Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0No passado domingo, dia 10 de Novembro assistiu-se a verdadeiro espetáculo de futebol nacional. Em confronto direto tivemos o Braga - Sporting e depois mais tarde o Benfica – Porto, que na ótica dos adeptos nacionais, são consideradas as maiores equipas do Campeonato Nacional. Perante os resultados observados nessa noite de Outono, goleada do Benfica por 4-1 e remontada do Sporting por 4-2, Luís Pedro Ferreira deixou uma observação curiosa sobre o estado atual da competitividade nacional.
No seu texto de opinião, o jornalista relembrou as palavras de Rúben Amorim, antigo treinador do Sporting, “A diferença entre os grandes e os outros. Os grandes não estão a ficar maiores, mas os pequenos talvez estejam a ficar mais pequenos”, Luís Pedro Ferreira recorre às palavras do treinador português para tentar explicar o que se passa nesta edição do campeonato, muito marcada pelo domínio dos três grandes (Benfica, Sporting e Porto), face aos restantes emblemas da Primeira Liga.
O jornalista salienta que o campeonato tem vindo a tornar-se aborrecido para o público português que, tanto indo aos estádios ou assistindo aos jogos em casa, se desilude com empates sem história e goleadas em que não realmente competitividade, “Se pensar bem, nós que seguimos o fenómeno temos a expectativa de, sempre que vamos a um estádio ou nos sentamos em frente a um televisor, de assistir a algo que nos agite. A verdade é esta: na grande maioria das vezes saímos todos desiludidos, pois nada de incrível sucede.”.
Contudo, para Luís Pedro Ferreira, o que aconteceu no passado domingo, dia 10 de Novembro, foge por completo ao que tem sido a realidade nos último anos em Portugal, “Uma grande franja de pessoas viu o que nunca tinha visto: O Benfica marcar quatro golos ao FC Porto. É preciso recuar até 1972 para se ver uma equipa do Benfica coisa semelhante. É uma geração inteira que nunca viu uma coisa assim, como provavelmente não tinha visto um presidente do FC Porto na tribuna presidencial da Luz”, recorde-se que André Villas Boas, presidente portista, esteve com Rui Costa, dirigente encarnado, a assistir ao clássico.
O jornalista terminou a sua coluna de opinião com um aviso aos três grandes em relação à corrida para o título de campeão nacional, “O Sporting tem sido superior, mas este fosso contém sérios riscos para o leão, pois sem grande concorrência a vir “de baixo”, o campeonato pode muito bem decidir-se nos jogos entre os três maiores. E o Benfica voltou a encher-se de confiança com um resultado à antiga.”.
Camisola 4 dos encarnados, que envergou o número depois da saída de Lucas Veríssimo, promete agitar as águas no mercado de inverno
|
0A saída de António Silva do Benfica volta a ganhar força, uma vez que, depois de ter sido noticiado que o camisola 4 estava na mira da Juventus, eis que há quem garanta que o emblema transalpino poderá ter mesmo um 'trunfo' para assegurar a transferências para Itália.
De acordo com informações avançadas pela imprensa italiana, o facto de a Juventus manter uma boa relação com o empresário do central, Jorge Mendes, leva os dirigentes a acreditar que será possível chegar a um entendimento com os responsáveis do Benfica, visando a ida de António Silva em janeiro.
Rui Costa não deverá ver esta 'aliança' entre Jorge Mendes e a Juventus com bons olhos, uma vez que considera o defesa formado no Seixal um dos intocáveis no próximo defeso. A vecchia signora pretende assegurar os serviços do jovem internacional português a título de empréstimo, no entanto, o Benfica parece ter mesmo a porta fechada do central.
Vale destacar que, além da Juventus, também o Manchester United, o Liverpool e o Chelsea estão atentos ao craque dos encarnados. O interesse dos red devils já se tem arrastado desde o passado mercado de verão.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - foi opção em 10 duelos: um na Taça de Portugal, um na Taça da Liga, três na Liga dos Campeões e cinco no Campeonato Nacional. Nos 815 minutos disputados, o central já soma um golo e uma assistência.
Ao todo, na equipa principal do Benfica, António Silva conta com 104 partidas, onde fez gosto ao pé oito vezes, assistindo ainda os colegas numa ocasião. Com o Manto Sagrado, o internacional português conquistou um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Antigo treinador dos encarnados pode estar muito perto de voltar ao ativo, depois de ter sido convidado a deixar o emblema da Catedral
|
0Após ser 'corrido' do Benfica, Roger Schmidt já tem novo clube à espreita e pode mesmo estar de malas feitas para a Premier League. O treinador germânico, que deverá receber uma indemnização de quase 15 milhões de euros, depois de ter sido convidado a abandonar o comando técnico das águias, poderá rumar ao... West Ham.
Segundo adiantou, na passada quarta-feira, 20 de novembro, o jornal The Guardian, Julen Lopetegui está na corda bamba e os dois próximos embates dos hammers serão fundamentais para a continuidade do técnico. Nesse sentido, caso as partidas com o Arsenal e Newcastle corram mal, Schmidt surge como uma opção para suceder o ex-Porto no emblema da Premier League.
No entanto, de acordo com informações avançadas pela mesma fonte, o campeão pelo Benfica não é a única opção dos responsáveis do West Ham, que tem ainda Edin Terzic (ex-Dortmund) e Kasper Hjulmand (ex-Dinamarca). Sebastian Hoeness, treinador do Estugarda na lista.
Nas duas temporadas que passou como treinador do Benfica, Roger Schmidt comandou as 'tropas' em 115 partidas, somando 80 vitórias, 20 empates e 15 derrotas. No comando técnico do Glorioso, o treinador alemão conquistou uma Liga Portuguesa (2022/2023) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/2024).
Recorde-se que, depois de terem sido vários nomes nacionais e estrangeiros apontados ao leme do Benfica, Rui Costa optou por fazer regressar Bruno Lage. O treinador, que foi o 'obreiro' da Reconquista', assinou um contrato válido até 2026 e soma até agora 10 vitórias e dois empates, em 12 partidas.
Craque, que se lesionou com gravidade na jornada inaugural do campeonato, voltou aos relvados para integrar as sessões de trabalho coletivas
|
0Gonçalo Ramos regressou aos treinos no PSG. O antigo avançado do Benfica, que vai para a segunda temporada na turma francesa, recuperou de uma lesão que contraiu em agosto, quando disputava a primeira jornada da Ligue 1.
No visita ao reduto do Le Havre (1-4), o atleta de 23 sofreu uma lesão na região do tornozelo esquerdo, acabando mesmo por ser operado. No entanto, Gonçalo Ramos já se encontra em ação e a treinar com os colegas de equipa em Paris, para preparem a receção ao Toulouse. O embate está agendado para esta sexta-feira, pelas 20h00, a valer a 12.ª jornada do Campeonato.
Importa destacar que, apesar das notícias recentes sobre o regresso do avançado à turma de Luis Enrique, a estadia de Ramos no PSG não é certa. O antigo avançado do Benfica surgiu no radar da Juventus, sendo que a abertura do mercado de transferências em janeiro pode fazer com que o negócio avance.
Na presente temporada, ao serviço do PSG, Gonçalo Ramos - atualmente avaliado em 50 milhões de euros - apenas alinhou numa única partida, onde apontou um remate certeiro, na Ligue 1. Já no que toca à época transata, o avançado português foi aposta em 40 encontros: 29 na Ligue 1, sete na Liga dos Campeões e quatro na Taça de França, totalizando 1.877 minutos. O antigo craque do Glorioso apontou 14 golos e fez uma assistência.
Ao todo, pela equipa principal do Clube da Luz, o ponta-de-lança internacional português fez 106 partidas de águia ao peito, entre 2020 e 2023, onde marcou 41 tentos e fez sete passes para golo. Com o Manto Sagrado do Benfica, o internacional português conquistou uma Liga Portuguesa (2022/2023).