Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
01 Jun 2024 | 15:25 |
Bernardo Silva pode estar mais perto do Barcelona. Apesar de ter contrato por mais duas temporadas com o Manchester City, o craque formado no Benfica tem uma cláusula no contrato com os ingleses, que permite que a sua transferência para o emblema espanhol seja facilitada.
De acordo com o canal “TV3”, o internacional português tem uma cláusula de rescisão de 58 milhões de euros para qualquer clube que esteja interessado em garantir os seus serviços. Contudo, o cenário muda se o emblema interessado for o Barcelona, clube com o qual o português tem um 'namoro' antigo. Segundo esta fonte, aquando da última renovação de Bernardo Silva com o Manchester City, Jorge Mendes assegurou junto dos cityzens que, caso o emblema blaugrana estivesse futuramente interessado no português, que o Manchester City facilitaria a saída do craque, permitindo que o emblema espanhol pagasse o valor da cláusula de forma parcelada, mais concretamente em três tranches de 19 milhões de euros cada.
No entanto, o único entrave ao negócio pode ser a chegada de Hansi Flick ao Barcelona. Segundo o “Sport”, o novo treinador considera que o Barcelona tem um número elevado de médios-centro de qualidade, assumindo que a grande lacuna do plantel blaugrana é, efetivamente, nas alas, dando, assim, prioridade à contratação de um extremo em vez de um centro-campista no próximo mercado de transferências.
Esta temporada, Bernardo Silva - avaliado em 70 milhões de euros - tem sido aposta regular de Pep Guardiola, somando 49 encontros nas pernas ao serviço dos citizens, onde marcou 12 golos e efetuou 10 assistências. Na temporada passada, o atleta realizou 55 jogos, onde somou sete tentos e seis passes para golo.
Pelo Glorioso, o internacional português, que atuou com o Manto Sagrado desde 2002 a 2014, marcou presença em três partidas, atuando na formação principal das águias. No que toca à equipa B, o futebolista, que já garantiu que quer regressar a vestir de águia ao peito, alinhou em 38 embates, apontando sete golos.
Imprensa revela que Presidente das águias teve em mãos várias propostas muito tentadoras, financeiramente, porém, optou pela vertente desportiva
04 Fev 2026 | 08:54 |
Com o fecho do mercado consumado, são feitas as contas de quanto é que os clubes investiram e venderam. No caso do Benfica, pelo que foi apurado, as águias viram Rui Costa mostrar intransigência na venda dos principais ativos neste defeso e, conforme adianta a imprensa, o valor podia muito bem ter chegado aos 100 milhões de euros.
Pelo que deu conta o jornal Record, na edição desta quarta-feira, 4 de fevereiro, o Clube da Luz resistiu ao forte assédio que vários emblemas fizeram a alguns dos principais atletas no plantel de José Mourinho. À cabeça, surgem os nomes de Vangelis Pavlidis, Andreas Schjelderup, Gianluca Prestianni e até de António Silva.
Com uma impressionante marca de 27 golos na presente temporada, Pavlidis era o ativo mais apetitoso na montra encarnada, com o Al Hilal a mostrar forte interesse em levar o avançado para a Arábia Saudita. No entanto, apesar do clube ter dinheiro para pagar o grego, o Benfica não mostrou qualquer interesse em libertar o jogador.
O mesmo também aconteceu com Schjelderup e Prestianni. No caso dos dois extremos, ambos estiveram muito perto de deixar a Luz neste defeso, contudo, as exibições mais recentes, nomeadamente contra o Real Madrid, fizeram com que Mourinho mudasse de ideias. António Silva — que entra no seu último ano de contrato —, e os jovens campeões do mundo sub-17 também estiveram debaixo dos holofotes.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis — avaliado em 35 milhões de euros — realizou um total de 38 partidas oficiais: 20 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e uma na Supertaça. Nos 3.079 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, registou 27 golos e cinco assistências.
Conhecido adepto encarnado comentou atual momento da equipa, após mais pontos perdidos, e abordou resto da temporada 2025/2026
04 Fev 2026 | 03:00 |
João Malheiro acredita no trabalho de José Mourinho. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso jornal esteve à conversa com o jornalista afeto ao Benfica, que analisou o desempenho do Special One, a perda de pontos no reduto do Tondela, o futuro na Liga dos Campeões e o mercado de inverno, que terminou ontem.
J.Malheiro: "[José] Mourinho casa na perfeição com o Benfica"
"Na minha opinião, José Mourinho, para além do ano de contrato que tem com o Benfica, deveria ter no mínimo mais dois. [José] Mourinho casa na perfeição com o Benfica. O que o clube precisa é de estabilidade, programação, competência e autoridade. Eu sou um acérrimo defensor de José Mourinho, que é um dos melhores treinadores do mundo, não apenas da atualidade, mas de todos os tempos", defendeu João Malheiro.
O antigo Diretor de Comunicação do Benfica, durante a presidência de Manuel Vilarinho, lamentou a falta de eficácia perante o Tondela, no passado domingo, apesar de um jogo bem conseguido. "Não é menos verdade que o Benfica não fez aquilo que se possa chamar um mau jogo. Acho que é difícil responsabilizar os jogadores que dominaram completamente o jogo. Mas o último passe e a finalização ditaram um empate ingrato e comprometedor".
J.Malheiro: "Não faz sentido dizer que a época terminou"
"O próximo clássico entre Porto e Sporting é decisivo. O Benfica terá que ter um objetivo e bater-se por ele, que é vencer os jogos até o final da temporada. Vai encontrar também pelo caminho o Porto em casa e o Sporting fora. Eu creio que não é excluir que o objetivo ainda seja o título nacional. Mas dependerá do rendimento dos rivais e do comportamento do Benfica. Não faz sentido dizer que a época terminou", referiu, sobre a possibilidade do Benfica conquistar o 39º campeonato nacional.
Sobre a Liga dos Campeões, João Malheiro acredita na qualificação frente ao Real Madrid, apesar das dificuldades. "O Real Madrid tem cinco dos melhores jogadores do mundo( Kylian Mbappé, Vinicius Júnior, Jude Bellingham - que pode falhar o play-off - Federico Valverde e Thibaut Courtois). São favoritos. Agora, numa eliminatória tudo pode acontecer, o Benfica não tem nenhuma razão para se considerar derrotado. Portanto, deve encarar a eliminatória com uma grande vontade de seguir em frente. Que sejam duas noites(17 e 25 de fevereiro) de inspiração.
J.Malheiro: "Creio que não faria muito sentido"
"Creio que não faria muito sentido, a não ser que o dinheiro apontasse fazer mais uma ou outra aquisição. Portanto, eu dou-me como satisfeito com este mercado, que apesar de tudo não foi financeiramente muito expressivo", conclui João Malheiro, que também aprovou as contratações de Sidny Cabral e Rafa Silva, na qual vão dar "outra expressão" ao plantel do Benfica.
Lateral-esquerdo checo esteve no empate do Slavia Praga (1-1) em casa do FK Pardubice, palco onde se tinha despedido antes de vir para o Clube encarnado
03 Fev 2026 | 17:46 |
David Jurásek estreou-se com uma assistência no empate (1-1) do Slavia Praga no terreno do FK Pardubice, precisamente onde tinha feito o último jogo pelo emblema checo antes de rumar ao Benfica, e o seu técnico, Jindrich Trpisovsky, mostrou muito agrado.
J.Trpisovsky: "Ele jogou melhor do que esperava"
"Ele jogou melhor do que eu esperava, retomou imediatamente as nossas rotinas. Ficou claro que sabia exatamente o que fazer em campo", elogiou o treinador do Slavia Praga, depois da vaga do lado esquerdo da defesa ter sido deixado pela saída de Malick Diouf para o West Ham.
A chegada do atleta de 25 anos traz dinamismo à equipa checa. "Atacávamos praticamente só por um lado, por isso é ótimo podermos contar novamente com o outro flanco. Os laterais são extremamente importantes para o nosso jogo e isso ficou provado. Quase todas as grandes oportunidades surgiram das alas".
Apesar deste empate, o Slavia Praga mantém a liderança do campeonato checo à 20.ª jornada, com 46 pontos, mais 5 do que o Sparta Praga. Vale lembrar que Jurásek custou 3 milhões de euros, depois de ter sido vendido ao Benfica, em 2023, por 14 milhões.
Nesta temporada, David Jurásek – avaliado em 4,5 milhões de euros – realizou 18 jogos: 10 na Liga Turca, quatro na qualificação da Liga Conferência, dois na qualificação da Liga Europa, um na Taça da Turquia e outro na Liga Checa. Nos 1.124 minutos em que esteve em campo, o defesa não marcou golos e fez uma assistência.