Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0No Clássico de domingo, 10 de novembro, com o Porto (4-1), ficou evidente que Tomás Araújo oferece solidez defensiva e uma elevada capacidade de sair a jogar com bola, qualidades estas que têm valido a titularidade e a confiança de Bruno Lage. Luís Mateus, editor executivo do jornal A Bola, num artigo de opinião, deixou grandes elogios ao jovem central das águias, depois da sua performance diante dos azuis e brancos.
"Tomás Araújo já merecia um artigo só para si. Há três épocas, viu o habitual escudeiro na equipa B, António Silva, ultrapassá-lo na hierarquia ao cair nas boas graças de Roger Schmidt durante os primeiros particulares e assumir depois inclusive a titularidade devido a um surto de lesões que levou até à contratação urgente de Brooks em setembro e a custo zero, quando ele próprio já se encontrava ao serviço do Gil Vicente, por empréstimo", começou por escrever Luís Mateus.
"Na altura, o alemão terá preferido a dimensão física do mais novo à maior qualidade de passe e velocidade de Araújo. O jovem central assinou excelente temporada em Barcelos, assente nessa capacidade de ter a bola e saber sempre o que fazer com ela, porém o Europeu de sub-21 que se sucedeu não lhe podia ter corrido pior. À má estreia na derrota com a Geórgia somou a expulsão no empate com os Países Baixos, resultados que deixavam a equipa das quinas à beira da eliminação precoce, e não voltou a jogar", referiu o editor-executivo de A Bola.
"O afastamento foi evitado enquanto cumpria suspensão perante a Bélgica, porém nos quartos, com a Inglaterra, Rui Jorge deixou-o os 90 minutos no banco. Portugal cairia, ao perder por 1-0", acrescentou.
Luís Mateus: Tomás Araújo é o melhor central do Benfica e um dos melhores da Liga
"Qualquer outro jogador, menos maduro, teria visto aí uma sentença negativa sobre o seu futuro, mas não Tomás Araújo, que continuou a fazer o seu trabalho e beneficiou da crença de um Benfica que, mesmo mantendo um errático e cada vez mais erróneo Otamendi a usurpar o seu espaço de afirmação, não deixou que desistisse. Deu bons sinais no regresso aos trabalhos, ainda com Schmidt, e que coincidiram com a quebra de António Silva, e beneficiou da aposta definitiva de Lage, que assim conseguiu responder aos problemas transportados dos últimos anos na primeira fase de construção e até na velocidade no controlo da profundidade, quando procura uma linha defensiva mais alta, juntando os setores. Hoje, mais confiante também, Tomás Araújo é o melhor central do Benfica e um dos melhores da Liga", destacou o jornalista.
"A vantagem de com a bola nos pés pensar como médio e sem esta se mostrar um defesa eficaz (e inteligente na forma como pode abordar as antecipações), ainda que com natural margem de evolução, foi evidente no clássico com o FC Porto. Está criado mais um belo defesa português e, pelo menos, já não terá que regatear pelo espaço que merece. A visão de Lage foi fundamental, tal como antes tinha sido a de Schmidt, em António Silva e João Neves, por exemplo. Há que confiar. E responsabilizar", concluiu Luís Mateus.
Em conjunto com a estrutura encarnada e Bruno Lage, Presidente das águias já sabe o que pretende fazer com o plantel do Glorioso em janeiro
|
0Com o mercado de inverno à porta, Bruno Lage mostra-se satisfeito com o plantel do Benfica e, ao que tudo indica, já deu indicação a Rui Costa do que fazer na próxima janela de transferências. Segundo o jornal O Jogo, a SAD das águias já traçou uma prioridade para janeiro.
As portas da Luz vão-se fechar, uma vez que não está prevista nenhuma saída, conforme assegura a mesma fonte. A estrutura do Benfica definiu como principal prioridade 'prender' os principais protagonistas da turma de Bruno Lage, dando primazia ao projeto desportivo, ao invés do financeiro.
É o caso de Álvaro Carreras, Tomás Araújo e Orkun Kokçu. O trio tem sido alvo de cobiça internacional, principalmente, da Premier League, com clubes como Liverpool, Manchester United, Crystal Palace e Chelsea atentos à evolução dos craques do Benfica. Os três atletas são, também, titulares indiscutíveis para Bruno Lage, o que leva a que o treinador não queira perder nenhum deles.
Por outro lado, os dossiês de Issa Kaboré, Benjamín Rollheiser, Andreas Schjelderup e Arthur Cabral voltam a estar em cima da mesa, tendo em conta a falta de minutos somados até ao momento. Apesar de serem utilizados pelo técnico encarnado, não se assumem como titulares, ainda não tendo conquistado o seu devido lugar no plantel do Benfica.
Vale referir, ainda, que, segundo avançou o Glorioso 1904 em exclusivo, uma das prioridade do Clube passa, também, por garantir um guarda-redes. Depois de falhado no mercado de verão, o Benfica quer arranjar uma alternativa a Trubin, de forma a aumentar a competitividade. O nosso Jornal apurou, exclusivamente, que a saída por empréstimo de Samuel Soares está a ser equacionada pelos responsáveis encarnados.
Timoneiro português somou no Clássico do domingo passado, 10 de novembro, a sua décima vitória na corrente temporada em todas as competições
|
0Após um início de época agitado, Bruno Lage guiou o Benfica de volta ao caminho certo. A magnífica vitória sobre o Porto, por 4-1, no domingo, parece ter confirmado que as águias estão no rumo correto para fazer esquecer os percalços do começo da temporada.
A derrota com o Famalicão, na jornada inaugural do Campeonato e o empate em Moreira de Cónegos, deixou os adeptos receosos e preocupados com o futuro da época. O que é certo é que Roger Schmidt foi despedido depois de uma derrota, um empate e apenas duas vitórias em quatro jogos e Bruno Lage regressou ao Clube da Luz para corrigir o rumo e unir toda a estrutura e adeptos. O timoneiro português destacou a importância de vitórias à Benfica e admitiu que de nada valeriam estas palavras se o plantel não respondesse dentro das quatros linhas e motivasse aqueles que a apoiam fielmente.
A forma como Lage comunica e conseguiu reunir o plantel e os adeptos é uma das principais justificações para o renascimento dos encarnados. Contudo, o sistema e os ajusto táticos apresentados em campo, assim com, a atenção ao detalhe por parte da equipa técnica de Lage, são elementos que se tem mostrado diferenciadores. Ao contrário de Schmidt fiel ao 4-2-3-1, o técnico português introduziu um 4-3-3 e também já fez igualmente uso de um 4-2-3-1, com Aursnes e Kokcu como médios interiores orientados para funções de ataque.
Embora tenha realizado menos um jogo, o Benfica contabiliza o mesmo número de golos marcados que o Sporting (23), o que lhe confere uma média superior (3,8 golos por jogo face aos 3,3 do Sporting), mas apresenta mais um golo sofrido (0,7 por jogo contra 0,4). Mesmo com menos um jogo, marcou mais cinco golos do que o FC Porto.
Vale a pena recordar que, o Benfica volta a entrar em ação apenas no dia 23 de novembro, às 20h45, na receção ao Estrela da Amadora, em jogo válido para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. No que diz respeito à Liga Portugal Betclic, os encarnados deslocam-se ao reduto do Arouca no dia 1 novembro, às 18h00.
Craque da seleção nacional marcou presença no evento da Federação Portuguesa de Futebol, onde recebeu o Prémio Platina, tendo partilhado um momento com o Presidente do Glorioso
|
0Na última terça-feira, 12 de novembro, realizou-se mais uma edição da gala Quinas de Ouro, evento anual com a finalidade de premiar os rostos que marcaram o futebol português, durante o último ano. Uma das figuras que causou maior alvoroço na cerimónia foi a presença de Cristiano Ronaldo. O antigo avançado do Sporting surpreendeu tudo e todos quando chegou à festa a usar óculos, um acessório pouco comum para o capitão português, contudo, havia uma razão por detrás dessa escolha de acessório.
O capitão português quis mostrar ao mundo o evento e, por isso, utilizou os óculos em questão, que continham uma câmara, onde gravou o evento por completo, os bastidores da gala e até uma conversa trocada com Rui Costa, Presidente do Benfica e com quem Cristiano Ronaldo partilhou balneário no início da sua carreira na Seleção Nacional.
As palavras trocadas entre os dois foi breve e ocorreu quando ambos estavam sentados, onde o líder máximo do Glorioso indagou Cristiano Ronaldo por estar a usar óculos, ao que o craque do Al Nassr deu uma resposta, “Estou a gravar. A sério", assegurou o camisola 7, perante o ar confuso de Rui Costa.
Cristiano Ronaldo foi presenteado com o Prémio Platina, o troféu mais prestigiante da cerimónia, pelos seus incontornáveis serviços à seleção de Portugal, como também popr carregar o nome de Portugal pelos quatro cantos do mundo. O capitão, aos 39 anos de idade, conta com 216 internacionalizações pela equipa A das quinas e é o melhor marcador de sempre de Portugal, com 133 golos e parece não querer ficar por aqui.
Na cerimónia, Jorge Jesus, que conta com passagens como treinador do Clube da Luz, marcou também presença no evento, onde foi galardoado com uma Quina de Ouro pelo seu impressionante recorde de 34 vitórias consecutivas, que o timoneiro alcançou com o seu atual clube, os sauditas do Al Hilal, que são os campeões árabes em título. O recorde em questão está imortalizado no Guinness World Records.
Recorde-se que, a noite foi recheada de prémios para o Glorioso, os encarnados receberam Quinas de Ouros pelas mãos de Rui Costa, Presidente encarnado, mas também pelas mãos de Filipa Patão, treinadora responsável pela época imaculada da equipa feminina do Benfica. Carole Costa, uma das capitãs, recebeu outro galardão, que simbolizava a conquista do tetracampeonato. Já Inês Fernandes, capitã do futsal feminino, recebeu em nome da equipa, a Quina de Ouro pela conquista do heptacampeonato na última temporada.