![Atenção! Já se sabe o horário do Benfica - Boavista](/storage/media-items/image/2025/01/benfica-taca-da-liga-sporting-bruno-lage_20250111113245.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Através das suas redes sociais, o antigo direto de comunicação do Porto, Francisco J Marques manifestou a sua insatisfação com a mão não assinalada, durante o confronto entre Benfica e Moreirense, que teve lugar no último sábado, 8 de fevereiro. Segundo o portista, o lance foi repetido poucas vezes na BTV, assim, o indicado como cúmplice do ‘não penálti’ a favor da equipa de Moreira dos Cónegos é Tiago Madureira, executivo da liga.
O comunicador começou por dar algum contexto a situação do Porto. “O FC Porto deixou de depender de si próprio para chegar ao segundo lugar e consequente participação nas eliminatórias de acesso à Champions. Acontece que o FC Porto só perdeu mais dois pontos porque no jogo da Luz ficou por assinalar um penálti claro de Florentino. Apesar de indiretamente muito prejudicado o FC Porto mantém-se calado, incapaz sequer de dar eco à revolta dos adeptos.” Começou por dizer e depois começou o ataque direcionada a BTV. Vale lembrar que já foi discutido sobre a veracidade do penálti.
“Como sempre acontece, a transmissão da BTV fez tudo para esconder a verdade e as imagens durante a transmissão são anedóticas, procurando que a perceção pública seja a que não houve erro. Umas imagens de telemóvel esclarecem mais do que a transmissão e houve mesmo analistas de arbitragem que reviram as suas avaliações depois visualizarem as tais imagens de telemóvel", prosseguiu, tendo deixado duras críticas à Liga.
“O problema não está em ser a BTV a fazer a transmissão, o problema está em não haver, como nos outros países da Europa ocidental, um manual de transmissão que faz com que independentemente de quem transmite o jogo não se infringem regras e as transmissões são imparciais, em benefício da competição e dos adeptos. Pois Tiago Madureira, enquanto diretor-executivo da Liga, podia e devia ter feito alguma coisa, mas não fez, foi cúmplice desta vigarice que são as transmissões da BTV", referiu Francisco Marques.
O antigo diretor de comunicação, ainda fez um apelo ao clube do Norte e ao presidente, André Villas Boas. “O FC Porto precisa de ações concretas, de quem não tenha medo de enfrentar o poder do Benfica. Pedroto dizia que enquanto fomos bons rapazes fomos sempre comidos, vejo muita gente a encher a boca com o nome do Pedroto, mas depois são piores do que bons rapazes", finalizou.
Futebolista da formação do Clube da Luz tem estado em evidência no PSG esta temporada, ao contribuir com golos e assistências na turma de Luis Enrique
|
O Monaco é o próximo rival do Benfica na Liga dos Campeões. Nesse sentido, Vanderson, lateral brasileiro do conjunto do Principado, em declarações exclusivas ao jornal A Bola, analisou o futebol português, tendo inclusive deixado uma garantia sobre João Neves, médio que abandonou o Clube da Luz no último verão, sendo que Gonçalo Ramos também foi alvo de elogios.
“A Ligue 1 francesa é um campeonato que ajuda muito os jogadores jovens a evoluir. E a Ligue 1 tem muito a ganhar e irá crescer muito com os jogadores de qualidade, como o João Neves, que vêm para cá.”, disse o lateral brasileiro quando questionado sobre como tem visto a evolução dos jovens ex-Benfica.
Os dois jogadores que já atuaram de águia ao peito transferiram-se, ambos, no ano de 2024 só que em alturas do ano diferente – Ramos em janeiro, por 65 milhões de euros e Neves, em agosto, por uma verba a rondar os 60 milhões de euros. O avançado internacional português não tem tido muitos minutos (apenas 755 em 18 jogos), mas, mesmo assim, é dos que mais contribui pelo clube parisiense – oito golos e três assistências. Já o médio, demorou a carburar, mas agora é titular em maior parte dos jogos fazendo um brilharete em muitos deles. João, neste momento, já conta com três golos e oito assistências e até irá ter direito a um prémio especial.
O brasileiro falou ainda do novo companheiro, Al-Musrati, ex-Braga e nome que também foi apontado para os encarnados. “Verdade, ele chegou numa semana importante, pois é um jogador que conhece bastante o Benfica e conhece bem o modo de jogar dos portugueses. É um cara que vem para ajudar-nos, que vem para acrescentar com a sua força física, a sua qualidade defensiva e com a bola no pé também. Espero que tenha muito sucesso aqui no Mónaco, como ele teve em Portugal. Vai ajudar-nos muito", completou.
O Monaco vai defrontar, novamente, o Benfica para a Liga dos Campeões, desta vez para o play-off de acesso aos oitavos de final. A primeira mão terá lugar na pequena cidade-estado francesa, esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, às 20h00. O último jogo entre estas duas equipas terminou num triunfo para os rapazes da Luz (3-2).
Monegascos e encarnados medem forças no próxima quarta-feira, 12 de fevereiro, pelas 20h00, no Stade Louis II, em duelo válido para o play-off da Champions
|
O Benfica de Bruno Lage defronta, na próxima quarta-feira, 12 de fevereiro, o Monaco de Adi Hutter, pelas 20h00. A partida, que vai ser disputada no Stade Louis II, é relativo à primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
No que toca ao Campeonato Nacional, as águias chegam a este encontro vindas de uma vitória frente ao Moreirense, no Estádio da Luz, por 3-2. Destaca-se que, Bruno Lage optou por ir a jogo com Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Manu Silva, Andreas Schjelderup, Orkun Kokçu, Kerem Akturkoglu e Vangelis Pavlidis.
No que diz respeito ao onze provável do Benfica para o jogo com o Monaco, Bruno Lage deve protagonizar três alterações, uma vez que apesar do regresso de Di María, o timoneiro setubalense perdeu Manu Silva e Alexander Bah por lesão. Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu, Ángel Di María, Kerem Akturkoglue e Vangelis Pavlidis deverá ser esta a formação inicial do Glorioso.
Recorde-se que para este jogo, o timoneiro das águias não poderá contar com cinco atletas. Tiago Gouveia e Renato Sanches continuam de fora das opções de Bruno Lage, devido a lesão. O extremo e o médio estiveram a fazer trabalho de ginásio nas últimas sessões das águias, não tendo comparecido no relvado. Além disso, Manu Silva e Alexander Bah, que sofreram lesões graves frente ao Moreirense, vão falhar o resto da temporada. Por outro lado, Bruma, que chegou no último mercado de transferências, não está inscrito para o duplo compromisso com a turma monegasca.
Vale destacar que, depois deste encontro, o Benfica de Bruno Lage volta aos relvados para medir forças com o Santa Clara. O embate, que é relativo à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, está agendado para o próximo sábado, 15 de fevereiro, pelas 18h00. A partida vai ser disputada no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, Açores.
Transmissão: SportTV 5
Informações: Quarta-feira - 12 de fevereiro - 20h00 - Stade Louis II
Ausências: Tiago Gouveia, Renato Sanches, Manu Silva e Alexander Bah (lesão)
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Maurizio Mariani (ITA) ; Assistentes: Daniele Bindoni e Alberto Tegoni; 4.º árbitro: Luca Pairetto; VAR: Daniele Chiffi; AVAR: Aleandro Di Paolo.
Antigo candidato à presidência do Porto não hesitou em criticar o Clube da Luz recorrendo às redes sociais face aos acontecimentos da última jornada
|
Esta terça-feira, Nuno Lobo, antigo candidato à presidência do Porto, lançou um comentário depreciativo ao Benfica, na rede social X, a propósito do incidente que aconteceu no passado domingo, dia 9 de fevereiro, no embate entre dois emblemas turcos.
No fim de semana passado, aconteceu uma coisa insólita no campeonato turco entre o Galatasaray - clube pelo qual passou a mais recente contratação do Benfica, Bruma e o turco Kerem Aktürkoğlu - e o Adana Demirspor, clube do angolano Maestro que já passou pelo Seixal. Passados 34 minutos, os jogadores forasteiros decidiram abandonar o relvado, não concordando com a decisão do árbitro que marcou grande penalidade a favor dos da casa. Esse penalti foi assinalado à equipa caseira no minuto 11, onde Álvaro Morata atirou para o fundo das redes, anulando o nulo na partida.
Nuno Lobo – Se situações destas pegam moda em Portugal, muitos jogos do Benfica correm o risco de não chegar ao fim
“Se situações destas pegam moda em Portugal, muitos jogos do Benfica correm o risco de não chegar ao fim”, começou por dizer. Antes disto, o antigo candidato ao cargo de presidente do clube das Antas, deixou também críticas pesadas ao penálti que terá ficado por assinalar contra Florentino, no jogo deste fim de semana entre Benfica e Moreirense – terminou com o triunfo das águias sobre os cónegos por três bolas a duas. Nuno “Seria péssimo para a credibilidade da nossa arbitragem e futebol português”, acrescentou ainda.
A Federação Turca de Futebol ainda não se pronunciou sobre o incidente. A decisão do abandono do encontro foi confirmada através das redes sociais do clube da casa, Galatasaray. Ainda não há previsão para quando, ou como, será o jogo retomado. O jogo em questão era referente à 23.ª jornada do campeonato.