Futebol
Atenção Benfica! Antigo jogador de José Mourinho envolvido em escândalo de apostas na Turquia
05 Dez 2025 | 17:38
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jan 2025 | 12:55 |
O encontro entre o Benfica e o Barcelona ainda faz correr muita tinta, apesar de já ter sido há dois dias. Uma partida considerada de loucos e que já se aparenta nos registos histórico da Liga dos Campeões, contou com muita polémica à mistura. Contudo, polémica à parte, há quem, de forma objetiva, faça uma análise ao plano de jogo adotado por Bruno Lage, para travar o poderio da formação de Hansi Flick.
Luís Mateus, editor executivo do jornal ‘A BOLA’ publicação na edição impressa de hoje, 23 de janeiro, um artigo de opinião onde disseca os planos que o setubalense optou para o encontro referente à sétima jornada da fase de liga da Champions. Para o jornalista, a estratégia penas resultou pela metade. “Bruno Lage conseguiu anular durante 45 minutos uma das melhores equipas da Europa, mas ter-se-á afundado no regresso dos balneários com algumas opções tomadas e falta de clarividência”, começou por escrever.
Além disso, o edito executivo caracterizou o encontro da passada terça-feira à noite, como sendo uma ‘coisa de Hollywood’, afirmando que o encontro encheu as medidas do que se espera de um duelo de Liga dos Campeões. “O Benfica – Barcelona foi um encontro à medida do nível de espetacularidade que se espera na Liga dos Campeões”. Acabando também por salientar o trabalho de Bruno Lage no ponto de vista estratégico, “Encarou de frente a agressividade da linha defensiva do Barcelona, bem alta no terreno, e conseguiu colocar a nu todos os seus problemas. E, mesmo assim, nem foi perfeito”, acrescentou Luís Mateus.
Luís Mateus – Na segunda parte, a equipa baixou. Foi empurrada e deixou-se empurrar
O jornalista deu conta da quebra dos encarnados, em contraste com o que tinha acontecido durante os primeiros 45 minutos do encontro, afirmando que os encarnados perderam o controlo. “Os defesas do Barcelona começaram a estar mais tranquilos para lá do meio campo e a saída dos encarnados ficou estrangulada graças a essa linha subida e à pressão dos avançados e médios”, vincou.
Para finalizar, o jornalista deixou um reparo à gestão feita pelo setubalense. “Di Maria, num momento em que se alugava o meio campo dos visitantes, tinha entre ele e a baliza um latifúndio e, na única vez que lá chegou, já não teve discernimento para bater Szczesny. Kokçu passou ao lado do momento defensivo e, apesar do desgaste de Aursnes, esteve tempo a mais em campo. Bah tinha velocidade, mas não o critério suficiente. Tinha faltado a segunda parte da estratégia. Estabilizar e aproveitar o espaço na altura certa”, constatou Luís Mateus.
Presidente encarnado está perto de ver um dos seus projetos aprovado pelos sócios do Clube da Luz, mas há quem reclame da legitimidade da operação
05 Dez 2025 | 18:20 |
Gonçalo Almeida Ribeiro alega que a Assembleia Geral Extraordinária do Clube da Luz, onde se vai votar o Benfica District, é ilegal. O antigo candidato à MAG das águias, pela lista de João Noronha Lopes, falou com o jornal A Bola, sobre a Assembleia, e questionou a possibilidade do voto eletrónico para decidir se o projeto de Rui Costa vai, ou não, para a frente.
Almeida Ribeiro: "Parece-me inviável… Como é que eu vou saber quem é que está do outro lado?"
"O artigo 62.º diz que as deliberações são tomadas por maioria absoluta dos sócios presentes. O sentido mais óbvio de ‘presentes’ é terem de estar fisicamente reunidos no mesmo local. Muitos juristas dirão que é isto e ponto final. E, portanto, nem sequer é possível fazer uma reunião da AG em formato híbrido, em que há uma parte dos sócios que está presente e uma parte que participa por meios telemáticos", começou por explicar o ex-vice-presidente do Tribunal Constitucional.
Almeida Ribeiro prosseguiu com a explicação: "Numa noção mais ampla, o conceito de presença não tem necessariamente de ser físico, pode ser social. Da mesma forma que uma reunião de videoconferência. Usamos um conceito de presença que não implica a proximidade física, implica a proximidade comunicativa e a visualização. Isto é muito importante: a visualização. Porque, para haver uma reunião de uma assembleia, tem que haver a visualização dos membros. Isto é, eu tenho que saber, como membro da assembleia, quem são os demais membros da assembleia que estão presentes. Este é o conceito de assembleia".
"A descrição que é feita não dá nenhuma espécie de garantia desse aspeto. Parece-me inviável… Como é que eu vou saber quem é que está do outro lado? E estamos a falar de potencialmente milhares de pessoas", atirou, logo de seguida, numa reflexão que deixa no ar fortes críticas à medida de Rui Costa.
Por último, também criticou o facto de a votação ser feita logo após a apresentação do Benfica District, antes de existir argumentação sobre o tema: "A discussão passa a ser uma mera formalidade. Parte-se do princípio de que a discussão não é importante para a formação da vontade do órgão. Acho que isto é uma grande perversão do ponto de vista democrático (...) Tendo a achar que a deliberação que for tomada nestas condições será uma deliberação ilegal".
Técnico da equipa encarnada prestou declarações aos meios oficiais do Clube da Luz, e lembrou a carga a que as águias vão ter de enfrentar nas próximas semanas
05 Dez 2025 | 18:03 |
Ivan Baptista lembrou a carga que a equipa de futebol feminino do Benfica vai ter de enfrentar nas próximas duas semanas. O técnico encarnado prestou declarações aos meios oficiais do Clube da Luz, onde fez a antevisão à partida que se segue para as águias, frente ao Braga, um dos rivais mais complicados do calendário nacional.
Ivan Baptista: "Estamos a falar de 7 jogos em 22 dias. É brutal!"
"De regresso ao trabalho, com o grupo completo. Estes momentos de paragem para os compromissos das seleções são sempre desafiantes, principalmente para nós. Ficámos privados de 13 jogadoras do plantel principal, e isso afeta naturalmente a preparação de um jogo importantíssimo, de um jogo de carácter muito exigente. Só a 2 dias do jogo é que conseguimos voltar a ter o grupo completo. Isso carece de um planeamento muito minucioso e muito cuidadoso", começou por apontar Ivan Baptista.
O técnico do Benfica prosseguiu: "Esperamos um jogo de altíssimo nível, perante uma equipa que se predispõe a jogar bom futebol, que se predispõe também a ter os seus momentos no jogo, e isso acho que vai ser bom para o espetáculo. Duas equipas que acredito que estão num bom momento. Vejo o Braga como uma equipa que está em crescendo, principalmente no Campeonato. Já demonstrou isso nas últimas jornadas que teve no passado mês de novembro, por isso acho que estão aqui os ingredientes para um grande espetáculo".
Depois, falou da carga a que o Benfica vai estar sujeito: "Não há gestão nenhuma a ser feita. Sabemos muito bem o calendário que temos. Temos um mês de dezembro super exigente, estamos a falar de 5 jogos num período de 15 dias, até dia 21 vamos ter estes 5 jogos para as jogadoras que foram expostas a 180 minutos nos últimos 3 dias nas seleções nacionais. Estamos a falar de 7 jogos em 22 dias. É brutal! É uma exigência brutal para elas, e é certamente algo que temos de ter em consideração, porque nos preocupamos muito com as jogadoras, preocupamo-nos muito com a forma em que elas se consigam apresentar em todos os compromissos, mas o nosso foco está neste momento única e exclusivamente no SC Braga".
"Temos de viver este mês dessa forma – olhar apenas e só para o próximo jogo, sabendo que após o jogo teremos de tomar as nossas ilações sobre o estado físico e mental das jogadoras e depois, sim, tomarmos as melhores opções para o jogo seguinte. Neste momento não pensamos no Barcelona, não pensamos no Paris Saint-Germain, não pensamos no Damaiense, nem no Sporting, só queremos focar-nos no Braga, porque é, neste momento, o jogo mais difícil que vamos ter – é o próximo", rematou Ivan Batista, treinador da equipa de futebol feminino do Benfica.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro do Campeonato Nacional que vai colocar frente a frente encarnados e verdes e brancos
05 Dez 2025 | 17:48 |
0′ – Benfica e Sporting já se defrontaram em 327 ocasiões: as águias venceram 140 partidas contra 116 do adversário. Registam-se ainda 71 empates.
0' - Os leões também vêm de um triunfo (4-0) em casa, frente ao Estrela da Amadora.
0' - Na última partida, os comandados de José Mourinho venceram o Nacional da Madeira, por 2-1, em duelo da 12.ª jornada do Campeonato.
0' - Já a turma orientada por Rui Borges ocupa a segunda posição, com 31 pontos.
0' - Neste momento, ás águias estão no terceiro lugar do Campeonato Nacional com 28 pontos. O Porto é primeiro com 34.
0’ – O Glorioso 1904 leva até si todas as emoções do jogo a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2025/26.
0’ – O Benfica recebe o Sporting, esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, às 20h15, no Estádio da Luz.