Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
24 Dez 2025 | 12:54 |
Iturralde González, ex juiz internacional, analisou os principais lances da vitória do Benfica frente ao Famalicão (1-0), em duelo da 15.ª jornada. O especialista referiu que não há quaisquer dúvidas sobre a falta de Justin de Haas sobre Nicolás Otamendi e que Gustavo Sá deveria ter visto cartão.
Iturralde González: "É um penálti claro"
"É um penálti claro. De Haas salta utilizando o braço, existe um movimento do defesa com o braço e tem de ser assinalado penálti e mostrado o cartão amarelo. É claríssimo, porque há um movimento do braço, que vai direito à cara de Otamendi", escreveu no jornal 'Record'.
Iturralde González: "É uma jogada muita perigosa, porque podia ter lesionado o adversário"
De seguida, falou sobre o lance entre Gianluca Prestianni e o médio famalicense: "É uma jogada de escola arbitral. Gostaria de saber o que dizem os jogadores neste tipo de jogadas. Gustavo Sá toca primeiro na bola, mas muitas vezes isso não impede que seja falta. Aqui, já não consegue travar e sabe que vai derrubar Prestianni com uma entrada perigosa, por trás, mesmo recolhendo a perna. Para mim, é falta e admoestação. É uma jogada muita perigosa, porque podia ter lesionado o adversário".
O único tento da partida surgiu aos 34 minutos, depois de assinalada grande penalidade por falta sobre Nicolás Otamendi. Vangelis Pavlidis converteu da marca do castigo máximo, tendo chegado aos 14 golos na Liga, liderando isolado a lista de melhores marcadores.
O Benfica fecha o ano de 2025 com uma última vitória no Estádio da Luz, perante um adversário que deu muita luta aos pupilos de José Mourinho. Com este resultado, o Benfica dá continuidade ao bom momento de forma e assegura mais três pontos. Ao cabo de 15 rondas, as águias somam 35 pontos, mas continuam a oito pontos do Porto.
Clube da Luz colocou fim a uma série de três jogos consecutivos a vencer, mas manteve a sequência de 12 jogos sem conhecer sabor da derrota
24 Jan 2026 | 17:45 |
A equipa B do Benfica empatou frente ao Leixões (0-0), este sábado, dia 24 de janeiro. Em duelo da 19.ª jornada, os jovens encarnados colocaram fim a uma série de três jogos consecutivos a vencer, mas mantiveram a sequência de 12 jogos sem perder.
Num encontro disputado no Estádio do Mar, em Matosinhos, a primeira parte teve pouca história para contar. Ainda assim, o conjunto encarnado teve duas ocasiões para a abrir o marcador nos instantes iniciais. No entanto, foi sol de pouca dura e o encontro entrou num registo mais morno, marcado pela monotonia.
Na etapa complementar, o conjunto da casa mostrou maior atrevimento. Com outra dinâmica ofensiva, os 'Bebés do Mar' foram-se impondo no encontro, somando várias aproximações perigosas. Alarmado pela entrada em falso da equipa, o técnico das águias - que foi premiado recentemente - reajustou a equipa com algumas mexidas e conseguiu travar o ímpeto adversário. A partir daí, o encontro voltou a assumir contornos equilibrados e sem grandes ocasiões, culminando numa tremenda confusão ao cair do pano que resultou em duas expulsões, uma para cada lado (Ricardo Valente e Tiago Parente).
Com este empate - o 10.º em 23 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de Nélson Veríssimo estão no sétimo lugar, à condição, da tabela classificativa com 16 pontos. Leixões (21), Oliveirense (19) e Penafiel (19) ocupam os últimos lugar da competição.
A equipa B do Benfica vira agora atenções para a jornada 20 da Liga 2. Os encarnados vão enfrentar o Lusitânia de Lourosa. O encontro, diante da formação orientada por Pedro Miguel, está marcado para quinta-feira, dia 29 janeiro, às 18h00, no Seixal.
Atual treinador do Génova recordou convivência com o antigo futebolista encarnado e falou com emoção sobre jogador de 26 anos
24 Jan 2026 | 15:30 |
Daniele De Rossi, treinador do Génova, recordou a passagem de Mile Svilar pela Roma e falou com emoção sobre o jogador de 26 anos. O técnico foi quem lançou o ex-guarda redes do Benfica na equipa principal romana, numa altura em que Rui Patrício se encontrava lesionado, abrindo espaço para a afirmação do guardião.
De Rossi: "Mile Svilar pode ser colocado entre os três ou cinco melhores do mundo na sua posição"
"Não acho que tenha tido um olho particularmente brilhante para reconhecer que ele tinha algo diferente. O Mile Svilar pode ser colocado entre os três ou cinco melhores do mundo na sua posição", disse o treinador italiano, na antevisão ao encontro com a Roma, no Olímpico.
O futebolista ganhou destaque ao serviço do Anderlecht e, em 2017, assinou pelo Benfica, com selo de promessa do futebol mundial. Contudo, o mesmo nunca correspondeu a essas expetativas. Entre 2017 e 2022, alternou entre a equipa principal e secundária das águias, sem nunca realmente mostrar o seu devido valor.
Depois de cinco temporadas ao serviço das águias - onde ainda detém um recorde - reforçou o conjunto romano, chegando a trabalhar com José Mourinho. Apesar de ter representado as seleções jovens da Bélgica, optou por atuar pela Sérvia, mas contabiliza apenas uma internacionalização.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, com a camisola da Roma, Mile Svilar - avaliado em 35 milhões de euros - calçou as luvas em 29 partidas oficiais. Nos 2.610 minutos que esteve em campo, sofreu 20 golos, sendo um titular indiscutível na equipa da capital transalpina.
Treinador analisou o adversário, falou da chegada do ex internacional português e lamentou os problemas físicos que têm afetado o plantel
24 Jan 2026 | 14:41 |
José Mourinho fez, este sábado, dia 24 de janeiro, a antevisão ao jogo do Benfica frente ao Estrela da Amadora, relativo à 19.ª jornada da Liga e agendado para domingo, dia 25. O treinador das águias analisou o adversário, falou do regresso de Rafa e lamentou os problemas físicos que têm afetado o plantel.
O que é preciso para partir a baliza?
"Partir a baliza a fazer golo. Há muitas maneiras de fazer golos. O remate com violência que encaixa no partir a baliza, mas também há o passe à baliza, que é colocar a bola e fazer golo. Estamos a jogar muito bem em 80 metros, mas depois não fazemos os golos que devíamos fazer, em função do que jogamos. Analisamos tudo ao detalhe (..) Contra a Juve tivemos combinações lindíssimas, onde se fazes golos, seriam fantásticos. Estão nos a faltar estes 20 metros. Contra o Rio Ave devíamos ter ganho por um resultado completamente diferente. Em Turim, contra a Juve, na Champions, pisámos com bola, a área da Juve 34 vezes! É muito. Não podemos sair com zero [golos]. É por isso que utilizo o partir a baliza. Temos de ser mais objetivos. O treino de hoje foi de finalizações rápidas. Não esperar por fazer assistência. Olhar para a baliza com outros olhos.
Análise ao Estrela da Amadora:
"O jogo com o Estrela não é fácil de perceber o que pode ser. O Estrela foi, talvez, a equipa que mais mexeu no mercado. Começa por perder o Sidny e agora um central, o Kikas para a Bélgica, mas entram quatro jogadores que tentamos ir à procura e conhecer. É difícil perceber como podem encaixar. Este último resultado contra o Estoril é completamente fora do contexto. (...) A nossa referência são outros jogos, não contra o Estoril. É uma equipa que trabalha bem, com gente rápida. É uma equipa que nos pode criar problemas. A seguir ao jogo da Juve, tivemos três dias. E isso permite-nos chegar num estado ótimo e continuar o campeonato que estamos a fazer: sem derrotas e com mais pontos do que na época passada. Mas, obviamente, jogando em casa com o Estrela, qualquer resultado que não seja ganhar, seria muito mau para nós".
Rafa Silva:
"É sempre uma mais-valia. É um grande jogador com muita experiência. Para além disso, tem conhecimento total do que é jogar no Benfica. Em qualquer contexto e posição, é um jogador com muito a dar. Não joga há meses. Tem treinado individualmente e não podemos esperar que o melhor Rafa apareça amanhã no Estádio da Luz. É um jogador de quem nós precisamos e que já se disponibilizou - com o seu ADN, levezinho e musculado, sem histórico de lesões. Está disponível para jogar e amanhã vai jogar. O meu lugar de parque foi o lugar do Rafa nos anos que ele jogou no Benfica. Achei que era engraçado para ele voltar a casa com tudo o que significa. E achei que isso também era ter o lugar do parque".
Lesionados
"Imagine o nosso plantel com Bah, Lukebakio, Manu a 100%, com Bruma a 100%, com Ríos... Estamos a falar de um plantel mais rico, mais opções e mais adaptado às exigências do Benfica. São situações que nos têm limitado. É o que é. A própria situação de três lesões, graves, no ombro, a exigirem cirurgia ou longo tratamento conservador. Quatro lesões deste tipo... Obviamente é limitativo. É uma pena. O nosso plantel, com todos, é muito mais forte do que o plantel com o qual temos ido à luta".
Dezenas de adeptos do Benfica foram ao Seixal pedir explicações a Rui Costa
24 Jan 2026 | 13:31