
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
|
João Noronha Lopes apresentou oito medidas do seu programa eleitoral focadas no associativismo. O candidato ao lugar de Rui Costa partilhou, nas redes sociais, que deseja aproximar o Benfica dos seus sócios, algo que, na sua ótica, tem falhado e cujo paradigma é preciso alterar.
João Noronha Lopes: "É preciso abrir o Benfica aos seus verdadeiros donos, os Sócios"
“Nas primeiras semanas de campanha, apresentámos oito medidas concretas para inaugurar uma nova era de associativismo no Benfica. É preciso abrir o Benfica aos seus verdadeiros donos, os Sócios. Não podemos continuar a afastar quem mais quer o bem do Benfica. Como muitas outras mudanças necessárias no Clube, esta também não pode esperar mais”, começou por escrever.
As medidas, embora ainda não elaboradas, já foram reveladas. João Noronha Lopes já havia referido num forum de debate que pretendia criar o Portal de Transparência Benfiquista e a Casa do Benfica Digital. Para além dessas duas ideias, o candidato quer abrir uma casa do Sócio no Estádio da Luz e criar um Provedor que defenda os seus direitos. O gestor promete, também, disponiblizar a BTV a todos os sócios, ter uma relação Presidente/Sócio mais aberta e entrar numa nova era de apoio às Casas. Por fim, acha crucial a implementação do 'Dia do Benfiquismo' e o 'Dia do Eusébio'.
João Noronha Lopes fez anteriormente uma apresentação oficial da sua candidatura, no Pavilhão de Benfica, com a presença de milhares de adeptos e sócios que demonstraram apoio ao gestor. No evento estiveram presentes alguma figuras icónicas do Benfica como Nuno Gomes, Vitor Paneira e Manuel Vilarinho. Recentemente, o candidato esteve nos Estados Unidos a acompanhar a comitiva encarnada no Mundial de Clubes.
Recorde-se que, até à data, para além de João Noronha Lopes, existem mais três candidaturas oficiais: João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho e Martim Mayer. O atual Presidente do Benfica, Rui Costa, apesar de ainda não o ter revelado publicamente, deve também anunciar a sua recandidatura para as eleições que estão marcadas para 25 de outubro.
Confira, abaixo, a publicação de João Noronha Lopes:
Dirigente encarnado deverá anunciar em breve o que optou por fazer relativamente às eleições agendadas já para o próximo dia 25 de outubro
|
Rui Costa deverá mesmo avançar com a recandidatura à Presidência ao Benfica, decisão que foi tomada entretanto e que deverá ser anunciada muito em breve. O atual dirigente encarnado prepara-se, assim, para ir a eleições no próximo dia 25 de outubro.
Segundo o Correio da Manhã, Rui Costa optou por ir a votos, mesmo depois de alguns rumores que davam conta do seu afastamento do Clube encarnado. A confirmar-se, o antigo jogador será o quinto candidato, a par de João Diogo Manteigas, Cristóvão Carvalho, João Noronha Lopes e Martim Mayer.
Assim sendo, Rui Costa - que já recebeu uma exigência de Bruno Lage para a próxima época - vai cumprir à regra o que disse na AG do Benfica, decorrida a 7 de junho. Na altura, o Presidente do emblema da Luz assegurou que a decisão sobre uma eventual recandidatura só seria anunciada depois de findada a participação no Mundial de Clubes, prova da qual as águias se despediram no último sábado, após derrota por 4-1 frente ao Chelsea.
"Até lá, mantenho-me focado na época desportiva, como ainda há pouco tempo o disse publicamente, neste caso, focado no Mundial de clubes e na preparação de uma nova época que pretendemos todos que seja melhor do que esta, seja Presidente quem for, esteja aqui quem estiver, porque acima de todos nós, mais importante do que todos nós, é o Sport Lisboa e Benfica", assegurou Rui Costa, na altura.
Recorde-se que as próximas eleições do Benfica acontecem depois de uma época em que o Clube ficou abaixo das expetativas no que ao futebol diz respeito. O segundo lugar no campeonato e a derrota na final da Taça de Portugal levantaram dúvidas sobre o caminho a seguir e agora resta saber que futuro desejam os Sócios.
Presidente do Clube da Luz está perto de assegurar a contratação de figura para os vermelhos e brancos na próxima temporada
|
Joaquim Malheiro está a caminho do Benfica. Depois de vários rumores que davam conta da mudança, eis que as novas informações dão conta que o diretor técnico vai rumar ao Clube da Luz, isto depois de ter terminado a sua ligação com o Al Hilal, tal como anunciado esta terça-feira, 1 de julho, nas redes sociais.
“Obrigado Al Hilal e Arábia Saudita por tudo 🙏 Passamos um belo tempo e momentos felizes”, começou por escrever Joaquim Malheiro nos stories da conta oficial do Instagram. No final da fotografia, deixou bem explicito qual o seguinte passo na carreira: “Pronto para o próximo desafio ❤️🦅”.
O futuro diretor técnico da formação do Benfica publicou ainda um texto mais profundo sobre a experiência que foi trabalhar na Arábia Saudita: “Momentos inesquecíveis e gratificantes que vivi com a camisola do Al-Hilal na época 2024-2025. Fui mesmo muito feliz, aprendizagens e experiências únicas que estarão para sempre no coração💙. Vivências memoráveis num país em grande evolução e com elevado potencial. Muito obrigado à altamente competente administração, as fantásticas estruturas técnicas, aos extraordinários jogadores, as resilientes e diferentes pessoas das diferentes áreas e aos incansáveis e apaixonados adeptos do Al-Hilal, Deus vos Abençoe🙏”
Joaquim Malheiro vai suceder Rodrigo Magalhães, que fará o caminho inverso para o Médio Oriente, para representar o Neom, clube recém-promovido ao primeiro escalão do futebol saudita. O novo diretor técnico de formação deverá ser oficializado em breve no Benfica.
Joaquim Malheiro trabalhou várias décadas como coordenador de formação da Seleção Portuguesa, antes de rumar ao Qatar e, de seguida, à Arábia Saudita. Antes de seguir a vertente administrativo de futebol das camadas de jovens, foi preparador físico em vários clubes portugueses, incluindo do Porto.
No canal de Youtube da campanha, candidato à Presidência do Clube da Luz voltou a deixar críticas às atitudes do atual líder das águias
|
João Diogo Manteigas veio novamente a público deixar críticas a Rui Costa e restante Direção do Benfica. Segundo a lógica do candidato às eleições, agendadas para 25 de outubro, o atual Presidente do Clube da Luz tem tido uma postura fraca no que diz respeito à comunicação, seja ela interna ou externa.
João Diogo Manteigas: “O Presidente pouco ou nada apareceu com a sua direção”
Através de um vídeo publicado no canal oficial de Youtube da campanha ‘Benfica Vencerá’, o candidato não poupou nas palavras para criticar Rui Costa, afirmando que o mesmo deixa treinadores e jogadores a defender o clube por conta própria: “Temos assistido aos nossos treinadores e jogadores a defender o clube sozinhos para dar todo o tipo de explicações. O presidente pouco ou nada apareceu com a sua direção”.
“O presidente tem que dar a cara institucionalmente quando os resultados não são positivos ou quando há tópicos que exijam resposta”, acrescentou o candidato, visando a fraca atuação de Rui Costa, que se encontra a ponderar se apresenta ou não uma recandidatura.
João Diogo Manteigas: “O presidente tem que dar a cara institucionalmente”
Segundo João Diogo Manteigas, é necessário fazer uma revolução relacionada com o futebol, de forma a dar uma volta por cima dos recentes resultados: “Apresentação interna e explicação quanto ao novo modelo desportivo para o futebol e modalidades, assente na aposta clara na formação e na contratação cirúrgica de atletas que entrem diretamente para titulares”.
João Diogo Manteigas: “Pretendemos a abertura concurso público para captar a entidade independente”
Sobre as questões financeiras, onde o Clube da Luz saiu afetado, João Diogo Manteigas defende que é preciso intervenção externa: “Pretendemos a abertura concurso público para captar a entidade independente que vai proceder à auditoria forense ao universo Benfica para obter um diagnóstico rigoroso e verificar se o Benfica foi lesado”.