Futebol
Antes de visitar o Ajax, Mourinho recorreu a 'terapia de choque' com o Benfica
23 Nov 2025 | 09:00
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Nov 2025 | 10:52 |
A tensão entre Rafa Silva e o Besiktas coontinua a dar que falar. Nos últimos dias, ficou conhecido mais um episódio desta 'novela' depois do presidente do emblema de Istambul ter deixado mais um aviso sério ao antigo jogador do Benfica. O dirigente revelou que o avançado voltou a quebrar a sua palavra.
Questionado pelos jornalistas acerca da situação de Rafa Silva, Serdar Adali, presidente do Besiktas, revelou duranta o dia de ontem, 22 de novembro, que o antigo camisola 27 do Glorioso se tinha comprometido a regressar aos relvados antes da reabertura do mercado, contudo, segundo o mesmo, o português voltou atrás na sua palavra.
"Sempre tratámos o Rafa com um cuidado especial. Demos-lhe flexibilidade e demos respostas às suas preocupações. Como adepto e presidente do Besiktas, quem quer que o seu melhor jogador abandone o clube?", começou por dizer Serdar Adali.
"Depois da atitude que tomou, pedi-lhe profissionalmente que ficasse até à paragem. Explicámos-lhe o quanto gostamos dele. Quando um jogador sai do Besiktas, nós determinamos os termos. O clube também tem direitos e tem de ter a palavra final", acrescentou o dirigente máximo das águias negras em relação ao internacional português - que alega estar a contas com dores nas costas.
Por fim, Serdar Adali fez um ultimato ao antigo campeão pelo Clube da Luz: "O Rafa é nosso jogador e tem duas opções: ou retribui o carinho e a confiança e faz o que o profissionalismo exige, ou, se quiser sair, paga a taxa de transferência acordada com o Besiktas e sai. Se não fizer nenhuma das duas coisas, não pode ir a lado nenhum".
Emblema de Amesterdão sem mãos a medir depois de mais um mau resultado, em vésperas de receber turma encarnada nas provas europeias
23 Nov 2025 | 10:27 |
A crise desportiva do Ajax continua a dar que falar. Dias antes de receber o Benfica, partida a contar para a quinta jorndada da Liga dos Campeões, o emblema de Amesterdão voltou a desiludir, depois de somar um novo desaire para o campeonato, desta vez frente ao Excelsior, por duas bolas a uma.
A turma neerlandesa atravessa de facto uma crise profunda no clube, que tem vindo a afetar várias áreas, contudo, o panorama desportivo é que tem desiludido mais. Nos últimos anos, o Ajax tem vindo a perder a sua hegemonia no futebol nacional e tem visto os rivais diretos - PSV e Feyenoord - a disputarem o título entre si.
Perante um adversário considerado bastante acessível, a formação de Fred Grim foi surpreendida e o médio do Excelsior, Noah Naujoks, transformou-se no maior pesadelo do clube de Amesterdão. O centrocampista foi o autor dos dois golos dos forasteiros, apontados aos 27 minutos e aos 46 minutos de jogo.
O máximo que o Ajax conseguiu fazer foi reduzir a desvantagem no marcador, com o atacante dinamarquês, Kasper Dolberg, a fazer o 2-1 à passagem do minuto 59. Para complicar ainda mais as coisas, a turma neerlandesa viu Anton Gaael sair lesionado, sendo que o futebolista está em dúvida para defrontar o Benfica.
Com este desaire - o terceiro consecutivo - o emblema de Amesterdão já se encontra a 14 pontos do líder PSV, quando ainda só se disputaram 13 jornadas na Eredivisie. Recentemente, o diretor-geral do Ajax abordou o atual momento do clube e expressou que está bastante preocupado com a situação.
Atleta já recebeu inúmeras oportunidades para mostrar o que vale, contudo, empenho dentro do terreno de jogo tem deixado muito a desejar
23 Nov 2025 | 10:01 |
Aposta forte de Rui Costa no mercado de verão continua a desiludir. Anteontem, no triunfo frente ao Atlético (2-0), Franjo Ivanovic foi titular ao lado de Vangelis Pavlidis, contudo, o croata foi incapaz de tirar proveito de mais uma oportunidade, concedida por José Mourinho, e a sua vida no Benfica complica-se ainda mais.
Com poucos minutos nas pernas, desde que o Special One rendeu Bruno Lage no comando técnico, o camisola 9 das águias somou mais uma exibição muito aquém das expectativas, o que justificou a sus substituição ao intervalo. Ivanovic continua a não justificar o forte investimento - 22,5 milhões de euros - que o Clube da Luz fez no verão.
A falta de afirmação com o Manto Sagrado não se dá apenas pela escassez de golos, mas também pelo facto do avançado não conseguir ligar com a restante equipa. Desde que José Mourinho assumiu as rédeas, o português já lançou o croata em várias zonas do ataque das águias, mas Ivanovic não conseguiu ser convincente, o que se tem traduzido nos poucos minutos em campo.
Se a sua situação já era complicada nos últimos tempos, mensmo ao serviço da seleção, onde também tem sido alvo de criticas, a forma como encarou o jogo frente ao conjunto da Liga 3 não agradou nada a José Mourinho, que certamente terá perdido o que resta da sua confiança nas capacidades do jogador.
Franjo Ivanovic - avaliado em 20 milhões de euros - continua sem convencer. Na presente temporada, com o Manto Sagrado do Benfica, o internacional croata competiu em 19 duelos oficiais, entre provas nacionais e europeias. Nos 833 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado apontou quatro golos.
Internacional ucraniano ficou de fora da partida da Taça de Portugal, por opção técnica, mas pretende estar presente no confronto de terça-feira, 25 de novembro
23 Nov 2025 | 09:28 |
Georgiy Sudakov espreita com alguma expectativa um possível regresso com o Ajax. Como se sabe, o camisola 10 do Benfica ficou de fora da partida frente ao Atlético, por opção de José Mourinho. Aparentemente recuperado da sobrecarga muscular, o atleta ucraniano marcou presença no treino de ontem e espera um lugar na equipa titular na visita a Amesterdão.
Segundo escreve o jornal Record, na edição deste domingo, 23 de novembro, o reforço de verão quer voltar a dar o seu contributo à equipa encarnada e, por isso mesmo, procura recuperar o estatuto que rapidamente conquistou sob a batuta de José Mourinho.
No entanto, o regresso à titularidade de Georgiy Sudakov suscita algumas dúvidas, muito por causa do sistema tático que José Mourinho possa vir a apresentar em Amesterdão. Recorde-se que o treinador português apresentou uma equipa, frente ao Atlético, com três defesas-centrais, algo que obrigou a certas alterações nos setores mais adiantados do terreno de jogo.
A mudança abrupta do sistema tático também está relacionado com o facto de José Mourinho se ver privado do contributo de Dodi Lukebakio, que foi recentemente operado a uma fractura que tinha sofrido no tornozelo esquerdo. Dada a escassez de extremos no plantel, o Special One não quis revelar se vai manter a mesma tática.
Assim sendo, Sudakov continua a trabalhar, a fim de merecer o seu regresso à titularidade, algo que pode acontecer já frente ao Ajax, na próxima terça-feira, 25 de novembro. Por outro lado, a imprensa nacional revelou também que José Mourinho confrontou os jogadores sobre as atitudes que tiveram no relvado do Estádio do Restelo.