
Modalidades
Líder do Benfica deixa recado ao Sporting: "Duas equipas que se matam"
03 Set 2025 | 09:15
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
24 Jul 2024 | 17:10 |
Passaram vários meses desde que Diogo Ribeiro conquistou o ouro no Mundial, mas muitos ainda encaram a natação para os Jogos Olímpicos como se fosse futebol. Esta visão simplista não corresponde à realidade. É crucial deixar Diogo Ribeiro nadar sem a pressão de expectativas irrealistas, mesmo com o seu histórico impressionante.
Desde fevereiro, quando Diogo Ribeiro se sagrou campeão mundial em Doha, nos 50 e 100 metros mariposa, comentadores começaram a prever uma medalha olímpica para Portugal em Paris-2024. “Ótimo, pessoas que nem ligavam nenhuma à modalidade passaram a dedicar alguma atenção, procurando notícias sobre o nadador do Benfica”, escreve Miguel Candeias no jornal A Bola. No entanto, Candeias destaca que a natação é regida por tempos específicos e apuramentos rigorosos, diferente de desportos como o atletismo.
A expectativa exagerada, contudo, persiste. Muitos ainda vêm as provas como se dependessem de um remate certeiro no futebol. Diogo Ribeiro, junto com seu treinador Alberto Silva, sempre frisaram que o objetivo é chegar à final e melhorar o recorde. “Depois, logo se vê o que pode acontecer se conseguir integrar o lote dos oito melhores que disputarão as medalhas”, explica Candeias. Ribeiro mantém o foco nos Jogos de Los Angeles-2028 quando fala de medalhas.
O nadador, com ambição e disciplina enraizadas no ADN, sabe da importância dos detalhes técnicos e da realidade dos números. “Nunca, até porque isso iria contra a natureza de um vencedor, o irão ouvir a diminuir-se em relação àquilo que ambiciona”, salienta Candeias. Ribeiro não promete o impossível, mas treina diariamente para se superar. No entanto, a comparação com os tempos de Tóquio 2020 mostra que a competição também evoluiu. O recorde nacional de 51,17s o deixaria em 8.º lugar nos jogos passados.
Neste momento, entre os 40 apurados para os 100 metros mariposa em Paris, Diogo tem o 15.º melhor tempo. Todos acreditam que pode superar o recorde nacional, mas há eliminatórias e meias-finais que exigem perfeição. “Face a esta realidade, não pressionem. Deixem-no nadar, mas não estejam à espera de cobrar algo que nunca disse que realizaria”, conclui Candeias. Diogo Ribeiro transporta-nos para o seu sonho, e devemos respeitar o percurso e as suas ambições com paciência e apoio realista.
Acompanhe todas as emoções do dérbi entre águias e leões, que discutem o primeiro troféu oficial da nova temporada em Gondomar
03 Set 2025 | 19:30 |
0’ – Na última ocasião em que mediram forças, o Benfica triunfou no reduto do Sporting, por 4-3, e conquistou o Campeonato Nacional.
0’ – Este será o jogo 150 entre Benfica e Sporting. As águias venceram 47, empataram 33 e perderam 69.
0’ – O Benfica conquistou a Supertaça por nove ocasiões, sendo que a última delas data de 2023, com um triunfo diante dos leões, por 5-4, no prolongamento.
0’ – Também Cassiano Klein perspetivou o dérbi entre Benfica e Sporting: “"É um jogo de 50/50. Será muito equilibrado e quem tiver a capacidade de aproveitar um pequeno lapso vai machucar muito a outra equipa”
0’ – Na antevisão do encontro, Afonso Jesus mostrou-se confiante: “Um dérbi representa muito para jovens que ambicionam estar no nosso lugar”
0’ – O jogo diz respeito à Supertaça, primeiro troféu oficial da nova temporada.
0’ – O futsal do Benfica defronta, esta quarta-feira, às 21h00, o Sporting.
Seleção Nacional fez história qualificou-se para os oitavos de final da competição, após mais uma vitória na fase de grupos, desta vez frente à Estónia
03 Set 2025 | 15:34 |
A Seleção portuguesa de basquetebol qualificou-se esta quarta-feira, dia 3 de setembro, pela primeira vez na história, para os oitavos de final do EuroBasquet. O conjunto das Quinas voltou a vencer e derrotou a Estónia por 68-65, no último encontro do Grupo A.
A vitória portuguesa foi arrancada a ferros e a vantagem foi restabelecida apenas a 20 segundos do fim. Com 65-64 no marcador para os rivais, valeram dois pontos ao cair do pano para dar a vantagem a Portugal, com o marcador a ficar 66-65 para os lusos. Obrigada a fazer falta, de forma a apressar a posse de bola nacional, a Estónia 'ofereceu' dois lançamentos livres que ampliaram a vantagem à Seleção Nacional, fechando assim o marcador a quatro segundos do apito final.
Neste mesmo encontro, Neemias Queta acabou por ser expulso e foi obrigado a dirigir-se para o balneário mais cedo do que os restantes companheiros de equipa. Na origem do ocorrido esteve uma celebração efusiva por parte do antigo jogador do Benfica.
Apesar da vitória portuguesa, foram os jogadores da Estónia que mais se destacaram a nível de estatísticas. Konontsuk foi o jogador com mais pontos no encontro, tendo somado 20 pontos em meia hora de jogo. De seguida surge Kullamae, que com 32 minutos na partida conseguiu fazer 17 pontos. Com o mesmo número de pontos em apenas 25 minutos surge Rafael Lisboa. Já Neemias Queta alcançou os 15 pontos em 22 minutos disputados.
A Seleção Nacional termina o Grupo A no quarto lugar, com sete pontos após cinco jogos. Nos oitavos de final, os lusos irão encontrar pela frente o vencedor do Grupo B que, ao que tudo indica, será a Alemanha. O embate está marcado para sábado, em Riga.
Confira o lance da expulsão de Neemias Queta:
Dérbi eterno na prova milionária obriga encarnados a estarem a todo o gás para conseguirem garantir um lugar na fase seguinte
03 Set 2025 | 10:53 |
O hóquei em patins do Benfica - que deixou fugir campeão europeu para o Porto - ficou, na passada terça-feira, a conhecer os adversários que terá pela frente na nova edição da Liga dos Campeões. Os encarnados ficaram no grupo B e irão defrontar o Sporting, a Oliveirense, o Barcelos, o Hockey Bassano e o Liceo. O calendário ainda não ficou definido.
O sorteio da Liga dos Campeões, que decorreu no Pavilhão Rota dos Móveis em Lordelo, Paredes, não foi nada simpático para o Benfica, dado que terá pela frente o atual campeão europeu (Barcelos), o eterno rival (Sporting) e ainda o Liceo (uma das mais fortes equipas espanholas da atualidade, depois do Barcelona).
No grupo A, ficaram o Porto, o Barcelona, o Igualada, o Trissino, o Saint-Omer e o Reus Deportiu. Importa lembrar que, nesta fase da Liga dos Campeões, seguem em frente os quatro primeiros classificados, o que facilita a continuidade em prova, mas terminar nos lugares cimeiros pode facilitar a tarefa nos quartos-de-final.
Na edição 2024/25 da Liga dos Campeões, o Benfica terminou no primeiro lugar do grupo B, com 28 pontos em 10 encontros (nove vitórias e um empate). Nos quartos-de-final, as águias eliminaram os espanhóis do Reus Deportiu, num agregado de 7-3, no conjunto das duas mãos. Nas meias-finais, o Clube da Luz foi eliminado pelo Porto.
O arranque do Campeonato Nacional do Benfica está agendado para dia 12 de outubro, às 19h00, com as águias a receberam o Turquel. O primeiro jogo grande acontece ainda nesse mesmo mês, na Luz, diante do Porto (29 de outubro, 20h30). O Clube da Luz pretende voltar a conquistar o título, que foge desde 2022/23.
Líder do Benfica deixa recado ao Sporting: "Duas equipas que se matam"
03 Set 2025 | 09:15
Capitão do Benfica deixa segredo para triunfo frente ao Sporting: "Estes jogos…"
03 Set 2025 | 07:34
Oficial! Craque que venceu duas Ligas dos Campeões reforça Benfica: "Estou muito contente"
02 Set 2025 | 21:51