
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Out 2025 | 19:17 |
À entrada para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic, já são conhecidos alguns apontamentos em relação aos principais lances que marcaram as partidas anteriores. Duarte Gomes, antigoárbitro, analisou os lances que decorreram nas partidas dos três grandes, incluindo o duelo entre o AVS - Benfica, a lidr com uma virose, onde defende que houve uma infração sobre Vangelis Pavlidis.
Duarte Gomes: "Foi uma situação que escapou ao árbitro"
A convite do jornalRecord, o antigo juiz analisou os lances que deixaram algumas dúvidas na sexra jornada, nomeadamente o AVS - Benfica, tal comoo Sporting - Moreirense e o Rio Ave - Porto. Na partida de estreia de José Mourinho, o antigo senhor do apito destacou uma jogada que envolveu o artilheiro grego.
Segundo Duarte Gomes, na reta final do encontro, ficou por assinalar uma infração pela forma como Pavlidis foi desarmado pelo adversário: "Foi uma situação que escapou ao árbitro. Há aparentemente um corte na bola, muitas queixas do jogador... e quando o árbitro vê um jogador com muitas queixas tende a desconfiar".
Duarte Gomes: "É daqueles lances em que percebemos que entrar primeiro à bola nem sempre anula a infração seguinte se for negligente"
"De facto há um corte na bola e não há posição irregular. Mas depois do corte na bola há uma entrada por trás na perna direita a varrer o Pavlidis. É daqueles lances em que percebemos que entrar primeiro à bola nem sempre anula a infração seguinte se for negligente", continuou a explicar Duarte Gomes.
Por fim, Duarte Gomes frisa que o árbitro do encontro não fez a melhor avaliação do lance, defendendo que faltou assinalar o lance e uma sanção contra o defesa do AVS: "Escapou ao escrutínio de um árbitro. Uma ação que ficou por punir e de um cartão amarelo. Não era vermelho porque a bola não fica para a frente do Pavlidis"
Liga Portugal revelou, esta sexta-feira, dia 3 de outubro, o calendário para quartos de final da Allianz Cup, prova vencida pelas águias em 2024/25
03 Out 2025 | 18:15 |
A Liga Portugal revelou, esta sexta-feira, dia 3 de outubro, o calendário para quartos de final da Taça da Liga, competição que se disputa entre os seis primeiros classificados da Liga Portugal em 2024/25, bem como o campeão e vice-campeão da Liga 2 na época passada.
Os jogos serão disputados em eliminatória única, com o objetivo de apurar os quatro finalistas que vão marcar presença na Final Four em Leiria, entre 6 e 10 de janeiro de 2026. O pontapé de saída dos quartos de final está marcado para o dia 28 de outubro, com o duelo entre Sporting e Alverca.
No dia seguinte, 29 de outubro, realizam-se dois encontros: Braga – Santa Clara e Benfica – Tondela. O último jogo desta fase será apenas a 4 de dezembro, data em que o Porto recebe o Vitória de Guimarães, encerrando assim a lista dos semifinalistas da prova.
Com os horários definidos, as equipas já conhecem o caminho que terão de percorrer para garantir presença na fase decisiva de uma competição que terá a cidade de Leiria como palco. O Benfica procura conquistar a prova pela nove vez no seu historial, a segunda consecutiva.
Nos últimos dias, a Liga Portugal assumiu a intenção de "aumentar a qualidade" da Taça da Liga, cuja final a quatro se realiza, pela sexta vez consecutiva, em Leiria. Na apresentação da competição, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, o presidente da LPFP, Reinaldo Teixeira, lembrou que a competição "tem vindo a crescer", tanto "no desempenho das equipas, quer nas condições do estádio", e destacou a "grande qualidade de competição e grande competitividade".
Apesar da situação anómala vivida pelo Clube da Luz, regulamento da Liga só permite o adiamento do encontro em situações muito específicas
03 Out 2025 | 17:55 |
O surto viral que atinge o plantel e equipa técnica do Benfica tem condicionado a preparação para o Clássico frente ao Porto, agendado para domingo às 21h15 no Estádio do Dragão. Apesar disso, o regulamento da Liga só permite o adiamento do encontro em situações muito específicas.
Assim, um jogo pode ser adiado apenas se um clube não tiver 13 jogadores disponíveis, entre os quais pelo menos um guarda-redes. Nos casos de doenças contagiosas, como viroses, a incapacidade de jogar tem de ser atestada por um médico do Serviço Nacional de Saúde.
O médico do clube pode atestar lesões ou doenças, mas precisa da confirmação de um médico do SNS. A decisão final de adiamento cabe ao Presidente da Liga Portugal e a um Diretor Executivo. Em caso de reagendamento, o encontro deverá realizar-se entre 5 e 15 dias após a cessação da inaptidão do plantel, não podendo ultrapassar o fim de semana seguinte à última jornada da competição.
Apesar deste enquadramento, o Clube encarnado, de acordo com informações recolhidas, não está a ponderar pedir o adiamento do jogo, mantendo o foco em recuperar os atletas a tempo da deslocação ao Dragão. Eis o que diz o regulamento na íntegra:
"Sem prejuízo do regime previsto no artigo anterior, deve ser determinado o adiamento de um jogo sempre que um clube não tenha, comprovadamente, um mínimo de 13 jogadores (dos quais, pelo menos, um seja guarda-redes) aptos a jogar. A inaptidão para jogar tem de ser atestada até ao início do jogo, pelas seguintes entidades ou pessoas: a) Direção-Geral de Saúde, no caso de despiste positivo de SARS-CoV-2 e/ou isolamento profilático de jogadores do plantel; b) médico do Serviço Nacional de Saúde, no caso de surto de outra doença contagiosa, vírica ou bacteriana, que determine incapacidade para jogar; c) médico do clube, no caso de lesão ou doença por outras causas, a confirmar por médico do SNS em atestado assinado e com a sua vinheta, entregue à Liga Portugal no prazo de 24h; d) Liga Portugal, através do registo de sanções do jogador, no caso de cumprimento de sanção disciplinar de suspensão", fica explícito no regulamento das competições da Liga, onde também se atesta quem tem competência para adiar o encontro é um médico".
"O jogo adiado ao abrigo do presente regime será reagendado para data a definir por acordo dos clubes nos dois dias úteis seguintes ao da data inicial"
A decisão estão nas mãos do Presidente da Liga Portugal e de um Diretor Executivo: "A decisão de adiamento é da competência do Presidente da Liga Portugal e de um Diretor Executivo. O jogo adiado ao abrigo do presente regime será reagendado para data a definir por acordo dos clubes nos dois dias úteis seguintes ao da data inicial do jogo ou, na sua falta, nos termos do n.º 2 do artigo 44.º Em qualquer dos casos, o reagendamento do jogo: a) deve obedecer aos requisitos do n.º 5 do artigo 44.º; b) deve ser feito para o período compreendido entre o 5.º e o 15.º dias, contados da cessação da inaptidão generalizada do plantel; c) não pode ser feito para data posterior ao fim de semana seguinte à data oficial da última jornada dos campeonatos organizados pela Liga Portugal".
Selecionador anunciou, esta sexta-feira, dia 3 de outubro, lote de convocados para os jogos de outubro, frente à Bulgária e Geórgia
03 Out 2025 | 17:16 |
A Turquia anunciou, esta sexta-feira, dia 3 de outubro, o lote de convocados para os jogos de outubro. Na lista de Vincenzo Montella voltou a haver espaço para Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu, jogadores que deixaram o Benfica no último mercado de transferências de verão.
Ambos os futebolistas são agora rivais na liga turca, uma vez que o médio está atualmente no Besiktas, enquanto o extremo representa o Fenerbahçe. Na última quinta-feira, o extremo marcou os dois golos da vitória da equipa de Istambul sobre o Nice (2-1) para a Liga Europa.
A Turquia defronta a Bulgária e a Geórgia nos dias 11 e 14 de outubro, respetivamente. Os dois encontros são referentes à qualificação para o Mundial 2026. A seleção turca, refira-se, está no terceiro lugar do Grupo E, com três pontos, os mesmos da Geórgia e a três da líder Espanha. A Bulgária tem duas derrotas e está sem pontuar.
Ao todo, com a camisola do Benfica, Kerem Akturkoglu - que forçou a saída para o Fenerbahçe – realizou 53 encontros, marcou 16 golos e fez 11 assistências. No que a títulos diz respeito, o internacional turco conquistou uma Taça da Liga (2024/25) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2025/26).
Já Kokçu – avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 98 encontros. O médio conseguiu apontar 19 golos e 22 assistências pelo Benfica, ajudando à conquista de uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24) e uma Taça da Liga (2024/25)