Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Luís Mateus implica que Otamendi é ativamente prejudicial ao Benfica "não foi o exemplo..."

Comentador critica postura do capitão das águias nas declarações após a derrota em Famalicão

Otamendi está a cortar a progressão de outros centrais do Benfica, segundo Luís Mateus
Otamendi está a cortar a progressão de outros centrais do Benfica, segundo Luís Mateus

  |

Icon Comentário0

Otamendi veio a público admitir uma má época e culpar o departamento de comunicação do Benfica, algo que foi bem recebido pelos adeptos encarnados, no entanto, Luís Mateus em crónica do jornal A Bola culpabiliza o central por não demonstrar a mesma maturidade dentro de campo.

Depois de dizer que só não deu mais vezes a cara nos momentos maus porque não o deixaram, Otamendi foi "elogiado pelos adeptos por ter colocado a nu toda a fragilidade da estratégia comunicacional do clube" segundo Mateus. Essa fragilidade foi "evidente durante a temporada, quando deixou crescer a aura negativa em torno de Roger Schmidt e, por arrasto, dos seus futebolistas".


"No entanto, se o argentino se sentiu reduzido no seu papel de capitão no discurso, já não se conseguiu assumir como tal por culpa própria em campo. Não que não tenha gritado, corrido ou cortado jogadas perigosas, mas porque não foi o exemplo de serenidade e controlo que alguém com a sua experiência e a jogar na sua posição deveria ser." prossegue o cronista.


Mateus repete a narrativa comum de que António Silva joga como veterano e Otamendi como a jovem promessa: "ficou para ver António Silva – que ainda assim também realizou uma época aquém das expectativas –ficar com a imagem de adulto na sala. Foram inúmeras as vezes em que se precipitou na abordagem, tentou o carrinho ou o desarme, em vez de apostar na contenção e aguardar pela decisão do rival. Veja-se o golo de Gyokeres em Alvalade na Taça de Portugal e muitos outros exemplos, até em encontros recentes."

Na opinião do jornalista, os outros centrais do plantel deveriam impedir o argentino de ser indiscutível: "nem que seja por poder estar a tapar a progressão de jogadores como Morato ou Tomás Araújo. Em teoria, de acordo com a forma como o Benfica quer jogar, aparentemente com ou sem Schmidt, uma linha defensiva com maior capacidade na construção e mais rápida, com privilégio para o português, teria mais condições para sair da pressão contrária, e jogar mais subida com maior controlo da profundidade."


As consequências serão, possivelmente, um erro na leitura dos objetivos no mercado: "Ao mesmo tempo, tudo parece apontar para que António Silva e Morato sejam negociáveis, a fim de que João Neves não o seja já, porém a SAD não pode continuar a acreditar que seja Otamendi a continuar a segurar as pontas."


Futebol

Em final de contrato com o Benfica, Rafa Silva recebe proposta bíblica... e não é das Arábias

Camisola 27 ainda não tem o futuro resolvido, tendo várias opções em cima da mesa

Rafa Silva, camisola 27  do Sport Lisboa e Benfica, ainda não tem o futuro resolvido, tendo várias opções em cima da mesa
Rafa Silva, camisola 27 do Sport Lisboa e Benfica, ainda não tem o futuro resolvido, tendo várias opções em cima da mesa

  |

Icon Comentário0

Alerta, Benfica! Depois de se ter despedido dos adeptos encarnados, no último jogo da temporada no Estádio da Luz, e de ter sido apontado ao Al Shabab, Rafa Silva vê agora em cima da mesa uma proposta milionária vinda do... Galatasaray. 

Segundo adianta, esta sexta-feira, o jornal português O Jogo, o avançado luso está mesmo com pé e meio no Galatasaray, que vai mesmo fazer de tudo para convencer o atleta luso. Neste momento o clube estará a acenar com um total de 10 milhões de euros.


"O clube de Istambul colocou à frente de Rafa uma oferta contratual que lhe permitirá encaixar 3,5 milhões de euros líquidos por cada um dos dois anos de ligação oferecidos ao jogador, que encaixará ainda um prémio de assinatura definido em três milhões de euros. Tudo somado, chega-se aos 10 milhões de euros, que podem ser acrescidos de mais 3,5 milhões caso seja acionado mais um ano de opção", pode ler-se no diário acima mencionado.


Importa recordar que, após ter visto o acordo com o Al Shabab cair por terra, os rumores de mercado deram conta de que o futuro de Rafa Silva ainda poderia passar pelo Benfica, contudo, sabe o nosso Jornal que esse cenário não estará em cima da mesa.

Em 2023/24, ao serviço do Benfica, Rafa Silva – avaliado em 14 milhões de euros – realizou 52 partidas: 30 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.368 minutos que disputou, Rafa marcou uns impressionantes 22 golos e fez, ainda, 15 assistências.


Rafa chegou ao Benfica em 2016 oriundo do Braga, a troco de 16 milhões de euros. Ao serviço das águias, o avançado conta com 326 partidas, 94 finalizações certeiras, 67 assistências. O antigo internacional português conquistou oito títulos: três Campeonatos Nacionais (2016/17, 2018/19 e 2022/23), três Supertaças Cândido de Oliveira (2017/18, 2019/20 e 2023/24).


Futebol

Rui Costa tem 'ajudinha' do Lille para manter António Silva no Benfica

Camisola 4 do Clube da Luz é um dos principais nome para a janela de transferências de verão

António Silva é um dos principais nome para a janela de transferências do Benfica, com Lille a ajudar Rui Costa
António Silva é um dos principais nome para a janela de transferências do Benfica, com Lille a ajudar Rui Costa

  |

Icon Comentário0

Ekrem Konur traz boas notícias para Rui Costa. Segundo adianta o especialista em questões de mercado, Leny Yoro, defesa do Lille, é o principal alvo dos tubarões, que estavam de olho posto em António Silva. Assim sendo, a saída do central formado no Seixal pode complicar-se. 

De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, através da rede social X (antigo Twitter), esta sexta-feira, o Real Madrid, o Manchester United e o PSG são os favoritos para garantir a transferência de Leny Yoro, sendo que tanto os madrilenos como os red devils tinham a mira apontada a António Silva.


Importa recordar que, o defesa formado no Seixal tem sido dos nomes mais falados para esta janela de transferências de verão, sendo que vários têm sido os valores apontados ao negócio. Os últimos rumores dão conta de que os dirigentes encarnados, com Rui Costa à cabeça, estarão a pedir 50 milhões de euros por António Silva.


De destacar que, o jovem internacional português está neste momento blindado por cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, estando vinculado com o Benfica até junho de 2027.

António Silva - atualmente avaliado em 45 milhões de euros -, na temporada 2023/24, marcou presença em 50 encontros, onde registou dois golos. Já na época passada, ano em que se estreou na formação de Roger Schmidt, o defesa alinhou em 44 partidas, somando cinco tentos, sem contabilizar qualquer assistência.


Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 94 partidas, onde fez 'gosto ao pé' por sete ocasiões, sem contabilizar qualquer assistência. Recorde-se que o craque passou a ser opção indiscutível para Roger Schmidt na temporada transata.



Futebol

Jornalista destaca qualidades de jogadores do Benfica na Seleção de Roberto Martínez: "basta olhar para…”

Portugal triunfou diante da Finlândia, por 4-2, com presença de diversos jogadores com ligação às águias

Portugal, liderado por Roberto Martínez, venceu a Finlândia, por 4-2, com contributo de jogadores do Benfica
Portugal, liderado por Roberto Martínez, venceu a Finlândia, por 4-2, com contributo de jogadores do Benfica

  |

Icon Comentário0

Luís Mateus considera que Roberto Martínez tem muita qualidade ao seu dispor na Seleção Nacional. Num artigo de opinião no jornal ‘A Bola’, o comentador falou, entre outros atletas, de Nélson Semedo, João Cancelo e João Neves, sendo os dois primeiros da formação do Benfica e o último ainda figura nos quadros do Clube da Luz.

“Numa partida sem grandes ideias ou fio condutor, para lá do que Bruno Fernandes trouxe após o intervalo, não deixa de parecer crescer a responsabilidade de cada vez que se contam as opções para cada posição”, afirma Luís Mateus.


“Basta olhar para as laterais, por exemplo, onde antes havia lacunas. Nélson Semedo pode ser um defesa direito mais conservador ou uma adaptação à esquerda, Dalot e Cancelo medem-se pela profundidade que oferecem em cada uma das faixas e Nuno Mendes, além da tendência natural para alargar a frente de ataque pela esquerda, também se mostrou preocupado em apanhar desprevenidos os rivais na grande área em momentos sem bola e em atrair por dentro”, refere o comentador.


“Opções válidas e até divergentes que dão dinâmicas específicas a quem não tem muito tempo para trabalhá-las em contexto Seleção. E estamos só a falar de uma função específica”, atira Luís Mateus.

“O espanhol tirou facilmente o elefante da sala e nem foi preciso puxar muito pelo cabedal. Manteve Palhinha, recuando-o para central, e entregou a batuta ao médio do PSG, com Neves ao lado. A decisão poderá ter antecipado uma decisão futura seja para o arranque – é preciso perceber se há continuidade, ou se foi experiência ou fruto das circunstâncias – ou no desenrolar do Euro, sobretudo perante equipas que vão naturalmente defender baixo”, finaliza.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Com estadia no Benfica 'tremida', Benjamín Rollheiser soma novo pretendente no... Brasil
Futebol

Com estadia no Benfica 'tremida', Benjamín Rollheiser soma novo pretendente no... Brasil

 

Icon Comentário0
Afinal eram só balelas! Benfica 'está nem aí' para Mason Greenwood' e Rui Pedro Braz...
Futebol

Afinal eram só balelas! Benfica 'está nem aí' para Mason Greenwood' e Rui Pedro Braz...

 

Icon Comentário0
Reforço de Schmidt garante que vai vestir à Benfica
Futebol

Reforço de Schmidt garante que vai vestir à Benfica

 

Icon Comentário0