
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Nápoles continua a pressionar para desviar Miguel Gutiérrez do caminho para o Benfica. As mais recentes informações de mercado revelam que o emblema, onde atua David Neres, não desiste da contratação do defesa-esquerdo do Girona, que está na mira de Rui Costa para suceder a Álvaro Carreras. O atual titular indiscutível do flanco esquerdo das águias está cada vez mais perto de reforçar o Real Madrid, neste verão.
O especialista em questões de mercado, Ekrem Konur, dá conta de que o Nápoles pretende fechar negociações por Gutiérrez o mais rápido possível e, por isso mesmo, espera-se um ataque final nas próximas semanas durante a presente janela de transferências. Este interesse não é novidade nenhuma, mas deixa o Benfica numa posição vulnerável, sendo que já tinha a mira apontada ao defesa espanhol.
Embora Rui Costa tenha assegurado a continuidade de Samuel Dahl na Luz, o Presidente quer satisfazer o pedido de Bruno Lage e garantir um segundo lateral-esquerdo de forma a ter alternativa no plantel e gerar concorrência ao internacional sueco. Recorde-se que, Dahl está sob empréstimo no Benfica, contudo, as águias já pagaram e o lateral assinou um novo contrato com validade até junho de 2029.
Relativamente a Miguel Gutiérrez, relembrar que, o jogador do Girona é visto como o possível sucessor de Álvaro Carreras, quando o atleta de 22 anos deixar a Luz para reforçar o plantel de Xabi Alonso. Assim sendo, o Benfica tem estado atento ao dossiê do defesa, que conta agora com o sério interesse do Nápoles, podendo juntar-se a David Neres, ex-extremo dos encarnados.
Na temporada desportiva 2024/25, ao serviço do Girona, Miguel Gutiérrez - atualmente avaliado em 25 milhões de euros - marcou presença em 36 embates: seis na Liga dos Campeões, 29 na La Liga e ainda um na Copa del Rey. Nos 3.0249 minutos disputados dentro das quatro linhas, o novo alvo do Benfica apontou dois golos, somando ainda seis assistências.
Confira os melhores momentos de Miguel Gutiérrez:
Técnico português com duas passagens nos encarnados, que está agora a caminho do Al Nassr, recebeu elogios de ex-jogador
|
José Pedro Alves Salazar, mais conhecido como Zé Pedro no mundo do futebol nacional, foi uma das figuras do Campeonato Nacional nos anos 2000, com passagens marcantes no Belenenses e no Vitória de Setúbal. Na equipa do Restelo, o antigo médio foi treinado por Jorge Jesus, figura emblemática com duas passagens pelo Benfica. O ex-futebolista é agora treinador e não esconde a admiração que tem pelo técnico português.
Zé Pedro: "Taticamente muito forte, liderança também, e o resultado está à vista"
Zé Pedro relembrou um episódio que teve com Jorge Jesus, quando ambos estavam no Belenenses: "Foram dois anos e é um treinador que, quase todos os dias, deixa marca nos jogadores. Mas se falar de um, se calhar foi no dia da apresentação de Jorge Jesus, em que não sabíamos onde íamos jogar devido ao 'caso Gil Vicente', se na II Liga ou na I Liga, e ele foi contratado nessa situação. Lembro no primeiro dia em que ele chegou e disse ao grupo: 'Só quero que vocês saibam, quer seja na I Liga, quer seja na II Liga, o que nós vamos fazer aqui é sermos os melhores'. Isso praticamente qualquer treinador diz quando chega a um novo clube, mas ele realmente foi melhor, fez mesmo a diferença."
"Tivemos a sorte de continuar a jogar na I Liga e depois foram episódios atrás de episódios, mas acho que mais importante foi aquilo que ele nos ensinou e nos transmitiu enquanto treinador. Taticamente muito forte, liderança também, e o resultado está à vista. Nós até brincamos com ele, porque temos essa boa relação, que se ele está onde está foi porque nós o pusemos lá [risos]. Ele depois vai do Belenenses para o Sporting de Braga e depois começa a 'disparar'...", disse Zé Pedro.
Zé Pedro: "Para mim foi o treinador que mais me marcou pela positiva"
Zé Pedro é agora treinador e tem como objetivo chegar ao topo do futebol nacional, somando já no seu currículo, experiência enquanto timoneiro principal do Alcochetense, da B SAD, do Vitória de Setúbal e, mais recentemente, do Alverca. O antigo médio revelou que aprendeu muito com o antigo técnico do Benfica: "Para mim foi, juntamente com o Carlos Carvalhal, o treinador que mais me marcou pela positiva. Levo do Jorge Jesus as nuances táticas, a forma como a equipa está posicionada dentro de campo e o trabalho defensivo. Acho que são as partes de onde 'bebi muito' desse trabalho, mas o que levo mais, apesar de ter os meus exercícios, o trabalho defensivo, porque em jogo jogado e nas bolas paradas, ele era fortíssimo".
Recorde-se que, Jorge Jesus, depois da segunda passagem no Benfica, acumulou experiências no Fenerbahçe, da Turquia, e no Al Hilal, da Arábia Saudita. Atualmente, não tem contrato com nenhum clube, porém, segundo a imprensa internacional, o técnico português está prestes a assinar pelo Al Nassr, clube de Cristiano Ronaldo, que deu o 'aval' aos dirigentes para seguir com a contratação do treinador de 70 anos.
Camisola 4 dos encarnados volta a fazer renascer interesse de clube, que tem olhos postos na Luz, na presente janela de transferências
|
António Silva volta a fazer o mercado mexer e uma saída do Benfica parece estar no horizonte. Depois de ter rejeitado a Arábia Saudita, o camisola 4 das águias está na lista de alvos do Chelsea, que já tinha tentado roubar Tomás Araújo, embora Rui Costa tenha fechado as portas da Luz aos blues.
O jornal Record dá conta deste interesse dos blues no defesa-central português, relembrando que não é novidade nenhuma. Aliás, o Chelsea já tinha tentado contratar António Silva, em 2024, durante a janela de janeiro, contudo Rui Costa acabou por rejeitar a oferta de 60 milhões pelo central titular da formação da Luz.
Agora, com o Benfica a equacionar uma venda do craque, os olhares dos tubarões europeus voltam e o Chelsea é um deles. Além dos londrinos, é de relembrar que, o principal pretendente de António Silva é mesmo a Juventus. A Vecchia Signora já tenta a contratação do internacional português desde o mercado de inverno passado, embora tenha encontrado as portas da Luz trancadas, em janeiro.
Vale a pena recordar, ainda, que, o Chelsea conta, ainda, com Tomás Araújo na lista de compras. Caso não consiga a contratação de António Silva, na presente janela de transferências, é possível que a direção do conjunto de Londres vire as atenções para o companheiro de equipa do jogador português, com quem fez a formação no Seixal.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, António Silva – avaliado em 32 milhões de euros – somou 46 encontros disputados: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, quatro no Mundial de Clubes e três na Taça da Liga. Nos 3.943 minutos que disputou, o central marcou dois golos e fez duas assistências.
Antigo futebolista da Premier League destaca talento do internacional ucraniano e nem prestação frente ao Chelsea impede uma mudança
|
John Obi Mikel, ex-jogador do Chelsea, recomenda Anatoliy Trubin ao emblema londrino. O internacional ucraniano esteve em destaque na campanha do Benfica no Mundial de Clubes, mas acabou por 'meter água' frente aos blues, jogo que ditou a eliminação dos encarnados. Ainda assim, o ex-médio realça o talento do número 1 da baliza das águias.
"Trubin cometeu um erro, no entanto, mantenho a minha opinião de que o Chelsea deve contratá-lo. Ele teve uma prestação brilhante neste torneio até agora. Ele teve um daqueles dias, tem de esquecer o que aconteceu", afirmou John Obi Mikel, em declarações à DAZN, acabando por apontar o titular do Benfica ao clube da Premier League.
John Obi Mikel: "Mantenho a minha opinião de que o Chelsea deve contratá-lo"
A Inglaterra tem sido um país, onde Trubin já despertou atenções. O Manchester City mostrou-se interessado na contratação do guarda-redes ucraniano. Ainda assim, o futuro do craque parece estar assegurado no Benfica, que não pensa em vender o titularíssimo de Bruno Lage face à importância que tem no plantel, atualmente.
Vale a pena recordar que, Trubin reforçou o Benfica no verão de 2023. A vinda do internacional ucraniano acabou por ditar a saída de Odysseas Vlachodimos e, desde aí, o guarda-redes de 23 anos tem assumido a titularidade da baliza encarnada. Na altura da transferência do guardião para a Luz, Rui Costa pagou 10 milhões de euros ao Shakhtar Donetsk.
No que toca à temporada desportiva de 24/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Anatoliy Trubin – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 50 duelos: 12 na Liga dos Campeões, 32 na Liga Portuguesa, três na Taça da Liga e quatro no Mundial de Clubes. Nos 4.620 minutos disputados dentro das quatro linhas, o guardião internacional pela Ucrânia sofreu um total de 54 golos, dando excelente conta de si.