninguém lhes pode apontar o dedo, porque eles só estão a pedir aquilo que já tinham dado a outro colega”. Nuno Campilho salienta, ainda, o facto deste tema dividir os adeptos do Benfica, referindo que para alguns, os “mais apaixonados”, o pagamento dos 10 milhões nem se coloca em questão, uma vez que “que essa paixão lhes tolda um bocadinho a racionalidade”. Porém, na sua opinião, não se devem criar estes “desníveis”. Grimaldo – avaliado em 20 milhões de euros – conta com 33 jogos, cinco golos e sete assistências esta temporada de águia ao peito.
Fotografia de Benfica
Presidente do Clube da Luz e técnico dos encarnados têm sido alvo de algumas críticas, mas há quem deixe elogios à dupla de responsáveis das águias
07 Jan 2026 | 15:02 |
Artur Moraes deixou, na passada terça-feira, rasgados elogios a Rui Costa e José Mourinho. Na cerimónia de inauguração do 1904 Benfica Hotel - onde o Presidente encarnados discursou -, o bicampeão pelos encarnados defendeu o trabalho e entrega diária do líder máximo do Clube da Luz.
"Ninguém conhece o Benfica melhor do que Rui Costa"
Quando questionado sobre o Presidente das águias, o antigo guarda-redes brasileiro respondeu sem qualquer hesitação: “Ninguém conhece o Benfica melhor do que Rui Costa, ninguém melhor do que o Rui Costa conhece a exigência do Benfica e tenho a certeza da competência e de toda a sua entrega diária ao clube. Tem tentado, da melhor forma, entregar o melhor para o treinador trabalhar”.
“Sem dúvida nenhuma de que o Mourinho é o treinador certo. Desde que chegou trouxe muita experiência e uma coisa muito importante que é a sua grandeza. Acredito que o Benfica está muito bem liderado e agora será uma questão de organizar as peças, dar tempo para que o trabalho dele possa ter efeito e o Benfica consiga ser mais competitivo do que é hoje”, disse Artur Moraes, em declarações ao jornal Record.
"[Triunfo na Taça da Liga?] Nunca vai compensar o Campeonato"
Com o fraco desempenho dos encarnados ao longo desta época, o brasileiro não escondeu a sua sinceridade: “É uma desilusão. Ninguém está contente com o número de pontos a que a equipa se encontra do primeiro lugar em janeiro. Tenho a certeza de que estão a preparar o futuro, mas não se podem esquecer que os resultados do presente são sempre importantes para um Clube com a pressão e a grandeza do Benfica”.
“Vai ser um jogo super difícil frente ao Braga, onde jogou há pouco e não teve um resultado positivo. Vão ter a oportunidade de ir à final e conquistar um troféu, que seria o segundo desta época, mas seria apenas o cumprir de um objetivo e nunca vai compensar a Liga", finalizou o antigo guarda-redes do Benfica.
Clássico dos quartos de final da prova rainha diante dos encarnados em risco para atleta titular da turma orientada por Francesco Farioli
07 Jan 2026 | 14:32 |
Francisco Moura permanece em dúvida para a receção ao Benfica, a contar para a Taça de Portugal. O defesa lateral contraiu uma lesão muscular no adutor esquerdo e pode falhar o clássico diante dos encarnados. A equipa técnica azul e branca aguarda a evolução clínica do atleta, cuja indisponibilidade obrigaria a alterações profundas na retaguarda.
Para cobrir esta posição no Porto, Francesco Farioli conta com Martim Fernandes no plantel principal. A situação complica-se porque Zaidu está ausente, ao serviço da sua seleção no CAN. Resta a adaptação de Jakub Kiwior, que também pode atuar como defesa-esquerdo.
Do lado do Benfica, as baixas para a visita ao reduto do rival são inúmeras e afetam todos os setores. Samuel Soares, Alexander Bah, António Silva, Nuno Félix e João Veloso estão fora. A lista de indisponíveis completa-se com Enzo Barrenechea, Bruma e Dodi Lukebakio, criando uma verdadeira dor de cabeça para Mourinho.
No reduto dos azuis e brancos, águias e dragões já mediram forças em 120 ocasiões. O Clube da luz venceu 19, empatou 31 e perdeu 70. Na última ocasião, em jogo a contar para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic, os comandados de José Mourinho empataram a zero.
O encontro da Taça de Portugal realiza-se na próxima quarta-feira, 14 de janeiro. O Benfica - que bateu o Farense na eliminatória anterior - desloca-se ao Estádio do Dragão, com pontapé de saída marcado para as 20h45. O jogo, referente aos quartos de final da competição, terá transmissão em direto e em canal aberto na RTP 1.
No verão de 2025, internacional turco rumou ao Besiktas, num negócio que rendeu aos cofres do Clube da Luz 30 milhões de euros
07 Jan 2026 | 13:39 |
Orkun Kökçü revelou, esta quarta-feira, que passou por dificuldades a nível psicológico na sua estádia pelo Benfica. Em entrevista ao TRT Sport, o antigo jogador do Clube da Luz não mencionou o nome de Bruno Lage – com o qual teve um conflito no Mundial de Clubes – e explicou a ida para o Besiktas.
“Tive dificuldades a nível mental”
"Passei um período muito bom no Benfica, foi uma boa fase do ponto de vista do futebol, mas a nível mental tive algumas dificuldades. Não consegui encontrar o ritmo e queria ser transferido", começou por afirmar Orkun Kökçü, abordando a saída dos encarnados no verão passado, para rumar às águias negras.
"Para mim, o mais importante na vida é ser feliz. Vivi dois anos em Portugal, mas foi a primeira vez que estive sozinho fora do meu país. Fora do futebol, foi um período muito solitário", acrescentou o internacional turco, que regressou ao país natal após representar o Benfica no Mundial de Clubes.
“Queria ir para um sítio onde fosse feliz”
"Era o meu sonho de infância jogar no Besiktas. Não sou uma pessoa obcecada com a carreira, no final toda a gente é esquecida. Queria ir para um sítio onde fosse feliz. Dizem que vim infeliz, mas isso não é verdade. Estou realmente feliz aqui”, finalizou o médio de 25 anos.
Orkun Kökçü - avaliado em 25 milhões de euros - chegou ao Benfica no verão de 2024, oriundo do Feyenoord, num negócio a rondar os 30 milhões de euros. Com o Manto Sagrado, o médio disputou 98 encontros, marcou 19 golos, fez 22 assistências e conquistou uma Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Porto.