Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirExtra Benfica
|
0Extra Benfica: Esta manhã, segunda feira, 26 de agosto, um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter atingiu Portugal pelas 5h11 segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Além disso, o IPMA informa também que houve quatro réplicas do mesmo.
As réplicas tiveram magnitudes de 1,2, 1,1, 0,9 e 1,0 e segundo o comandante André Fernandes "é perfeitamente normal". O responsável explicou ainda que este terramoto "não reúne critérios para ativar planos especiais para este tipo de eventos" como o alerta de tsunami que só existe a partir de magnitudes de 6,0: "Só há aviso de tsunami a partir de 6,0 [de intensidade] na escala de Richter". O Comandante informou também que "entrámos numa fase de monitorização e o IPMA está em contacto permanente com a Proteção Civil".
O Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Ribeiro, pediu tranquilidade aos portugueses e para seguirem as recomendações das autoridades especializadas para este tipo de acontecimentos.
De acordo com o USGS (serviço meteorológico norte-americano), o epicentro foi a 58 quilómetros de Sines, no mar, e a sensivelmente 11 quilómetros de profundidade. Em Espanha, o Instituto Geográfico Nacional espanhol, registou um abalo de 5,5 e informou que o sismo foi sentido na Andaluzia principalmente em Huelva e Sevilha.
André Fernandes, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, informou ainda que não há feridos nem situações de desastre apesar das várias chamadas recebidas pelos bombeiros: "Recebemos muitas chamadas sobretudo de pessoas que queriam saber o que se passava e o que deviam fazer. A esta hora [06:00] ainda não conseguimos contabilizar o número de chamadas recebidas. Temos só informação a esta hora de uma situação numa rua de Sesimbra em que vão ser avaliadas possíveis fissuras em edifícios"
Atleta assegurou a segunda medalha de ouro para Portugal este domingo
|
0Depois de no ano passado Portugal ter vencido o outro mundial em K2 500, com João Ribeiro, este ano o ouro veio com Messias Baptista. O canoísta sagrou-se campeão do mundo em K1 200 metros este domingo, 25 de agosto, nos Mundiais que decorrem em Samarcanda, no Uzbequistão.
Com esta medalha de Messias, Portugal voltou a impor-se na canoagem, depois de João Ribeiro ter vencido o ano passado em Duisburgo, na Alemanha. Baptista impôs na final da prova de 200 metros, em 34,876 segundos, deixando para trás o atleta polaco Jakub Stepun (34,945), em segundo lugar, e o espanhol Carlos Garrote, com 35,308 segundos a fechar o pódio.
Até ao momento, esta é a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais de canoagem de distâncias não olímpicas, a primeira também foi pelas mãos de Messias Baptista, desta vez juntamente com Teresa Portela, em K2 500 misto. A atleta já tinha terminado em segundo lugar, com Francisca Laia, em K2 200m.
6.º classificado em Paris 2024, na companhia de João Ribeiro no K2 500 metros, Messias trocou as lágrimas de 9 de agosto pela felicidade no Uzbequistão. Aos 25 anos, é mais um título mundial para Baptista, depois do logrado em 2023, em Duisburgo, na dupla que forma com João Ribeiro.
Num panorama mais geral, a comitiva lusa soma quatro metais no Uzbequistão, já que este domingo arrecadou duas pratas a abrir o derradeiro dia, através de Fernando Pimenta, atleta do Benfica, em K1 500 metros, e Teresa Portela e Francisca Laia, em K2 200. A equipa nacional disputará ainda outras duas finais este domingo: Fernando Pimenta, Messias Baptista, Teresa Portela e Francisca Laia em K4 500 misto (10:32), e Fernando Pimenta em K1 5000 masculino (13:39).
Homenagem foi feita após a conquista do ouro e da prata em Paris’2024
|
0Iúri Leitão tem sido um dos nomes mais falados no ciclismo português. O atleta foi a grande estrela nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, depois de trazer para casa não uma, mas duas medalhas olímpicas. Com a medalha de prata na mão e a ‘trincar’ a de ouro, o ciclista acabou por ser homenageado num mural em Paris.
Da autoria do artista Bryan Diegues “Glaçon”, conterrâneo do atleta, no mural é recriada, em “grafite”, a imagem em que Iúri Leitão surge a trincar uma das medalhas ganhas, precisamente numa rua da cidade francesa, onde o ciclista conquistou os pódios. Em reação à homenagem única, através do seu Instagram, o atleta publicou a obra e disse que estava sem palavras para o feito.
"Mas que orgulho! Que OR-GU-LHO! Estiveram 5.000 atletas em Paris para os Jogos Olímpicos e um deles era vianense e voltou para Viana do Castelo com prata e ouro! Este dia 10 de agosto ficará para sempre nas nossas memórias. Nós portugueses, em Portugal e no estrangeiro. Não há palavras para explicar o orgulho em ser português e vianense ao mesmo tempo", escreveu Glaçon na legenda da publicação em que mostrou a sua obra.
Relembrar que Iúri Leitão fez história nos Jogos Olímpicos, sendo o primeiro português a segurar duas medalhas numa mesma edição. Depois da medalha de prata no omnium, o ciclista de Viana do Castelo conquistou o ouro juntamente com Rui Oliveira, nas 200 voltas à pista do Velódromo Saint-Quentin-en-Yvelines, somando os incríveis 45 pontos.
Iúri Leitão viveu, assim, alegrias em Paris, juntando-se a Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Pedro Pablo Pichardo, assim como a Luís Mena da Silva e ao canoísta Fernando Pimenta, que repetiram pódios em edições olímpicas. Depois das pratas de Iúri Leitão e de Pichardo e do bronze da judoca Patrícia Sampaio, o ouro foi a quarta medalha portuguesa em Paris.
Confira aqui as fotos do mural em homenagem do ciclista Iúri Leitão:
Campeão do mundo em 2002 pelo Brasil atirou-se aos críticos após declarações do seu compatriota
|
0O Real Madrid, campeão europeu em título, contratou este verão o astro francês, Kylian Mbappé que era um sonho madrileno à muito tempo e com isso o mundo do futebol deu prontamente nome ao trio Mbappé, Vinicius Jr. e Bellingham (BMV).
A estreia do tridente merengue no campeonato espanhol não correu da melhor maneira com o Real Madrid a empatar 1-1 com o Mallorca e o golo dos 'Los Blancos' foi assinado por Rodrygo. Ora, com esse facto, depois do jogo a equipa de comunicação do jovem jogador brasileiro, no canal de Whatsapp de Rodrygo, afirmou que têm de começar a adicionar o R de Rodrygo ao "BMV": "Na semana passada falaram do trio Bellingham, Mbappé e Vini, mas vão ter de colocar aí um 'R' de Rodrygo também. Temos o quarteto ofensivo e todo o resto da equipa. Cada um tem a sua importância nos jogos e vai mostrar o seu valor nas diversas competições que vamos disputar"
A mensagem tem sido alvo de polémica e Rivaldo, campeão do mundo pelo Brasil em 2002, veio defender o seu compatriota: Ele tem bastantes motivos para reclamar com a imprensa e com as pessoas que só falam dos três [Mbappé, Bellingham e Vinicius]. Rodrygo é um jogador muito importante no Real Madrid e não deveria ficar atrás de nenhum dos seus colegas de ataque".
"Ele está ao mesmo nível que Mbappé, Bellingham ou Vinicius".
Rivaldo continuou dizendo que Rodrygo está ao nível dos seus companheiros: "Ele está ao mesmo nível que Mbappé, Bellingham ou Vinicius. E tem toda a razão para falar sobre o assunto porque estão no mesmo patamar. É um avançado que tem marcado a diferença num clube como o Real Madrid. E falar-se pouco da sua importância, parece-me injusto. É natural que quando alguém se refere ao Real Madrid vão sempre à procura de jogadores que estejam motivados ou que chamem à atenção, mas o Rodrygo não deixa nada a desejar em relação aos seus colegas de equipa"