Futebol
Imprensa espanhola avança que Mourinho 'vetou' transferência relâmpago no Benfica
04 Fev 2026 | 13:32
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Nov 2024 | 09:47 |
Diogo Costa; João Cancelo, António Silva, Tomás Araújo e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves e Matheus Nunes; Francisco Conceição, Diogo Jota e Rafael Leão. Este é o onze provável para o Croácia - Portugal. É já hoje, 18 de novembro, que a Equipa das Quinas volta a entrar em campo, nesta que é a última pausa internacional do ano civil de 2024. Portugal viaja até Split, onde irá medir forças com a seleção local, em partida a contar para a sexta e última jornada do grupo A1 da Liga das Nações. Ambas a seleções já estão apuradas para os quartos-de-final da competição.
Já com o apuramento alcançado, Roberto Martínez, selecionador nacional, anunciou no final do encontro diante a Polónia, que alguns jogadores estariam dispensados dos trabalhos da equipa lusa, como os casos de Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Pedro Neto e Bruno Fernandes, que jogaram contra os polacos. No sentido inverso, o técnico promoveu as chamadas de Fábio Silva e Geovany Quenda, que estavam ao serviço da seleção sub21, orientada por Rui Jorge.
Na possibilidade de ser apresentado um onze renovado, a nação Benfiquista vê com bons olhos, a estreia absoluta de Tomás Araújo, o camisola 44 do Benfica tem estado em grande destaque esta temporada, ao dividir as tarefas defensivas com o capitão encarnado Nicolás Otamendi.
Vale destacar que, a última vez que Portugal defrontou a seleção croata, o selecionador nacional fez apresentar o seguinte onze inicial: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes; Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Vitinha; Pedro Neto, Cristiano Ronaldo e Rafael Leão. Pode ver-se algumas mexidas para logo à noite, contudo, é possível que Martínez esteja a pensar em promover novidades, mas sem fazer uma revolução total na identidade da equipa.
A última vez que as duas formações se defrontaram, aconteceu a 5 de setembro, no Estádio da Luz, onde Portugal venceu com golos de Dalot e CR7. Recorde-se que, Cristiano Ronaldo chegou à marca dos 900 golos na carreira, nessa mesma noite.
Futebolista acabou por não sair durante o mercado de inverno, o que acabou por criar alguns constrangimentos no planeamento da temporada
04 Fev 2026 | 14:31 |
Henrique Araújo tomou a decisão de jogar na equipa B. Pelo que foi possível apurar, o avançado de 24 anos, que era um dos dossiês que o Benfica precisava de resolver no mercado de janeiro, optou por descer à formação liderada por Nélson Veríssimo em vez de sair novamente por empréstimo, como seria de esperar.
Segundo escreveu o jornal Record, Henrique Araújo tomou a decisão de jogar pelo conjunto B, de forma a continuar a somar minutos, até à abertura do mercado de verão, onde irá avaliar, de forma mais ponderada, o seu futuro. A mesma fonte revela que a ideia do atacante será sair em definitivo e, como isso não se concretizou, o camisola 39 acabou por rejeitar as propostas em cima da mesa, incluindo a do Estoril.
A mesma fonte explica que a decisão de rumar à equipa B do Benfica também passa pela consciência de que, entrando num plantel novo, nesta fase da temporada, iria complicar o processo de afirmação de Henrique Araújo, que iria começar no fim da linha, atrás dos restantes atletas com rotinas assimiladas.
Por outro lado, o facto de ter contrato válido até ao verão de 2027 pode facilitar bastante a partida do camisola 39 no próximo mercado de verão. Em final de contrato, o Benfica pode tentar vender o jogador, por uma certa quantia, de forma a conseguir ainda lucrar com a venda de um ativo da formação do Seixal.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Henrique Araújo — avaliado em 2 milhões de euros — disputou apenas 11 jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Portugal. Nos 135 minutos em que esteve em campo, o avançado não registou qualquer golo ou assistência.
Imprensa nacional deu conta das ações que magnata helénico, dono do Rio Ave, teve durante o mês de janeiro, ao baralhar a estratégia das águias
04 Fev 2026 | 14:07 |
Evangelos Marinakis pode ser considerado a grande figura do mercado de inverno nacional. O dono da SAD do Rio Ave foi o grande protagonista na novela de André Luiz, ao criar imensas dificuldades para que o Benfica conseguisse fechar a contratação do extremo, que acabou por rumar ao Olympiacos.
Segundo deu conta o jornal Record, num artigo publicado esta quarta-feira, 4 de fevereiro, Marinakis não terá gostado da forma como o negócio foi conduzido e acabou por deixar o Clube da Luz a morrer na praia no que dizia respeito à contratação do extremo brasileiro.
A mesma fonte explica que o magnata grego se sentiu traído pelo facto de os responsáveis encarnados procurarem acelerar o processo para contratar André Luiz. Com isso em mente e aconselhado pela possibilidade de o jogador vir a ser bastante valorizado no Benfica, o que deixaria Nottingham Forest e Olympiacos - que contratou Clayton -, numa posição bastante complicada.
Assim, o dono do Rio Ave interveio diretamente no negócio e fez saber a Rui Costa que, a partir daquele momento, não haveria mais negociações, frisando que o Benfica teria de pagar o valor da cláusula de rescisão, fixada nos 20 milhões de euros, se quisesse contratar André Luiz.
Ora, perante a tão conhecida intransigência do grego, o Glorioso chegou a apresentar uma proposta a rondar os 12 milhões de euros, por um atleta que valia apenas 4M€. No entanto, as águias acabariam por desistir da contratação, o que levou André Luiz a rumar ao campeão grego, a troco de 6,75 milhões de euros, metade do que o Clube da Luz estava disposto a pagar.
Após derrota do Porto em Rio Maior, ante o Casa Pia, Clube da Luz ainda pode sonhar com o título. Contudo, existem alguns obstáculos
04 Fev 2026 | 13:34 |
A derrota do Porto frente ao Casa Pia alterou, ainda que de forma ligeira, o cenário do Benfica na corrida ao título. Após o empate das águias em Tondela, tudo indicava que a distância para o primeiro lugar se fixaria nos 12 pontos. O primeiro desaire da equipa orientada por Francesco Farioli na Liga acabou por reduzir essa diferença para nove, mantendo em aberto a possibilidade de uma recuperação nas 14 jornadas que faltam disputar.
A aproximação ao topo da classificação é curta em termos matemáticos, mas suficiente para manter vivo o objetivo do 39.º Campeonato Nacional. Contudo, para que isso aconteça, a equipa comandada por José Mourinho terá de somar vitórias em todos os jogos que restam, cenário que permitiria terminar a prova com 86 pontos.
Nesse contexto, o caminho do Benfica depende também de resultados favoráveis de terceiros. Estão em causa triunfos do Sporting frente ao Porto, bem como vitórias encarnadas nos duelos diretos com os dois clubes. A estes juntam-se ainda possíveis deslizes de leões e dragões frente ao Braga, numa conjugação de resultados exigente, mas teoricamente possível, tendo em conta o calendário das equipas envolvidas.
A tarefa apresenta, no entanto, dificuldades claras. Apesar de seguir sem derrotas no campeonato, o Benfica não conseguiu ainda ultrapassar a marca das três vitórias consecutivas nesta edição da Liga. Ainda assim, com 14 jornadas por disputar, o Clube da Luz mantém-se atento às contas e à possibilidade de continuar a lutar pelo título.
Vale a pena recordar que os encarnados voltam a entrar em campo frente Alverca, neste próximo domingo, 8 de fevereiro, às 20h30, no Estádio da Luz. O encontro diz respeito à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. As águias arrancam hoje os trabalhos de preparação.
Imprensa espanhola avança que Mourinho 'vetou' transferência relâmpago no Benfica
04 Fev 2026 | 13:32
Polémica com Cancelo! Ex Benfica foi centro das atenções no Albacete - Barcelona
04 Fev 2026 | 12:50
Futebolista que rendeu quase 80M€ ao benfica está a caminho da Turquia
04 Fev 2026 | 12:55