Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Benfica voltou a terras algarvias para medir forças com Farense. Depois de uma primeira visita, a contar para a Liga Portugal Betclic, que decorreu no início do mês de novembro, durante o dia ontem, 14 de janeiro, o Glorioso disputou com os algarvios uma vaga para os quartos-de-final da Taça de Portugal e, tal como tinha acontecido no passado, ambas partidas contaram com uma reviravolta no marcador, com as águias a viverem um déjà vu.
É preciso sofrer para acabar o encontro a ganhar e os Benfiquistas parecem saber bem qual é essa sensação no decorrer desta temporada. Foi a quinta vez, esta época, que os encarnados começam uma partida a perder e depois acabam por virar o resultado e a somar mais um triunfo importante. E ontem, em São Luís, viveu-se mais uma noite de nervos, com o Benfica a correr atrás do prejuízo.
Depois de uma primeira sem qualquer reação imediata ao tento dos algarvios, apontado por Tomané, as águias só levantaram voo durante a segunda parte. A reviravolta só surgiu no segundo tempo e num rasgo de inspiração de 'seis minutos à Benfica'. Andreas Schjelderup, Arthur Cabral e a Alexander Bah foram os autores dos golos, que permitiram um triunfo suado. Foi a segunda vez, temporada, que os encarnados foram obrigados a uma reviravolta frente ao Farense.
Sem haver sempre sofrimento à mistura, Bruno Lage sabe muito bem o que é começar a perder e depois dar a volta ao marcador. O mesmo aconteceu logo no primeiro encontro, quando regressou ao comando técnico dos encarnados, numa goleada por quatro bolas a uma, na receção ao Santa Clara. E, logo uns dias mais tarde, a história voltou a repetir-se, com a visita ao reduto do Gil Vicente, com nova goleada, desta vez por 5-1.
Por falar em repetições, na partida de ontem, o Benfica voltou a contar com um golo apontado por Arthur Cabral. O brasileiro foi titular e ajudou a construir o resultado, ao marcar o tento da cambalhota. Já na temporada passada, à 30.ª jornada, o canarinho também marcou no São Luís, ao fazer o segundo golo do Glorioso, que também venceu na altura por 3-1.
Guarda-redes, que está referenciado pelo Clube da Luz, para a janela de transferências de verão, reagiu ao rumores de mercado
|
0Ricardo Velho reagiu aos rumores de mercado, depois do apito final do Farense - Benfica. Nas declarações pós-jogo, na passada terça-feira, 14 de janeiro, o guarda-redes do emblema algarvio, que está referenciado pelas águias para o próximo defeso de verão, assegurou que o foco está no clube de Faro.
"Não posso dizer nada, porque o meu foco está no Farense, neste momento, o que quiserem fazer ou tratar não é comigo, as pessoas sabem disso. Lá está, o meu foco é no Farense, a ajudar a conquistar os objetivos e é isso que vamos fazer, sem dúvida", atirou o futebolista dos leões de Faro, que viu as suas redes abanarem por três ocasiões no duelo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Ricardo Velho - Não posso dizer nada, porque o meu foco está no Farense, neste momento, o que quiserem fazer ou tratar não é comigo
Vale recordar que, Ricardo Velho não é, de todo, um nome desconhecido para o universo do Benfica, sendo por esse motivo um 'namoro antigo' de Rui Costa e Rui Pedro Braz. Recentemente, o guarda-redes do Farense acabou por voltar a estar apontado ao Clube da Luz.
Na atual temporada desportiva, ao serviço do Farense, Ricardo Velho – atualmente com um valor de mercado fixado nos 5 milhões de euros - marcou presença em 19 partidas: 17 embates na Liga Portugal Betclic e na dois duelos na Taça de Portugal. O guarda-redes português de 26 anos soma 28 golos sofridos, nos 1.710 minutos totalizados.
Dirigentes do Clube da Luz continuam a sondar o mercado de transferências de inverno, existindo já alvos na lista de compras
|
0Rui Costa promete agitar as águas neste mercado de transferências de inverno e Rakel Engesvik, compatriota de Fredrik Aursnes, foi o último alvo apontado à equipa de futebol feminino do Benfica. Depois de ter sido revelado o interesse na médio do Brann, eis que os encarnados contam com boas notícias, podendo ter um 'trunfo' para fechar negócio já em janeiro.
O facto de Marit Lund, lateral contratada no início da presente temporada desportiva, ter partilhado o balneário do Brann com a médio norueguesa pode jogar a favor do Clube da Luz. A futebolista referenciada pelo Benfica deverá ver com bons olhos o reencontro com a antiga colega de equipa, que se está a dar bem de águia ao peito, na equipa orientada por Filipa Patão.
Importa recordar que esta não é a primeira vez que a Engesvik surge no radar do Benfica, tendo sido seguida pelos responsáveis das águias no último mercado de verão. Apesar de ter impressionado as águias, as negociações com o Brann acabaram por cair por terra, estando agora a atleta referenciada novamente.
Em 2024, ao serviço do Brann, Rakel Engesvik foi aposta da equipa norueguesa em 31 partidas: quatro na Liga dos Campeões, 26 no Campeonato Nacional e um na Taça da Noruega. Nos 1.660 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, a médio apontou oito golos e realizou duas assistências.
A atleta de 26 anos conta ainda com passagens pelo SK Trondheims-Ørn, Rosenborg, IL Sandviken, antes de chegar ao Brann. Na equipa desde 2022, Rakel Engesvik soma no total 69 partidas disputadas, 20 golos apontados e cinco assistências. No seu currículo, a médio conta com a conquista de dois Campeonatos Nacionais (2021 e 2022).
Timoneiro dos algarvios garante que o plano de jogo estava a funcionar na perfeição, mas depois do empate, acabou tudo por cair por terra
|
0O Benfica eliminou o Farense por três bolas a uma e conseguiu carimbar uma das últimas vagas para os quartos de final da Taça de Portugal. Num jogo de futebol a eliminar há o vencedor e há o derrotado e é normal que surjam reações opostas perante o resultado. Bruno Lage no final do encontro tinha motivos para estar contente, já Tozé Marreco técnico do emblema algarvio tinha uma perceção diferente da partida que assistiu.
O treinador dos leões de Faro garante que o resultado é enganador e não reflete o que aconteceu dentro das quatro linhas. “Quem vê três golos sofridos pode parecer que fomos muito empurrados para trás e não. Não permitimos quase nada na primeira parte e na segunda não há muitas oportunidades do Benfica. Depois no um para um e numa situação de pressão leva o jogo para o 2-1. Quando sofres dois golos em dois minutos… aí como é lógico abanas, foi o que aconteceu”, começou por dizer.
Tozé Marreco – O jogo resume-se muito a momentos individuais em que o Benfica é mais forte e mais capaz
Depois da eliminação da prova rainha aos pés dos pupilos de Bruno Lage, o foco dos algarvios passa a ser o Campeonato. “Esta Taça de Portugal era um extra absoluto para esta equipa. O foco é o campeonato. É tirar ilações daqui. Mesmo com equipas mais fortes, estando organizados, somos fortes. Analisar o que foi feito, corrigir rapidamente e agora temos o foco principal que é ir buscar pontos a Moreira de Cónegos”, acrescentou Tozé Marreco.
No fim, o timoneiro do Farense deixou uma observação sobre jogar no São Luís. “Precisamos do nosso estádio, é um estádio diferente. As pessoas não têm dimensão, mas o clube atrai muita gente. Não há milagres e precisamos do nosso estádio, com o Benfica e depois com o Rio Ave”, frisou Tozé Marreco no final da partida contra o Glorioso
Confira as declarações de Tozé Marreco: