Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Luís Mateus implica que Otamendi é ativamente prejudicial ao Benfica "não foi o exemplo..."

Comentador critica postura do capitão das águias nas declarações após a derrota em Famalicão

Otamendi está a cortar a progressão de outros centrais do Benfica, segundo Luís Mateus
Otamendi está a cortar a progressão de outros centrais do Benfica, segundo Luís Mateus

  |

Icon Comentário0

Otamendi veio a público admitir uma má época e culpar o departamento de comunicação do Benfica, algo que foi bem recebido pelos adeptos encarnados, no entanto, Luís Mateus em crónica do jornal A Bola culpabiliza o central por não demonstrar a mesma maturidade dentro de campo.

Depois de dizer que só não deu mais vezes a cara nos momentos maus porque não o deixaram, Otamendi foi "elogiado pelos adeptos por ter colocado a nu toda a fragilidade da estratégia comunicacional do clube" segundo Mateus. Essa fragilidade foi "evidente durante a temporada, quando deixou crescer a aura negativa em torno de Roger Schmidt e, por arrasto, dos seus futebolistas".


"No entanto, se o argentino se sentiu reduzido no seu papel de capitão no discurso, já não se conseguiu assumir como tal por culpa própria em campo. Não que não tenha gritado, corrido ou cortado jogadas perigosas, mas porque não foi o exemplo de serenidade e controlo que alguém com a sua experiência e a jogar na sua posição deveria ser." prossegue o cronista.


Mateus repete a narrativa comum de que António Silva joga como veterano e Otamendi como a jovem promessa: "ficou para ver António Silva – que ainda assim também realizou uma época aquém das expectativas –ficar com a imagem de adulto na sala. Foram inúmeras as vezes em que se precipitou na abordagem, tentou o carrinho ou o desarme, em vez de apostar na contenção e aguardar pela decisão do rival. Veja-se o golo de Gyokeres em Alvalade na Taça de Portugal e muitos outros exemplos, até em encontros recentes."

Na opinião do jornalista, os outros centrais do plantel deveriam impedir o argentino de ser indiscutível: "nem que seja por poder estar a tapar a progressão de jogadores como Morato ou Tomás Araújo. Em teoria, de acordo com a forma como o Benfica quer jogar, aparentemente com ou sem Schmidt, uma linha defensiva com maior capacidade na construção e mais rápida, com privilégio para o português, teria mais condições para sair da pressão contrária, e jogar mais subida com maior controlo da profundidade."


As consequências serão, possivelmente, um erro na leitura dos objetivos no mercado: "Ao mesmo tempo, tudo parece apontar para que António Silva e Morato sejam negociáveis, a fim de que João Neves não o seja já, porém a SAD não pode continuar a acreditar que seja Otamendi a continuar a segurar as pontas."


Futebol

Benfica já garantiu dois novos reforços: Roger Schmidt esfrega as mãos

Clube da Luz prepara a nova temporada a todo o gás e há dupla com lugar garantido

Roger Schmidt contará com duas novas no Benfica para a temporada 2024/25
Roger Schmidt contará com duas novas no Benfica para a temporada 2024/25

  |

Icon Comentário0

Andreas Schjelderup e Leandro Barreiro são os dois primeiros reforços do Benfica de Roger Schmidt para a temporada 2024/25. O norueguês, que foi cedido ao Nordsjaelland nesta época, e o luxemburguês, que chega a custo zero oriundo do Mainz, são, assim, as duas novas armas das águias para o ataque ao título.

No caso do jovem de 19 anos, os responsáveis do Benfica estão muito satisfeitos com os desempenhos do extremo no Nordsjaelland, que foi uma das grandes figuras da temporada e está, agora, pronto para regressar ao Clube da Luz e justificar o investimento que nele foi feito (custou 9 milhões de euros).


Por sua vez, a chegada de Leandro Barreiro insere-se numa oportunidade de mercado que o Benfica aproveitou. O atleta, que nas últimas seis épocas atuou na Bundesliga com a camisola do Mainz, é visto como um jogador que pode vir a ser bastante útil a Roger Schmidt em 2024/25.


Esta época, ao serviço do Nordsjaelland, Andreas Schjelderup – avaliado em 9 milhões de euros – está a realizar excelentes exibições, tendo 10 golos e 10 assistências nos 36 encontros em que participou, num total de 2.509 minutos. Na temporada passada, o extremo esteve ao serviço tanto da equipa principal como da secundária, somando sete embates.

Esta temporada, Leandro Barreiro - avaliado em 14 milhões de euros - foi aposta em 33 duelos: 31 na Bundesliga e ainda dois na Copa da Alemanha (DFB Pokal). Nos 2.766 minutos totalizados, o médio luxemburguês apontou quatro golos, contabilizando ainda uma assistência.




Futebol

Di María no Besiktas? Rui Costa tem trunfo importante para segurar craque no Benfica

Na temporada de regresso ao Clube da Luz, argentino foi uma das grandes figuras da turma de Roger Schmidt

Di María está na mira do Besiktas, mas Rui Cost quer segurar argentino no Benfica
Di María está na mira do Besiktas, mas Rui Cost quer segurar argentino no Benfica

  |

Icon Comentário0

O Besiktas está interessado em contar com Di María para a próxima temporada (Saiba mais AQUI), mas Rui Costa ainda não desistiu de segurar a estrela do Benfica e conta com a vontade do jogador, que, ao que tudo indica, dá prioridade ao Clube da Luz.

“Estamos em conversações com Di María. O campeonato acaba dentro de duas semanas e depois dessas duas semanas ele disse que estava aberto a ofertas. Vamos continuar as negociações”, afirmou Huseyin Yucel, vice-presidente do Besiktas, em declarações ao ‘SportX’.


“O extremo de 36 anos está em final de contrato com os encarnados e pretende definir o seu futuro nas próximas duas semanas, ainda antes de iniciar a Copa América. Muitos cenários ainda estarão em cima da mesa, mas Di María continua a dar prioridade a uma eventual renovação com os encarnados, intenção que o Presidente do Clube, Rui Costa, manifestou ainda em setembro”, escreve o jornal ‘A Bola’, na edição desta segunda-feira.


Segundo a mesma fonte, a eventual continuidade de Di María no Benfica tem, no entanto, uma condição. É que o internacional terá de aceitar uma redução do seu vencimento, que, por exemplo, comparativamente com os montantes oferecidos pelo Besiktas, seria significativamente inferior.

Esta temporada, ao serviço do Benfica, Di María – avaliado em 4 milhões de euros – leva 48 encontros. Nos 3.984 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional argentino marcou 17 golos e fez 13 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Roger Schmidt.


Ao todo, com o Manto Sagrado, Di María contabiliza 173 encontros, 32 golos, 38 assistências e quatro títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2009/10), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24) e duas Taças da Liga (2008/09 e 2009/10).


Futebol

Roger Schmidt devia ficar no Benfica? Famoso jornalista vem em defesa do treinador encarnado

"história está cheia de homens de sucesso que não pontuam no máximo em todas as áreas"

Roger Schmidt não é o problema do Benfica segundo Luís Mateus
Roger Schmidt não é o problema do Benfica segundo Luís Mateus

  |

Icon Comentário0

A eliminação do Benfica dos quartos de final da Liga Europa às mãos do Marselha veio acelerar a narrativa de que o despedimento de Roger Schmidt é a próxima decisão a fazer para a direção do clube. Luís Mateus no jornal A BOLA vem em defesa do alemão, abordando as críticas comuns ao alemão e apontando os dedos a outrem.

Schmidt é criticado usualmente por ter gasto 200 milhões sem o devido retorno, Mateus relembra a época passada: "Na época passada, os encarnados contrataram Enzo, que não só se tornou a chave-mestra para todas as outras fechaduras como, potenciado pelo Mundial, uma das maiores transferências do clube. E ainda Aursnes, Bah, Musa, Neres, João Victor, Brooks, Ristic e Draxler. A maior parte das contratações enquadrava-se no modelo vertical, de pressão asfixiante de Schmidt."

Foi apenas na presente época que essa gestão deu para o torto: "Kokçu, Cabral, Jurásek, Trubin, Guedes e Bernat foram os primeiros. Marcos Leonardo, Rollheiser, Prestianni e Carreras aterraram depois. O turco não pressiona como Enzo e à frente abrem-se buracos por todos os lados. Também Arthur não é Ramos, sobretudo sem bola. Com esta, precisa de ser alimentado. Entretanto, o checo, de perfil completamente diferente de Grimaldo, não demorou muito a ser flop. É lateral de linha sem capacidade de drible e a equipa estava demasiado viciada no espanhol para poder entendê-lo e também se adaptar. Já o ucraniano é ainda promessa demasiado intermitente. Acrescenta coisas a Vlachodimos, porém falta-lhe a consistência do grego no bê-á-bá. O internacional português não pareceu a 100 por cento e o lateral espanhol acumulou lesões, apesar de, em teoria, ser solução."


Schmidt é também criticado por não saber substituir, o jornalista apresenta uma opinião mais pensada: "Guardiola, numa segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, fez a primeira aos 72’ e a segunda aos 91’. Não estou a comparar sabedoria, é um exemplo. Ambos responsabilizam os jogadores pela ideia, que no espanhol varia e no alemão é quase sempre a mesma. Também já trocou jogadores ao intervalo, mas a caricatura é há muito indelével".


O colunista faz uma conclusão interessante: "O alemão pareceu perdido, sim, a certa altura. E só terá acertado o onze perto do fim. Também terá dificuldades em ler o jogo, antes e depois, porque estrategicamente nunca se preocupa com o rival. Aqui, não se espera que mude. Mas a história está cheia de homens de sucesso que não pontuam no máximo em todas as áreas."

A conclusão é que a época falhada de Roger Schmidt pode dever-se muito à estrutura do clube e a fatores internos que todos desconhecemos: "a resposta à pergunta ‘deve Rui Costa manter Schmidt’ sairá sempre de outra, importante: será que, num enquadramento mais favorável, com a estrutura do futebol, o treinador e o scouting a trabalharem em conjunto para um mercado mais assertivo, e proximidade maior entre todos, o alemão pode ter mais sucesso?"





envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Exclusivo Glorioso 1904 - Rafa está de saída do Benfica, mas Rui Costa tem 'trunfo na manga'
Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Rafa está de saída do Benfica, mas Rui Costa tem 'trunfo na manga'

 

Icon Comentário0
Kika Nazareth fecha o resultado com o 4-1 para o Benfica
Futebol

Kika Nazareth fecha o resultado com o 4-1 para o Benfica

 

Icon Comentário0
Lúcia Alves faz o 3-1 para o Benfica com homenagem especial
Futebol

Lúcia Alves faz o 3-1 para o Benfica com homenagem especial

 

Icon Comentário0