
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nicolás Otamendi renovou, na passada sexta-feira, dia 9 de junho, contrato com o Benfica, até junho de 2025 e isso poderá significar que a permanência de António Silva no plantel das águias está ‘tremida’.
Sabe o nosso Jornal que a continuidade do capitão deverá estar diretamente relacionada com a saída do camisola 66, que conta com o interesse de vários tubarões. Porém Rui Costa já terá um plano em marcha, não deixando Roger Schmidt ‘descalço’.
Tubarões querem ‘pescar’ pérola do Seixal
António Silva tem chamado a atenção de vários gigantes europeus, pelo que o PSG se encontra na liderança da corrida pelo defesa, estando mesmo a equacionar pagar a cláusula de rescisão do jovem, fixada nos 100 milhões de euros.
Além dos franceses, também o Real Madrid, a Juventus, o Nápoles e o Liverpool estão a observar de lupa a performance do defesa, que foi agora chamado por Roberto Martínez para os jogos de qualificação para o Euro 2024, contra a Bósnia-Herzegovina e a Islândia, onde os clubes interessados deverão estar atentos.
De recordar que, o craque apenas abandonará a formação encarnada a troco da cláusula de recisão, visto que Rui Costa já terá garantido que qualquer peça-chave para o treinador alemão só deixar a Luz nessas condições.
Plano em marcha não deixa Schmidt ‘apeado’
Além da mais recente contratação para a equipa B das águias, Joshua Wynder, que poderá ser útil ao técnico germânico no desenrolar da temporada, o timoneiro das águias conta ainda, já no plantel, com Morato e Lucas Veríssimo.
Apesar do camisola 4 ter já ‘muito mercado’, principalmente clubes brasileiros, à sua espera, a possibilidade de continuar na Catedral é significativa, caso encha as medidas a Roger Schmidt.
A caminho do Glorioso estão João Victor e Tomás Araújo, que estiveram emprestados ao Nantes e ao Gil Vicente. Porém o treinador encarnado já garantiu que os dois atletas deveriam regressar à formação das papoilas saltitantes.
Assim sendo, mesmo sem contratar, caso António Silve rume a outro emblema, o técnico alemão não irá ficar ‘descalço’, existindo várias soluções dentro de portas.
Opções válidas para um plano secundário
Caso algum dos craques acima mencionados ‘troquem as voltas’ a Rui Costa e decidam mudar de ares, o Maestro já tem alvos na mira. Jarrad Branthwaite, atleta do Everton, que atua por empréstimo no PSV, está no radar das águias, que terão de competir com o Ajax, a Roma e o Bayern Munique. Porém, os 17 milhões de euros exigidos pelo emblema poderão afastar os encarnados.
Também, Konstantinos Koulierakis, central do PAOK, esteve referenciado pelo Clube da Luz, no passado mercado de verão, podendo voltar a ser uma opção em cima da mesa nesta janela de transferências.
Fotografia de Benfica
Direção do Clube da Luz pretende aumentar o ordenado no futebolista, dada a importância que desempenha no plantel de Bruno Lage
|
Rui Costa não pretende ver sair Álvaro Carreras no mercado de verão e, além de estar a preparar a renovação de contrato do camisola 3, incluindo uma nova cláusula de rescisão, o Presidente tem mais uma cartada para convencer o lateral espanhol a permanecer no plantel orientado por Bruno Lage.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, o prolongamento do vínculo vem acompanhado de um novo ordenado. Dada a importância de Carreras na equipa do Benfica, sendo para já um titular indiscutível dos encarnados, a estrutura liderada por Rui Costa pretende premiar o defesa, querendo aumentar o salário do camisola 3.
Apesar do diário desportivo revelar o aumento salarial do craque, a verdade é que ainda não existem valores em cima da mesa. No entanto, a mesma fonte assegura que "Carreras tem um ordenado baixo em comparação com alguns dos mais influentes", algo que vai mudar assim que se concretize a renovação da ligação com o Benfica.
Vale destacar que, caso a estratégia de Rui Costa falhe e o titular de Bruno Lage abandone mesmo a Catedral em junho, a Direção tem já um alvo referenciado. Com Samuel Dahl praticamente certo em 2025/26, Fran García surgiu no radar em caso de transferência de Carreras e já tem um preço associado.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 45 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e quatro na Taça de Portugal. Nos 3.934 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou três golos e fez cinco assistências, sendo uma das figuras do conjunto orientado por Bruno Lage.
Médio, que tem ainda mais um ano de contrato com o Manchester City, tem sido associado a um eventual retorno à Luz no mercado de transferências de verão
|
Apesar de ter sido avançado que a vinda de Bernardo Silva para o Benfica, no mercado de verão, estaria mais complicada, dada a entrada do Barcelona na corrida pelo craque, as mais recentes novidades revelam que Rui Costa tem agora dois trunfos para conseguir garantir o regresso do médio internacional português.
Mesmo aprovando uma mudança para o emblema espanhol e uma viagem para a La Liga, se a decisão tivesse de ser tomada agora, Bernardo Silva preferia voltar ao Benfica. O jornal A Bola revela que, pesando na balança as duas opções, o futebolista luso escolheria com o "coração", priorizando voltar a vestir o Manto Sagrado.
Mas existe ainda mais um fator a jogar a favor de Rui Costa. De acordo com informações avançadas pelo diário acima mencionado, o tema financeiro não é uma questão para Bernardo Silva. O titular de Pep Guardiola "tem consciência de que nunca poderá auferir na Luz um salário ao nível do que recebe em Inglaterra", pelo que o ordenado não será visto como um entrave.
Vale destacar que, além de Bernardo Silva, este mercado de verão promete trazer vários regressos ao Benfica. Depois de ter garantido novamente Renato Sanches de águia ao peito, Rui Costa tem Victor Lindelof, Nélson Semedo e ainda João Félix na lista de alvos para esta janela de transferências de junho.
Na presente temporada, Bernardo Silva - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - já contabiliza 41 jogos: nove na Liga dos Campeões, 27 na Premier League, três na FA Cup, um na League Cup e um na FA Community Shield. O médio internacional português, que passou pela formação do Benfica, conta com três golos e quatro assistências, nos 3.184 minutos totalizados em 2024/25.
Camisola 11 dos vermelhos e brancos, recorde-se, conta agora com duas passagens pelo Clube da Luz, sendo atualmente uma das figuras do plantel
|
A contratação de Ángel Di María foi aprovada por Hernán Crespo. O antigo jogador argentino, que passou pelo Inter, Chelsea ou Milan, revelou, em entrevista à Rádio Renascença, na passada quarta-feira, 16 de abril, que deu o aval a Rui Costa, quando o atual Presidente cumpria funções de diretor desportivo.
Hernán Crespo - Disseram-me que parte tudo
"Tenho uma história com o Rui Costa por causa do Di María. O Rui estava no primeiro ano como diretor desportivo e íamos jogar um Benfica-Inter para a Eusébio Cup. Encontrei-me com o Rui e ele disse-me: 'Fui buscar um miúdo que joga no Rosário Central, disseram-me que parte tudo, fiz tudo para trazê-lo para cá. O que me dizes dele, como é que ele é?'", começou por referir o ex-craque argentino.
"Estava a falar-me do Di María e eu disse-lhe 'nos teus primeiros passos [como dirigente], fizeste a melhor contratação dos últimos anos', disse-lhe, 'porque foste buscar um jogador especial'. Eu conheci o Di María porque, quando preparávamos a Copa América de 2007, ele veio como sparring", concluiu Hernán Crespo.
Hernán Crespo - Foste buscar um jogador especial
Recorde-se que, Di María decidiu regressar à Catedral em 2023/24, já com Rui Costa na presidência, contando agora com duas passagens pelo Benfica. O camisola 11 é agora uma das figuras principais do plantel das águias, sendo um titular habitual de Bruno Lage.
Esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica, Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 36 encontros: 22 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.389 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 15 golos e fez oito assistências.