
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O comentador do Glorioso 1904, Pedro Brinca, em função do duelo do Benfica frente ao Moreirense, este domingo, dia 3 de dezembro, olhou aos erros cometidos pelos encarnados no empate frente ao Inter Milão, na passada quarta-feira, dia 29 de novembro.
Pedro Brinca começa por avaliar as razões da reviravolta: "Creio que depois de estar a ganhar por 3-0, o Benfica foi mais permissivo na concessão da posse de bola e isso foi letal quando o Inter tem jogadores de qualidade que não precisam de muitas oportunidades para marcar. Parece-me que se isso foi estratégico, então implicaria algum ajuste no 11 que estava em campo. Que não aconteceu. Mas tem-se notado uma maior disponibilidade física dos jogadores do Benfica, que parecem com maior intensidade e capacidade de pressão. Mas que ainda parece estar longe de durar os 90 minutos".
Todavia, o comentador aponta fortes críticas à arbitragem: "Existem culpas do Benfica naturalmente, mas isso não pode servir para desculpar uma arbitragem patética. É inadmissível a este nível ter arbitragens desta qualidade. Mas, à imagem do que acontece com a arbitragem nacional, nada irá acontecer a esta equipa de arbitragem. É a única profissão no mundo que conheço em que podem ser incompetentes quanto quiserem e as coisas continuam na mesma. É difícil eliminar a suspeição assim e isto não defende a credibilidade do jogo".
As substituições tardias de Roger Schmidt também são fortemente condenadas: "Roger Schmidt apenas mexe na equipa em fases mais adiantadas do jogo, e apenas posso aceitar que assim seja porque acha que não deve mexer antes. A realidade tem sugerido que talvez o devesse ter feito antes, e isso parece-me evidente quer no jogo com o Sporting, quer no jogo com o Inter ou mesmo no jogo da taça de Portugal".
Pedro Brinca termina a sua intervenção abordando as prestações de Morato e Tengstedt, que recentemente têm ganho espaço no Benfica e que deverão ser titulares frente ao Moreirense: "Tensgted fez um excelente jogo contra o Inter. Ainda me parece curto para uma equipa como o Benfica. Tengsted tem óbvias limitações técnicas que são inaceitáveis um jogador a este nível - veja-se a capacidade de receção e domínio de bola por exemplo - mas a sua relativa juventude dá-nos esperança que isso possa melhorar, e para isso nada como jogar", começa sobre o dinamarquês. "
"Depois de duas aquisições de raíz para a lateral esquerda, a melhor solução, de longe, é um central adaptado. Não podemos acertar todas as contratações, mas de facto não tivemos sorte com as laterais. Se eu pudesse pedir uma prenda no sapatinho de Janeiro, era um lateral esquerdo com capacidade técnica e de saída com bola, e um ponta de lança mais posicional, com capacidade no jogo aéreo", termina sobre Morato
Central argentino encontra-se em final de contrato. Apesar das águias quererem renovar, caso isso não se verifique, Bruno Lage não ficará descalço
|
O Benfica pretende renovar com Nicolás Otamendi durante mais uma temporada, porém, caso os encarnados não consigam convencer o campeão do mundo a ficar na Catedral, Bruno Lage não ficará descalço. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que Joshua Wynder é o homem na linha da frente para integrar o plantel principal.
De acordo com informações apuradas pelo Glorioso 1904, depois de ter estreado na Taça de Portugal, Wynder - avaliado em 1,3 milhões de euros - caiu nas graças de Bruno Lage. Apesar da tenra idade, o jovem central é assim visto como uma solução a longo prazo, estando, contudo, a sua aposta dependente de vários fatores.
Pois bem, o nosso Jornal apurou, junto de fonte próxima, que para Wynder subir à equipa principal, será necessário que dois dos três defesas - Otamendi, Tomás Araújo e António Silva - abandonem o Benfica no mercado de verão. Assim, o camisola 66 poderá beneficiar da saída dos colegas, ganhando espaço no plantel das águias.
Joshua Wynder, recorde-se, cumpre já a segunda época de águia ao peito. O defesa de 19 anos chegou ao Benfica oriundo do Louisville City, na temporada 2023/24. Em declarações à BTV, em agosto de 2023, o central não escondeu a felicidade por vestir de águia ao peito: "Estou muito feliz por assinar pelo Benfica. É um grande clube, com ótimos adeptos. Precisava de um clube que ajudasse ao meu desenvolvimento e o Benfica é um clube conhecido pelo trabalho realizado com os jovens e pela forma como ajuda ao crescimento dos jogadores".
Esta temporada, o central do Benfica regista um total de 30 jogos, com o Manto Sagrado: 27 na Segunda Liga, dois na Liga Revelação e um na Taça de Portugal - com a equipa principal dos encarnados. Nos 2.273 minutos somados, até ao momento, o defesa norte-americano fez o gosto ao pé em quatro ocasiões, mostrando-se no seu melhor nível, na presente época, com as cores do Glorioso.
Com Bruno Lage atento, futebolista pretende garantir um lugar no onze inicial na deslocação ao Minho para enfrentar a turma de Luís Freire
|
Já depois da bronca ter explodido no Benfica, Bruma parece querer deixar a polémica no passado. Tal como o Exclusivo Glorioso 1904 tinha avançado, em primeira mão, o reforço de inverno quer vingar de águia ao peito. O português vai mais longe e quer ser titular diante do Vitória de Guimarães.
O atacante contratado ao Braga, no último mercado de transferências, quer voltar a integrar os planos principais de Bruno Lage e aponta a mira à deslocação ao Minho para ser opção no encontro com o Vitória de Guimarães, segundo adianta o jornal A Bola, que confirma as informações já avançadas, em exclusivo, pelo nosso Jornal. A mesma fonte revela, ainda, que os colegas de equipa têm ajudado Bruma neste processo de reação.
Os mais experientes têm sido cruciais para ajudar o craque a reagir, apoiando Bruma para superar e deixar a polémica no passado. Para ser opção na partida frente ao Vitória de Guimarães, o reforço de Rui Costa tem de competir com Ángel Di María e Kerem Akturkoglu. O turco está a viver uma nova fase de águia ao peito, regressando ao que já tinha demonstrado quando reforço o Benfica, o que complica ainda mais a tarefa de Bruma.
No entanto, o internacional português não vai baixar os braços e pretende vingar de águia ao peito. Recorde-se que, o craque ficou de fora de alguns jogos, devido a uma gripe, o que gerou uma polémica. A imprensa nacional revelou que Bruma estaria de costas voltadas com Bruno Lage, mas, tanto o Benfica, em comunicado oficial, como agente do atleta e o próprio treinador, vieram a público desmentir esses rumores.
Na presente temporada, Bruma - atualmente avaliado em 8 milhões de euros –, com a camisola do Benfica, alinhou em oito partidas: sete a valer para a Liga Portugal Betclic e uma para a Taça de Portugal. De águia ao peito, o extremo internacional português já apontou um golo e concretizou duas assistências, nos 507 minutos em que esteve dentro das quatro linhas.
Quem deu a garantia foi o próprio presidente do clube turco, que fez uma revelação inédita sobre futebolista que está nos planos de Rui Costa da próxima época
|
Por esta ninguém esperava: Samuel Dahl esteve a um passo de reforçar o Besiktas. Ainda antes de rumar ao Benfica, no mercado de inverno, o lateral sueco esteve envolvido num negócio dos turcos para garantir a contratação do lateral. Quem garante esta informação é o próprio presidente das águias negras, Serdar Adali.
O dirigente máximo do Besiktas, onde atuam o ex-jogadores das águias, João Mário, Rafa e Gedson, revelou que Samuel Dahl não era o único, sendo que Ansu Fati, alvo do Benfica, também, esteve com pé e meio nas águias negras. Serdar Ali confirmou, então, que ambos os negócios acabaram a 'ir por água a baixo' antes do fecho do mercado de inverno.
Serdar Adali: Ansu Fati estava na nossa agenda. Além dele, havia o Patrick Berg e o Samuel Dahl.
"Ansu Fati estava na nossa agenda. Além dele, havia o Patrick Berg e o Samuel Dahl. Tínhamos essas três transferências prontas ao intervalo do jogo com o Twente [dia 30 de janeiro]. Depois do jogo, eu queria ir para Barcelona e concluir a transferência, mas não deu certo. Na noite em que fomos eliminados da Liga Europa, disseram-nos: 'O Fati não vai dar'", revelou Serdar Adali, em declarações à estação televisiva, TRT Sport.
É de recordar que, Samuel Dahl reforçou o Benfica, no último dia do defeso de inverno, vindo acompanhado de Bruma e Andrea Belotti. O concorrente de Álvaro Carreras cumpre empréstimo, com cláusula de compra, até ao final da temporada. No entanto, já se sabe que Rui Costa vai entrar em negociações para ativar a cláusula e garantir o passe a título definitivo do defesa sueco.
Samuel Dahl - com valor de mercado nos 7 milhões de euros - chegou ao Benfica no último defeso de transferências de inverno. De águia ao peito, o jogador sueco marcou presença em 12 partidas: sete na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal e três na Liga dos Campeões. Ao todo, o lateral-esquerdo, que enverga agora a camisola 26 dos vermelhos e brancos, conta com duas assistências, nos 725 minutos disputados.