Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Benfica

Extra Benfica: canoísta Messias Baptista sagra-se campeão do mundo em K1 200m

Atleta assegurou a segunda medalha de ouro para Portugal este domingo

Portugal voltou a sagrar-se campeão na canoagem, desta vez o ouro veio com Messias Baptista
Portugal voltou a sagrar-se campeão na canoagem, desta vez o ouro veio com Messias Baptista

  |

Icon Comentário0

Depois de no ano passado Portugal ter vencido o outro mundial em K2 500, com João Ribeiro, este ano o ouro veio com Messias Baptista. O canoísta sagrou-se campeão do mundo em K1 200 metros este domingo, 25 de agosto, nos Mundiais que decorrem em Samarcanda, no Uzbequistão.


Com esta medalha de Messias, Portugal voltou a impor-se na canoagem, depois de João Ribeiro ter vencido o ano passado em Duisburgo, na Alemanha. Baptista impôs na final da prova de 200 metros, em 34,876 segundos, deixando para trás o atleta polaco Jakub Stepun (34,945), em segundo lugar, e o espanhol Carlos Garrote, com 35,308 segundos a fechar o pódio.


 Até ao momento, esta é a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais de canoagem de distâncias não olímpicas, a primeira também foi pelas mãos de Messias Baptista, desta vez juntamente com Teresa Portela, em K2 500 misto. A atleta já tinha terminado em segundo lugar, com Francisca Laia, em K2 200m.


6.º classificado em Paris 2024, na companhia de João Ribeiro no K2 500 metros, Messias trocou as lágrimas de 9 de agosto pela felicidade no Uzbequistão. Aos 25 anos, é mais um título mundial para Baptista, depois do logrado em 2023, em Duisburgo, na dupla que forma com João Ribeiro.

Num panorama mais geral, a comitiva lusa soma quatro metais no Uzbequistão, já que este domingo arrecadou duas pratas a abrir o derradeiro dia, através de Fernando Pimenta, atleta do Benfica, em K1 500 metros, e Teresa Portela e Francisca Laia, em K2 200. A equipa nacional disputará ainda outras duas finais este domingo: Fernando Pimenta, Messias Baptista, Teresa Portela e Francisca Laia em K4 500 misto (10:32), e Fernando Pimenta em K1 5000 masculino (13:39).



Extra Benfica

Extra Benfica: atleta português foi ‘estrela’ e agora tem a sua cara num mural em Paris

Homenagem foi feita após a conquista do ouro e da prata em Paris’2024

Depois de segurar duas medalhas, o ciclista Iúri Leitão foi homenageado com um mural em Paris
Depois de segurar duas medalhas, o ciclista Iúri Leitão foi homenageado com um mural em Paris

  |

Icon Comentário0

Iúri Leitão tem sido um dos nomes mais falados no ciclismo português. O atleta foi a grande estrela nos Jogos Olímpicos de Paris’2024, depois de trazer para casa não uma, mas duas medalhas olímpicas. Com a medalha de prata na mão e a ‘trincar’ a de ouro, o ciclista acabou por ser homenageado num mural em Paris.


 Da autoria do artista Bryan Diegues “Glaçon”, conterrâneo do atleta, no mural é recriada, em “grafite”, a imagem em que Iúri Leitão surge a trincar uma das medalhas ganhas, precisamente numa rua da cidade francesa, onde o ciclista conquistou os pódios. Em reação à homenagem única, através do seu Instagram, o atleta publicou a obra e disse que estava sem palavras para o feito.


 "Mas que orgulho! Que OR-GU-LHO! Estiveram 5.000 atletas em Paris para os Jogos Olímpicos e um deles era vianense e voltou para Viana do Castelo com prata e ouro! Este dia 10 de agosto ficará para sempre nas nossas memórias. Nós portugueses, em Portugal e no estrangeiro. Não há palavras para explicar o orgulho em ser português e vianense ao mesmo tempo", escreveu Glaçon na legenda da publicação em que mostrou a sua obra.


Relembrar que Iúri Leitão fez história nos Jogos Olímpicos, sendo o primeiro português a segurar duas medalhas numa mesma edição. Depois da medalha de prata no omnium, o ciclista de Viana do Castelo conquistou o ouro juntamente com Rui Oliveira, nas 200 voltas à pista do Velódromo Saint-Quentin-en-Yvelines, somando os incríveis 45 pontos.

Iúri Leitão viveu, assim, alegrias em Paris, juntando-se a Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Pedro Pablo Pichardo, assim como a Luís Mena da Silva e ao canoísta Fernando Pimenta, que repetiram pódios em edições olímpicas. Depois das pratas de Iúri Leitão e de Pichardo e do bronze da judoca Patrícia Sampaio, o ouro foi a quarta medalha portuguesa em Paris.


Confira aqui as fotos do mural em homenagem do ciclista Iúri Leitão:


Extra Benfica

Extra Benfica: Dybala 'segue o coração' e os adeptos da Roma vão a casa do atleta...agradecer

Internacional pela Argentina tomou uma decisão sobre o seu futuro

Extra Benfica: Dybala 'segue o coração' e os adeptos da Roma vão a casa do atleta
Extra Benfica: Dybala 'segue o coração' e os adeptos da Roma vão a casa do atleta

  |

Icon Comentário0

Paulo Dybala vai ficar na Roma. Mesmo com propostas vindas da Arábia Saudita, o compatriota de Di María e Otamendi decidiu seguir o coração e permanecer no emblema transalpino, que já foi orientado por José Mourinho.


O craque deixou essa garantia aos adeptos do clube da Serie A e foram os mesmos aficionados que decidiram deslocar-se até casa da estrela da Roma. Num vídeo que já corre pelas redes sociais, é possível ver um grupo de adeptos à porta da habitação de Dybala a agradecer a decisão do craque. 


É de referir que os 75 milhões da Arábia Saudita pareceram não convencer o internacional albiceleste. Dybala estava apontado a uma saída, este verão, tendo despertado as atenções além fronteiras da Europa. No entanto, o atleta parece que já descartou uma despedida da Roma. 


Na temporada 23/24, Paulo Dybala - avaliado em 20 milhões de euros - alinhou em 39 partidas, somando 16 golos e nove assistências. É de referir que o avançado brilhou ao serviço da Juventus, que representou por sete anos, antes de rumar ao rival da Serie A. 

Na Roma, ao todo, o jogador argentino contabiliza  78 embates, 34 remates certeiros e 16 assistências. Com a camisola da Juventus, Dybala alcançou a marca dos 293 jogos, 115 golos marcados e 44 assistências concretizadas.


Confira o momento: 



Modalidades

INCRÍVEL! FERNANDO PIMENTA FALHA OURO, MAS ATLETA DO BENFICA NÃO DEIXA MEDALHA FUGIR

Atleta encarnado alcançou conquista importante nos Europeus de canoagem

Fernando Pimenta, atleta do Benfica, volta a estar em destaque nos Europeus de canoagem
Fernando Pimenta, atleta do Benfica, volta a estar em destaque nos Europeus de canoagem

  |

Icon Comentário0

Fernando Pimenta voltou a estar em destaque nos Europeus de canoagem, na Hungria. Apesar de ter falhado a medalha de ouro, o atleta do Benfica não deixou o pódio fugir, conquistando a prata, que leva de volta para Portugal. 


O Campeão do Benfica concluiu a sua prova de K1 500 metros em 1.38,222 minutos, esta sexta-feira, dia 14 de junho, ficando atrás de Ádám Varga, que somou 1.36,962, arrecadando a medalha de ouro. Timon Maurer, da Áustria, ficou-se pelo terceiro lugar e consequentemente conquistou o bronze. 


Vale destacar que esta medalha de prata equivale à 143ª medalha do atleta português, que representa o Benfica. Importa referir que Fernando Pimenta ainda tem oportunidade de conquistar ainda mais prémios, uma vez que vai disputar as finais de K1 1000 e 5000 metros, no domingo, dia 16 de junho. 


Recorde-se que, recentemente, Fernando Pimenta encheu o Benfica de orgulho ao conquistar a medalha de ouro na Taça do Mundo de Poznán, no domingo, dia 26 de maio. O atleta venceu o K1 5000 e voltou a ser o primeiro classificado, depois das vitórias no K1 500 e do K1 1000, marcando mais uma conquista para o canoísta português.

Além disso, é importante referir que a estrela da canoagem do Benfica apontou para voos mais altos ao dar a conhecer os seus objetivos. "É continuar a ganhar ritmo competitivo. Faz parte da preparação para os Jogos Olímpicos. Já fizemos isso nas edições anteriores dos Jogos, bem como nos anos passados, e as coisas têm corrido bem. Em 2023, os Jogos Europeus foram a mês e meio do Mundial e acabei por ser campeão do mundo", afirmou Fernando Pimenta, em declarações à agência Lusa, antes de rumar para os Europeus. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Extra Benfica: Rivaldo defende Rodrygo na polémica que envolve Mbappé
Extra Benfica

Extra Benfica: Rivaldo defende Rodrygo na polémica que envolve Mbappé

 

Icon Comentário0
Extra Benfica: Fim de uma era na Alemanha, Neuer 'pendura as luvas'
Extra Benfica

Extra Benfica: Fim de uma era na Alemanha, Neuer 'pendura as luvas'

 

Icon Comentário0
Extra Benfica: Pela primeira vez um transgénero irá participar nos Jogos Paralímpicos
Extra Benfica

Extra Benfica: Pela primeira vez um transgénero irá participar nos Jogos Paralímpicos

 

Icon Comentário0