Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Obrador brilha pela Espanha! Craque do Benfica fulcral em reviravolta épica (Vídeo)

Jogador que pertence aos quadros do Clube da Luz foi titular ao serviço da sua equipa nacional, em jogo disputado na última terça-feira, 14 de outubro

Obrador, que pertence aos quadros do Benfica, foi titular ao serviço da Espanha, em jogo disputado na última terça-feira
Obrador, que pertence aos quadros do Benfica, foi titular ao serviço da Espanha, em jogo disputado na última terça-feira

15 Out 2025 | 08:16 |

Icon Comentário0

Rafael Obrador foi titular na vitória da Seleção de Espanha sub-21, contra a congénere finlandesa. A partida terminou com vitória de nuestros hermanos, por 2-1, num jogo que chegou a estar muito complicado, mas que terminou com reviravolta no marcador.


Começar por destacar a presença de Rafael Obrador a titular na Seleção de Espanha sub-21. O jogador do Benfica foi o único representante do campeonato português no relvado, sendo que foi escolhido à frente de Ivan Fresneda, por exemplo, que não saiu do banco de suplentes.


Quanto à partida, começou com a Espanha por cima, mas com a Finlândia a conseguir equilibrar as operações, batendo-se sempre de igual para igual com a equipa de Rafael Obrador. O intervalo chegou sem golos a assinalar, sendo que o primeiro do jogo só chegaria aos 65', num auto-golo apontado por Gasiorowski que dava vantagem à Finlândia.


A reação da Seleção de Espanha começou nessa altura. Rafael Obrador, que demonstrou grande solidez defensiva durante a partida, foi substituído aos 88', e assistiu do banco aos golos de Mayenda (90'), e Gonzalo Garcia (90+3'), que confirmaram a reviravolta espanhola, já em tempo de compensação.

A Seleção espanhola, onde alinha Rafael Obrador do Benfica fica, assim, tal como acontece com Portugal, em boa posição para se apurar para o Campeonato da Europa sub-21. Os espanhóis estão em primeiro lugar do grupo A, com três vitórias noutros tantos jogos.


Confira, aqui, o vídeo do segundo golo da Espanha: 


Futebol

Seleção aplica goleada com muito Benfica à mistura! Treinador explica: "Muita fome"

Equipa das quinas disputou uma partida de qualificação para o Campeonato da Europa, que terminou com um resultado muito desnivelado

Seleção disputou uma partida de qualificação para o Europeu, que terminou com um resultado muito desnivelado. Dois ex Benfica começaram a partida
Seleção disputou uma partida de qualificação para o Europeu, que terminou com um resultado muito desnivelado. Dois ex Benfica começaram a partida

15 Out 2025 | 07:53 |

Icon Comentário0

Luís Freire demonstrou-se muito satisfeito com o resultado atingido pela Seleção sub-21, na partida frente a Gibraltar, em encontro referente à qualificação para o Europeu da categoria. O treinador português, que começou com dois jogadores que pertencem aos quadros do Benfica (os emprestados André Gomes e Gustavo Varela), falou com os jornalistas no fim da partida e não escondeu o orgulho, tal como tinha feito no último encontro.


"Tentámos ao máximo passar aos jogadores a importância de sermos a mesma equipa que temos sido, com muita energia, alegria e paixão pelo jogo", começou por explicar Luís Freire, que viu a Seleção sub-21 derrotar a congénere de Gibraltar por 11-0.


Luís Freire prosseguiu, sobre a importância de atitude da equipa: "O grupo esteve muito solidário e competente, sempre com muita fome de golos. Foi sempre procurando, nunca deixou o jogo cair no ritmo mais lento, acelerando-o como tínhamos pedido".


Vários jogadores jogaram comigo, de início, pela primeira vez e deram excelente resposta”, atirou, de seguida, o antigo treinador de Rio Ave e Vitória de Guimarães. Relembrar que Gonçalo Oliveira, do Benfica, tem sido habitual titular mas não fez parte da partida com Gibraltar, numa decisão que se prendeu com a gestão do grupo.

Por último, salientou a "o crescimento e a consistência no jogo", até porque "criar muitas oportunidades contra um bloco baixo não é fácil", contou, ainda, o treinador da Seleção sub-21. Portugal fica, ao fim desta dupla jornada de apuramento, muito perto de garantir a presença no Campeonato da Europa da categoria, que se disputa em 2027.



Futebol

Tudo o que disse Rui Costa na entrevista à Benfica TV: "Ser recordado como fui enquanto jogador"

Atual Presidente do Clube da Luz volta a fazer parte do lote de candidatos ao cargo de líder máximo das águias. Decisão está marcada para 25 de outubro

Rui Costa, atual Presidente do Benfica volta a fazer parte do lote de candidatos às eleições das águias. Tudo se decide a 25 de outubro
Rui Costa, atual Presidente do Benfica volta a fazer parte do lote de candidatos às eleições das águias. Tudo se decide a 25 de outubro

15 Out 2025 | 07:37 |

Icon Comentário0

Rui Costa foi entrevistado pela BTV, em virtude da sua participação nas eleições para a Presidência do Benfica. O atual Presidente do Clube da Luz faz parte do lote da candidatos às eleições encarnadas, que se disputam no próximo dia 25 de outubro. Leia, aqui, a entrevista na íntegra - e confira, aqui, a conversa com outro candidato.


O motivo da recandidatura?


"Antes de mais, como tenho dito, porque no Benfica não se desiste. Estou muito mais confortável agora. O clube andou para a frente e não para trás. Estou convencido que posso fazer mais e melhor, depois de quatro anos que não foram fáceis."


Remuneração

"Os novos estatutos assim o permitem, os sócios assim o votaram e acredito que seja algo positivo para o Benfica. Nunca fui por isso. Estou há cinco anos sem remuneração. Mas podemos criar uma equipa mais capaz para ajudar o Benfica."


Títulos, plantel e formação

"Ao longo destes quatro anos já fizemos uma reestruturação, obviamente que queríamos estar aqui com mais títulos do que os quatro que conquistámos. Dotámos o clube de forma muito mais preparada. Poderia embelezar mais, mas não creio que nenhum clube esteja em crise quando um clube que na última semana teve a possibilidade de disputar dois títulos, que esteve no Mundial de Clubes por mérito próprio, que conquista a Supertaça no arranque da nova época. Obviamente estamos mais perto das vitórias do que no passado. Quando entrei, o Benfica vinha de três anos com uma Supertaça. Tudo o que é feito foi para estarmos mais perto de ganhar. É um facto que não ganhámos, mas tivemos em todas as competições para ganhar e isso quer dizer alguma coisa também. Nem sempre acertámos nos jogadores porque quando se faz uma reformulação ampla é normal. Mas queremos não acertar cada vez menos. O resto do plantel foi sempre completado com jogadores da formação. O Benfica sempre teve no mínimo 8 jogadores da formação. Este ano tem 11, isto na tentativa de ter sempre jogadores da formação. Isto no futebol é muito volátil e as pessoas esquecem-se do plantel que tínhamos há quatro anos, e este plantel é muito mais valioso e mesmo em termos de futuro. Os jogadores que estão emprestados neste momento são jogadores da formação, de forma a que pudéssemos dar crescimento aos atletas. Hoje, apenas um jogador contratado está emprestado. O resto é tudo da formação."

Talento formado no Seixal

"Há gerações melhores que outras, gerações que dão melhores talentos individuais e outras coletivos. Neste mandato tivemos 31 jogadores oriundos da formação nos plantéis principais - 28 destes 31 foram estreias. Alguns tiveram peso importante até no onze inicial do Benfica, outros enquanto soluções e alternativas ao plantel principal, só que isto depende das gerações, das qualidades dos jogadores... Queremos é abrir esta porta para que todos eles possam chegar à equipa principal. O terceiro passo é eles conseguirem impor-se na equipa principal. Trinta e um jogadores em quatro anos na equipa principal do Benfica creio que é um ótimo sinal para todos os jogadores sentirem que podem chegar à equipa principal."

Mercado português

"É sempre avaliado. Não temos contratado muito, umas vezes porque as posições que queremos acreditamos que podemos contratar melhor no estrangeiro, outras vezes porque é mais caro já em Portugal. Um desses casos - de jogadores que custam mais caro do que o habitual do mercado português - é o Manu, que esperemos que recupere e já está quase pronto para voltar à nossa equipa profissional."

Futebol profissional

"Mário Branco terá à sua volta uma estrutura muito competente. Teremos um diretor de Scout dentro daquilo que temos, com toda uma equipa de Scouting que nos apoia. Se há uma estrutura que está muito profissionalizada é a estrutura que está à volta da equipa principal, da formação ou do futebol feminino."

Modelo de jogo

"O futebol da equipa profissional é comandado por um treinador que pode mudar esse sistema. O modelo ideal, mas que demora muito tempo a estipular, é começar desde as escolinhas até à equipa principal. Mas depois teríamos que ter um treinador que se adaptasse sempre a esse mesmo sistema. Preparamos os nossos jovens para que tenham uma adaptação mais fácil dentro dos sistemas [utilizados na equipa principal]."

Futebol feminino

"Faz parte do Benfica Campus, tem o seu próprio campo para treinar. Passámos do clube para a SAD. Fizemos um ótimo investimento, quer logístico, quer de apoio. Estamos muito bem em termos internacionais e nacionais. Se olharmos para a Seleção, ainda estamos um pouco aquém de alguns países mais desenvolvidos. Partimos no lugar 70, hoje somos 12.º no ranking da UEFA. O nosso objetivo é atingir o top-10."

Dívida

"Não são as explicações que eu consigo dar, tenho falado sobre isso de forma criteriosa. É mais fácil dizer que baixámos tudo e mais um par de botas. Nunca me escondi a nenhuma responsabilidade do clube ou quando algo não corria bem. Essa dívida está controlada. Os últimos resultados mostram que já estamos na linha que queremos no futuro. Acontece sobretudo no ano em que eu entro e pelo impacto do Covid, também pela reestruturação no futebol e pelas obras no estádio. Ao mesmo tempo que aumentámos a dívida, também aumentámos o ativo. Nunca tivemos um problema com o fair-play financeiro, nunca deixámos de cumprir os nossos compromissos com fornecedores, funcionários ou atletas. O clube está hoje muito mais pronto para afrontar o futuro. Queremos reduzir esse valor para valores que tínhamos quando entrámos no clube. Da mesma forma que falámos no passivo, é preciso relembrar que batemos todos os recordes da linha de receita. Reduzir custos e aumentar receitas? Claro, mas foi muito do que fizemos. Aumentámos receitas para margens que acreditamos que podemos alcançar."

Empréstimos obrigacionistas

"São inevitáveis, mas foram sempre um sucesso do Benfica. Mais um dado que a situação e credibilidade financeira do Benfica está mais do que em pé. Até mesmo pelo sucesso que tivemos em qualquer empréstimo obrigacionista, nunca tivemos essa questão. Quando entro como presidente, é até salvaguardar um empréstimo obrigacionista que está em curso e que pode cair. Desse momento até hoje, tivemos sempre um resultado fantástico e a credibilidade que temos com acionistas e a banca."

Direitos televisivos

"Temos muitas dúvidas naquilo que é a centralização dos direitos televisivos. Irei defender o Benfica até à quinta casa, até em termos de receita diz-nos muito também. Temos propostas que superam aquilo que nós hoje temos em ativo. Parceiro? Por questões negociais e de ética não vou divulgar e obviamente que não estou a brincar sobre uma matéria tão importante para o nosso clube. Numa altura da vida futebolística em que todos os valores estão a andar para baixo e não para cima, nada nos inspira que esses valores sejam possíveis. É uma matéria que importa muito ao Benfica e ao futebol português. Não há nenhuma janela que nos inspire confiança."

"Podemos hoje fazer um contrato superior a 2026-2028. Um dos alertas que fazemos é ao Estado também, se não há condições para que os clubes portugueses tenham benefícios, é melhor mudar esta data mais para a frente. Olhando para a Europa, são números irrisórios do que olhámos aqui."

BTV

"BTV é a BTV. A defesa da BTV está sempre em cima da mesa. Queremos sempre que os nossos sócios acompanhem o clube através da BTV. Possivelmente podemos abrir aos sócios nos horários fora dos jogos."

Naming do estádio

"Sou a favor do naming do Estádio e de uma receita, mas de um valor que corresponda ao valor do Benfica. O Benfica District traz-nos vantagens a todos os níveis. Temos tido algumas abordagens e contactos, mas não satisfatórios. Não entendemos que os valores sejam satisfatórios, mas acredito que podemos fazer um contrato à medida do nosso clube."

Modalidades

"Tiveram um investimento grande neste último ano, mas têm de perceber que tipo de investimento foi feito. O volume que gastámos nas nossas modalidades será sempre superior ao volume dos nossos adversários diretos. Nós temos 10 equipas profissionais de pavilhão, ao contrário dos nossos adversários. Não pusemos nenhuma modalidade a triplicar o nosso adversário. Ganhámos mais que nos quatro anos anteriores, se queremos mais? Claro que queremos mais. Pela investimento que queremos, claro que queremos. O voleibol permite-nos pensar que estamos extremamente competitivos. Falta-nos mais vitórias no futsal e no hóquei. Recuperámos o futsal para a nossa casa. Queremos manter essa modalidade vitoriosa. Mas não nos podemos esquecer de onde viemos e onde estamos. Fizemos uma reestruturação nas equipas."

Infraestruturas: Estádio da Luz e Seixal

"No Seixal será a tentativa de aumentar campos porque precisamos de cada vez mais campos. O nosso estádio por dentro está muito mais bonito, agradável e apelativo para todos os adeptos. O Benfica District dará melhores condições aos adeptos, com os pavilhões novos, com a piscina nova... Não nos podemos esquecer da expansão para os 80 mil lugares no estádio. Por fim, é também um projeto com receita de 40 milhões/ano. Será à parte do futebol, que se pagará por ele próprio. Nunca entraríamos num projeto como este se assim não fosse."

Associativismo

"Na situação atual, com 6 candidatos, é normal que haja aqui uma divisão. A partir do momento, somos todos do mesmo e do mesmo clube. Quer for presidente, tem de fazer de tudo para juntar os benfiquistas. Assim como quem não for também terá de fazer de tudo para não afastar os benfiquistas. Temos de estar juntos e cada vez mais fortes."

Estatutos

"Foram postos em AG, discutidos em AG, no processo mais democrático. Enquanto presidente, há coisas que eu concordo, outras nem tanto, mas tem coisas que prepara muito melhor o clube para o futuro."

Federação, arbitragem e liga

"Enquanto Benfica, a maior instituição portuguesa e desportiva, temos a responsabilidade de zelar pelos interesses do futebol português e de estar à disposição do crescimento do mesmo. Tudo o que podermos fazer, vamos fazer com toda a gente, desde que nos respeitem. À disposição do futebol português, mas nunca para sermos pisados ou desrespeitados. Isso nunca vou permitir."

Que legado gostaria de deixar?

"Evidentemente, não só como presidente mas como benfiquista, que estou aqui praticamente desde que nasci. As pessoas sabem como vivem este clube, é evidente que gostava de ser recordado como fui enquanto jogador: deixar o clube mais forte, mais vitorioso, mais estável e mais pujante e é nesse sentido que trabalho todos os dias e vou continuar a trabalhar no Benfica com a mesma paixão e sentido de responsabilidade."


Futebol

Tudo o que disse Luís Filipe Vieira na entrevista à Benfica TV: "Se fizer o tetra, quero..."

Antigo Presidente do Clube da Luz volta a fazer parte do lote de candidatos ao cargo de líder máximo das águias. Decisão está marcada para 25 de outubro

Luís Filipe Vieira volta a fazer parte do lote de candidatos ao cargo de líder máximo do Benfica. Votações está marcada para 25 de outubro
Luís Filipe Vieira volta a fazer parte do lote de candidatos ao cargo de líder máximo do Benfica. Votações está marcada para 25 de outubro

15 Out 2025 | 07:25 |

Icon Comentário0

Luís Filipe Vieira foi entrevistado pela BTV, em virtude da sua participação nas eleições para a Presidência do Benfica. O antigo Presidente do Clube da Luz faz parte do lote da candidatos às eleições encarnadas, que se disputam no próximo dia 25 de outubro. Leia, aqui, a entrevista na íntegra - ao candidato que criticou Rui Costa recentemente.


Motivo da candidatura


"O motivo foi saber a situação que o Benfica estava a atravessar. Entendi que o caminho não era o mais certo para o Benfica. E candidatei-me muito tarde. Mas só pensei nisso há três meses e tal."


Modelo

"Já passei por esta casa, já tive muito sucesso e alguns desaires. O sonho que eu tenho e que todos os benfiquistas têm é voltar à hegemonia. Neste momento, facilmente irei identificar tudo com José Mourinho. Temos de pensar em ganhar e em títulos, para além de conquistar a hegemonia. Temos alguns talentos que devem estar na equipa principal."


"O Benfica terá de reter o máximo de talento no Benfica. Houve um período em que não pudemos fazer porque precisávamos de dinheiro. Vínhamos de um período muito mau. Mas há caminho para no futuro retermos o máximo de talento do Benfica."

"No último ano em que fui campeão no Benfica, 2018/19, tínhamos sete jogadores portugueses no plantel e quatro da formação. Irei dar muita preferência ao mercado nacional, ao recrutamento e à nossa formação. A preferência será sempre portugueses, algum estrangeiro e a nossa formação. Há espaço para termos 4 ou 5 jogadores da formação no plantel principal."

"Temos grandes jogadores em Portugal. Há um ou dois jogadores portugueses que criam apetite, não sei o motivo de Benfica não ter olhado para eles, se calhar o Sporting vai olhar. Tínhamos um grande departamento de scouting no passado. Há um diretor-geral e depois há toda uma estrutura por baixo. Sempre investi bem nessas áreas (scouting), até no capital humano."

Remuneração

"Não, nunca fui remunerado no Benfica. Não vai ser agora."

Nomes

"Acho que não devo fazer isso porque eu não prometo, eu faço. As pessoas já se habituaram. Eu não gosto de delegar. O diretor do Centro de Estágios do Benfica é um advogado. Tem de haver pessoas ligadas ao futebol. Não faz sentido falar do diretor de futebol até porque agora está a trabalhar. O regresso do Domingos Soares de Oliveira será muito importante para tudo o que temos de fazer nesta casa."

Futebol feminino

"É uma modalidade que é atrativa e que podemos lutar por um título europeu. Crescemos muito. Vou fazer de tudo para que a Filipa Patão regresse ao Benfica. Foi algo que não devia ter sucedido. Temos tudo para a longo prazo, com as jogadoras que tenhamos e com jogadoras que iremos contratar de elite, consigamos também ter a possibilidade de lutar por um título europeu."

Dívida

"Para quem chegou cá e não tinha nada... Vai ser muito mais fácil fazer essa recuperação agora do que no passado e doeu mesmo na altura. Neste momento não temos contas certas sobre tudo o que se passa no Benfica. O nosso presidente disse há dias algo que não pode dizer, dizer que foi tudo pelo Covid. Nós pagámos a todas as pessoas que trabalhavam no Benfica. Nos últimos quatro anos, o Benfica teve muitas mais receitas. Temos de assumir quando erramos, quando não fazemos bem. Se alguém sofreu com o Covid fui eu e os meus colegas. Lembro-me do dia, quando recebi aquela carta da Adidas e da Emirates... Tínhamos muito dinheiro em caixa, mesmo. Quem faz esse tipo de declaração, não faz sequer ideia."

Primeira decisão se vencer

"A primeira coisa que eu farei é ter uma reunião com toda a gente. O que tiver que ser cortado será cortado. Há pessoas que não vão ficar comigo, tendo até em conta tudo o que se passou. Nunca irão entrar aqui pessoas que são amigas minhas. Penso que ainda é a Luísa (Recursos Humanos) a contratar pessoas e assim será. Não conheço profundamente as contas do Benfica. Vamos ter surpresas certamente. Há jogadores que só vão ser contabilizados em junho de 2026. Já tenho financiamento. Ainda hoje li uma notícia que andámos a engonhar para pagar ao Jesus. Queremos voltar a ser um clube com credibilidade."

Audiovisuais e Direitos Televisivos

"Já ouvi dizer que o Benfica teve duas propostas. Dando primazia aos que sempre estiveram com o Benfica - e nunca negociarei com ninguém diferentes - penso que conseguirei entre 130 a 140 milhões de euros. Sei o que estou a pensar e os objetivos que quero atingir. Refiro-me à NOS, sim. A partir de 2028, quer que eu lhe diga uma coisa: já disse ao presidente da Liga que isto não vai com falas mansas. Hoje, os principais interessados são da pirataria. Os principais operadores pediram aos grandes para ajudar no combate à pirataria. Aí, o Benfica será forte e liderará o processo da centralização. Sei como fiz no passado e também pode aparecer uma surpresa. As pessoas têm de respeitar a marca Benfica. Seja onde for. Eu sou do tempo de negociar camisolas, antes de negociar com a Sagres, estávamos a negociar com a Galp, juntamente com o FC Porto e Sporting. Ficou acordado entre todos que o Benfica receberia mais 25%. Depois, conseguimos negociar com a Sagres um contrato anual de 4 milhões de euros indexado e depois tivemos de falar com os responsáveis dos outros clubes."

Naming

"Se tivéssemos avançado nessa altura, tínhamos o naming feito. Teremos de voltar a essas negociações."

Modalidades

"Se é os números que dizem, fiquei surpreendido com os gastos que tivemos com as modalidades. Vale a pena refletir numa situação: em algumas modalidades, o Benfica tem de ter 30-40% de jogadores da formação. No caso do basquetebol, temos de ter jogadores estrangeiros. No voleibol perdemos a hegemonia. Mas tenho a certeza que não vamos fugir de nenhuma delas."

Estádio

"O que eu tenho de criticar mesmo é a manutenção. Ainda agora de entrar no estacionamento do estádio arrefeci um bocado. Temos um problema grave. Temos 23 mil Red Passes em lista de espera, mas temos sempre o Estádio lotado. Iremos ter uma conversa com o arquiteto que fez este estádio - queremos perceber qual o máximo possível, em termos de números e segurança. Temos um problema grave, que é o estacionamento, mas também em termos de serviços. Temos de pensar sempre à frente. Já detetei dois terrenos possíveis com 200 hectares. Os sócios serão confrontados com a proposta. Temos de voltar a ter os 120 mil lugares. Temos espaço. Se já tínhamos no passado, por que não temos agora? Temos de ter um estádio para o futebol feminino, mais pequeno claro. Temos de ter o projeto da Cidade Desportiva do Benfica. Será um referendo que será feito a todos os sócios do Benfica. Teremos de perder muita receita para fazermos obras destas no Estádio. Mas será sempre decidido pelos sócios. Lugares? Se está mais apertado ou menos apertado... a malta quer é que o Benfica ganhe."

Associativismo

"Fizeram uns estatutos que para não haver votos eletrónicos há uma boa parte dos sócios benfiquistas que não votam. Há um plano e um projeto - e estamos a mexer nele já, alguém nos propôs que podemos chegar aos 700 aos 800 mil sócios."

"Onde tiver que defender o Benfica, eu vou defender. Pontapés na cabeça não vou permitir mais ao Benfica. Parece que toda a gente viu o que se estava a passar. Se eu não tivesse falado, se calhar aquele penálti do Braga não tinha sido assinalado e tinha perdido o jogo."

Legado

"Sobre a Cidade Desportiva não garanto que a vá fazer, mas garanto que irei localizar o terreno, irei fazer todos os projetos. Se fizer o tetra, aí quero fazer mais um mandato para conseguir o penta."


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Ex Benfica explica o que falhou no Portugal - Hungria: "Sabíamos que..."
Futebol

Ex Benfica explica o que falhou no Portugal - Hungria: "Sabíamos que..."

15 Out 2025 | 07:07

Icon Comentário0
Roberto Martínez ignorou o Benfica na Seleção mas atira: "Pode ajudar muito"
Futebol

Roberto Martínez ignorou o Benfica na Seleção mas atira: "Pode ajudar muito"

15 Out 2025 | 06:54

Icon Comentário0
Portugal - Hungria significou más notícias para pilar do Benfica
Futebol

Portugal - Hungria significou más notícias para pilar do Benfica

15 Out 2025 | 06:41

Icon Comentário0