
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
04 Abr 2024 | 06:00 |
A segunda mão da meia-final da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting terminou com igualdade a duas bolas, na passada terça-feira, dia 2 de abril, resultando na eliminação das águias da prova rainha. Nesse sentido, Carlos Janela, gestor desportivo e ex assessor da SAD encarnada entre 2009 e 2022, esteve à conversa com o nosso Jornal e deu-nos a sua opinião sobre o Dérbi Eterno e sobre as diferentes nuances do duelo.
Exibição de luxo com meio-campo a acompanhar
Apesar da eliminação da prova rainha, a equipa encarnada fez uma das melhores exibições da temporada e foi capaz de ter todo o Estádio da Luz no seu apoio, situação que não aconteceu em vários momentos na temporada. O Benfica entrou pressionante desde cedo e criou várias oportunidades de golo, apesar da fraca qualidade na altura da finalização.
Carlos Janela partilha da opinião em relação à qualidade da exibição do Glorioso: "O Benfica teve neste jogo os seus melhores momentos de futebol da presente época. Na primeira parte foi claramente superior a um Sporting de elevada qualidade, mas faltou concretizar em golos as diversas oportunidades". Contudo, o comentador destaca o desperdício nos primeiros 45 minutos como carrasco: "Foi decisivo para a eliminação não estar em vantagem ao intervalo".
O antigo Assessor da SAD do Benfica destaca ainda as grandes exibições de Florentino Luís e João Neves, que voltaram a ser a dupla titular: "O Florentino é o médio defensivo que melhor liberta o João Neves para ser o patrão da equipa. O João repetiu mais uma super exibição".
Esta temporada, Florentino Luís - avaliado em 20 milhões de euros - já foi aposta do técnico em 36 partidas, onde não registou qualquer golo ou assistência. No que toca à época transata, o craque marcou presença em 54 duelos, tendo protagonizado três ocasiões em que cruzou.
João Neves - avaliado em 45 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - já foi aposta em 41 encontros, onde marcou três golos e assistiu numa única ocasião, sendo peça-chave no meio-campo dos encarnados e um dos atletas mais utilizados por Roger Schmidt, esta temporada.
O penálti
O Gestor Desportivo aborda ainda a grande penalidade que ficou por assinalar, depois de Coates rasteirar Rafa na grande área verde e branca. O comentador aponta o dedo ao vídeo-árbitro, que deveria ter auxiliado João Pinheiro: "O João Pinheiro é um excelente arbitro. Nesse lance o VAR deveria ter pedido ao árbitro para visionar o lance. Há imagens que mostram um contacto suscetíveis de penálti".
Já no sábado
Carlos Janela termina a sua intervenção analisando o Dérbi Eterno do próximo sábado, dia 6 de abril, e como este resultado pode ter impacto nos atletas encarnados: "A eliminação não vai afetar negativamente a equipa para o jogo do próximo sábado".
O comentador prefere exaltar os níveis de confiança encarnados, após a tremenda exibição frente ao rival: "Já a excelente exibição realizada vai aumentar os níveis de confiança dos jogadores, e até dos adeptos para o dérbi de Alvalade".
Posto isto, o Benfica e Sporting encontram-se na 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic no próximo sábado, dia 6 de abril, no Estádio de Alvalade. O Dérbi Eterno tem arranque marcado para as 20h30 e será de cariz decisivo nas contas finais da prova.
Presidente do Porto tem falado cada vez mais sobre as arbitragens nos últimos tempos, e a tendência parece não se alterar no futuro próximo
09 Out 2025 | 16:52 |
A postura do Porto, com André Villas-Boas em destaque, em relação às arbitragens, é para continuar. O jornal Record avança que o emblema do norte do país, que tem estado no centro da atualidade devido às palavras do seu presidente, que disparou críticas para todo o lado, assumiu uma posição que quer manter para o futuro.
Segundo a imprensa nacional, a partir do apito final do clássico do futebol português, que colocou frente a frente Benfica e Porto, André Villas-Boas sente-se legitimado para denunciar o que considerar que está errado nas várias instituições que tutelam o futebol português, com especial atenção para o Conselho de Arbitragem.
O primeiro sinal dado por André Villas-Boas surgiu após o FC Porto B-Torreense, quando existiram críticas à ação do árbitro desse encontro, Vítor Ferreira. No entanto, o ponto alto que marca esta nova postura do emblema do norte foram as palavras do seu presidente nos Portugal Football Globes.
Segundo o jornal Record, a postura do Porto, e de André Villas-Boas, é que a inação da Federação Portuguesa de Futebol, e da Liga Portugal, foi o que permitiu o cenário de toxicidade no futebol português que está instalado, com constantes queixas e comunicados por parte dos três grandes, onde se incluiu o Benfica.
Para terminar, o periódico português explica que André Villas-Boas tinha noção de que as suas palavras nos Portugal Football Globes iriam causar a polémica que existiu, mas que o presidente do Porto se sentiu na necessidade de as proferir, com medo que existisse prejuízo para o emblema do norte do país, caso ficasse em silêncio.
Dois jogadores do Clube da Luz contraíram o mesmo problema físico, no mesmo jogo, e passado alguns meses, abriram o livro acerca da recuperação
09 Out 2025 | 16:17 |
O Benfica partilhou um vídeo onde Manu Silva e Alexander Bah revelam alguns detalhes sobre as suas lesões, e sobre o processo de recuperação. Os dois trabalham, há vários meses, para voltar aos relvados, e revelam que passar pelo mesmo problema juntos fortaleceu a relação entre ambos.
"Vi-te entrar e fiquei totalmente em choque porque não sabia o que tinha acontecido", começou por explicar Alexander Bah. A declaração tem um motivo: Manu Silva lesionou-se, no mesmo sítio, apenas três minutos depois do lateral encarnado ter deixado o campo, quando as águias eram orientadas por Bruno Lage, em 2024/25.
Manu Silva prosseguiu com a explicação: "Se é que existe uma coisa melhor, é o sentimento de ter alguém que passa pelas mesmas dificuldades, que partilha as mesmas conquistas, alguém com quem partilhar a dor. Por vezes, quando estás a passar por este tipo de situações, sentes que as pessoas não compreendem...".
"E, nesta situação, tenho a certeza de que tens as mesmas dificuldades, e sei que consigo ajudar-te nos dias menos bons. É como se fosse mais fácil passar pelos dias maus quando sabes que tens alguém que está a passar pelo mesmo. E o laço que criámos...", continuou o médio. Os dois jogadores acabaram por contrair exatamente a mesma lesão, uma rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
"De uma forma segura, mas o mais cedo possível. Tentar chegar ao nível em que estava, ou até melhor. Claro que penso em ser campeão, é um objetivo", atirou Manu Silva, já a pensar no regresso, numa perspetiva partilhada com o colega do Benfica: "Quero estar preparado quando regressar. Pronto para ajudar a equipa".
Antigo jogador dos rivais da segunda circular comentou a recente chegada do treinador português às águias, de quem confessou ser fã
09 Out 2025 | 15:21 |
Nani confessou ser fã de José Mourinho, e desejou boa sorte ao treinador do Benfica, com exceção feita aos jogos contra o Sporting. O antigo internacional português, que conta com três passagens pelo rival da segunda circular, falou com os jornalistas, em virtude da sua presença no Portugal Football Summit.
"Vejo com bons olhos. É muito bom para o nosso país, para nossa liga, vai dar mais visibilidade e promover o nosso campeonato. É um excelente treinador e todos temos orgulho no trabalho feito", começou por explicar Nani, acerca da chegada de José Mourinho ao Benfica - o técnico encarnado também elogiou o Clube da Luz recentemente.
O antigo internacional português prosseguiu: "Lá fora, todos os clubes e países ficaram de olho no nosso futebol e nos nossos treinadores porque o Mourinho foi e é o Special One, sempre demonstrou que temos muita qualidade no nosso país. Temos de dar sempre valor e honrar os que levantam o país".
"Gosto muito do Mourinho, é uma pessoa que admiro muito, gosto da postura dele e torço por ele, que tenha sucesso. Mas, é lógico, contra o Sporting, vai-me desculpar, mas aí não há espaço para vitórias (risos)", atirou de seguida o jogador retirado.
Terminou, com uma análise à luta pelo campeonato: "Acredito, tudo é possível. Temos tudo a nosso favor. Já somos campeões e temos de trabalhar para voltar a ser. Quem tem de correr atrás são os outros que ainda não ganharam, mas acredito que seja mais difícil este ano. O FC Porto está bem preparado, o Benfica a crescer, vai ser um campeonato muito bem disputado. O Sp. Braga e outras equipas também se prepararam bem e não vai ser fácil. Temos de trabalhar e acreditar que vamos chegar na frente".