
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na noite de domingo, 22 de dezembro, o PSG, campeão indiscutível da liga francesa, carimbou a difícil passagem aos 16avos de final da Taça de França, após bater o Lens nas grandes penalidades. O conjunto parisiense pode muito bem estar grato ao contributo de um antigo craque do Benfica, Gonçalo Ramos que vestiu a capa de herói na última noite e salvou o conjunto da capital francesa de um possível desastre.
O emblema liderado por Luis Enrique deslocou-se ao reduto do Lens, conjunto da primeira divisão francesa, numa partida que não foi pêra doce para os parisienses. Os campeões nacionais contaram com a titularidade de João Neves, que também já passou pelo plantel do Clube da Luz e Vitinha. O antigo artilheiro do Benfica só entrou no decorrer da segunda parte, aos 66 minutos.
Com o estatuto de favoritos a assegurar uma passagem fácil à próxima ronda da taça, o PSG sentiu enormes dificuldades para eliminar o adversário. Depois de uma primeira parte equilibrada e sem golos, a equipa da casa abriu o marcador no decorrer do segundo tempo, por intermédio de Nzola, aos 66 minutos. No entanto, a vantagem durou apenas quatro minutos e o empate teve selo português, o ex camisola 88 do Clube da Luz vestiu o fato de herói e empurrou a partida para as grandes penalidades.
Na decisão da marca dos onze metros, os homens de Luis Enrique foram mais pragmáticos e conseguiram controlar as emoções. Os campeões em título venceram a lotaria por 4-3 e contaram com os penáltis convertidos de Vitinha e Gonçalo Ramos. Barcola marcou a grande penalidade vitoriosa, depois do adversário ter falhado duas oportunidades.
Além da passagem do PSG, com a ajuda do avançado português, houve outra surpresa na taça, a envolver um antigo treinador que passou pelos escalões de formação do Benfica. O Dunquerque de Luís Castro também assegurou uma vaga na ronda seguinte, depois de eliminar o Auxerre por uma bola a zero. Um feiro admirável visto que o conjunto do benfiquista está na segunda divisão e o adversário milita na primeira liga.
Confira aqui o golo do ex Benfica, Gonçalo Ramos:
Depois de terem batido o Auckland City, encarnados preparam agora o embate frente ao Bayern Munique, agendado para terça-feira, 24 de junho
|
Na altura em que partiu para os Estados Unidos da América, Bruno Lage levou consigo uma comitiva constituída por 20 jogadores, sendo que, os restante oito, chegaram mais tarde, devidos aos compromissos internacionais. Na reta final da fase de grupos, o setubalense já utilizou 20 atletas do Benfica, contudo, ainda restam oito, que ambicionam estar-se de águia ao peito no Mundial de Clubes.
Ainda sem qualquer minuto somado na competição estão os atletas oriundos da formação que, tiveram a oportunidade de integrar a comitiva encarnada. Na lista, surgem os guarda-redes André Gomes e Diogo Ferreira, o lateral-direito Leandro Santos, que supostamente era a única opção viável para essa posição, os defesas-centrais Joshua Wynder e Gonçalo Oliveira, o médio-defensivo Rafael Luís e os centrocampistas Diogo Prioste e João Veloso.
Os oitos nomes acima mencionados são todos oriundos da formação do Seixal, sendo que, alguns deles já tiveram a oportunidade de somar minutos no plantel principal das águias, como foi o caso de André Gomes, Leandro Santos, Joshua Wynder e Diogo Prioste. Ao todo, estes jovens craques olham para a partida com o Bayern Munique como a ‘última’ oportunidade para irem a jogo no Mundial de Clubes.
Por outro lado, no arranque dos preparativos do encontro decisivo com os bávaros, Bruno Lage já sabe que não vai poder contar com Álvaro Carreras, uma vez que o lateral espanhol foi admoestado com um cartão amarelo e por isso, vai ter de cumprir castigo na partida seguinte. No sentido inverso, durante o dia de hoje, o setubalense espera receber boas notícias em relação ao estado clínico de Florentino Luís. Já Kokçu, que foi multado, vai ser opção.
Vale recordar que o encontro entre o Benfica e o Bayern Munique está agendado para a próxima terça-feira, 24 de junho, às 20h00. Este será o terceiro e último duelo da fase grupos e, para alcançar uma vaga nos oitavos de final, os encarnados apenas precisam de pontuar frente aos alemães, por outro lado, um triunfo garante a liderança no Grupo C ao Glorioso.
Clube da Luz está 'vivo' na competição intercontinental e futuro no torneio será decidido com Bayern Munique no próximo duelo
|
A partir de agora todos os jogos são decisivos para o Benfica. O Clube da Luz vai enfrentar o Bayern Munique na próxima jornada e espera o melhor resultado possível para avançar à próxima fase da competição. Os encarnados têm os oitavos-de-final na mira e o Glorioso 1904 revela-lhe tudo o que os pupilos de Bruno Lage precisam para garantir o acesso à próxima fase.
Uma vitória sobre os bávaros já garante ao Benfica os oitavos da competição, deixando ainda as águias na primeira posição do grupo C. Caso este cenário se verifique, os pupilos de Bruno Lage ficarão à espera de descobrir quem seria o segundo lugar do grupo D para conhecer o próximo adversário. Vale recordar, que há quem tenha boas notícias antes do confronto.
Um empate também seria uma boa notícia para o Glorioso, uma vez que basta um ponto para seguir em frente no Mundial de Clubes, contudo, as águias passam a ocupar o segundo lugar, atrás apenas do Bayern Munique. Desta forma, qualquer ponto conquistado sobre os alemães em Charlotte, local onde irá decorrer o confronto, é sinónimo de oitavos-de-final para o Benfica.
Mas não é tudo! Até a derrota poderá trazer a qualificação para os encarnados, que, se perderem frente aos bávaros ficam a depender da vitória do Boca Juniors sobre o Auckland City. Assim sendo, os pupilos de Bruno Lage poderiam até perder contra o Bayern Munique na última jornada, mas teriam de 'rezar' para que os argentinos não marcarem muitos tentos aos neozelandeses, uma vez que a diferença de golos pode ser fator decisivo para avançarem à próxima fase.
Como exemplo prático, caso o Benfica perca por 1-0 e o Boca Juniors vença por 6 golos ou mais de diferença, as águias estão eliminadas. Porém, se o Glorioso perder por 3-2 e os argentinos vencerem por 6-0, quem se qualifica são as águias. Caso a diferença de golos e os tentos marcados, ao longo da competição, forem semelhantes, o próximo critério à entrar em ação é a disciplina, isto é, número de cartões amarelos e vermelhos.
Depois do triunfo frente ao Auckland City, encarnados preparam embate com os alemães, a 24 de junho e setubalense aguarda para receber fumo branco
|
O encontro entre o Benfica e o Auckland City, que terminou com uma goleada por 6-0, a favor das águias, não contou com a presença de Florentino Luís, que está lesionado. Com o duelo frente ao Bayern Munique na frente, Bruno Lage está na expectativa de poder contar com o camisola 61, para um encontro de extrema importância.
Segundo adianta o jornal Record, o centrocampista, um dos indiscutíveis do plantel do setubalense durante a presente temporada, sofreu um entorse no ombro direito na sequência do jogo, porventura muito físico, contra o Boca Juniors, que terminou com um empate a duas bolas. Durante a presente semana, o Benfiquista tem corrido contra o tempo, enquanto realiza apenas tratamento e trabalho de ginásio, avança a mesma fonte.
Assim, de acordo com o diário acima mencionado, Bruno Lage ganha esperança de poder contar com o médio, que esteve ausente frente ao Auckland City para ser opção no encontro frente aos bávaros. No entanto, para que essa possibilidade se concretize, é necessário que o mesmo passe com distinção na reavaliação que vai acontecer hoje, 22 de junho, no Waters Sportsplex, em Tampa.
Por outro lado, quem vai estar de fora da partida é Álvaro Carreras, que vai cumprir castigo na sequência do cartão amarelo que viu frente à equipa neozelandesa. Já Orkun Kokçu, que entrou numa acesa discussão com Bruno Lage, vai continuar a ser opção. O médio turco foi punido apenas com uma sanção monetária.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 43 embates: 26 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um no Mundial de Clubes. Nos 3.487 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente) e uma assistência (Porto).