Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Luís Filipe Vieira acusa Noronha Lopes de ilegalidade nas eleições do Benfica: "Lapso"

Diretor de campanha do ex-Presidente do Clube da Luz apontou dedo ao adversário, afirmando mesmo que coloca as águias numa posição delicada

Bruno Batista, diretor de campanha de Luís Filipe Vieira, diz que declarações de João Noronha Lopes sobre Bernardo Silva são ilegais
Bruno Batista, diretor de campanha de Luís Filipe Vieira, diz que declarações de João Noronha Lopes sobre Bernardo Silva são ilegais

12 Set 2025 | 06:57 |

Icon Comentário0

Bruno Batista, diretor de campanha de Luís Filipe Vieira, considera que as declarações de João Noronha Lopes sobre um eventual regresso de Bernardo Silva colocam o Benfica numa posição delicada, dado que o jogador ainda tem contrato com o Manchester City por mais uma temporada e não pode chegar a acordo com outro clube.


Diretor de campanha de Luís Filipe Vieira atira-se a Noronha Lopes: “Bernardo Silva é sempre bem-vindo ao Benfica”


"Isso é um lapso de quem não tem muita experiência no mundo do futebol. Não vou acreditar que tenha cometido uma ilegalidade. Vou dizer é que é uma manobra eleitoralista, que eu saúdo, porque Bernardo Silva é sempre bem-vindo ao Benfica, mas não acredito", começou por afirmar Bruno Batista.


"Isso é só falta de experiência da candidatura de Noronha Lopes. Não acredito que tenham falado com Bernardo Silva, até porque isso seria ilegal, e estariam a colocar a candidatura e o Benfica numa situação menos bonita. Portanto, acredito que isso é só um lapso de quem não tem experiência a negociar jogadores", continuou Bruno Batista.

"Luís Filipe Vieira, possivelmente e espero que em janeiro dirigente do Benfica, possa levar o contrato a Bernardo Silva, e, em junho, eu próprio estarei no aeroporto para o receber e trazer a casa. É muito bem-vindo. Tenho a certeza de que nós temos muitas mais minutas de contrato do que João Noronha Lopes, que nunca assinou nenhum", atirou o diretor de campanha de Luís Filipe Vieira.


"Qualquer dos grandes jogadores que passaram pelo Benfica ou qualquer dos grandes jogadores do mundo que queiram vir jogar, aqui, na Luz, jogará sempre na Luz, independentemente de quem for o Presidente", finalizou Bruno Batista, abordando a entrada em cena de Bernardo Silva nas eleições das águias.


Clube

Aliado de Vieira deixa mensagem à MAG do Benfica: "Absoluta discordância"

Advogado integrou a comissão que revisou os estatutos do Clube da Luz, sendo que pertence à lista de Luís Filipe Vieira para as eleições marcadas para outubro

Mensagem de João Pinheiro visava o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, José Pereira da Costa
Mensagem de João Pinheiro visava o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, José Pereira da Costa

11 Set 2025 | 18:15 |

Icon Comentário0

João Pinheiro, advogado que fez parte da comissão de revisão de estatutos do Benfica e que integra a lista de Luís Filipe Vieira para as eleições à presidência dos encarnados, marcadas para 25 de outubro, enviou uma carta dirigida a José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) das águias. Em questão estão as declarações do mesmo no final da reunião realizada na passada segunda-feira com as várias candidaturas, onde foi recusado o voto por correspondência. 


João Pinheiro: " Não posso deixar de me reportar também às declarações que prestou"


"Exm.º Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica. Reporto-me a comunicações anteriores que lhe dirigi (21 de Agosto de 2025, 26 de Agosto de 2025, 28 de Agosto de 2025) e à reunião realizada no passado dia 9 de Setembro de 2025. Não posso deixar de me reportar também às declarações que prestou aos meios de comunicação social, após a dita reunião, e que analisei atentamente", pode ler-se no início da carta redigida por João Pinheiro, divulgada pelo jornal Record. 


De seguida, João Pinheiro afirma que ainda existem várias questões por responder: "Enquanto membro da candidatura de Luis Filipe Vieira, tenho de declarar absoluta discordância quanto à perceção de terem sido prestados todos os esclarecimentos e que as controvérsias são de natureza jurídica. O Senhor Presidente da Mesa tem consciência que essa perceção não corresponde ao que foi declarado pelas candidaturas, em particular por aquela que integro".

João Pinheiro: "Não foram respondidos, em termos de substância, os pedidos escritos que lhe dirigi"


O advogado continuou, revelando que José Pereira da Costa não deu qualquer resposta aos pedidos por si redigidos: "Também terá consciência que não foram respondidos, em termos de substância, os pedidos escritos que lhe dirigi no mês de Agosto e que, sinteticamente, reproduzi naquela reunião, e que a opção de gerir a informação (na maioria dos casos ocultando-a), em vez de responder ao que é, legitimamente, questionado não confere confiança à tramitação do processo eleitoral".

Após uma lista de nove pedidos, onde João Pinheiro pede uma explicação para a recusa do voto por correspondência, exigindo ainda resposta a vários detalhes acerca do funcionamento das eleições marcadas para outubro, o mesmo termina a carta da seguinte forma: "Como depreenderá, estas questões justificam-se e mais não são que contributos para o cumprimento dos Princípios da transparência, da igualdade de tratamento entre candidaturas e imparcialidade da Mesa na organização de um processo eleitoral. Comandos normativos que serão partilhados, seguramente, por um reputado Advogado como é o Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Não está em causa o que cada um de nós pensa sobre o resultado destas eleições para o Sport Lisboa e Benfica e o contributo que estaremos dispostos a prestar (embora o seu tenha condicionamentos especiais e incontornáveis). Aquilo que sobretudo importa é a imagem que os órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica e as candidaturas transmitem no âmbito deste processo. Espero que estejamos à altura destas responsabilidades, no seu caso a responsabilidade de decidir e promover decisões conformes aos estatutos e à lei". 


Clube

Cristovão Carvalho exige respostas de Noronha Lopes sobre Bernardo Silva: "Há mesmo?"

Candidato à Presidência dos encarnados comentou trunfo apresentado pelo adversário, que diz ter acordo para o regresso do internacional português

Cristovão Carvalho defende que são necessárias respostas de João Noronha Lopes sobre alegado acordo para regresso de Bernardo Silva
Cristovão Carvalho defende que são necessárias respostas de João Noronha Lopes sobre alegado acordo para regresso de Bernardo Silva

11 Set 2025 | 09:08 |

Icon Comentário0

Cristovão Carvalho quer respostas de João Noronha Lopes sobre o eventual regresso de Bernardo Silva. Em comunicado divulgado na passada quarta-feira, o candidato à Presidência das águias acusa o adversário de populismo, recordando que Manuel Vilarinho prometeu Jardel para derrotar Vale e Azevedo.


Regresso de Bernardo Silva ao Benfica? Cristovão Carvalho acusa Noronha Lopes: “Preocupante”


“A candidatura de Cristóvão Carvalho à presidência do Benfica considera preocupante que, a menos de dois meses das eleições, surjam notícias de que João Noronha Lopes já preparou um contrato para Bernardo Silva, com o objetivo de trazê-lo em janeiro caso seja eleito”, começou por afirmar Cristovão Carvalho.


“Este episódio traz à memória outro momento polémico na política benfiquista, quando, em 2000, Manuel Vilarinho prometeu Jardel para derrotar Vale e Azevedo, mas o jogador nunca jogou no Benfica. Esse tipo de promessa populista não pode ser repetido; os adeptos merecem verdade e responsabilidade, não espetáculo eleitoral. O Benfica merece respeito”, acrescentou Cristovão Carvalho.

"A vontade de ver Bernardo Silva regressar à Luz é legítima e partilhada por muitos Benfiquistas. Mas não se pode avançar com estratégias que manipulem o processo eleitoral ou criem falsas expetativas. Há regras claras: negociações formais com jogadores com contrato em vigor só são permitidas nos últimos seis meses antes do término dos seus vínculos, conforme os regulamentos da FIFA”, finaliza Cristovão Carvalho.


Na passada quarta-feira, João Noronha Lopes abriu o jogo relativamente ao antigo jogador das águias: “Confirmo que há um contrato à espera de Bernardo Silva. E quero muito trazer o Bernardo já em janeiro. Personifica tudo aquilo que eu quero para o Benfica. Identidade, cultura de vitória e é um grande Benfiquista. E posso garantir-lhe que não vamos parar por aqui”.


Clube

José Pereira da Costa revela "desentendimentos" em reunião sobre eleições do Benfica

Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube da Luz deixou alguns esclarecimentos quantos aos procedimentos para ato eleitoral de 25 de outubro

José Pereira da Costa fez balanço de reunião com candidaturas às eleições do Benfica, revelando que, naturalmente, existiram algumas discussões
José Pereira da Costa fez balanço de reunião com candidaturas às eleições do Benfica, revelando que, naturalmente, existiram algumas discussões

11 Set 2025 | 08:52 |

Icon Comentário0

José Pereira da Costa revelou que, na reunião com as candidaturas às eleições de 25 de outubro do Benfica, houve “alguns desentendimentos”, mas considerou que os mesmos são normais. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral das águias deixou ainda alguns esclarecimentos sobre os próximos passos.


José Pereira da Costa sobre as eleições do Benfica: "Debate permite solidificar conceitos"


“A MAG também calendarizou aquilo que sucederá, solidificámos três ou quatro datas que são absolutamente essenciais: Encerramento dos cadernos eleitorais a 25 de setembro, a AG dia 27 de setembro sobre o Regulamento Eleitoral; marcação das eleições no último dia de setembro para a entrada em vigor dos novos estatutos no dia 1 de outubro e, eventualmente, se for aprovado do Regulamento Eleitoral", atirou José Pereira da Costa.


"Nesse ponto sublinhámos que, oportunamente e dentro deste quadro temporal, uma coisa que tem sido tema e que esperamos que tenha ficado esclarecido hoje, é a publicação dos locais das secções de voto dentro deste quadro temporal e assim que o possamos fazer. Houve discussão sobre alguns temas mais atuais, com alguns desentendimentos, mas são discussões algumas delas jurídicas no quadro daquilo que era esperado", revelou José Pereira da Costa.

"O debate permite solidificar conceitos e também perceber as dúvidas interpretativas que há sobre as normas jurídicas que estão em disputa, algumas delas de natureza estatutária. Foi uma reunião importante e saúdo todas as questões que foram colocadas", finalizou José Pereira da Costa.


Na passada quarta-feira, após a reunião referida por José Pereira da Costa, Luís Filipe Vieira deixou duras acusações: “O PMAG, responsável máximo (em teoria) pelo ato eleitoral, não rejeitou a possibilidade de vir a ser candidato na lista que Rui Costa apresentar para a Direção; a confirmar-se esta possibilidade, não refutada após questão explícita que lhe foi colocada, o PMAG deve cessar imediatamente funções”.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Pedro Sousa comenta entrada em cena de Bernardo Silva nas eleições do Benfica
Clube

Pedro Sousa comenta entrada em cena de Bernardo Silva nas eleições do Benfica

11 Set 2025 | 08:34

Icon Comentário0
Luís Filipe Vieira exige demissão no Benfica e acusa Rui Costa de favorecimento: "Impensável"
Clube

Luís Filipe Vieira exige demissão no Benfica e acusa Rui Costa de favorecimento: "Impensável"

11 Set 2025 | 07:35

Icon Comentário0
Após relatório de contas, Rui Costa vê Benfica a valorizar
Clube

Após relatório de contas, Rui Costa vê Benfica a valorizar

10 Set 2025 | 19:26

Icon Comentário0