Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

Campeão pelo Sporting deixa elogios rasgados a Cassiano Klein e dá receita para sucesso do Benfica

Antigo jogador que esteve às ordens do novo treinador do Clube da Luz destacou as qualidades do timoneiro, mas deixou uma advertência

Cassiano Klein, novo treinador do Benfica, foi elogiado e avisado por jogador que já esteve às suas ordens
Cassiano Klein, novo treinador do Benfica, foi elogiado e avisado por jogador que já esteve às suas ordens

12 Out 2024 | 14:58 |

Icon Comentário0

Cassiano Klein é, recorde-se, a nova aposta para comandar a equipa de futsal do Benfica e, em reação à contratação, um ex-pupilo seu, Léo Jaraguá, fixo que jogou no Sporting, sublinhou as qualidades do técnico, deixando, no entanto, alguns avisos para o seu início.


“Acredito que com o Cassiano e para a equipa do Benfica vai ser um tempo de adaptação. Isto não vai ser da noite para o dia. O Cassiano é um grande treinador, conseguiu grandes resultados no Brasil, mas é sempre diferente quando se sai do Brasil e se começa a trabalhar na Europa”, começou por dizer o antigo pupilo do treinador das águias, em declarações ao jornal Record.


“Existem algumas nuances diferentes no Brasil, algumas coisas um pouco diferentes, como os bloqueios, que no Brasil é proibido e na Europa é liberado, a questão mesmo da cultura dos jogadores brasileiros e a cultura dos jogadores europeus. No Benfica, existem muitos brasileiros então acredito que isso não vai ser uma dificuldade tão grande”, prosseguiu, enumerando as diferenças.


"Acho que o Cassiano consegue fazer um bom trabalho em Portugal, no Benfica."

“O Cassiano é um ótimo treinador, ele vem demonstrando isso nos últimos anos, conseguindo grandes resultados. É um treinador muito intenso, então talvez a dificuldade do Benfica esteja no início na adaptação ao trabalho dele, que ele é um treinador que cobra muito, um treinador intenso, com uma metodologia de jogo diferente de tudo aquilo com que eu tinha trabalhado”, sublinhou o fixo de 38 anos.


“É uma adaptação que eu acho que vai levar algum tempo a acontecer, mas se eles conseguirem chegar num ponto de fusão entre essa adaptação do Cassiano com a Europa e do Benfica com ele, eu acho que o Cassiano consegue fazer um bom trabalho em Portugal, no Benfica”, terminou Léo Jaraguá.

Vale destacar que, a 20 de setembro, o Benfica anunciou que Cassiano Klein assume as rédeas do Glorioso. O treinador assinou até 2027, ocupando o lugar anteriormente pertencente a Mário Silva, que se despediu do Clube encarnado, no final da época passada. 


Modalidades

A pensar no futuro, Cassiano Klein deixa certeza sobre o Benfica: "Gramde sonho"

Técnico do conjunto encarnado quebrou o silêncio e confessou que é um sonho poder continuar a liderar um Clube tão com como o das águias

Cassiano Klein, treinador de 42 anos da equipa de futsal do Benfica, foi o grande campeão da última edição do Campeonato Nacional da modalidade
Cassiano Klein, treinador de 42 anos da equipa de futsal do Benfica, foi o grande campeão da última edição do Campeonato Nacional da modalidade

30 Jul 2025 | 18:13 |

Icon Comentário0

Cassiano Klein, técnico da equipa de futsal do Benfica - que já arrancou os trabalhos -, prestou declarações à Agência Lusa, nas quais revelou um grande desejo de deixar uma grande marca no Clube da Luz. O treinador de 42 anos acabou o último Campeonato Nacional da modalidade como campeão pelos encarnados.


Cassiano Klein: ”É um grande sonho poder entregar um grande trabalho no Benfica”


"Acredito que é um grande sonho poder chegar e entregar um grande trabalho, e sabemos que entregar um grande trabalho num clube como o Benfica é conseguir deixar a nossa marca. Eu procuro deixar a minha com muita lealdade no trabalho, muito empenho e dedicação e, com isso, conquistas", começou por referir Cassiano Klein.


Cassiano Klein fez uma breve análise sobre o trabalho que tem feito no Benfica: "Se ganhares um jogo e te contentares com os elogios, porque se ganhar num desporto, irás ser elogiado e se perder num desporto, teoricamente irás ser cobrado e se o foco ficar em cima de cobranças ou elogios, então não irás crescer. A grande virtude, na minha humilde opinião, é de uma equipa que consegue ser mensurada conforme o trabalho, ou seja: se trabalhar duro, irá começar a motivar-se a trabalhar cada vez mais duro. Quando se consegue pegar numa equipa que já foi bem treinada, consegue-se melhorá-la ainda mais e esse foi o grande triunfo"

Cassiano Klein: ”Quando se está no ombro de alguém que é alto, consegue enxergar-se mais”


"Em todas as equipas do mundo ou seleções é isso, pega-se sempre no trabalho de alguém e dá-se continuidade. Há uma frase que é muito rica e que diz assim: estar nos ombros dos gigantes, quando se está no ombro de alguém que é alto, consegue enxergar-se mais", acrescentou Cassiano Klein, colocando o Benfica entre os melhores do mundo.

Relativamente ao regresso àquela que é a principal prova em termos europeus no futsal, Cassiano Klein não escondeu o seu entusiasmo: "Vejo que é uma competição incrível, onde nós tínhamos um desejo muito grande de voltar. Sabemos que tem diversas equipas de altíssimo nível, que vão estar a lutar por este título"


Modalidades

Ao conquistar o Campeonato Naconal, André Coelho revela: "Quando cheguei ao Benfica..."

Atleta da modalidade recém-campeã nacional recordou a temporada passada e confessou os bastidores da campanha histórica, perspetivando a próxima época

André Coelho revelou que encontrou uma equipa "mentalmente abalada" quando chegou ao Benfica, mas graças a Cassiano Klein, o Benfica conseguiu mudar o 'chip'
André Coelho revelou que encontrou uma equipa "mentalmente abalada" quando chegou ao Benfica, mas graças a Cassiano Klein, o Benfica conseguiu mudar o 'chip'

30 Jul 2025 | 17:35 |

Icon Comentário0

André Coelho, fixo da equipa de futsal masculino do Benfica, regressou à Luz na temporada passada e ajudou os encarnados a reconquistarem o titulo de campeão nacional da modalidade. Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o internacional português recordou a conquista e a mudança de mentalidade com a chegada de Cassiano Klein, treinador brasileiro.


André Coelho: "Quando cheguei ao Benfica, encontrei uma equipa mentalmente abalada"


O Benfica não vencia o campeonato nacional de futsal desde 2019, quando André Coelho ainda estava na Luz, antes de rumar ao Barcelona, onde jogou por quatro temporadas: "Não me considero nenhum amuleto de sorte. Acredito muito no meu trabalho e na minha equipa. Quando cheguei ao Benfica, encontrei uma equipa recheada de jogadores de topo, mas que mentalmente estavam abalados pelas épocas anteriores. Eu apenas vim acrescentar uma visão diferente e tentar ajudá-los ao máximo para que conseguíssemos alcançar os objetivos".


"Foi o meu maior objetivo neste regresso a Portugal e ao Benfica, que é um clube no qual adoro jogar, onde criei muitos amigos. Quando fui para o Barcelona [tricampeão espanhol entre 2020 e 2023] sempre tive esse desejo de voltar e assim aconteceu. Sabia que o clube estava numa situação complicada a nível de títulos de campeão, com o Sporting a conseguir alcançar os últimos quatro. Em 2024/25, coloquei como metas disputar novamente a Liga dos Campeões e ganhar o campeonato", confessou.

André Coelho: "A nossa força mental fez toda a diferença"


André Coelho recordou a conquista do título no João Rocha e revelou o segredo para o sucesso: "A nossa força mental fez toda a diferença. Em nenhum momento, ao contrário de jogos anteriores, deixamos que o resultado [2-0 a favor dos leões] nos desviasse ou colocasse em causa o nosso trabalho e a nossa tarefa. Estivemos sempre tranquilos e focados no processo e no que tinha de ser feito para levantar o troféu".

"A época 2024/25 foi uma época de mudanças. Entrou um novo treinador [Cassiano Klein], com novos métodos de trabalho e não é de um momento para o outro que se conseguem as coisas. No final da época, a equipa deu uma boa resposta e notou-se uma equipa mais madura, fisicamente mais apta e mentalmente muito forte e penso que advém daí o nosso sucesso". 

A equipa de futsal masculino já arrancou os trabalhos de preparação para a nova temporada e André Coelho perspetivou a próxima época: "Quem joga no Benfica sabe que o objetivo é sempre ganhar. Vai ser um ano muito bom com muitas competições para jogar e nós vamos em busca de dar o nosso melhor para conseguir conquistar o máximo de títulos possíveis".


Modalidades

Campeão europeu pelo Benfica vai treinar... Equipa de juvenis em Portugal

Técnico e antigo craque que já serviu os encarnados, conjunto pelo qual fez história, agora terá outras responsabilidades, num nível muito diferente do habitual

Ex-Benfica que terá agora um novo desafio fora do Clube da Luz, mas em Portugal, já foi campeão europeu noutra altura da sua carreira como treinador
Ex-Benfica que terá agora um novo desafio fora do Clube da Luz, mas em Portugal, já foi campeão europeu noutra altura da sua carreira como treinador

30 Jul 2025 | 13:28 |

Icon Comentário0

André Lima, antigo capitão da Seleção e treinador que levou o Benfica - que já arrancou a época 25/26 - à conquista da UEFA Futsal Cup, vai treinar a equipa de juvenis do Domus Nostra, de Mira. A decisão algo inesperada marca o regresso ao ativo de uma figura que esteve ligada a um dos momentos mais importantes da história do futsal encarnado.


O Domus Nostra oficializou a contratação de André Lima, que aceitou o convite para liderar o escalão de formação do clube. A experiência e o currículo do antigo treinador do Benfica não passaram despercebidos, e a direção do clube de Coimbra destaca o impacto desta escolha para o desenvolvimento dos seus jovens jogadores.


"André Lima é o novo treinador dos Juvenis do Domus Nostra! Sim, leu bem. Ainda estamos a tentar perceber se é mesmo verdade. Já nos beliscámos mil vezes, mas… é real: André Lima, lenda viva do futsal nacional e europeu, internacional português com 111 jogos e 107 golos pela Seleção, vai vestir a camisola do Domus Nostra", anunciou o clube português com entusiasmo.


Aos 54 anos, André Lima regressa a Portugal após vários anos de trabalho na China, onde esteve envolvido em projetos técnicos. No entanto, o seu nome continua associado ao sucesso europeu do Benfica, nomeadamente à conquista da UEFA Futsal Cup, um feito que nenhum outro treinador português repetiu ao serviço de um clube em território nacional.

O regresso de André Lima ao futsal português acontece longe dos grandes palcos, mas a escolha de começar pelos juvenis marca uma aposta clara no treino dos escalões de formação. O antigo treinador e jogador do Benfica inicia uma nova etapa com experiência acumulada ao mais alto nível, dentro e fora do país.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Atenção! Ídolo do Sporting despede-se e está a caminho do Benfica: "Foi um prazer"
Modalidades

Atenção! Ídolo do Sporting despede-se e está a caminho do Benfica: "Foi um prazer"

29 Jul 2025 | 16:10

Icon Comentário0
Futsal do Benfica arranca 25/26 e Cassiano Klein 'pisca olho' ao bicampeonato: "Obsessão"
Modalidades

Futsal do Benfica arranca 25/26 e Cassiano Klein 'pisca olho' ao bicampeonato: "Obsessão"

28 Jul 2025 | 17:23

Icon Comentário0
Internacional português do Benfica perto do Sporting? Jornalista aponta nesse sentido
Modalidades

Internacional português do Benfica perto do Sporting? Jornalista aponta nesse sentido

28 Jul 2025 | 13:29

Icon Comentário0