
Futebol
Ex Porto comenta regresso de Mourinho a Portugal e ao Benfica: "Altamente positivo"
10 Out 2025 | 07:12
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
18 Jan 2025 | 16:27 |
Jorge Jesus é de longe um dos nomes mais conhecidos do futebol português e, nos últimos anos, no futebol internacional, depois de passagens com sucesso ao serviço do Flamengo e atualmente no Al Hilal da Arábia Saudita. O antigo timoneiro do Benfica foi desafiado a construir o seu jogador perfeito, acabando por enumerar vários atleta com quem trabalhou, na sua passagem pela Luz, elegendo, até, Pablo Aimar como melhor jogador que orientou.
Em entrevista concedida ao portal brasileiro ‘Globo Esporte’, Jorge Jesus falou sobre a sua longa carreira enquanto treinador principal, abordando vários tópicos relacionados com a mesma. Entre os temas abordados, o português foi questionado sobre o melhor jogador que treinou e o técnico recordou a sua passagem pelo Benfica. “Não tendo tanto tempo com o Neymar. Num complemento geral, o jogador que, para mim, reuniu estas condições todas…foi o Aimar ”, começou por dizer
Jorge Jesus – Foi o [Pablo] Aimar
Além de revelar o nome do atleta que lhe deu mais gosto de trabalhar, o atual treinador do campeão saudita foi desafiado a montar o seu jogador perfeito e, sem poder repetir nomes, o antigo técnico do Glorioso enumerou muitos atletas que passaram pelos quadros do Benfica. O português atribuiu o pé direito a Neymar, já Di María, o técnico considerou o camisola 11 do Glorioso como o melhor pé esquerdo. Para cabeceador, a escolha recaiu sobre Mitrovic. Já a mentalidade, característica que Jorge Jesus tanto preza, a escolha caiu sobre David Luiz, internacional brasileiro que também jogou no Clube da Luz.
Nas restantes características do seu jogador perfeito, Jorge Jesus ainda mencionou mais quatro e-águias. Começando pelo drible, como já não podia repetir nomes, optou por Malcom. Relativamente à visão de jogo, a escolha foi muito simples, Pablo Aimar. Além do antigo maestro das águias, Jesus escolheu o compatriota Saviola foi destacada pelo poder de decisão. O antigo capitão dos encarnados, Luisão, foi a escolha para liderança e para o mais divertido, Jorge Jesus escolheu o antigo médio do Benfica, Enzo Pérez.
Segundo dados divulgados pelo IPAM, em menos de um mês encarnados registam números absolutamento positivos e 'culpado' já foi identificado
10 Out 2025 | 08:34 |
O Benfica verificou nos últimos tempos um crescimento acentuado nas suas vendas de merchandising e a culpa é de José Mourinho. Desde que o Special One regressou à Luz, em meados de setembro, as águias verificaram um aumento na ordem dos 17%, o que certamente deixa os responsáveis muito satisfeitos.
Pelo que escreve o jornal Record, apesar dos resultados e das exibições ainda não terem atingidos os níveis esperados, o impacto de José Mourinho - que foi abordado recentemente - já se faz sentir. Segundo os dados apresentados pelo IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing - as vendas das águias subiram em flecha em menos de um mês.
"As vendas do Benfica com o merchandising subiram 17 por cento", referiu uma fonte do IPAM, em declarações à revista Meios & Publiciadade. O especialista foi mais longe e assegurou que a marca Mourinho - que pode gerar até 12 milhões de euros por ano - será um impacto muito positivo no Clube da Luz, como também no campeonato português.
Contactado pelo jornal Record, o Benfica, tal como Miguel Bento, diretor comercial das águias, recusaram-se a revelar quais são as estratégias por detrás deste crescimento financeiro. No entanto, Daniel Sá, especialista do IPAM, vai mais longe e adianta que o Clube da Luz está a preparar uma linha de produtos licenciados, inteiramente relacionada com o Special One.
Numa recente entrevista, concedida à rádio TSF, Rui Costa voltou a falar da saída de Bruno Lage e da chegada de José Mourinho, com o Presidente das águias a deixar elogios ao Special One: "Num curto período, contratámos um dos melhores treinadores do Mundo. É nisto que os benfiquistas se devem focar".
Em declarações à imprensa, treinador falou sobre o encontro que visa qualificação para o Campeonato do Mundo, que vai decorrer no próximo ano
10 Out 2025 | 08:05 |
Nesta segunda pausa internacional, Portugal volta a entrar em campo esta noite, 10 de outubro, onde vai defrontar a Irlanda e Hélder Cristóvão não tem dúvidas quanto o desfecho do encontro. Em antevisão, o antigo técnico do Benfica assume que a seleção nacional é superior ao adversário.
Hélder Cristóvão: "A Seleção é completamente favorita. Não há nenhuma dúvida"
Em entrevista, concedida à Agência Lusa, o português, que orientou a equipa secundária das águias, reconheceu a qualidade do adversário, mas tem uma certeza em mente: "Naquele tempo, as forças eram mais igualadas. Neste momento, a Seleção é completamente favorita. Não há nenhuma dúvida".
Recuando a 1995, o treinador recordou a partida que jogou, onde Portugal venceu a Irlanda por três bolas a zero, sendo que Hélder Cristóvão apontou um dos golos: "Sabíamos das dificuldades que íamos ter pela frente, com um adversário sempre muito combativo. Por outro lado, sabíamos que jogávamos em casa, num Estádio da Luz completamente cheio".
Hélder Cristóvão: "O jogo correu-nos muito bem. Correu-nos de feição. Fomos sempre muito dominadores"
No entanto, em conversa com a Lusa, antes do arranque de mais um encontro da Seleção - que conta com a presença de António Silva - o ex-Benfica 'sorriu' ao recordar que a partida foi favorável à equipa das quinas: "Havia algum nervosismo. (...) O jogo correu-nos muito bem. Correu-nos de feição. Fomos sempre muito dominadores".
"Jogamos com seleções que nos permitem estar sempre nas fases de decisão, quer no Europeu, quer no Mundial. Se tivéssemos conseguido viver nesse estado, com essas seleções [inferiores], certamente também estaríamos sempre presentes nesses quadros competitivos", atirou por fim Hélder Cristóvão, em declarações à Lusa.
Descontentes com tratamento que foi dado aos adeptos na entrada para o recinto de jogo, encarnados decidem avançar com um pedido de esclarecimentos
10 Out 2025 | 07:39 |
Tal como tinha sido prometido nos momentos a seguir à realização do Clássico, o Benfica já formalizou uma queixa à Liga devido à entrada tardia dos adeptos encarnados, na partida entre águias e o Porto. Segundo o que se registou, os Benfiquistas apenas tiveram acesso aos seus lugares quando a primeira parte já estava perto de ficar concluída.
Pelo que foi apurado pelo jornal Record, os encarnados cumpriram o que tinham referido no comunicado, emitido momentos depois da conclusão do Clássico, onde 'lamentavam profundamente' o que tinha acontecido com os simpatizantes das águias, no momento em que tentavam entrar no Estádio do Dragão.
Em resposta ao Benfica, que acusou as autoridades locais de terem atrasado a entrada dos Benfiquistas, uma fonte da PSP, em declarações ao diário desportivo, esclareceu que a situação aconteceu devido a um atraso da chegada dos autocarros que transportavam os adeptos vermelhos e brancos para o recinto de jogo.
No que diz respeito a queixas, durante o dia de ontem, 9 de outubro, o Porto deu entrada um pedido de processo disciplinar a Vangelis Pavlidis, por alegada agressão a Gabri Veiga. Contudo, pelo que a mesma fonte apurou, o emblema azul e branco pode ver a sua queixa ser descartada pelo Conselho de Disciplina da FPF.
Porém, as polémicas não ficam por aqui. Na sequência da ação levantada pelo rival da Invicta, as águias vão responder na mesma moeda, exigindo um castigo a Alan Varela. Contudo, tal como pode vir a acontecer com o Porto, o pedido do Benfica pode também ficar sem efeito aos olhos do CD, com base nos regulamentos em vigor.